• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Crônicas de Nárnia

Re: "Crônicas de Narnia" (C. S. Lewis)

Acabei de trocar umas idéias com um amigo, e segundo ele Tolkien e Lewis realmente combinaram essa parte dos respectivos livros!! =/

Ouvi falar muito bem sobre esse livro, estou com muita vontade de lê-lo, mas infelizmente no momento estou sem tempo, acho que no ano que vem eu leio, ainda mais depois de ser super recomendado por um amigo meu.

*°Fairy Lady°* disse:
Sim, eu também percebi a mesma coisa! =D Eu li uma vez que o Lewis era muito amigo de Tolkien desde a infância, mas não sei se tem alguma relação...
Tolkien e Lewis eram do mesmo "clube de amigos", os Inklings. Não eram amigos de infância, se conheceram já adultos. E Tolkien em muito influenciou as obras de Lewis, pra começar com o fato de torná-lo um cristão. E Narnia é um livro cristão.
O fato de Narnia ter surgido de uma canção provavelmente foi sim baseado na origem de Eä, de Tolkien.

E, estava pensando, o nome "Narnia" tb teria uma origem élfica, como "Narn-îa", algo como "profundeza dos contos", do tipo, ou eu já tou querendo ver semelhanças demais? :mrgreen:

Sinceramente??? até que é uma boa semelhança!
ahh e o resultado ficou bonito tb!hehehe

Calma ai galera......

para os criticos do sr. Lewis : leiam todoss oss livros e alem disso leiam The Screwtape Letters. como eu li essse llivro primeiro minha impresao sobbreele fooi bem difereente... eh muito estranho vc leer um livro excelente com o conteudo super adulo e de uma hora para ouutra estar lendo livrinhu de criança, (como o knolex falou as vezes ssimplorio) mas garanto q elee eh bom ecritor.

paraoss qq adoraram.... : ahhhh vc ja sairam da adolecenciaa??? numa boa um livro no qual apareece papai noel e ele nao eh morto pelo lobo ... alem disso a narrativa eh muto corrida e o peeronages sao mau desenvolvidos.... no SDA sabeos como o faramir deveria pensar e ajir e ele eh um personagem seccundario... aggora em narnia isso nao ocorre (salvo o ratinhu)

mais algumas coisas.: tanto Tolkien quanto Lewis estudavam mitologia nordica, o fao da musica criar o mundo eeh um mito muito difundido e supponho q amboss tenham disccutido ele... alem diso a desafinaçao e finas sao tmas correntes em N mitologias... pportanto eh meio leviaanno dizer q por causa disso eh copia.

tolkien nao gostooumuito das Cronicas de naarnia pq ele nao gostou o tema "religiao" q apareceo tempo todo nos livross (paara quem saiba onde procuraar)

Lewi nao critica tolkien (bem peelo menoss no llivro q eu li) no fim do livro ele tem um enssaio sobre fformas de escrever paara crianças... e ele diz q usaa um forma ddiferente de oolkien e so. eu nao sei explicar a diferença visto q nao li ccom aa deevida aatençao por nao acreditar em meetodos para escrita.

acho q eh so.

pss.: Me peeroeem os inumeross erroo... mass ese tecldo eh HORRIVEL!!!!

Dwarf

Lendo os comentarios de vcs eu que já estava com vontade de ler fiquei ainda mais animada
É um tipo que literatura que muito me interessa tanto pela forma como o conteudo afinal alem de ser como gosto de dizer uma criança grande (que adora qualidade) ainda trabalho com literatura infato-juvenil.
Tenho a impressão que comprando esse livro eu vou fazer um exelente negócio,

Narnia é bom msmo?É do estilo de senhor dos aneis?Épico?....c for...já é meio caminho andado para um bom livro....

Eu comecei a ler as Crônicas de Narnia na sexta passada e até agora eu não tenho uma opinião totalmente formada pq eu estou no meio do segundo livro,mas o que eu pude perceber foi que ele podia colocar mais caracteristica nas personagens, as vezes ele podia ser mais discritivo,as vezes a leitura cansa...Gostei do livro não o amei,a as vezes leitura pode ser cansativa mas é agradável um dos capítulos de que mais gostei até agora foi "A criação de Nárnia".Espero que no cinema ele seja bem adaptado,pq estou muito afim de ir ver...E bom vou continuar lendo o livro.

lipe disse:
Narnia é bom msmo?É do estilo de senhor dos aneis?Épico?....c for...já é meio caminho andado para um bom livro....
Digamos que assemekha-se mais a "O Hobbit", devido ao caráter mais infantil. Porém, Tolkien era muito mais detalhista que Lewis.
De qualquer forma, digo que vale a pena conferir as Crônicas de Narnia.

Eu li apenas o livro 2 (O leão, a feiticeira e o guarda roupa), estou esperando meu namorado acabar de ler o volume unico pra poder ler o resto. É dificil ter uma opinião formada sobre uma serie de 7 livros tendo lido apenas um deles, por tanto me limitarei a falar do q li.
Eu achei o livro muito simplista, faltam informações mais detalhadas sobre diversas coisas. A guerra por exemplo passa praticamente batida. Eu acho q mesmo sendo um livro infantil ele poderia ter aprofundado mais as personagens e feito mais descrições de lugar, uma outra coisa q me incomodou um pouco foi o excesso de analogias biblicas, em dados momentos chega a ser irritante. Mas apesar dessas coisas me pare ce ser uma boa serie e estou ansiosa para ler os outros livros

PS: O filme estrea está semana, poderemos falar sobre o filme aqui mesmo ou terá q ser num topico lá na parte de cimena ?

Mohanah disse:
uma outra coisa q me incomodou um pouco foi o excesso de analogias biblicas, em dados momentos chega a ser irritante. Mas apesar dessas coisas me pare ce ser uma boa serie e estou ansiosa para ler os outros livros
Isso era uma das coisas que Tolkien também não gostou na obra do amigo.

Mohanah disse:
PS: O filme estrea está semana, poderemos falar sobre o filme aqui mesmo ou terá q ser num topico lá na parte de cimena ?
Tem um tópico pro filme lá no Cinema sim. O link é: http://www.valinor.com.br/forum/showthread.php?t=2304

É, eu estou começando a ler o terceiro livro e tenho a mesma reclamação de todo mundo. Lewis deveria descrever melhor as coisas, a história é boa, mas ele deixa tudo muito apresado.

A batalha em Nárnia foi uma coisa totalmente decepcionante pra mim. Ele não gasta nem 1 páginca com ela.

Enfim, eu acho que o filme vai dar uma 'completada' no livro, justamente por isso.

Bom pra mim o terceiro livro até agora foi o pior de todos.... é mto rápido achei o enredo bem nada a vê com as outras histórias...mas faze oq... os outros livros eu to curtindo bastante!! To na metade do quinto! Tá bem legal(mesmo que com narrativa acelerada).... O quarto tb é bom! totalmente o oposto do terceiro!
Bom leiam, vale a pena.

SPOILER

A batalha em Nárnia foi uma coisa totalmente decepcionante pra mim. Ele não gasta nem 1 páginca com ela.

Enfim, eu acho que o filme vai dar uma 'completada' no livro, justamente por isso.
Foi o que o PJ fez com a batalha no abismo de Helm.

Assisti o filme ontem! é bem legal pena q assisti dublado(eca) mas é q só tinha assim no cine...interior né faze oq! é bem legal, tem algumas coisas diferentes do livro mas isso é normal e realçou a história um pouco!

As Crônicas de Nárnia - afinal, hora do almoço ou jantar?

No livro "As Crônicas de Nárnia" de C.S. Lewis, no Volume único, pela Martins Fontes publicada em 2002, Primeira ediçao 2005... etc...

A primeira crônica (O Sobrinho do Mago), capítulo 7 (O que aconteceu na rua), na p. 48 afirma-se que era a hora do Almoço, no entanto na p.16 (capítulo 1 - A porta errada)trata-se da hora do Jantar.

"- se o senhor permirtir que agente vá jantar- falou Polly..." p.16
"(...) Depois de jantar com a tia..."p.48

Erro da tradução?

Vou comprar o Volume Único também, quanto mais volumoso o volume, melhor.

Re: As Crônicas de Nárnia - afinal, hora do almoço ou jantar?

Calendula disse:
No livro "As Crônicas de Nárnia" de C.S. Lewis, no Volume único, pela Martins Fontes publicada em 2002, Primeira ediçao 2005... etc...

A primeira crônica (O Sobrinho do Mago), capítulo 7 (O que aconteceu na rua), na p. 48 afirma-se que era a hora do Almoço, no entanto na p.16 (capítulo 1 - A porta errada)trata-se da hora do Jantar.

"- se o senhor permirtir que agente vá jantar- falou Polly..." p.16
"(...) Depois de jantar com a tia..."p.48

Erro da tradução?
É preciso comparar com uma edição original em inglês. Mas pode muito bem ter sido falha do Lewis também.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back