Putz, que merda.
Shazan, também deixo registradas aqui minhas condolências. Eu já costumo ficar extremamente abalado com esses acidentes quando acontecem com pessoas que não tem relação nenhuma comigo (no acidente da Gol, eu fiquei uns 3 dias sem conseguir fazer coisas direito), então no caso desse está sendo ainda pior.
Além do seu pai, de pessoas próximas a outras que eu conheço, morreram dois conhecidos do meu pai, que trabalhavam com ele. Um deles ia se casar no final do ano. Segundo ele, se esse acidente ocorresse com o mesmo vôo em uma sexta-feira, teriam morrido pelo menos uns 20, com o risco dele estar entre eles. Isso porque a empresa que ele trabalha comprou uma empresa no RS e idas de funcionários pra lá têm sido frequentes...
Agora o MP quer fechar o aeroporto. Eu comentava desde a época do acidente da Gol (e do início do "apagão") que um aeroporto como Congonhas não faz sentido em nenhum lugar do mundo. Congonhas devia ter o tráfego que, no máximo, o Santos Dumont tem, atualmente (até onde eu sei, avião grande só em ponte-aérea). Ou devia fazer a mesma coisa que fizeram com Pampulha, aqui em BH, e transformar em um aeroporto regional de uma vez. Ou,
Conversando com o Omykron, ele me disse que parte do problema se resolveria ao fazer Congonhas deixar de ser usado como "hub" pelas empresas aéreas. Um "hub" é um aeroporto que é usado como conexão entre vários outros. Por exemplo, pra ir de Salvador pra Uberlândia, tem que passar por Congonhas. Aliás, acho que atualmente é impossível ir do Nordeste pra qualquer destino na região Sul sem fazer uma escala em Congonhas. Ao redistribuir essas rotas (passando parte dessas conexões para o aeroporto do Galeão, no Rio, ou pra Cumbica), o tráfego em Congonhas já seria reduzido consideravelmente.
Na verdade, São Paulo precisa de um novo aeroporto, maior que Cumbica. O problema é onde se põe um trambolho desses em uma cidade onde não tem mais espaço pra nada. E o tempo que se levaria pra fazer uma obra dessas, considerando os desvios e os superfaturamentos que sempre acontecem em obras do Brasil...
E parece que agora a múmia paralítica do Waldir Pires vai ser afastada do cargo, ao que tudo indica. Eu imaginava que ele só sairia quando acontecesse outro acidente grande, mas torcia pra que não fosse necessário...
Enfim, o UOL tá com destaque pra morte do seu pai. Não sei até onde isso é bom ou ruim pra quem sofreu uma perda como essa, mas enfim.
E acho que ele merece essa entrevista sim, só tenta não cair em perguntas tendeciosas do repórter que busquem atacar a TAM de alguma forma que fica tudo bem.