Nesse sentido a aula do Bill me pareceu mais coerente com o que eu esperava de um treino de ninjutsu moderno: quedas, rolamentos, socos, chutes, defesas, armas para os mais "antigos" e cultura e filosofia para todos.
Se vc acha que ele mesclou um monte de artes marciais, vc tbm tem que concordar que não se trata de Ninjutsu, ele teria que inventar outro nome para que ninguém questionasse a credibilidade do que ele ensina. Se ele vir a ensinar o Ninjutsu da Genbukan blz, mas não se aprende da noite para o dia.
São 9 escolas diferentes, e da forma forma que é colocado aqui no forum parece facil.
Também acho errado falar mal da Bujinkan sem ter treinado lá para saber como é.
Abs,
Ps.:Treino de Ninjutsu moderno? Não entendi essa parte?
Tá bom, vamos por partes...
1) Eu não acho que ele mesclou um monte de técnicas, mas a lógica diz que isso é possivel. A questão é que eu não consegui "rastrear" as origens do conhecimento dele, como conseguimos fazer com algumas escolas e estilos. Temos que levar em conta também que isso é perfeitamente plausível, tratando-se do assunto "ninja", já que o conhecimento foi passado durante muito tempo dentro de famílias tradicionais, com poucos escolhidos de fora. Porém, quanto a isso já tem um depoimento de um ex-aluno aqui no forum que lança alguma luz sobre o assunto. E pelo pouco que eu conheço de cultura e artes marciais japonesas, tenho certeza de que o Bill não é enrolador. E posso até afirmar que ele ensina "ninjutsu", já que esse era um nome genérico para um monte de coisas, conforme explicado mais abaixo.
2) O que eu disse é que qualquer um pode juntar um monte de coisas, se vestir de preto e falar que é ninja. E uma pessoa que fizesse isso não inventaria outro nome justamente pelo apelo comercial do nome "ninjutsu".
3) Para entender o que eu quis dizer com treino de ninjutsu modero temos que parar pra pensar o que é ninjutsu. Históricamente ninjutsu não é uma escola. Nem um estilo. É um modo de fazer as coisas. Estava muito mais relacionado com a "profissão" do cara do que com o jeito dele lutar. O ninja desenvolveu certas técnicas e fazia certas coisas que ninguém mais fazia. E eu não estou falando de técnicas de luta, porque no frigir dos ovos elas eram todas muito parecidas. Duvida? Compare um rolamento, por exemplo, de um ninja, de um samurai e de um moderno lutador de aikido e veja se tem grande diferença. Ou uma técnica de torção de pulso. Ou um soco.
No japão feudal, quando alguém dizia que o cara se utilizou de ninjutsu, ele queria dizer que o cara fazia todas aquelas coisas fantásticas que pareciam mágica aos olhos dos demais. O cara entrou lá e matou o daimyo sem ninguém ver? Ninjutsu... O cara desapareceu e se transformou num pássaro? Ninjutsu... O cara entrou na água e virou um peixe? Ninjutsu...
O ninja aperfeiçoou técnicas e táticas que não eram tão comuns na época. Espionagem, contra espionagem, guerra de guerrilha... Ou seja, ninjutsu NÃO ERA UM ESTILO DE LUTA CORPORAL. É claro que os ninjas sabiam sair na porrada, e muito bem. Mas, como eu já disse, isso qualquer um podia aprender. Bastava força de vontade, aptidão e alguém disposto a ensinar.
Agora vamos, enfim, ao que eu quero dizer com "ninjutu moderno". Acho que deve ser senso comum que nos dias de hoje fica um pouco complicado agir como um ninja agia a 600 anos atrás... A não ser que você seja agente de alguma agência de informações, ou membro de alguma tropa de operações especiais. E mesmo assim, se você viver em algum país belicoso...
Porém, de todo o conhecimento marcial que o ninja detia, ainda nos resta toda aquela parte do combate corpo-a-corpo, com armas, a filosofia, a cultura, que, mesmo que você nunca use para "assassinar" alguém, trazem todos aqueles benefícios que as artes marciais proporcionam. Além de ser um conhecimento bastante complexo e completo, já que os ninjas sabiam muita coisa, não se limitando a este ou àquele tipo de técnica, já que eles treinavam para as mais diversas situações.
Portanto, sob meu ponto de vista, o ninjutsu antigo só sobrevive na forma de conhecimento e tradição, sendo inacessível à maioria das pessoas (ou você acha mesmo que aquele velhinho japonês, mestre do meste do seu mestre, um dia vai te ensinar a como entrar no palácio da alvorada, matar o presidente com um veneno que você mesmo fez, e sair sem ser visto? Talvez até ensine, mas qual a qual a chance de isso acontecer?). O próprio Dr. Hatsumi diz isso quando fala que condensou os ensinamentos das nove escolas que herdou no sistema que ele batizou de Bujinkan Budo Tai Jutsu (e não ninjutsu). Ou quando afirma que sensei Takamatsu foi o último ninja de verdade.
Resumindo: enquanto o praticante de ninjutsu original se preparava para lutar uma guerra de verdade, e tinha que aprender a matar e não morrer o mais rápido possível, o praticante de ninjutsu moderno treina para conseguir os benefícios de qualquer praticante de qualquer arte marcial moderna não esportiva. Preciso explicar quais as diferenças que eu esperaria encontrar nesses dois tipos de treinamento? Será que algum praticante de ninjutsu acha que treina da mesma forma que um cara que morava lá em Koga por volta dos anos de 1400?