Em sua edição de junho, a revista americana Creative Screewriting publicou uma matéria a respeito de Matrix, em que é apresentada uma análise dos primeiros tratamentos do roteiro do filme original. Como os fóruns de discussão do Cinema em Cena estão pegando fogo com hipóteses levantadas sobre o terceiro filme da franquia, aqui vão algumas curiosidades para colocar ainda mais lenha na fogueira.
De acordo com a revista, as primeiras versões do roteiro de Matrix trazem detalhes que foram descartados do filme final, como por exemplo, o fato de Neo ter um irmão caçula e uma namorada dentro da Matrix, antes de ser “acordado” por Morpheus. Esses tratamentos trazem, também, uma seqüência em que um programa sensitivo, chamado “Eva”, explica ao público como a Matrix surgiu (é provável, portanto, que esta idéia tenha sido aproveitada nos curtas O Segundo Renascer Parte 1 e Parte 2, da série Animatrix).
Agora, o mais intrigante: é mencionado nos scripts que o “mundo virtual” criado pela Matrix corresponde ao nosso mundo nos anos de 1980 a 2009. Após esse período de tempo, a Matrix precisa ser reiniciada para o ciclo recomeçar, voltando novamente ao ano 1980.
Quer mais? Segundo a revista, há ainda uma cena em que Morpheus revela a possibilidade de o “mundo real” (onde Zion fica localizada), na verdade, também ser uma simulação da Matrix – algo que vem sendo muito debatido entre os fãs.
Embora essas idéias tenham sido pensadas pelos irmãos Wachowski, não quer dizer, necessariamente, que elas foram aproveitadas nos roteiros dos novos filmes. No entanto, há uma possibilidade real de algumas partes desses primeiros tratamentos terem sido resgatadas para Matrix Reloaded e Revolutions. Mas isto, nós só saberemos no dia 5 de novembro, quando o terceiro capítulo da trilogia chegar aos cinemas.