Por exemplo, uma série de eventos para
comemorar aniversário de morte para Cervantes, sem que ninguém se escandalize ou fale que há morbidez nisso; só as alminhas puras que desconhecem a cultura que elas mesmas fingem defender:
A Espanha comemora esta semana o quarto centenário da morte de seu escritor mais conhecido, Miguel de Cervantes, com várias cerimônias e eventos previ
www.em.com.br
Eu não disse isso. Você é um bobalhão tentando pôr palavras idiotas na minha boca para "refutá-las" mais facilmente. Não acho que honre nem desonre; mas certamente a equipe envolvida na série não tem a má-fé de estar querendo profanar sua memória de livre e espontânea vontade. E não posso afirmar que honre nem desonre porque, em primeiro lugar, ninguém a viu ainda para saber se presta; e em segundo lugar, porque é irrelevante saber disso, já que o que está sendo discutido — ao menos você está martelando nisso — é se é
apropriado ou não fazer eventos que
coincidam com a morte do autor. E sim, é apropriado e é a prática corrente no mundo todo para lembrar artistas.
Isso você não sabe nem tem como saber; logo, não serve de argumento para nada. É apenas a sua ilusão de que você seja capaz de falar pelo Tolkien, como um procurador firmado em cartório e com poderes mediúnicos. Você não é nada. E, como o que se afirma gratuitamente gratuitamente se nega, tal como um sábio antigo nos ensinou, eu digo que o velhinho não estaria tendo um treco, coisa nenhuma. Empate.