Perfeito oq o Menello disso.
Alias, Bruce Lee tb encheu muito o saco disso, eficiencia vs. beleza. E dai nasceu o Jet Kune... Na verdade é alegorico mesmo. O Kung Fu mesmo q a arte marcial alegorica q eu conheço. Mas então agente entendo como treino, o treino d eformas alegoriacas realmente nos da mais força e meios de adaptaçao a qualquer ambiente... Bem, todos com suas vantagens. Eu sempre diza q por essa caracterisca alegoria q o Kung Fu é o primeiro passo para todas as outras artes, pq ela da a noçao completa de qualquer feijão com arroz de qualquer arte. Mas mesmo assim ainda existem artes mais antigas, e artes q se fundiram não pelos meios orientais... Então ai fica essa frase apenas como alegoria a situaçao mesmo...hehehe.
Örome disse:
Ugluk (ou talvez a Linda Ladeira [ou qq outro a saiba]),
se o Hwarang Do eh antecessor do Tae kwon do , tb deve ser o antecessor do HapKido tb, certo?
e se for, qual a diferença do Hwarang Do pro HapKiDo?
Essa pergunta é legal...
E eu respondo pq a Linda num deve saber não, saba?
Sim, o Hwarang Do e antecessor do Hapikido tb. E tb como disse o Menello o personagem do Fatal Fury...
O q supnho ser uma homenagem ate, pq ele é coreano e tal, e antigamente os Gurreiros de Hwarang eram muito famosos e temidos pelo poder.
Mas vamos lá, a primeiar arte de combate da Coreia foi a arte dos Cavaleiros Gurreiros, conhecida como Hwarang Do, os Gurreiros de Hwarang.
Esse guerreiros eram muuuito semelhantes ao Samurais, mas muito mesmo, ate espada envergada como a Katana eles usavam. Detalhe, os Hwarang são mais antigos q oa Samurais... Bem, num tem linha historica, mas eu acredito q sim, ouve uma influencia. Tanto q todas as artes do Budo, vc tb encontra no Hwarang Do.
Bem, ouve uma epoca q um Monge Coreano chamado Choi, foi para o Japão aprender a arte do Aikijujutsu. Esse monge ja era uam grande mestre de Hwarang Do, interessante resaltar q ele foi companheiro de "classe" do nosso fundador do Aikido... o Sensei.. ahmm.. esqueci o nome do Honoravel.
Mas bem, eles eram companheiros de classe no Aikijujutsu.
Esse monge Choi ao voltar para a Coreia, muniu suas as tecnicas de chaves, imobilizaçoes e outras coisas assim do Aikijujutsu, as tecnicas de combate corporar do Hwarang Do, os chutes estremamentes trabalhados ( migrados depois pro Tae Kown), e as tecnicas de soco e tal. Dessa junção... tcharam!!
Nasceu o Hapikido!..
Bem, por essa explicaçao acho q ja deu pra sentir a difenrença dos dois ne?
Mas o Hwarang Do foi base para outras artes Coreanas, como o caso da sua junçao com o Karate vindo do japão, e nasceu o Tung Soo Do... Ate hj representado nos EUA pelo Mestre Carlos Ray Norris...
Conhecido como Chuck Norris.
Por isso ele se da tão bem no Karate...
Acho q só isso ne?
É..so isso...