Vou começar um de cada vez, tentando voltar ao ritimo do topico, que o pessoal do ninjutsu deu um esticada ae.
leandrolamimtrail disse:
eu gostaria de saber como é o boxe chines pq to afim de fazer...
Básicamente o boxe chines hj em dia é conhecido como San Da, mas deixa eu explicar uma coisa interessante sobre ele.
Todo o kung fu é boxe chines, devidamente apropriado do sufixo "Quan" em muitos dos seus estilos, que significam Punhos ou Boxe... logo um boxe chines.
Porem, o kung fu tem várias modalidades no combate esportivo com regras destintas, San Shou, Wu Shu, Kuo Shu e o San Da... que na verdade esse ultimo quase meio que um "vale tudo", cotovelo, joelho, punho e chute, não sei bem se nessa categoria vale-se arremesos, imobilização e lutas no chão, como vale em San Shou, mas eu sei que o San Da acabou virando uma pratica para aqueles lutadores que so querem lutar no kung fu...
Então o que é o boxe chines hj, chamado assim diferenciando-o dos demais Kung Fu? E simplesmente a parte mais impacto dessa arte, a parte full contact ou mesmo Muay Thay seria um exemplo apropriado.
Então esse partcantes que so treinam a parte de luta mesmo, foram formando essa "nova" escola de arte marcial chinesa que consiste em se especialidar em um parte do kung fu, a luta, e o chamaram de Boxe Chines.. ou San Da.
sifu Ricardo disse:
Gostaria De Saber O Que Os Participantes Deste Forum De Artes Marciais Acham Quando Um Praticante De Kung Fu Se Torna Graduado(faixa Preta) E Forma Seu Proprio Estilo De Kung Fu??
O seu post anterior foi um quote meu né? Tipo... vc deve ter quotado pra fazer a referencia e tal... não era nem uma duvida ou comentario?
Enfim, vamos a essa sua pergunta.
Na verdade o Sarcasmo ja falou que ai sobre essa questão pessoal de saber dar aula etc.
Mas a minha opinião é mais complexa, por que ao meu ver envolve coisas tais como necessidade da criação desse estilo, acho que todos sabem que estilos antigos não nasciam do nada... e sim de uma necessidade básica relacionada a alguma dificuldade ou adaptção que era necessária fazer naquele evolução do estilo... Exemplo, todos estilos da familia Nan Quan.. surgiram baiscamente do Hung Tao Choei Mei Gar... eram basicamente estilos de lutas vindos do templo shaolin que devido a descrição e a lugares pequenos que esses deviam treinar... os movimentos ficaram curtos, sem saltos e com enfase em punhos, e isso se espalhou por todo o sul da china, criando uma familia inteira de estilos, por causa das facções rebeldes que ia surgindo e precisavam treinar as escondidas.
Mas tem centenas de outros estilos, como o Próprio Tai Ji (Tai Chi whatever).
E mesmo assim, esses estilos não surgiram da noite por dia, existe a fundamentalização dele, e ai uma evolução de anos, as vezes seculos pra que ele se destaque como um estilo mesmo, ou seja mereça ser chamado de estilos dentro dos preceitos culturais que ele absorveu.
E ai tem outro rolo, existe uma clara diferença entre Estilo, Sistema, Técnica, e tal... Estilo as vezes é chamado de escola tb, mas prefiro não usar esse termo por que escola de Kung Fu tb é o lugar onde se treina ... e se alguem abriu um nova escola não significa que ele criou um novo estilo. Como eu ceio que estava respondendo pro Vela a uns posts atráz sobre abrir uma escola.
Enfim, essa questões que envolvem tb a fundação de um estilo, ele contem um sistema? Que contem técnicas? Ou são so técnicas? Ou quem sabe so um sistema? E ainda não chegou a aparecer no contexto de estilo ainda devido a sua preconce ainda enraização cultural.
E por fim, eu realmente acredito que para se fundametalizar um estilo, é preciso ter um formação solida, e não de kung fu somente, mas academica, como antigamente... sabemos que os grandes mestres eram eruditos, ou feitores de coisas deveras inteligentes, médicos e enfins.
Por que a diferença entre um mestre estudado, em qualquer área que seja, é q ele é esclarecido, sua mente é treinada.... ele sabe, releva e questiona. E ai esta a diferença entre o mestre ( que é ate uma incoerencia chama-lo assim) que não tem essa formação, ele fica na linha tênue do acreditar... ele simplesmente acha q é assim por acreditar que é assim... O que gera um conflito denso no aprendizado, ja que se vc simplesmente acredita, como vc vai ensinar pessoas com ideologias diferentes sem um consolidação básica de tudo aquilo? Vai dizer.. é assim por q eu sei q é? Ou por q eu acredito? Enfim.. questões que podem variar de pessoa a pessoa tb... mas é isso básicamente.
Mas voltando a necessidade, ai vai algo ineterssante... sabe-se que necesidade intelectual tb existe... mas a de ego tb, e a financera tb.
E essa duas ai nos dias de hj, são as que mais formam estilos... e isso me assusta, por que eles não vão ter nada, do q eu eu disse acima. São quase um caprixo do proprio professor.
Que na verdade acaba por não inrriquecer o kung fu com seu novo metodos, mas sim infraquece-lo com um releitura do mesmo, so que sem fundamento, ou seja.. não evoluiu pra lugar algum so mostrou outra dissolução de um estilo.
Mas em outros termos, sim... pode se dizer que fundamentalizar novos estilos, enriquece o kung fu....