Vou dar um visão purista e estremanete egoista e anti evolucionaria sobre campeonatos... E ao mesmo tempo um pouco avaçdada e adequada aos tempos de hj. A qual na verdade eu ja ate experimentei, pois ja senti isso. Eu gosto de escrever alem d eminhas opinioes, textos como ensaios, q não sao so como minhas opinioes mas relativo a varias experiencias q eu tive, a qual eu consigo sobrepor em um sitema de questoes na qual sempre e exelente para se achara soluçoes... E como a falta de incertesa leva ao fracaso certo. La vai meu questionamento...
Nos ja falamos sobre a origem de arte marcial, e seus principio basico q é eliminar um adversario no menor tempo possivel....
Se esse é o real objetivo da arte marcial, alguem poderia me dizer oq é aquela busca por pontos nos campeonatos? Como vc pode dar um chute sem pensar em machucar o adversario?? Teoricamente vc da com a maior força possivel, pois mesmo em campeonatos vc quer nocautear o infeliz... Afinal, K.O. e pontuaçao maxima em algumas modalidades... Vcs num acham q a vontade de vencer e tão grande q eles realmente liberam golpes com niveis traumaticos estremamente perigosos?
Estamos falando de instinto humano, mais antigo q qualquer arte marcial... Instinto de ser individo, de se destacar em um grupo,de ser vitorioso. E olha, num quero ser pessimista, mas eu sei q a maioria q luta em campeonatos estam la para provar algo, seja pra si ou pra um grupo... Num existe isso de " estou aqui para aprender", balela! alem do mais q s evc ta pra aprender, vc continua vencendo ou perdendo do mesmo jeito, então algo vc ainda continua provando, e seu objetivo e sempre ganhar, a não ser q vc se considere tao ruim q ja entra com a derrota na cabeça, oq sabemos e estremamente prejudicial.
Ha exeçoes, sim! Mas eu duvio q a maioria ou pelo menos muitos, q entrem em campeonato estejam num nivel filosófico e espriritual avançado o suficiente q pense naquilo como uma " experiencia"...
Dois pontos:
Se ele ta la no q se diz para "aprender" ele num tem esse tal nivel de serenidade e cofiança própria.
Agora se ele é bem formado, e tem um grande potencial atletico e tecnico, pra q vc entrou no campeonato então??? Mais q obvio, pra tentar ganhar, logico!
Alias, campeonatos modernos foram criados pra q mesmo?
É um meio das federaçoes ganharem dinheiro, primeiramente. É é po meio mas facil, o desjo do homem e se detacar em um grupo, e ele ganhar um campeonato ja da a ele a satifaçao individual q ele precisa! Logo, os campeonatos se enchem de inscriçoes e as federaçoes embolçao a grana. Nessa visão eles estao errados? Claro q não, esse é oq eu chamo de a "Magia do Capitalismo", e a maica de trasformar qualquer ser comum, em individuo de destaque de acordo com seu estatus de bem de consumo, campeonato tb é um bem de consumo alem de sua habilidade, ja q vc paga pra participar. Alem do q pior, vc paga para ter a oportunidade de ser uma pessoa com um certo destaque... E porq se da medalhas, trofeus e diplomas?? E se agente num ganha nada desse "simbolos" agente fica meio cururu? Por q agente temq ter a simbologia de q nós ganhamos o campeonato, e nós temos orgulho de mostrar esses simbolos para nossos amigois e parentes, mesmo q não como mostruario, mas se alguem ver em casa ele fala " ah essa medalha eu ganhei em tal campeonato, assim, assado blablabla"... E pq isso ta incorporado? Ninguem acredita em vc se vc não mostrar um trofeu?
Bem, analizado os reais motivos da existencias de campeonatos. Me diga... e ai, como fica o objetivo de "matar" o adversario? Ele se perde no campeonato? Ou seja... num é mais arte marcia então ne? Virou esporte baseado na arte marcial, q seja entãom q mesmo lutando muito em campeonato vc nunca vai estar preparado para lutar uma arte marcial de verdade?
Mas como eu disse... vamos fazer tudo nos limites q podemos para vencer.
Mas temos q evitar machucar seriamente o adversario...
Tarefa pra mestre ne? Chutar sem lesar, socar sem traumatizar.. hehehe
Bruce tb disse algo assim: No inicio soco e simplesmente um soco e chute é simplesmente um chute. Depois vc descobre q são bem mais q isso, e se torna um verdadeiro artista marcial. Mas depois q vc se torna mestre, soco volta a ser soco e chute volta a ser simplesmnete um chute.
Eu divido em 4 categoria os praticantes da area:
Artista Marcial: o estudo da arte e mais importante, aprender para se aperfeiçoar e levar a serio a historia, filosofia, fundamento e tudo mais lembrando sempre da tradição, se sentido bem, nada a provar a ninguem, somente harmonia com a arte como forma de expressao e caminho.
Atleta Marcial: a pratica dos exercicios das artes marciais são a chave para se ganhar campeotados de formas e apresentaçoes, alem da saude e bem estar. Seu objetivo e sempre se tornar mais rapido, forte e preparado fisicamente, para enfrentar campeonatos e vencer.
Lutator Marcial: Esse ve nas tecnicas de combate e o treino do mesmo, forma de vencer sempre o advsario, lutar pra ele é a parte mais importante de uma arte marcia, num importa onde e quando ele viva, ele precisa lutar bem, e literalemnte esmagar serus adversarios. E so treina pra isso... Exemplo proximo temos os praticantes de Jiu Jutsu de um tempo atraz ai.
Ciêntista Marcial: O estudo do arte e das artes como um todo.
" Para se compreender o todo é preciso conhecer as partes, e para entender as partes e preciso conhecer o todo." - Paschal, sobre o Iluminismo e suas especiliazaçoes em areas diferentes.
O Cientista marcial, realmente estuda para achar soluçoes, ele num é preso a nem um tipo de tradiçao, ele conhece todas mas so usa para evoluçao. Utilizase do conhecimento abrangente para resolver problemas e evoluir o meio e caminho de pensamento da arte.
Geralmente se caracteriza por conhecer varios estilos, em termos historico-fudamental e não se limita nunca ao estilo praticado.
Se alguns desse esta mais certo q o outro?? Obvio q não! cada praticante escolhe o caminho na qual se especializa e domina melhor, a arte marcial e rica nisso... praticando ela, vc pode ser desde um monge budista ate um atleta olimpico a um lutador de rua. E queira ou não tudo isso esta dentro do estudo de arte marcial, oq jeito q vc absorve ou oq vc absorve mais é problema seu.
Bem, é isso...
Espero q vcs gostem do meu ensainho sobre campeonatos e perfis de praticantes e seus objetivos dentro da arte, ja ligada a idea de campeonato...
Linda Ladeira disse:
Orc, troca de favores? Dispensou uma grande ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sou inteligente viu
Ta falando q eu sou burro??
Tipo... hmm... ok. to apertado aqui... inclusive minha aula de hj falamos sobre engenharia civil, e tipo... sei q preciso de ajuda.
E aposto q vc tb...
Loira.