01. O louco de palestra - Vanessa Barbara (200p.)
02. Homem comum - Philip Roth (136p.)
03. O jardim de cimento - Ian McEwan (129p.)
04. A primeira pessoa - Ali Smith (152p.)
05. A guerra dos mundos - H.G. Wells (240p.)
06. Todos nós adorávamos caubóis - Carol Bensimon (192p.)
07. Noturnos - Kazuo Ishiguro (216p.)
08. A maçã envenenada - Michel Laub (120p.)
09. Opisanie Swiata - Veronica Stigger (160p.)
Li no Kobo e senti que estraguei um pouquinho a experiência de leitura, digo isso porque o romance possuía algumas imagens e também uma formatação diferente em algumas páginas. Não foi nada de muito trágico, mas, né.
Sobre o romance em si, não gostei. O livro da Veronica Stigger trata sobre um polonês de nome Opalka que, próximo da metade do século, descobre ter um filho no interior do Amazonas e por este estar quase morrendo Opalka resolve empreender uma viagem para conhecê-lo. O livro é menos sobre os personagens e mais sobre o trajeto, onde uma sucessão de fatos inusitados, nem sempre conectados, vão acontecendo. Ao longo da leitura eu fiquei com uma impressão que me remetia ao Esperando Godot, não pelo estilo de escrita ou alguma referência perdida ali no meio, mas pelo conteúdo dos acontecimentos, por constantemente a situação beirar o absurdo.
Para quem ficou curioso com o título, Opisanie Swiata quer dizer "descrição do mundo", que em parte é o que ocorre ao longo do desenrolar dos fatos.
Acredito que eu não tenha gostado mais por essa atmosfera de flerte com o absurdo do que por qualquer outro motivo. Em tempo, vale notar que a autora é doutora em história da arte, e já no final do livro havia uma lista de várias personalidades, músicos, autores, atores, parentes e afins seguidos por alguma obra ou ação e que aparentemente serviram de inspiração/ajuda na composição do romance.