• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Taça Libertadores da América 2013

  • Criador do tópico Criador do tópico Knolex
  • Data de Criação Data de Criação
Segundo essa matéria não é bem assim a permissão do uso de sinalizadores: http://esporte.uol.com.br/futebol/c...ada-de-sinalizadores-nos-estadios-do-pais.htm

Tanto nas rádios hoje quanto na TV ontem e hoje eu vi que na Bolivia pode sim entrar com artigos pirotécnicos, tanto é que é comum as torcidas lá usarem em praticamente todos os jogos sem nenhuma punição ou coisa do tipo.
Agora fica facil dirigente da liga aparecer pra falar "ah, mas era proibido". Se era, porque todo jogo tem?
 
Deveria responder aqui. É desumano deixar o cara preso na Bolivia com todo esse instinto revanchista que os caras vào ter com ele. Cabe ao Itamaraty pedir a extradição e prisão do mesmo no Brasil. Defendo isso em todos os casos de criminosos brasileiros presos no exterior, não apenas desse cara em questão.

Bem... Fazer o que? Soberania Nacional.

É claro que o Brasil vai pedir para que sejam julgados aqui. Mas cabe ao Estado Plurinacional da Bolívia conceder a extradição destes criminosos ao Brasil ou não. Eu realmente duvido que eles irão conceder essa extradição.


E pensando melhor, se não houver uma punição exemplar ao Corinthians, até temo pela relação diplomática entre os países. "Esses Brasileiros chegam aqui com os times caros deles, ganham da gente e fazem o que querem. Matam, e saem impunes". Eu imagino o ódio que os torcedores que estavam ali presentes sentiram. Imagino como deve ter sido doloroso para o pai que pegou nos braços o filho de 14 anos com o globo ocular perfurado por um tiro de um sinalizador naval. Isso é um assunto mais sério do que estamos pensando...
 
Sobre o caso do guri que morreu no jogo do Corinthians:

Tem que punir o(s) torcedor(es) envolvido(s) E o clube. Punir o clube é um forma de fazer com que os torcedores vigiem uns aos outros para evitar novos problemas. Se a punição recair somente sobre o indivíduo, os demais torcedores não possuem incentivos para vigiar seus colegas.
Bem enfatizado, Fëanor.
Não é uma questão de responsabilizar apenas o clube e passar a mão na cabeça do marginal que cometeu o ato.
Ambos devem ser punidos exemplarmente.

Quanto à extradição, eu acredito que é uma questão bem complicada.
É real que um julgamento na Bolívia seria bem mais rigoroso que no Brasil. Em tese, não deveria ser assim, mas outros casos de crimes cometidos por estrageiros ao redor do mundo mostram que sempre que há uma extradição, o réu tem uma pena bem mais amena. Lá, os ânimos estão inflamados e vai haver muita pressão da opinião pública.
Um bom exercício pra casos como esse é imaginar um caso inverso ocorrendo com alguém próximo a você.
Imagine que um estrangeiro, a trabalho no Brasil, aluga um carro, enche a cara de cachaça e atropela a sua mãe.
Você não acharia justo que ele fosse julgado sob a ótica da justiça brasileira, pois ao vir pra cá ele concordou em se submeter ao nosso ordenamento jurídico.
Eu acho.
 
Bem... Fazer o que? Soberania Nacional.

É claro que o Brasil vai pedir para que sejam julgados aqui. Mas cabe ao Estado Plurinacional da Bolívia conceder a extradição destes criminosos ao Brasil ou não. Eu realmente duvido que eles irão conceder essa extradição.
Provavelmente não antes das investigações serem concluídas. Ainda mais que no exame encontraram vestígios de pólvora na mão de 6 torcedores. O que só dificulta mais ainda a situação para eles.
 
Provavelmente não antes das investigações serem concluídas. Ainda mais que no exame encontraram vestígios de pólvora na mão de 6 torcedores. O que só dificulta mais ainda a situação para eles.
Mas vc imagina quantos torcedores não estariam com vestigio de polvoras na mão né? Tanto na torcida corinthiana como na torcida boliviana.

E pelo o que estou assistindo no Arena SporTV, a população de Oruru está hostilizando todos os brasileiros na cidade, chegou ao ponto de nem comida estão aceitando vender para eles...
Absurdo.
 
Bem... Fazer o que? Soberania Nacional.

É claro que o Brasil vai pedir para que sejam julgados aqui. Mas cabe ao Estado Plurinacional da Bolívia conceder a extradição destes criminosos ao Brasil ou não. Eu realmente duvido que eles irão conceder essa extradição.


E pensando melhor, se não houver uma punição exemplar ao Corinthians, até temo pela relação diplomática entre os países. "Esses Brasileiros chegam aqui com os times caros deles, ganham da gente e fazem o que querem. Matam, e saem impunes". Eu imagino o ódio que os torcedores que estavam ali presentes sentiram. Imagino como deve ter sido doloroso para o pai que pegou nos braços o filho de 14 anos com o globo ocular perfurado por um tiro de um sinalizador naval. Isso é um assunto mais sério do que estamos pensando...
Eu acho que a diplomacia só intervem se houver indícios fortes de que o julgamento não será justo.
Caso contrário, se você está na Bolívia, responde de acordo com as leis da Bolívia.
E do mesmo modo, não se pode alegar desconhecimento.

Fela, vc viu o regulamento completo?
Não achei nem no site da Conmebol.
 
Última edição:
Artigo 11
Associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida


- Invasão ou tentativa de invasão de campo;
- Objetos atirados ao campo;
- Usar sinalizador, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico;
- Gestos, palavras, objetos ou outro meio para transmitir mensagem inapropriada em um evento esportivo, sobretudo se for de natureza política, ofensiva ou provocativa
- Causar estragos
- Qualquer falta de ordem ou disciplina que se possa cometer dentro do estádio ou em suas proximidades

As possíveis punições são colocadas no artigo 18
Advertência, repreensão, multa (de não menos do que 100 dólares ou mais que 200 mil dólares), anulação ou repetição de jogo, perda de pontos, determinação do resultado de jogo, atuar com portões fechados, proibição de jogar em um estádio ou no país, exclusão da competição (atual ou em edições futuras), perda de titulo ou prêmio, rebaixamento, perda de licença.

Fonte: http://espn.estadao.com.br/noticia/...thians-pode-ate-ser-eliminado-da-libertadores
 
Artigo 11
Associações e clubes podem ser punidos por comportamento inadequado da torcida


- Invasão ou tentativa de invasão de campo;
- Objetos atirados ao campo;
- Usar sinalizador, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico;
- Gestos, palavras, objetos ou outro meio para transmitir mensagem inapropriada em um evento esportivo, sobretudo se for de natureza política, ofensiva ou provocativa
- Causar estragos
- Qualquer falta de ordem ou disciplina que se possa cometer dentro do estádio ou em suas proximidades

As possíveis punições são colocadas no artigo 18
Advertência, repreensão, multa (de não menos do que 100 dólares ou mais que 200 mil dólares), anulação ou repetição de jogo, perda de pontos, determinação do resultado de jogo, atuar com portões fechados, proibição de jogar em um estádio ou no país, exclusão da competição (atual ou em edições futuras), perda de titulo ou prêmio, rebaixamento, perda de licença.

Fonte: http://espn.estadao.com.br/noticia/...thians-pode-ate-ser-eliminado-da-libertadores
Essa compilação eu já tinha visto.
Com base nela, é possível inferir a responsabilidade do clube.
Mas eu queria ver uma versão oficial pra não restar dúvidas.
 
A verdade é que eu sou a favor do fim das torcidas organizadas,se fossem banidas dos estádios eu aposto que iria diminuir e MUITO esse tipo de acontecimento.
 
Punir nunca foi um verbo muito praticado por parte da Conmebol.

Quando muito é multa em dinheiro ou perda de mando de campo. E pelo visto tende a continuar assim.
 
Eu já disse isso mais de uma vez.
Nunca vou entender a punição para uma entidade abstrata em vez da punição individual. A punição individual é a ÚNICA forma justa de se tratar incidentes.
A não ser, claro, que você queira transferir responsabilidades. É responsabilidade do governo e/ou do organizador do evento a manutenção da segurança.
Punir o clube porque um torcedor fez merda, é altamente questionavel na minha cabeça. O clube não tem como sair proibindo uma pessoa que se diz torcedora de ir a um estádio, não tem como colocar um guarda-costa em cada uma das dezenas de milhões de pessoas que se dizem torcedoras do seu clube e que pode decidir ou não ir ver um jogo em outro país.

O que mudou na Inglaterra não foi a punição aos clubes. Foi o fato que hoje em dia QUALQUER torcedor que faz uma merdinha mínima num estádio, vai pra cadeia e fica proibido de frequentar estádios pelo governo (tem que ir pruma delegacia em dia/horário de jogo) por um tempo ou pra sempre. Ponto. Fim de questão. Cada um agirá com a sua própria consciencia, sabendo das consequencias.
Agora, se o cara pode fazer merda porque ele sabe que o que vai ocorrer é dinheiro tirado do bolso de outro, nunca que ele vai parar de fazer a merda.

A punição a clubes por ações de torcida é pura muleta. É querer transferir responsabilidades. Em vez do organizador localizar e autuar o criminoso e o governo puni-lo, querem que outra pessoa se vire pra fazer esse trabalho.

Óbvio que isso tudo muda se o corinthians organizou e pagou para esses torcedores irem ao estádio de lá. Aí há uma participação ativa na presença do meliante no local do crime, e nesse caso o clube tinha que ter mandado gente pra organizar e cuidar do bando. Quase como uma excursão escolar.
Mesmo assim, seria cúmplice, apto a receber punições, mas que não podem ser tão ou mais pesadas do que a punição aplicada a quem praticou o crime.
Mas se era um torcedor que foi por conta própria ou um grupo de torcedores independentes. Só porque vestia o uniforme de um clube que este tem que ser punido? Aí é muleta pura.
 
Última edição:
Olha eu acho que o time deveria ser punido sim. Concordo com a lógica de que cada um deveria responder por si, mas os times também não podem ser tão omissos como eu vejo que são.

Acontece alguma coisa qualquer, e aí o time fala sinto muito, e fica por isso mesmo. E ao mesmo tempo esse time continua injetando dinheiro na torcida como se nada tivesse acontecido. Os times em geral não tomam postura de forma a coibir a violencia, em alguns casos, eu vejo inclusive incitando. É membro de torcida organizada matando o outro na rua, é vandalismo em aeroporto, é depredação pública e aí? Vai dizer que o time é inocente? É só sinto muito? Mas continua injetando dinheiro?

Não tem nenhuma posição realmente enérgica para evitar esse tipo de coisa. Por isso que eu acho que SIM, time de futebol deve ser responsabilizado pela atitude dos torcedores, principalmente, se de alguma forma ele financiou como o Furia falou, numa excursão até o outro país.
 
A punição a clubes por ações de torcida é pura muleta. É querer transferir responsabilidades. Em vez do organizador localizar e autuar o criminoso e o governo puni-lo, querem que outra pessoa se vire pra fazer esse trabalho.

É como eu disse antes: não é apenas o clube que deve ser punido, mas também - e sobretudo - a pessoa que foi diretamente responsável pelo ato.

Entretanto, isso não desqualifica a punição paralela ao clube. Se funciona como meio de coibição, a punição ao clube pode ser uma opção válida. Aliás, entra aí um princípio de convivência em sociedade: não somente os indivíduos devem se sentir incentivados a se adequar às normas vigentes, como devem ser estimulados a vigiar os demais indivíduos de seu grupo.
 
Eu acho válido o clube ser punido se ele tinha responsabilidades no evento. A responsabilidade do jogo é da confederação responsável pela competição, o dono do estádio e a segurança pública. A segurança pública porque eles recebem salário do dinheiro do contribuinte por isso, a confederação porque recebem montanhas de grana em patrocinios e o dono do estádio por estar cobrando ingresso pros torcedores prometendo um espetáculo seguro.

Se for para transferir responsabilidade, o onus, para uma outra parte, também tem que oferecer o bonus de alguma forma.



A idéia de tornar a punição uma forma de fazer o público se autovigiar é válida. Mas ainda assim de nada adianta o próprio público localizar o criminoso se ele não for passar um tempo na cadeia e perder direitos de ir ao estádio. Ele vai voltar e fazer tudo de novo.
O que tenho ouvido é "tem que dar exemplo colocando o clube pra cristo". Isso não vai resolver. É pra ingles ver. A resolução é única e que foi o que deu certo na Inglaterra e na maior parte dos grandes paises europeus.
 
E hoje o Galo enfrenta sua primeira partida internacional em mais de dois anos, e as últimas, contra o Independiente Santa Fé pela Sulamiranda, foram horrorosas.

Hoje, a realidade é outra, e o adversário é teoricamente mais fraco. Mas Libertadores é sempre Libertadores, então vejamos.
 
20130226192544470686e.webp

Vamos ver como se comporta o Galo jogando fora de seus domínios. Jogou bem contra o São Paulo e se repetir a atuação que teve contra o tricolor tem tudo para praticamente garantir a classificação no grupo. Minha aposta continua sendo Galo em 1º e São Paulo em 2º no grupo.
 
Última edição:
[video=youtube_share;H9dWfO1b6OQ]http://youtu.be/H9dWfO1b6OQ[/video]

Esse é o melhor jogador do Arsenal de Sarandi: Carlos Carbonero. Ele joga na meia direita, mas alí é onde a defesa é mais sólida, com o Júnior César. Meu medo é se ele inverter de lado, pra esquerda, e for jogar nas costas do Marcos Rocha. Aí pode ser problemático...

Formação Tática
569437_Arsenal_de_Sarandi.jpg

Por outro lado, o atacante Zelaya e o lateral esquerdo Pérez foram expulsos no último jogo contra o The Strongest. Quem entra no lugar do Zelaya é o Benedecto, fazedor de gol, mas bem veterano. Vamos ver no que vai dar.
 
Última edição:
O jogo foi bom, e o Galo construiu o placar basicamente na força bruta. Isto é, no duelo entre a qualidade individual do Atlético e a do Arsenal.

O time estava desorganizado demais no primeiro tempo, e demos a sorte do juizão não marcar o tackle qualificado do Pierre aos 45 do 1º.

O Atlético quis fazer um jogo de coração no começo, coisa que os argentinos já fazem por natureza. E isto acaba os favorecendo, tornando a partida muito franca, igual para igual. Só marcou mais, frisando de novo, porque o ataque um dos melhores de toda a competição.

No segundo tempo, estava construído um 5 a 2, e o Cuca aproveitou a contusão do Tardelli para a entrada do Richarlyson.

A partir deste momento, o time ficou muito mais bem postado em campo. Ficou claro que o 4-3-3 só é uma alternativa viável de jogo se o Jô e principalmente o Tardelli, que sempre teve aquela característica de buscar o jogo, colaborarem na marcação. Quando a equipe estiver sem a posse de bola, o Tardelli tem que reforçar o meio-campo, como aliás ele fez no primeiro jogo contra o São Paulo, atacando mal mas "mordendo" e interrompendo as jogadas tricolores.

E tomara que a contusão dele não seja nada demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo