Marcus Chong está processando a Warner Bros. e os irmãos Wachowski, de acordo com a agência Reuters. Chong - que interpretou Tank no primeiro Matrix - alega que seu personagem foi excluído de Matrix Reloaded e Matrix Revolutions sem maiores explicações, embora os diretores tivessem prometido seu retorno nas duas continuações.
Segundo Chong, a Warner e os Wachowski descumpriram um acordo previamente estabelecido. Ele ainda acusa o estúdio e os diretores de calúnia e fraude, porque teriam forjado falsas acusações a seu respeito (chamando-o de terrorista, inclusive), com o intuito de prejudicar sua carreira.
A fonte diz que, aparentemente, Chong não teria ficado satisfeito com as negociações salariais que envolviam sua participação em Matrix Reloaded e Revolutions, e passou a ameaçar os produtores com telefonemas. Em função disso, os Wachowski decidiram eliminar Tank das continuações (em Matrix Reloaded, a personagem Zee fornece uma explicação para sua ausência). Em seu lugar, no comando da nave de Morpheus, foi colocado o navegador Link, interpretado por Harold Perrineau Jr.
A ação de Chong foi movida na corte superior de Los Angeles, na última sexta-feira. Nem a Warner nem os irmãos Wachowski quiseram comentar a respeito.