Assim, só para reiterar (acho que eu já devo ter dito isso neste tópico), eu sou vegetariana desde novembro de 2017, quaaaaaase vegana (do tipo que raramente busco ativamente coisas com leite e ovos para ter em casa, exceto chocolate porque né...). Isto é, quando saio ou quando visito alguém, costumo comer ovolacto sem grandes problemas. Tenho intolerância à lactose e ando para baixo e para cima sempre com um estoque de lactase, porque nunca se sabe.
Então desde que eu descobri a intolerância à lactose eu tive um incentivo a mais a diminuir bastante coisas derivadas de leite, porque mesmo que a lactase ajude, ainda é algo que meu corpo rejeita, que causa inflamação e irritação etc porque eu literalmente não consigo digerir.
MAS, PORÉM, TODAVIA, ENTRETANTO,
Eu apoio totalmente o onívoro flex, também chamado de flexitariano ou reducitariano.
Várias pessoas já me perguntaram se eu me sentiria mal ou me importaria se elas pedissem um enorme bifão num restaurante, e eu sempre disse: vá em frente, não tem problema. Não sei se vou ser sempre assim. Estou chegando no ponto de desviar o olhar das carnes no supermercado. Mas ainda sigo firme em deixar o povo comer o que quiser.
Claro que eu já tive a fase do "meu deus, comida vegana é bom demais, tu tem que provar isso!" e acabei arrastando várias pessoas a restaurantes veganos que elas nem sempre curtiram... Como alguns são daqui do forum, lá vai meu
mea culpa: de lá para cá eu descobri que existem pessoas que naturalmente são mais veganas no sentido de que por paladar ou fisiologia não gostam da carne mesmo, ou até do ovo e do queijo/leite. E acho que até já falei disso aqui no tópico.
Desde pequena, era uma luta para minha mãe me fazer comer carne e até tomar nescau. Eu odiava! Para eu comer carne ou até mesmo leite e ovo, só se fosse com um monte de carboidrato junto (no caso da carne, com mais farinha que carne. no caso do ovo, só merengue. e por aí vai...)
Então no meu caso particular (que sei que não é o caso de muito vegano), deixar de comer essas coisas foi um enorme alívio para mim, porque até meus - sei lá - 25 anos mais ou menos eu achava que ia ficar anêmica e fraca caso não comesse. Aí eu descobri a infinidade de restaurantes e cafés veganos de Porto Alegre e foi tipo
Foi uma alegria tamanha que eu fiquei a "vegana empolgada" (mesmo que tecnicamente nem fosse vegana). E depois eu ainda descobri que dá, sim, para se alimentar bem sem produtos de origem animal e não ficar doente. Claro que para B12 tem que complementar, porque a fonte mais comum atualmente é carne porque dão suplementos para as vacas. Não é que a alimentação onívora naturalmente seja rica em B12. A B12 original vinha de água não tratada. Hoje em dia a gente pode suplementar diretamente nós mesmos, ou suplementar as vacas e depois comer a carne delas.
OK, OK, sei que vários dos restaurantes veganos são bem modinha / caros mesmo. Mas nem todos. Tem por exemplo o espaço veganista que é bem justo e tem a proposta de ser mais acessível.
Hoje em dia eu já acho melhor nem tentar a não ser que a pessoa faça o primeiro passo de pedir para ir a um lugar vegano. Na verdade tecnicamente hoje em dia isso mal é uma questão porque eu não tenho mais condições financeiras de comer fora tipo nunca
Eu já falei a torto e a direito pelo forum, mas talvez não neste tópico: faz um ano e meio que moro na França. Quando cheguei, o euro custava 4,5 reais. Agora custa 7. Qualquer coisinha que se coma na rua se tornou um valor proibitivo, considerando os gastos que eu tenho de aluguel, eletricidade, e ultimamente conta de veterinário (Lyon está com doença renal crônica, e a conta da vet está já bem próxima de 4 dígitos em apenas 2 meses. EM EURO. E, claro, estou dando a melhor ração-tratamento-renal para ele. Isto é: sim, hoje meus gatos comem melhor que eu. E é assim que tem que ser, claro. E não, eles não comem ração vegana, é ração normal para gatos mesmo.).
Então eu finalmente estou tendo que aprender a ser a veggie que cozinha todas as suas refeições. E só no modo frutas/grãos e nada comprado pronto nem no mercado, porque até assim é proibitivo de caro.
E eu não sabia cozinhar naaaadaaaaaaa. Eu tinha buffet barato e bem variado no trabalho no Brasil. E agora eu tenho que literalmente cozinhar qualquer coisa que eu queira comer.
A melhor 'influencer' de veganismo barato que eu conheço é a vegana bacana, gostei muito deste vídeo:
Mas na real eu comecei a escrever isso tudo aqui para dizer outra coisa.
Eu não prego que todo mundo vire vegano. Eu defendo, incentivo e comemoro quando onívoros dizem que estão tentando, assim, numa boa, experimentando ser reducitarianos - isto é, aquela pessoa que comia carne no café, almoço e janta todos os dias e que começou aqui e ali a tentar outras coisas para não comer taaaaanta carne com taaaaaanta frequência.
Numericamente, esse pessoal tem mais impacto positivo nas "causas" do vegetarianismo/veganismo que os veganos!
É simples: digamos que tem 5% de veganos super estritos, 10% de vegetarianos, e os outros 85% são onívoros. É mais fácil esses 85% causarem um impacto em redução de consumo de água, emissão de gases de efeito estufa, etc etc etc, que os outros 15%, mesmo que os 85% não eliminem completamente carne e derivados animais, simplesmente porque eles são muito mais gente.
E outra: para mim foi fácil cortar carne e queijos e leite etc porque eu já não gostava. Sei que esse não é o caso da maioria das pessoas.
E é claro que os 'veganos guilt trip' não ajudam ninguém. Mas acho que todo vegetariano/vegano passa por uma fase de querer convencer o mundo, e depois alguns voltam atrás e outros não.
Além disso tem uma oooooooutra discussão (que eu e meu ex gostávamos muito) que é a de prevenção de doenças crônicas com uma alimentação com mais base em plantas e menos processada - principalmente quando descobrimos o livro How Not To Die, do Dr Michael Greger (Comer para Não Morrer, no Brasil).
Na real ele se interessou tanto que hoje esse meu ex cursa nutrição
E atualmente aquela pirâmide alimentar antiga está caindo em desuso, porque o mais importante é evitar os ultraprocessados.
Aliás, sobre cálcio e osteoporose, tenho uma tia que é o meu oposto: ela não come nem frutas nem vegetais, boa parte do que ela come é leite puro e frango. Ela tem mais de 60 e se manteve sempre bem magra, mas comendo basicamente só isso. Ali pelos 50 anos ela já tinha osteoporose. Tem saído uns estudos que dizem que leite
pode até
causar osteoporose, apesar do alto teor em cálcio, por afetar outras coisas no corpo. Pelo que entendi isso ainda está bem aberto para discussão. O caso da minha tia, claro, é evidência anedótica e não conta muito.
E sobre os veganos, normalmente os veganos têm baixo risco de osteoporose - até onde eu saiba - porque basta não se alimentar só dos ultraprocessados veganos (tipo bolacha orio, salgadinhos veganos, queijos artificiais...) que normalmente se tem ótimos níveis de cálcio. O segredo aí é - como para vários outros nutrientes importantes - os vegetais verde escuro, tipo a couve e o brócolis.
Isto é, reiterando: uma coisa é veganismo, outra coisa é comer vegetais. Veganismo é ato político que compreende todos os aspectos da vida da pessoa. Um vegano não vai usar um produto testado em animais, mesmo que não tenha nenhum ingrediente de origem animal. Um vegano não vai comprar um sapato de couro animal. Etc.
Mas veganos dão sim leite materno (tem gente que acha que não)¹ e se o vegano precisar por motivos imperiosos usar algo com origem animal, ele vai sim (por exemplo, vacinas testadas ou feitas em animais, remédios etc). O vegano vai sim caçar se estiver preso sozinho numa ilha sem outra forma de sobrevivência.
O que o vegano-ato-político prega é evitar o sofrimento desnecessário aos animais. Isto é, se eu posso hoje aqui na minha vida normal comer um bife ou um prato de feijão com arroz, eu vou de feijão com arroz. Se eu precisar de uma vacina, vou tomar a vacina. Se precisar caçar para não morrer, vou caçar. Com dó, mas vou.
Uma pessoa que só come vegetais mas não é do 'veganismo político' não vai comer carne ou queijo, mas pode comprar um sapato de couro.
Um ovolacto pode comprar sapato de couro, se quiser, além de poder comer vegetais, ovos e leite.
Espero ter esclarecido algumas coisas...
------------
¹ Acredito que tem pelo menos um caso de criança que ficou doente (talvez até tenha morrido) porque os pais não quiseram dar leite materno. Esses casos são a EXCEÇÃO, além de serem malucos e criminosos.