• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Bem difícil essa.
Quebrei a cabeça, mas não sei se estou no caminho certo.
Minha proposta:

Eu: Daeron
Ele: Saeros

O segundo verso diz respeito à seguinte questão. Em princípio ambos eram irmãos... mas o próprio Tolkien descartou essa possibilidade mais tarde. É isso?
 
Exatamente. :joinha:

Maglor foi um bom chute, porque o final dele e o final de Daeron meio que rimam e são interligados pelo texto do Silmarillion:

Diz-se também que, naquela época, Daeron, o menestrel de Thingol, partiu de Doriath e nunca mais foi visto. Era ele quem fazia a música para a dança e o canto de Lúthien, antes que Beren chegasse a Doriath. E Daeron a amava e punha em sua música todo seu pensamento sobre ela. Tornou-se o maior de todos os menestréis dos elfos a leste do Mar, suplantando até mesmo Maglor, filho de Fëanor. (...)

Também se conta de Maglor que ele não pôde suportar a dor com que a Silmaril o atormentava; e que, afinal, a lançou ao Mar. Dali em diante, passou a perambular para sempre pelas praias, cantando em dor e remorso junto às ondas. Pois Maglor era grande entre os cantores de outrora, considerado inferior apenas a Daeron de Doriath.​

Daeron e Saeros são interligados no Contos Inacabados e nos Filhos de Húrin:

But Saeros dwelt mostly in Menegroth, and won the esteem of the king; and he was proud, dealing haughtily with those whom he deemed of lesser state and worth than himself. He became a friend of Daeron the minstrel, for he also was skilled in song; and he had no love for Men, and least of all for any kinsman of Beren Erchamion.​

E nos próprios Contos é mencionada em nota a antiga relação entre eles:

In one variant text of this section of the narrative Saeros is said to have been the kinsman of Daeron, and in another Daeron's brother; the text printed is probably the latest.​

Por fim, postei uma versão alternativa do mesmo enigma em janeiro de 2006 e fiz um repeteco em julho de 2008 (e quem acertou a primeira foi o próprio Eriadorion Eriadan! :lol:).
 
Última edição:
Sou péssimo pra elaborar adivinhas... provavelmente vão matar na primeira, mas vamos lá.

O sangue e o dever me guiam
Na busca por meu senhor...
Comigo trago uma preciosidade
A quem souber seu valor.
Encontrei a quem procurava...
Segui-o brevemente, mas não posso mais.

_____________________
 
Como estou enferrujado, nao consigo associar nada, a primeira coisa que veio a miha cabeca foi vampiro, mas aih eu lembrei que o Thuringwethil nao tem muito a ver com isso tudo. :lol:

Eu chuto algo bem simples, tah errado, mas soh pra nao perder o chute: Gandalf com informacao sobre o anel, Saruman o senhor que ele nao segue mais depois de descobrir da traicao.

Mas eu ainda acho que seja algo relacionado a Aragorn e o trono, mas nao faco a minima ideia de quem cante ou seja o sujeito da adivinha. Um dunedain ou gondoriano talvez (essa eh a parte em que eu descarto esse chute :rofl:)

Tava lendo o Enigmas... lembra do enigma que eu, o decimo e a tia neera fizemos, Ruf? Aquilo foi epico ahaha
 
Eu também pensei no Aragorn como senhor e Halbarad procurando-o e achando-o, morrendo logo em seguida, mas sei lá, acho que é alguma coisa ainda mais fácil. :P

PS: Mas de qualquer forma estou chutando.
 
Última edição:
Eu tinha pensado em Gollum, que encontrou com quem estava seu anel, mas porque foi capturado, não pode mais continuar seguindo Bilbo/Frodo..


Tava lendo o Enigmas... lembra do enigma que eu, o decimo e a tia neera fizemos, Ruf? Aquilo foi epico ahaha


Ah coloca o link ai pra gente ver!!!! :)
 
Eu também pensei no Aragorn como senhor e Halbarad procurando-o e achando-o, morrendo logo em seguida, mas sei lá, acho que é alguma coisa ainda mais fácil. :P

PS: Mas de qualquer forma estou chutando.

É isso mesmo...
E a preciosidade se refere ao estandarte feito por Arwen.

Vocês mataram muito rápido... #chateado :lol:

Que siga o jogo... :cerva:
 
Um primogênito e três dos sucessores
Encontravam-se no oeste escuro
Para ali perderem todas as suas dores
E mais leves partissem no futuro

Mandos explicou o motivo de todos ali estarem
E pediu para que todos dessem seus relatos
Que fossem breves e se focassem aos fatos
Mas que não falassem de jeito revelador
De forma a deixarem confuso o adivinhador

- Por incrível que pareça, meus companheiros
Enquanto enfrentava o pior dos cativeiros
Eu a perdi por ato de coragem e compaixão
Sem tal bravura, jamais voltaria ao chão

- Eu a perdi por ataque de maligna fera
Enquanto carregava o artefato da Era
Retomado ele foi, mas com tristeza digo
A custo de minha vida e a de um amigo

- Quando o perdi, estava fora de mim
Por um igual atacado fui com violência
Mas se não tivesse agido a Providência
Se com ele até hoje tivesse permanecido
Haveria apenas escuridão e decadência
De forma que com tudo fico agradecido

- Cheguei a dedicar-me à guerra, arduamente
Mas o perdi em tempos de paz, por acidente
Apesar disso, permaneci fiel e confidente
À casa dos malditos, outrora imponente

Mandos olhou para o relógio e disse
- Por hoje está ótimo, continuamos amanhã
Tempo acabado. Podem abandonar o divã
E fiquem tranquilos. Haverá dicas se tardar
A resposta campeã​

A pergunta é quem são os quatro personagens do primeiro verso e o que eles tinham em comum a ponto de ali se reunirem com Mandos e de gerar o tema central da conversa.
 
Última edição:
O primeiro parece ser Maedhros, que perdeu a mão por ato de bravura e compaixão de Fingon, sem o qual não poderia voltar ao chão.

O segundo parece ser Beren, morto por Carcharoth enquanto segurava a Silmaril (o artefato da era), o que lhe custou a perda da mão e do amigo Felagund e dos que o seguiam.

O terceiro parece se referir a Brandir, o manco... morto por Túrin (um igual) quando falou demais... mas não estou nada certo disso. :think:

O quarto parece ser Labadal, que embora tenha servido em guerra, errou a mão no machado e ficou manco.

O que tinham de comum é que todos eles, em algum momento, de alguma maneira, ficaram mutilados. É isso?
 
Fui capitão do exército da esperança,
No fim fui flecha, fui lança
E a sorte dos meus
Esteve ligada à minha morte.

_______________

Quem sou? E o que significa o segundo verso?
 
Eu sou Huor, que defendi a retirada de Turgon para Gondolin na Nirnaeth Arnoediad.
O segundo verso se refere à minha morte por uma flecha envenenada.
 
Isildur?
Desferiu um golpe importante em Sauron, que teve um resultado tao afiado quanto flecha e lanca =P
 
Ecthelion na última defesa a Gondolin antes da queda? O exército da esperança seria os fugitivos da cidade, e quanto a ser lança e flecha: Ecthelion loses the use of his sword-arm as well. Weaponless, he drives his helmet's spike deep into his enemy's breast, and they fall into the fountain together, entangled. Ele se atira como uma flecha no balrog.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo