Quem disse que ela teve escolha de transmitir ou não? Pelo que eu saiba a CBF não cogitou mudar o horário do jogo para se adequar ao horário da Globo. Isto significa que a Globo perdeu sim seu poder lá dentro, pois anteriormente a CBF teria mudado o horário sem problemas algum.
Sem contar que a transmissão do jogo de nada iria afetar a novela ou o programa do BBB, já que ambos seriam exibidos normalmente, tomando assim o lugar apenas da exibição do filme Rampage.
Agora se você acha que um Santos vs Curintia se tornou um jogo banal que não precisa de televisão, isto é uma visão sua. Para mim e muitos acredito, o jogo continua sendo um clássico e que movimenta duas grandes torcidas do futebol brasileiro.
Basta ver que a Globo perdeu os direitos da Fórmula 1, perdeu a transmissão da Libertadores, está perdendo as transmissões dos jogos de quarta-feira. Se isto não é sinal de perda de força no mercado televisivo, então eu não sei o que seria.
Pelo que pesquisei, a Globo sequer fez o pedido. A audiência do BBB está explodindo e ela preferiu passar uma versão estendida do programa, de 45 minutos, além de estender a novela. Esses minutos do BBB tiveram 29 pontos de audiência. O jogo da semana passada teve 25 pontos de audiência. A eliminação do Nego Di, na terça, quase 40 pontos, às 23h. Nenhum jogo da temporada chegou perto desse valor. A final de 2019 da Libertadores rendeu 33 pontos.
Do Allan Simon, que tem um
canal sobre mídia esportiva, jornalismo esportivo e direitos de transmissão no youtube (recomendo o canal, aliás):
Eu não disse que o jogo não precisa de televisão, afinal, eu sou santista. Eu disse que, se ela quisesse, teria passado, pois 1) é interesse dos clubes; 2) todos os demais pedidos da emissora foram atendidos até hoje.
Ela não está perdendo as transmissões dos jogos de quarta-feira, ela apenas não tem interesse em transmitir. O colunista fala que ela vai utilizar a mesma estratégia que utilizou ontem (novela estendida + BBB estendido + filme/série) nas primeiras rodadas do Paulistão.
O Paulistão começa dia 27/02 e a Globo tem o direito completo do campeonato. Sabe quando será o primeiro jogo da competição transmitido por ela?
14 de março, a partir da quarta rodada, um domingo, e só serão transmitidos jogos às quartas-feiras a partir da sexta rodada, em 24 de março, quase um mês após o início da competição. Simplesmente não é interessante para ela.
Quanto à Libertadores e F1, como são negociados em dólar, a Globo achou que o valor pedido não compensava o retorno, por causa da alta do dólar. A Globo pagava US$ 60 milhões pelos direitos da Libertadores (módicos 340 milhões de reais na cotação de hoje). Fez as contas e achou melhor rescindir. O SBT está pagando "apenas" US$ 15 milhões. Em relação à F1, a Liberty Media fazia questão em liberar o seu streaming próprio concomitante com a transmissão televisiva. A Globo era contra. Queria exclusividade.
Esse foi o principal motivo para que a Liberty assinasse com a Band.
Ano passado, mesmo com a pandemia, a Globo teve lucro de R$ 560 milhões, e distribuiu até 14º salário para seus funcionários. Ela está priorizando mais seus resultados financeiros em detrimento do nome e da exclusividade e vem revendo todos os seus contratos. O mesmo vem acontecendo com atores famosos: ela tinha contratos longos com a maioria dos atores só para a concorrência não tê-los. Hoje ela percebeu que isso é besteira, e que esses contratos não compensam o retorno.
Veja: eu não estou afirmando que ela tem a mesma força de outrora, porque claramente não tem. O que eu quero dizer é que a emissora não está mal das pernas como muitos afirmam por aí, portanto — e ainda, talvez — pode se dar ao luxo de não passar futebol quando quer.