Zanza disse:
Estava falando com meu professor e ele estava nos mostrando um papel onde tinha discriminado todas as formas do estilo Garra de Águia. Putz, 79 formas.
Pois, é... Agente num conehce nada de Kung Fu aqui no Brasil, pra vc ver. Nem o proprio estilo agente num tem todo o conhecimento. E realmente assim... Todos estilos de kung fu, quer dizer, os mais antigos ne? Tem enumeras tecnicas q agente as vezes nem sonhamos q existem.
Zanza disse:
Eles ensinam 10 formas da escola Ching Mo, 6 formas do Norte (sendo que 3 delas fazem parte da Ching Mo, ficando somente 3 diferentes). Depois disso que se começa o estilo Garra de Águia propriamente dito com as formas de mão, formas com armas e toi tchas.
Essa escola de Ching Mo e da linhagem de Ó Fei... Digo sei q o Ing Jiao, foi ele quem fundou... Esse q vc treina, mas sei tb q durante os céculos q se passam, saum encorporados e modificados os estilos tornando eles cada fez mais ricos... Mas a escola de Ching Mo eu não conheço, e de algum mestre q reformulou os Ing Jiao?
O Ing Jiao do Norte, eu conheço. Ele e ensinado dentro de Shaolin Quan, por isso chama Ing Jiao Quan, e tem até aquele postura caracateristica q vc fica com os braços esticados para tráz, e o tronco abaixado, como se fosse a aguia voando. E tb a garra é difente, a do Norte vc ataca com tres dedos, o indicador o medio e o dedão. A Ing Jiao do sul, e criado pelo Ó Fei, e aquele com todos os dedos, e meio fechadinha a garra.
E peloq vc falou, eles encorporaram esse dois dentro do q vc aprende ne?
Zanza disse:
Para se ter uma idéia, em agosto eu terei 6 anos de treino com este professor e somente agora comecei a aprender a primeira forma do estilo.
Para se tornar mestre eles exigem que se saiba 50% do estilo e para se tornar um Gran Mestre tem que ter um aluno dando aula.
Estive falando com alguns professores e eles comentaram que este é um dos estilos de Kung Fu mais longos que existem...
É tem estilos q dizem q ate vc pegar o grau de "professor", Shi Heng, Lao Shang, Jio Kao ou ate mesmo Shifu ( cada um chama de um jeito), vc so aprendeu o basico do estilo, o necessario para vc passar adiante pros novatos... Vc so começa a aprender o verdadeiro estilo depois disso. Mas como disse não são em todos não. Tem estilo q em um ou dois anos, vc ja esta realmente sabendo o estilo... ah.. isso na China..
Mas aqui não devia ser diferente.
Esse de aluno estar dando aula eu não sabia. Alias, eu acho q esse lance de medir por esse meios se vc esta pronto para ser um Grão Mestre meio estranho. Eu acredito nao lance q vc temq estudar muito, mas muito mesmo, para então vc ter um pouco da capacidade para poder admistrar um estilo.
Por exemplo, a pessoa demostra q esta pronta para ser "Mestre", quando ela tema titudes de tal... e se vê q o conehcimento dele e pleno, imparcial e cauteloso ao q ele diz sobre qo sabe. E por fim dominar as tecnicas do estilo em questão...
Ja pensou se um professor, q eh tosco tem um aluno q ja da aula?? Ai ele pode virar mestre??
Pq eu ja tive alunos q deram aula... E ate em outras cidades. Mas eu num me considero nem perto de mestre... hehehe.
Bem, mas cada estilo tem as suas autoridades, e eles estipulam o criterio melhor para se definir os graus dos praticantes.
A sobre o tamanho do estilo, realmente é grande mesmo. Essa afirmaçao de q é um dos maiores q existe eu num posso dizer, hehehe. Pq so conheço alguns em meio aos mais de 600 né? Então fica dificil... hehe.
Mas sei q o Hung Gar e compridinho tb, no estilo do Ing Jiao... Varias linhagens se misturaram as linhagens de Hung Gar... e ai o estilo ficou bem grande, deve ter perto de suas 80 ou 90 formas tb.
Mas eu percebi q tb o tamanho remete ao tempo q ele foi criado, exemplo disso sao os estilos da Shaolin Quan... Pô, eu ja vi um documento, acho q esta disponivel na net... q descreve as formas de Shoalin... tipo, e ainda tinha uma obsevaçao q muitas poderiam ter se perdido com o tempo, ou não ter sido registradas por q o monge q fundametalizou guardou como pessoal e tal...
Mas existiam mais de 500 formas catalogadas...
Por issoq eles deixam a criterio do praticante no templo, o caminho q vc vai seguir, por as forma saum encinadas sem uam sequecia exata, e claro sem contar as basicas Luo Han, Xioa Hong.. etc etc...
Então com isso a pra concluir q a data de criaçao do estilo infuencia no tamanho do proprio. Salvo raras exeçoes ja predeterminadas. Como o Wing Chun.. q so tem 4 e sempre foi assim. Mas acho q devem ter variaçoes por ai... hm.. viu? E dificil afirmar com certesa algo sobre o Kung Fu, tem muita linhagem, estilo etc etc...
Mas bem, qaunto mais agente souber melhor... hehehe