Vlw ai donovan ajudo muito,axo q foi um dos comentarios q mais me ajudou ate agora xD,pelo q entendi todas as artes te deixao fortes,e so se dedicar xD vlw ai mas assim uma arte q eu ando meio confuso e o ninjutsu vc poderia me explicar sobre ela??pq assim todos as artes tem uma historia mas a do ninjutsu parece ser uma das mais locas xD ai fiquei curioso xD...(deve ser legal ser um ninja da vida xD)
Eu acho que se seu objetivo é se tornar um lutador, deveria procurar um estilo de luta. Não entenda ninjutsu como um estilo de luta. Os ninjas sabiam lutar sim. Aliás, hoje mais do que antigamente, as técnicas de luta são as mais enfatizadas nas escolas de ninjutsu, justamente por todas as implicações legais e culturais de hoje em dia, como eu já disse em posts anteriores. Afinal, não estamos mais na idade média...
Ou seja, entrando para uma escola de ninjutsu você não vai se tornar ninja. Não do jeito que era no japão feudal, e muito menos como é no cinema. O conceito de "ser ninja" hoje em dia é muito diferente.
Em relação a essa discussão sobre esta ou aquela escola, este ou aquele sensei, também já disse. Sei o suficiente pra saber se o cara é picareta ou não, por isso não me interessa se ele representa esta ou aquela instituição, se tem certificados, etc e tal. Como eu disse no caso do Bill. Não me interessa se ele é o legítimo representante da Genbukan ou se ele é o herdeiro de um mestre japonês que só ele conhece e morreu assim que terminou de transmitir o conhecimento. O cara é bom e eu recomendo.
Agora você, que parece estar começando no mundo das artes marciais, sugiro que procure mesmo escolas que tenham algum tipo de certificação. Inclusive as da Bujinkan, porque não? De repente vc gosta... Mas não deixe de ver outras. Pergunte pros "ninjas" do forum.
Em relação a esse negócio de o cara fundar estilo, sou meio partidário do Uglúk... Acho que precisa de muita coisa, muito conhecimento, e principalmente muitos motivos pro cara querer (e poder) criar um estilo. Infelizmente o que a gente tem visto é gente que faz um "catadão" de técnicas, inventa um nome e se intitula único representante. Ou que se desentente com seu mestre, diz que arrumou outro, de outro estilo (que geralmente só ele conhece) e abre outra academia. Tudo isso só pelo dinheiro.