Po!! Finalmente eu consegui!!! Olha só, ja fazia uns meses q eu tava pesquisando isso... E finalmente eu terminei!
Eu me lembro que quando eu mo propus a colocar aqui artes diferentes e raras eu me lembrei de Vjaramushti... So q essa arte e muuuito antiga mesmo, e eh dificilimo achar material sobre ela... Então eu comecei uma jornada infindada para recolher todos os textos q eu conseguir sobre essa arte e ai fuçando em site, alguns livros e ate mandando e-mail pro consulado Indiano (
). Eu consegui juntar varias informaçoes em forma de textos sobre as artes marcias q derão origem, isnpiraram e se fundiram para melhorar e assim criar todas as artes marcias q conhecemos no mundo hj... Se não todas pelo menos 95% delas.
Como eu achei textos explicativos eu não os auterei, portanto eu coloquei notas de muita importancia para oa praticantes das demais artes. Pois os textos se focam principalmente na arte em si, e deixa de lado as outras artes q a sucederam, assim ele tratam ate, como posso dizer, um pouco de esculacho fazendo assim o foco ser somente as artes indianas.
Eu na verdade vou trascrever toda essa informaçao, mas achei q agora seria perda de tempo, eu deixo so minhas notas q esclarecem muito das duvidas e acrescentam ate q bem o conteudo do texto dando a enfase para as outras marciais mundiais.
Devo agora dizer, q eu pessoalmente aconselho os q realmente gostam de artes marcias a lerem tudo oq eu vou escrever e perceber as ligaçoes.
Pois essas artes derão origem as q vcs praticam hj em dia, e para um verdadeiro artista marcias é de suma importancia conhecer a verdadeira origem de tudo.
Então agora um toque, quem achar o texto grande ou ate com informaçao de mais para vcs assimilarem, mas q realmente se interessou, leia um pouco, marque o lugar q parou continue depois, ou vc q mais interessado imprima e leia aos poucos. Mas como ja disse é indispensavel a leitura para o verdadeiro artista marcial.
LEIAM!!!
Ok.. depois de toda essa serimonia:
Ernesto "Uglúk" Andreghetto (
) apresenta:
O KALARIPAYÁTU E O VAJRAMUSHTI
Kalaripayat e o Vajramushti são artes marciais muito antigas originárias da India da região de Kerala. O monge Bodhidharma usou provavelmente o Kalaripayat e o Vajramushti para criar as bases do Shao-Lin-Kenpô.
(nota do Uglúk: Ok, uma pequena esculachada aqui, nada grave. Ele misturou em uma frase palavras chinesas e japonesas. Shaolin Kempo: Kempo e uma palavra japonesa porem q e respectiva a Kung Fu em chines. Então ele deveria escrever Shaolin Kung Fu de uma vez, ou usar o termo japones para Shaolin tb q é Shorinji, ai poderia ficar Shorinji Kempo q é a traduçao para o japones de Shaolin Kung Fu.
E bem, num tem nada de provavelmente tb, é fato: Budhdarma fundametalizou o q nós conhecemos hj como Kung Fu Shaolin com o Vajramushti ao chegar ao templo de shaolin.
Ja existia o Wu Shu antigo na China ( lutas com teor militar, porém de tecnicas esuberantes já) e uns dois moges de shaolin ja o conheciam para defender o templo. Com Budhdarma havia vindo um monte de monges indianos tb, e desse ele pegou 16, jutando com 2 origianis do templo ele treinou 18 monges para proteger o templo.
Como ele treinou: Utilizando-se das tecnicas apuradas do Vajramushti munidas as tecnicas de combate de Wu Shu q ele conhecerá, mas a medidaçao devoçao e principos filosoficos e religiosos. Isso desencadeou uma forma magica de lutadores, era incrivel oq eles eram capazes de fezer com essas combinações era super lutadores, e ja q os monges eram proibidos de portar armas brancas pra eles não havia nada melhor para se defender.
Sugem os primeiro 18 monges guerreiros q cuidavam dos portoes do templo, ou seja eram porteiros, guardiões q em chines pode ser chamado de Luo Han, então Luo Han Quan ou o Boxe do Guardião de Buda como ficou conhecido devido a funçao dos monges. E esse foi o primeiro estilo de Kunhg Fu como conhecemos hj q foi fundamentalizado. Bem dai por diante tem milhares mais de detlahes ate ir se formando o Kung Fu Shaolin, e como esse metodo de arte marcia munido a filosofia, religião e meditaçao com tecnicas apuradas de combate foram se espalhando pela Asia. Mas esse e o ponto de partida.)
Kalári significa "escola" e Payat significa "arte marcial". VAJRA significa "bastão, cetro", e MUSHTI significa "soco, pancada, batida". Entretanto, o Vajramushti é mais conhecido como KALARIPAYAT ou KALARIPAYATU. Esta é uma das artes marciais mais antigas no mundo. Seu propósito está em ajudar manter uma harmonia exterior a e interior no homem e em sociedade.
(Nota do Uglúk: Primeiro so vou dizer q alem dessa tradução, q provavelmente é a literal de Vajramushiti, existe outra q os estudiosos de artes marciais tb conhecem q é o Boxe do Punho de Diamante. Assim se vcs ouvirem falar disso ja sabem oq é tb.
E agora sobre a afirmação de mais antiga do mundo. E comum eles realmente darem exclusividade a propria arte, mas não esta de todo certo afirmar isso. Simplesmente pq sabemos q qualquer tecnica ou estudo ligada a combate e guerra e conciderada arte marcial, e na China, na mesma época q o Vajaramushti toma forma na India, ja praticava-se o Wu Shu antigo. E no Egito tb ja era visto uma arte marcial, q ate hj eu não consegui descobrir o nome, mas provavelmente deu origem a luta tribais na África q podem ter fundametalizado a Capoeira q conhecemos hj em dia.)
O KALARIPAYAT era uma arte praticada pelos Kshátriyas, a classe guerreira da Índia. Siddhartha Gautama - o Buddha - foi praticante assíduo do Kalaripayat. O KALARIPAYAT é uma prática vinculada aos Rishis. O Vidya Yoga mantém a prática desta arte marcial em sua codificação. Quem pratica Vidya Yoga tem a oportunidade de conhecer a prática do KALARIPAYAT e do VAJRAMUSHTI.
O Kalaripayátu pode ou não ser praticado com armas, tais como: bastões longos ou curtos, lanças, espada, etc.
Surgimento:
Acredita-se que os grandes Rishis guerreiros ensinaram seus segredos para os principais Brahmins. Esses, por sua vez, treinaram outros e escolheram vinte um peritos de combate corpo a corpo, com os quais os guerreiros (Yodhas) foram treinados. Esses 21 guerreiros estabelecidos 21 Kalari para proteger a terra e mantem paz.
Kalari ficou uma parte integral do socio-político sistema da região de Kerala medieval. Os Principados Medievais e famílias dos Brahmins e Kshátriyas foram mantidas e treinadas um grupo militar de seu possuído.
Graças ao monge Bodhidharma, um monge do Buddhista do Sul da Índia (um príncipe de Tamil Nadu), Kalaripayátu e o Vajramushti foram introduzidos na China e no Japão, e depois em outras terras e países. Na China, o Kalaripayátu e o Vajramushti tomaram o nome de Kung Fu. No Japão, estas artes foram desenvolvidas dentro do sistema samurai, onde criou-se e desenvolveu-se o Karate-dô e o Kempô.
(Nota do Uglúk: Aqui ele da uma concertada no q ele falou la em cima, porem tb deixa meio em aberto o verdadeiro caminho e segmento q tiveram as artes marciais depois do Vajramushiti.
As ligaçoes com o Kung Fu são diretas como eu ja citei, mas com Karate-do não. Apesar de ter raizes, ja q karate se principia do kung fu chines e se principia do Vajramushti Indiano.
Agora no texto da a entender q Budhdarma que foi levando a arte marcial a todos os pontos da Asia, isso tb não condiz a realidade, ja q como vimos muitas artes orientais surgiram uma das outras. Budhdarma só e diretamente responsavel pelo Kung Fu ao q sabemos, dai por diante foi um reaçao em cadeia na asia.
Sobre a escola Samurai tb e improvavel q Budhdarma tenha tido alguma ligação direta ja q ele foi da India para China e do Templo Shaolin ele saiu com mais de 100 anos e nunca mais foi visto. Somente ele e seu primeiro discipulo e primeiro Budista Zen Chines, o monge Ho K'o q tinha um braço só, porem ninguem o derrotava em uma luta, antes conhecido como Mestre Sheng Hua de Artes da Guerra. E duvido q com a idade ja mais q avançada dos dois eles tenham chegado ate o Japão e influenciado algo nas artes marcias de lá.
Por isso influencia teve, mas sempre indiretamente a comecar a cadeia sempre pelo Kung Fu Shaolin ou alguma outra arte q subiu direto da India, mas isso e meio obscuro na historia, apesar de haver indicios.)
Kalaripayatu é uma mistura única de práticas espirituais e mentais, físicas. O treinamento segue rituais estritos e diretrizes. No 'Gurukúla' ('residência dos mestres') há um treinamento físico rígido, assim como treinamento ético e espiritual aos praticantes. O Kalariguru (Mestre de Defesa Pessoal) guia seus estudantes num caminho que os permitirá estarem prontos para qualquer situação na vida. A medicina Ayurvedica tradicional faz par com o Kalaripayatu. Seu nome é designado como "Kalarichikitsa"' e baseia-se em identificar 'pontos vitais ('marmas') que são tratados com massagens e óleos essenciais do Ayurveda e ervas medicinais ditadas pelos Gurus.
(Nota do Uglúk: Precebam q tudo q é descrito acima e a base dos ataques vitais de todas as artes marcias. Pontos de pressão, e muito mais coisas q temos nas artes marcias q conhecemos.)
A cultura física, mental e espiritual:
O alvo do Kalaripayatu está não unicamente na arte de defesa pessoal, mas também vigor de mente através de exercícios físicos e Yoga. O vigor de mente é o vigor de corpo. Isto habilita a si próprio para ficar até os desafios em vida e disciplina mente e corpo.
(Nota do Uglúk: Alguem ja viu como em algumas academias oue scolas de artes marcias ele colocam "Yoga" depois da arte marcial? E ai vc pensa q tem Yoga o exercício tb, e não tem so tema arte marcial. Pois é isso virou um costume colocar mas o a maioria dos mestres realmente não sabe porq ta la de verdade, é incrivel mas e verdade, eles colocam por costume. Mas oq acontece é q nós temos o conceito da Yoga aquele exercicio indiano apenas, mas não. Yoga e todo exercicio fisico q é executado junto com meditação,de acordo coma definiçao inicial, ou seja a Arte Marcial é uma Yoga. Pode observar q no explicaçao acima ele coloca tudo oq eh treinando em uma arte marcial oriental qualquer, mostrando de onde tudo realmente surgiu. O problema e com o tempo é popularizaçao das artes marciais e da Yoga, nos acabamos esquecendo essa ligaçao, e por conveniência Yoga so ficou o exercicio Indiano, mas mesmo assim ainda tem professores q colocam o "Yoga" depois da arte marcial, e muitas vezes nem sabem por q.)
Conceito e treinamento:
O conceito de Kalari desenvolve de 3 níveis e 3 sub-níveis, a saber:
Níveis (treinamento externo):
1) MEYTHÁRI ou exercícios físicos.
Seqüências de exercício físico e Vidya Yoga, incluindo torções, alongamentos, articulações, saltos, rasteiras, agilidade e performance geral do corpo. Eles habilitam o estudante para dominar coordenação, os princípios de movimento em espaço e para compreender o fluxo contínuo de energia no corpo.
2) KOLTHÁRI ou coordenação física.
Isto envolve treinamento com armas de madeira, num primeiro momento, e depois com armas reais (lanças e outros). A prática habilita o estudante para ganhar controle e autodomínio de si e do objeto, equilibrando a mente. Até Mesmo um pequeno objeto de madeira pode tornar-se um instrumento eficiente nas mãos de um Yodha (guerreiro). Ele pode conquistar até mesmo um adversário extremamente pesado.
3) ANKATHÁRI ou prática de combate.
Aqui, finalmente, é a prática completa do combate com treinamento com armas: Kadaras (punhal), Udaval e Paricha (Espada e Escudo), Kuntham (Lança), Gadba (Clava) , Mazhu (Machado), e Urumi (uma Espada flexível longa). Isto é a fase final de treinamento externo.
Sub-Níveis (treinamento interno):
4) DHYÁNA YUKTA ou meditação do guerreiro.
5) YODHANAYAMA ou domínio do guerreiro.
6) VAJRAUPÁSANA ou técnica do guerreiro.
(Nota do Uglúk: E fácil de observar a semelhança com os treinos das artes marcias q conehcemos, todas tem essa mesma base e fundamentis para treino.
Mas um coisa intrigante e a divisão do interno e externo e lembra muito a diferença entre os estilos de Kung Fu internos e externos.
Oura clara evidência de forte ligação.
Que depois o treino interno na china ficou conhecido como Qi Gong ( Chi Kung) e depois indo para o Japão como Ki. Mas como vcs podem ver as raizes saum muito antigas, alem tb de q treino interno consiste no caracter e conduta filosofica do praticante, não somente energetica.)
Aprendizagem e o ensinamento do KALÁRIGÚRU:
Aprendizagem requer um ritual esticar, alongar e dobrar o corpo de várias formas e através de vários exercícios para alcançar equilíbrio, força e flexibilidade. Dos pontapés desarmados e perfuramentos, os guerreiros do Kalaripayatu -- também chamados de YODHA --, costumam usar paus, espadas, lanças e punhais e estudam os 'marmas' (os 108 pontos vitais no corpo humano).
BHAJAN KALÁRI
O lugar de prática e treinamento é chamado um 'Bhajan Kalári'. No Bhajan Kalári temos elementos de uma escola, ginásio e templo. O praticante têm de obrigatoriamente praticar Yoga, como uma disciplina para o espírito.
VERUM KAYTHÁRI
Também chamado de "Combate desarmado" é um curso de pós-graduação no Kalaripayatu. Aqui um guerreiro desarmado luta com um inimigo armado, aplicando várias técnicas Ozhivukal (pulando), lrrakkam (retrocedendo), Kayattam (andando), Thada (bloqueando) Pidutham (pegando) e Marmam (tocando e batendo nos pontos vitais) do corpo. Assim o corpo inteiro torna-se uma arma.
(
Nota final do Uglúk: Bem, podemos abservar como se deu a origem de todas as artes marcias apartir de uma, uma simples formula q deu certo como tecnica de combate e pronto, todos na Ásia aderiram. Mas interessante ver q como dessa mais antiga, quase nada muda realmente das q conhecemos hj, e ai posso lançar um dilema: "Será q realmente existem artes marcias novas? Uma e copia da outras e nada novo foi criado, so aperfeiçoado? Então como podemos definir quando surge uma arte marcial nova?"
E outra coisa q quero deixar registrado é q sobre a vida de Budhdarma e muito dificil de achar, e por isso eu ainda considero incompleta essa parte da história. E tb sei q Budhdarma treinou sob a tutela do Grande Mestre Prajnatara, q era um exelente estrategista de guerra e exímio na arte do combate. Ele foi um dos principais mestres de Vajramushti da história, e tb num se acha nada sobre a vida dele e mais detalhes, uma pena... Pois nesses dois pontos q eu tinha mais curiosidade mesmo, e ainda não encontrei. So sei q eles eram respctivamente o Vigesimo Quinto e Vigesimo Sexto patriarcas de Sidharta Gautama - Buda.)
Uff... terminei... espero q tenha sido proveitoso para muitos.
E agora gostaria de deixar claro q existem muito mais historis dentro dessas explicaçoes...
Como por exemplo a chegada de Budhdarma a China e eleconhecendo Sheng Hua q se tornou Ho K'o, e como esse perdeu o braço.
E depois como o kung fu foi se desenvolvendo apartir de Luo Han Quan, como realmente surgiu as formas de animais q Budhdarma tinha fundamentalizado, mas tinham mais efeito terapeutico. E como um discipulo de Budhdarma chamado
Kuk Wen mudou o rumo da historia dos monges guerreiros em shaolin, e sua influecia direta na criaçao das formas dos 5 animais e as mais de 170 tecnicas de mão de Shaolin.
A destruiçao do templo e como isso resultou na criaçao dos estilos da familia Nan Quan com a origem do Hung Gar... E antes disso, quem foi Fong Sai Yuk, q criou o famoso Boxe dos 5 animais q conhecemos.
E antes na china como foi criado o Wu Shu, os outras 5 animais de Huan Ti q continham Urso, Falcão etc.
Todo o caminhos dessas raizes pela asia, indo primeiro a Coreia, depois Okinawa e Thailandia e o surgimento detalhado de todas as artes nessas regiões.
São assunto interessantes tb... Mas o tronco principas da arevore de crescimento da arte marcias esta ai em cima. Antes disso, era so pegar um pau e acertar a cabeça do adversario hehehe.
Precisava compartilhar isso com vcs... afinal ne? Guardar toda essas anotaçoes minhas pra mim num tem sentido...