• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Superman - O Homem de Aço (Man of Steel, 2013)

• Criador do tópico Criador do tópico Kyra
  • Data de Criação Data de Criação

Sua nota para o filme.

• Total de votantes
    26
Eu fico no meio termo.

Em parte concordo: não dá pra acreditar em tudo que é dito, porque é claro que ninguém vai dar uma declaração assim:

Por outro lado, não se deve tratar o diretor como alguém sem vontade nenhuma e sem autonomia nenhuma. Certamente ele teve suas próprias razões pra fazer o que fez e como fez. São grandes profissionais que estão ali e não adolescentes brigando por causa de trabalho escolar.

Quando um diretor discorda completamente do que está sendo feito muitas vezes eles simplesmente abandonam e o estúdio contrata outra pessoa. Acho que o Snyder não ficaria na produção em sã consciência se o projeto o desagradasse completamente, se fugisse totalmente do que ele queria e tinha em mente. Mesmo que tenha saído como o estúdio quis, ainda há ali a visão do diretor (se o diretor não tivesse poder nenhum ele nem precisaria existir) e certamente suas ideias ao serem ouvidas e ponderadas tem grande peso nas tomadas de decisões.

Isso me lembra um vídeo que vi um tempo atrás sobre o Kevin Smith contando de quando o chamaram pra fazer um reboot. É de chorar de tão tragicômico. Certamente ele exagerou em algumas partes, mas eu lembro de ter lido sobre essa versão medonha (que graças a Deus foi descartada) em uma edição antiga da Sci-Fi News.

Curiosidade, esse mesmo Jon Peters que o Kevin Smith esculacha nos vídeos como sendo o motivo do filme não ter ido pra frente por causa das idéias malucas tem crédito de produtor e produtor executivos em Superman - O Retorno e Man of Steel.

Última edição por um moderador:
Curiosidade, esse mesmo Jon Peters que o Kevin Smith esculacha nos vídeos como sendo o motivo do filme não ter ido pra frente por causa das idéias malucas tem crédito de produtor e produtor executivos em Superman - O Retorno e Man of Steel.

Mas não é estranho que esses sejam os únicos filmes dele nos últimos anos? Vou conferir os créditos finais dos filmes pra confirmar isso.

Consegui assistir a esse filme só ontem, ultimo dia de exibição pra pegar a sala vazia. Por incrível que pareça, pulei como pude os diversos spoilers pra conseguir assistir sem nenhum ponto de influência.

Nesse filme, a abstração de tudo é essencial. Comparar essa releitura do personagem e de sua trajetória com todos os demais é idiotice. Assim como em Dark Knight Returns, foi passada uma borracha em grande parte do já dito/escrito sobre o personagem, dando a ele uma abordagem muito próxima à realidade, e portanto, bastante convincente. Para o horror dos puristas e saudosistas.

Minha principal preocupação estava no desempenho de Henry Cavill, que de fato conseguiu captar bem a simplicidade, a doçura e a grandeza de um personagem tão marcante, sem parecer canastrão ou ridículo. O elenco é realmente bom, a concept art kriptoniana não me pareceu tão 'reciclada' como a maioria - embora seja inevitável que alguns elementos se repitam, numa época de tantos filmes e artes conceituais repetidas - e o roteiro tem bom apelo emocional. Só que, para um filme que tinha tudo para ser épico, faltou alguma coisa... Mas valeu o ingresso. Nota 9.

Você quis dizer Batman Begins (o primeiro), The Dark Knight (segundo) ou The Dark Knight Rises (terceiro)?

Toda a trilogia com o Christian Bailey foi ótima. Foi quase um resgate dramático de um personagem que estava perdido no limbo cinematográfico graças a uma bicha louca chamada Joel Schumacher.

Com poucas palavras, acredito que expressa muito bem a matéria da Lois: Why the World Doesn't Need a Superman.

Não sei se já comentaram, mas alguém sabe o motivo de Zod ter chamado Lois para sua nave, além de ser usada pra tapar o buraco do roteiro?

Com poucas palavras, acredito que expressa muito bem a matéria da Lois: Why the World Doesn't Need a Superman.

Não sei se já comentaram, mas alguém sabe o motivo de Zod ter chamado Lois para sua nave, além de ser usada pra tapar o buraco do roteiro?

Essa é a conclusão que EU cheguei:

Eu confesso que também fiquei confusa sobre porque Zod fez questão dela entrar na nave e porque raios ela pede desculpa pra ele depois por ter sido forçada a contar alguma coisa. Eu não tinha entendido que informação ela poderia ter dado ao Zod que fosse útil, já que ela ainda mal conhecia o Clark.
Mas aí, lendo os comentários fui ligando os pontos e fiquei feliz por ter reparado em detalhes.
Detalhe 1: quando Zod manda aquela mensagem codificada ele a faz em várias línguas, inclusive português.
Detalhe 2: ele não invade apenas as transmissões de TV. Ele invade TODAS as comunicações da Terra. Antigamente isso significaria rádio e TV basicamente. Hoje em dia significa internet, telefonia móvel, etc... etc... etc... Há uma cena de uma repórter dizendo "está em meu celular também".

Tá... e daí? E daí que Lois vazou na internet (porque Perry não quis publicar) o texto sobre seu contato com um alien de aparência humana dentro de sua nave. A mesma nave que enviou um sinal à nave de Zod ao ser 'ligada'. Coincidência??? Claro que Zod somou 2+2.
Então ele sabia que ela conhecia Kal-El pessoalmente e possivelmente tinha informações sobre sua vida pessoal, porque o havia investigado.
Agora some 2 + 2 novamente: como Zod descobriu que Marta era a mãe adotiva de Kal-El, que seu nome terráqueo era Clark e onde ficava o local em que ele cresceu??? Então... foi por essas informações que Lois se desculpa por ter sido forçada a revelar durante uma experiência dentro da nave (que não é mostrada, porque nesse momento estamos vendo o mesmo acontecer com Superman).

Tá. :jornal:

:lol:

A explicação existe...Está no modo com que funcionam os próprios poderes subconscientes do Superman( bem como na sua verdadeira natureza) e a escala em que eles operam... Mais sobre isso depois... Já está escrito mesmo e, em sua maior parte, já postado no facebook.

Última edição:
Essa é a conclusão que EU cheguei:

Eu confesso que também fiquei confusa sobre porque Zod fez questão dela entrar na nave e porque raios ela pede desculpa pra ele depois por ter sido forçada a contar alguma coisa. Eu não tinha entendido que informação ela poderia ter dado ao Zod que fosse útil, já que ela ainda mal conhecia o Clark.
Mas aí, lendo os comentários fui ligando os pontos e fiquei feliz por ter reparado em detalhes.
Detalhe 1: quando Zod manda aquela mensagem codificada ele a faz em várias línguas, inclusive português.
Detalhe 2: ele não invade apenas as transmissões de TV. Ele invade TODAS as comunicações da Terra. Antigamente isso significaria rádio e TV basicamente. Hoje em dia significa internet, telefonia móvel, etc... etc... etc... Há uma cena de uma repórter dizendo "está em meu celular também".

Tá... e daí? E daí que Lois vazou na internet (porque Perry não quis publicar) o texto sobre seu contato com um alien de aparência humana dentro de sua nave. A mesma nave que enviou um sinal à nave de Zod ao ser 'ligada'. Coincidência??? Claro que Zod somou 2+2.
Então ele sabia que ela conhecia Kal-El pessoalmente e possivelmente tinha informações sobre sua vida pessoal, porque o havia investigado.
Agora some 2 + 2 novamente: como Zod descobriu que Marta era a mãe adotiva de Kal-El, que seu nome terráqueo era Clark e onde ficava o local em que ele cresceu??? Então... foi por essas informações que Lois se desculpa por ter sido forçada a revelar durante uma experiência dentro da nave (que não é mostrada, porque nesse momento estamos vendo o mesmo acontecer com Superman).
Boa explicação, e acredito que seja de fato essa a lógica dentro do filme, porque muito do que acontece fica apenas subentendido em várias cenas, porém...

O que a Lois saberia que o Kal-El não saberia sobre si mesmo? Afinal se eles fizeram o mesmo com ele, se também conseguiram entrar na cabeça dele, ela se torna completamente descartável naquela situação.
A menos que a gente se esforce a acreditar que no Superman a interação só poderia ter sido superficial, mesmo que ele mesmo tenha dito: "fizeram o mesmo comigo".

Boa explicação, e acredito que seja de fato essa a lógica dentro do filme, porque muito do que acontece fica apenas subentendido em várias cenas, porém...

O que a Lois saberia que o Kal-El não saberia sobre si mesmo? Afinal se eles fizeram o mesmo com ele, se também conseguiram entrar na cabeça dele, ela se torna completamente descartável naquela situação.
A menos que a gente se esforce a acreditar que no Superman a interação só poderia ter sido superficial, mesmo que ele mesmo tenha dito: "fizeram o mesmo comigo".

1º Kal-El podia mentir... Então ela seria uma garantia. Sendo humana, acredito que ela teria menos chance de resistir aos métodos deles (sejam quais forem)

2º O que ele diz que "fizeram o mesmo comigo" é aquela cena em que ele e Zod estão conversando na fazenda e que o Kal-El acaba 'enterrado' em caveiras.

1º Kal-El podia mentir... Então ela seria uma garantia. Sendo humana, acredito que ela teria menos chance de resistir aos métodos deles (sejam quais forem)

2º O que ele diz que "fizeram o mesmo comigo" é aquela cena em que ele e Zod estão conversando na fazenda e que o Kal-El acaba 'enterrado' em caveiras.
É aí que não me convence...
tenho que supor muitas coisas. Primeiro, a ideia que tive é de eles entrarem mesmo na cabeça da pessoa, não apenas criar um mundo de sonhos para conversar ou interrogar, antes da Lois aparecer afirmando do nada que revelou coisas pra eles, estava parecendo que eles por terem entrado na cabeça do superman, após terem o enfraquecido, tinham tomado conhecimento de toda a sua vida, o que faria sentido pra mim. "Sejam os métodos deles quais forem", ninguém nunca vai saber o que realmente fizeram, a menos que se acredite nessa teoria que o filme vende da Lois como uma necessidade para se alcançar superman, porém tratada de uma forma que não deixa isso claro.

Ainda assim, supondo (que é a única coisa que o roteiro nos deixa fazer) que fizeram com a Lois o mesmo que fizeram com Kal-El (apenas conversaram), eles teriam interrogado/torturado ela em um mundo irreal dentro de sua própria mente? Apenas ameaçaram, usando a forma convencional de se obter uma informação que dispensa essa "tecnologia" de invadir mentes? Não tenho porque acreditar que com ela foi de um jeito e com ele de outro, sendo que o diálogo que deveria dar "pistas" do que aconteceu confirma que os dois passaram pela mesma situação.

Se imaginarmos uma edição deste filme com o diálogo da Lois cortado, com superman salvando ela e indo em seguida salvar sua mãe, toda essa sequência ficaria mais coesa, com exceção do motivo da Lois ter ido para a nave, e isso me faz pensar...

Mas eu pensei em algo como acontece em Harry Potter (não sei se vc leu!). Você pode evitar a legimência, criando lembranças falsas ou até mesmo fechando sua mente.
Lois Lane, sendo humana seria naturalmente mais fraca nesse sentido, até porque nem pensaria nessa possibilidade.

E tem outro porém... acho que as experiências foram diferentes sim, porque Zod tinha a esperança de trazer Kal-El pro lado dele, como aliado. Nesse caso, uma conversa amigável seria melhor do que invasão e tortura. Já a Lois pra eles era tipo um inseto. (E vale lembrar que ainda não existe interesse romântico Lois / Superman nesse momento, de modo que nenhum vilão pensaria em usá-la ainda como isca ou para chantagem).

Ainda não li, e eu até poderia levar essa possibilidade em consideração, se o superman não estivesse enfraquecido, eu estou analisando a noção que o filme passou, e o médico kriptoniano disse: agora você é tão fraco quanto um humano. Tudo bem que poderíamos separar sua fraqueza física de sua mente, mas ainda não seria um diferencial forte o suficiente, ele nunca enfrentou uma força de kripton, nunca teve sua mente invadida, nunca se preparou pra nada disso.

Concordo que Lois estava sendo vista apenas como um inseto, aliás ela é sempre tratada como um (salvo quando Zod faz questão de sua presença na nave), e pra mim estaria ok que ela fosse torturada dentro ou fora de sua mente, tanto faz, mas a sequência não sugere nada, em uma cena vemos ela querendo ajudar superman, então Kal-El conversa com Zod, e ela é levada do mesmo jeito em que está para algum tipo de cela, como se nada tivesse acontecido nesse meio. Poxa, eles poderiam ter introduzido algo a mais, alguma expressão de horror ou choro na cara dela nos faria pensar: "nossa, o que será que fizeram com ela?", mas não, não há nada. Só descobrimos que aconteceu algo pelo curto diálogo que se segue na Terra.

E então, voltamos para a conversa, onde Superman pode estar expressando duas coisas quando diz "fizeram o mesmo comigo". Primeira, também invadiram a mente dele, assim como retiraram informações dela, tiraram dele, e assim sendo, ele a consola: "fizeram o mesmo comigo, se eu não aguentei, você não tinha como aguentar". Segunda, ele a consola mentindo, diz que fizeram o mesmo porém não cedeu nenhuma informação, só não quis deixar a Lois achando que foi a culpada de tudo.
Dentro dessa conversa, não consigo ver Kal-El se referindo apenas a "também bateram um papo na minha cabeça", mas sobre também ter revelado informações.

Infelizmente, não tenho como comprar nenhuma dessas ideias, o mais simples e aparente é que alguém tentou remendar um furo, sugerindo com falta de informação a existência de uma suposta explicação.

ps: quando disse que não tenho razões para acreditar que com ela foi de um jeito e com ele de outro é porque faria menos sentido ainda eles invadirem a mente dela para se utilizar de métodos normais de interrogação e ameaças para que ela revelasse o que sabia, e sendo possível simplesmente extrair informações entrando na mente, o mesmo valia para Kal-El, que estava completamente vulnerável.
Em resumo, para mim, o que o pedido de desculpas de Lois sugere é inconsistente com a resposta de Kal-El.

- Me desculpe, eu não queria dizer nada sobre você mas eles fizeram algo comigo, eles entraram na minha cabeça...
- Está tudo bem, eles fizeram a mesma coisa comigo.

Última edição:
vi ontem à noite. comentários com spoilers blablabla

ontem eu tinha assistido a tarde o iron man 3, e aí de noite comecei o man of steel, só pensando que hum, deveria ter dado um intervalo em filme de super-herói antes, aquelas coisas. mas aí me dei conta que man of steel é filme de et, não filme de herói, e vi nisso uma das melhores qualidades da história. sim, o roteiro tem uma série de buracos, e a primeira hora (que constrói o momento definitivo do confronto entre zod e o super) é um punhado de recorte mal alinhavado. mas caramba, que visão bacana que o filme tem do superman. nenhuma adaptação, nenhum arco de história em hq é louco de esquecer a origem do herói (aka: outro planeta), mas não lembro de terem conseguido explorar isso tão bem (pelo menos não no cinema. das hqs li muito pouco, confesso que ele nunca foi das minhas personagens preferidas, sou mais o bátima).

e é até engraçado pensar nisso, porque no superman 2 (1980) há um conflito contra zod, mas eu não tive essa mesma impressão que tive com o filme do snyder. meu palpite é pelo jeito como ele é retratado como um cara completamente perdido, sobre suas origens e sobre o que fazer de si mesmo na terra. ele é um alienígena quando a história acontece (no mínimo no sentido de estranho, estrangeiro ou forasteiro da palavra). enfim, achei muito bem sacado, até porque trouxe inclusive os humanos para dentro da história (quando normalmente eles ficam só dando uns tirozinhos de longe, temos humanos agindo ativamente para salvar a terra - e não falo só da lois.

btw, amy adams que me perdoe, amo de paixão essa menina, mas não curti a lois dela. o henry cavill está ok, acho que o que me fez gostar dele como superman é o olhar que ele faz para a lois quando vai salvá-la no começo do filme. do tipo "ei, sei que parece assustador, mas sou amigo, amigo, pssst", hehe. as mulheres que fazem a lara e a faora são lindas. a faora, aliás, entraria fácil numa lista de mulher fodona (tem muito dela que fez com que eu lembrasse da trinity em matrix, talvez por isso gostei, não sei).

gostei também de como fizeram os poderes do kryptonianos. a super velocidade foi provavelmente uma das melhores representações que vi atualmente e pareceu funcionar muito bem nas batalhas (especialmente com a faora). gostei também de como representaram a visão de raio x. etc etc.

mas de boa, sei que estou elogiando um monte e blablabla, mas a partir do momento que zod toca pra fudê, o filme fica um pouco cansativo. eu sei que tem gente que tem orgasmos vendo cenas de luta com destruição ao redor e blablabla, mas esse não é my cup of tea. até porque as cenas de lutas começaram a se repetir: porrada, porrada, porrada, o kryptoniano do mal se levanta e sai. porrada, porrada, porrada, alguém diz algo sobre a humanidade do clark. porrada, porrada, porrada, prédios destruídos. de boa, dava para cortar uma meia hora disso sem qualquer prejuízo à tensão da história. nesse sentido o confronto com o zod do filme de 80 me pareceu mais bem montado e menos chato (cito de memória, tem um tempo que não vejo este filme).

enfim, filme na média. e provavelmente com a primeira hora mais triste da história dos filmes de heróis. caraca, superman só se fode, coitado.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back