Bem. Eu discordo ligeiramente das ultimas afirmações. Sim. Aptidão fisica é importante, mas não é necessariamente um limite. A maioria dos estudos diz que é 20% talento e 80% suor o que faz um atleta de alto nível (ou alguma proporção desse tipo). O que importa é que dizem que o quanto o cara ralou no treinamento muitas vezes acaba contando mais do que as características herdadas do pai e da mãe. Bem, com isso poderiamos abrir uma discussão, existe talento, dom, ou seja la o nome que for dado a isso?
De qualquer forma, não acho que bastaria fazer o mesmo treinamento que um recordista olimpico. Mas, quem sabe, e se o "qualquer um", que não tem um fisico tão bom para a corrida, treinasse mais do que o recordista? Há uma chance, embora bastante pequena, de ele ser um recordista. Ou será que todos os recordistas, campeões, etc etc, nasceram para fazer aquilo?
Também concordo em partes. Não disse que basta o cara ter o dom que não precisa treinar. Disse que entre nós, meros mortais, na grande maioria das vezes o que faz a diferença é o suor mesmo, mas no esporte de alto nível, infelizmente, o "dom" faz a diferença sim. Um pouco menos nos esportes que envolvam uma técnica que pode ser aprendida e aperfeiçoada, e mais nos que exigem uma característica física mais "pura", como força ou resistência.
Outra coisa. Quem já acompanhou o treinamento de atletas de alto nível sbe que é meio difícil pensar em treinar mais que eles, por um motivo muito simples. Eles treinam mais do que qualquer pessoa normal. Eles treinam no limite do que um ser humano suporta, pois são levados ao extremo da condição física humana. Justamente naquele estágio que não basta a força de vontade sem aquela mãozinha da mãe natureza. Tanto é verdade que hoje existem testes científicos pra saber se o garoto tem aptidão para esta ou aquela modalidade. E não estou falando de colocar o menino na pista, quadra ou tatame pra ver do que ele é capaz. Estou falando de fazer um exame de sangue ou coisa assim.
Ou seja, a mãe natureza te deu um motor. Se for um 1.0, você pode preparar o quanto for, colocar turbo, nitro... Com certeza vai render mais que muitos 2.0 originais de fábrica. Mas se o cara que nasceu com um 2.0 resolver prepará-lo também, com certeza vai render mais do que o seu...
Fazendo uma comparação bem tosca, não adianta o cara querer jogar vôlei na seleção se ele tem um metro e meio de altura. Ele nunca vai bloquear o cara de dois metros. Ele pode ser o melhor jogador de vôlei do bairro, da escola, do clube... Mas pra seleção ele não vai.
Ou alguém duvida?
Última edição: