Turgon
犬夜叉
Sabemos que o BBB dá audiência, mas este programa não dura o ano inteiro, diferente do futebol. Se a Globo continuar apenas com o bloco de filmes durante as quartas, eu acredito que logo algum canal que compre os direitos de futebol irá começar a chegar em sua audiência. Foi assim nos jogos da Libertadores no SBT, aonde os jogos do Flamengo e a final do Palmeiras bateram a audiência da Globo e ficaram em primeiro lugar.Pelo que pesquisei, a Globo sequer fez o pedido. A audiência do BBB está explodindo e ela preferiu passar uma versão estendida do programa, de 45 minutos, além de estender a novela. Esses minutos do BBB tiveram 29 pontos de audiência. O jogo da semana passada teve 25 pontos de audiência. A eliminação do Nego Di, na terça, quase 40 pontos, às 23h. Nenhum jogo da temporada chegou perto desse valor. A final de 2019 da Libertadores rendeu 33 pontos.
Do Allan Simon, que tem um canal sobre mídia esportiva, jornalismo esportivo e direitos de transmissão no youtube (recomendo o canal, aliás):
Eu não disse que o jogo não precisa de televisão, afinal, eu sou santista. Eu disse que, se ela quisesse, teria passado, pois 1) é interesse dos clubes; 2) todos os demais pedidos da emissora foram atendidos até hoje. Ela não está perdendo as transmissões dos jogos de quarta-feira, ela apenas não tem interesse em transmitir. O colunista fala que ela vai utilizar a mesma estratégia que utilizou ontem (novela estendida + BBB estendido + filme/série) nas primeiras rodadas do Paulistão.
O Paulistão começa dia 27/02 e a Globo tem o direito completo do campeonato. Sabe quando será o primeiro jogo da competição transmitido por ela? 14 de março, a partir da quarta rodada, um domingo, e só serão transmitidos jogos às quartas-feiras a partir da sexta rodada, em 24 de março, quase um mês após o início da competição. Simplesmente não é interessante para ela.
Quanto à Libertadores e F1, como são negociados em dólar, a Globo achou que o valor pedido não compensava o retorno, por causa da alta do dólar. A Globo pagava US$ 60 milhões pelos direitos da Libertadores (módicos 340 milhões de reais na cotação de hoje). Fez as contas e achou melhor rescindir. O SBT está pagando "apenas" US$ 15 milhões. Em relação à F1, a Liberty Media fazia questão em liberar o seu streaming próprio concomitante com a transmissão televisiva. A Globo era contra. Queria exclusividade. Esse foi o principal motivo para que a Liberty assinasse com a Band.
Ano passado, mesmo com a pandemia, a Globo teve lucro de R$ 560 milhões, e distribuiu até 14º salário para seus funcionários. Ela está priorizando mais seus resultados financeiros em detrimento do nome e da exclusividade e vem revendo todos os seus contratos. O mesmo vem acontecendo com atores famosos: ela tinha contratos longos com a maioria dos atores só para a concorrência não tê-los. Hoje ela percebeu que isso é besteira, e que esses contratos não compensam o retorno.
Veja: eu não estou afirmando que ela tem a mesma força de outrora, porque claramente não tem. O que eu quero dizer é que a emissora não está mal das pernas como muitos afirmam por aí, portanto — e ainda, talvez — pode se dar ao luxo de não passar futebol quando quer.
Ela pode até ter os direitos do campeonato paulista, mas não tem do carioca, por exemplo, que já caiu nas mãos da Record. A Globo começou a perder a sua hegemonia no futebol e isto começou com o Esporte Interativo. Hoje se está tendo uma mudança em suas ideias, isto é reflexo desta perda.
As explicações para as perdas da Libertadores e F1 foram discutidas nos respectivos tópicos, mas não deixa de ser uma perda para eles independente da situação. Em boa época, eles não pensariam duas vezes em adquirir esses direitos de transmissão. Tanto que saiu esta semana uma notícia que a Globo começou a correr atrás da compra dos direitos da Champions League para 2024. Eles sabem que estão perdendo vários direitos de esportes que antes eram de domínio total da emissora.
A Globo tem lucro, disto ninguém tem duvidas. Eles possuem muito dinheiro e dificilmente vão quebrar. O que eu digo é que a concorrência está bem maior para eles. Hoje eles não conseguem ter o domínio total das transmissões como era antigamente. São novos tempos para a emissora. Eles possuem ainda uma boa audiência com suas novelas, mas tenho lá minhas duvidas até quando isto irá durar, já que a nova geração pouco assiste televisão e muito menos novela.