Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)
Knolex disse:
Ele desperdiça a oportunidade de desenvolver um pouquinho melhor os personagens e criar uma ou outra situação a mais nos livros. Deixa de ser simples e vira simplório.
Essa sua última frase descreve perfeitamente a minha impressão das Crônicas. Até agora também só li os dois primeiros livros, mas por enquanto a leitura se provou bem abaixo do esperado. Como o Knolex disse, ninguém está pedindo uma descrição à la Tolkien ou Cornwell, mas em alguns momentos chega a ser bobo d tão superficial. E justicar isso dizendo q é pq o livro é infantil é uma afronta, pois Harry Potter e a Pedra Filosofal e O Hobbit também são infantis e estão há anos-luz na frente das Crônicas. O q é pior é q Lewis tinha na mão uma história fantástica, mas a desenvolveu porcamente (SPOILER pelamordedeus, é só ver a morte da Feiticeira Branca
). Aliás, o estilo d Lewis em usar um narrador q TODA HORA interfere na história, dando palpites e impressões, é simplesmente irritante. Isso tira a concentração da história em si, e assim a trama passa a ser apenas escutada ao invés d ser vivida pelo leitor.
Em relação às alegorias cristãs, achei q há poucas e bem sutis em LFGR. Por outro lado, O Sobrinho do Mago chega ser ridículo quando aparece aquela árvore do fruto proibido (melhor maneira não havia d esfregar na nossa cara q o livro é cristão). Um detalhe curioso é q tanto Narnia quanto a Terra-Média (ou melhor dizendo, Aman) foram criadas por uma canção. Coincidência???!!!
No final das contas, por menores q sejam os livros, o estilo superficial d Lewis torna a leitura super cansativa. Preferi abandoná-la para começar Musashi (aí sim um livro d 900 páginas q passa voando). Talvez a retome mais tarde, mas agora simplesmente não está nos meus planos. De qualquer forma, taí um perfeito exemplo d um filme q pode vir a ser bem melhor q o livro do qual foi adaptado...