Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Uma peegunta para você Melian: a natureza "sabe o que faz"? Ou,se vc preferir eus quando criou os seres vivos, inclusive os humanos, fez um bom projeto?Uai, é? Ó!
Não,não é porque a natureza ou,se você preferir, Deus, criou os seres humanos como mamíferos e onivoros, coisa que os veganos decidem ir contra para não fazer mal aos animais, mas eles nao se importam nem um pouco em "fazer mal" aos vegetais, que também são seres vivos, se alimentando deles (só porque os vegetais não dão sinais de sofrer quando são arrancados da terra). Ou seja os veganos fazem exatamente o que não foram criados para fazer. E eu só estou mencionando este ponto.É fanatismo achar que veganismo é, em algum sentido, errôneo?
ok, a pergunta não foi pra mim, mas eu vou morder a isca pq to afim. Pelo menos movimenta o tópico
1. Cientificamente falando, os humanos são originalmente frugívoros. Em algum ponto da trajetória da espécie, passamos por sérias dificuldades alimentares e acabamos nos adaptando a uma dieta onívora, comendo qualquer coisa porque era isso ou morrer de fome. (...)
Se você quer continuar a ser carniceiro e viver de migalhas que encontrar na mata, fique à vontade. Eu estou contente com o arroz, feijão, bife e batata frita que posso comprar no mercado e não pretendo voltar a comer carniça. (...)
Não vou entrar em discutir mérito religioso ou cultural.
A evolução social e tecnológica permitiu ao ser humano diversificar as formas de se alimentar, conservar e temperar seus alimentos seja de origem animal ou vegetal.
Só que a população global cresceu muito nos últimos 100 anos e a oferta de água potável que sempre pareceu algo tão farto e abundante foi deixando de ser.
E aí um detalhe que sempre fez parte da produção alimentar e que pra muitos ainda não caiu a ficha, já que no século passado grande parte da população mundial saiu da zona rural pra migrar pra zona urbana e viver na zona de conforto de ver e comprar seus alimentos limpinhos, conservados, separados e muito bem embalados nas prateleiras dos seus supermercados preferidos, muitas gerações que nasceram vivendo somente com essa comodidade passam batido a um detalhe chamado pegada hídrica, o quanto de água é consumida pra produzir um determinado alimento, seja ele animal ou vegetal.
Logicamente pra produzir qualquer hortaliça, legume ou fruta é necessário uma boa quantidade de água, mas quando chegamos a um frango, um porco, uma cabra ou um boi o salto é gigantesco, pois os mesmos também precisam se alimentar e beber água.
O ser humano tem o livre arbítrio de escolher a forma que deseja se alimentar, mas o fato é que se grande parte da população diversificasse ao máximo seu cardápio alimentar o que permitiria reduzir espontaneamente o consumo de carne de animais de maior pegada hídrica, isso traria um grande alívio na oferta de água. Que fique claro que não estou falando em parar de consumir uma coisa em detrimento de outra e sim simplesmente variar o repertório.
Quando muitos querem entrar numa discussão fútil entre comer carne ou comer vegetal ser melhor, deveriam lembrar que o que está em jogo acima de tudo é a oferta de água. Sem água não tem comida e se houver pouca água é muito mais racional prioriza-la pra produzir um pé de alface do que criar um boi.
Além da pegada hídrica tem a pegada climática também. Por isso que dou força aos reducitarianos.
Além da pegada hídrica tem a pegada climática também. Por isso que dou força aos reducitarianos.
Tanto é cultural que canibalismo também foi uma realidade em diversas sociedades.
O fato da espécie poder se alimentar dela mesmo não determina que ela deva fazê-lo. Quem vai abrir ou fechar as portas para essa escolha é a cultura em que se vive.
Negar que que se pode viver sem carne é negar a realidade de milhões de pessoas que o fazem diariamente há milhares de anos.
A natureza só determina o que eu posso e o que eu não posso comer. O que eu devo ou o que eu escolho comer não entra nessa conta.
Enquanto isso, em Fukushima...(...) Quando muitos querem entrar numa discussão fútil entre comer carne ou comer vegetal ser melhor, deveriam lembrar que o que está em jogo acima de tudo é a oferta de água. Sem água não tem comida e se houver pouca água é muito mais racional prioriza-la pra produzir um pé de alface do que criar um boi.
Em situações extremas… um caso de vida ou morte.