Na verdade existe uma confusão quando se fala em Jeet Kune Do. Todo muito pensa que lutar Jeet Kune Do é lutar igual ao Bruce Lee, e aí começam a abrir academias de
imitadores de Bruce Lee.
Na verdade o Jeet Kune Do é um método de combate, uma filosofia marcial. Basicamente, consiste em expressar-se de forma mais honesta possivel consigo mesmo. Ou seja, lutar de forma mais simples e natural possivel, sem artificialidades, sem "formas", sem firulas.
É um processo de eliminação, ao invés de agregação. É diminuir, ao invés de somar. É jogar fora o que não serve, e usar somente o necessário, e natural a você.
Por isso, o Jeet Kund Do original se preocupa mais em oferecer remédios para seus problemas, ao invés de ensinar-lhe formas de luta. E pra isso é necessario uma análise do indivíduo, e um estudo amplo de artes e técnicas diversas (desde estilos de
strikers como Boxe ocidental e Wing Chun, até estilos de
grapplers como JiuJitsu e Wrestling ). Isso para analisar os pontos fracos e fortes do aluno, e oferecer-lhe métodos de melhor
lapidar suas armas, e assim aprimorá-lo para o combate.
ou aquele aluno dele e tal, q mesmo assim.. eu acho q ele se aproveita dessa ideia pra ganhar uma por fora.. sei la.
Você se refere a Dan Inosanto, Ugluk?
A meu ver, ele é o responsável pela vertente do Jeet Kune Do que se manteve fiel à filosofia original de Bruce. Inclusive incorporou muitas técnicas de chão do Gracie JiuJitsu e técnicas de luta armada do Escrima/Kali. Ele evoluiu a arte de acordo com a visão do próprio Bruce Lee.
Já a irmã de Bruce, a responsável pela outra vertente da arte (e que, ironicamente, é a que fez mais sucesso) parece não ter entendido nada - deu prosseguimento à arte de forma completamente equivocada, ensinando às pessoas a lutar imitando o Bruce Lee - um erro grave, já que o próprio Bruce estressava que um indivíduo deve expressar-se de forma pessoal, sincera consigo mesmo, livre de artificialidades, _autêntica_ ... e não imitar os outros.