• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2023

Achei legal, mas esperava algo mais. Na verdade, não sei por que eu esperava qualquer coisa. Acho que eu não vi nenhuma resenha. Talvez porque a autora tenha ganho um Nobel? Ou porque tinha essa capa legal/maluca.

Mas não pude deixar de pensar que o livro é só um grande panfletão, nada discreto, contra a caça e o consumo de animais à medida que a narrativa ia avançando. Embora alguém pudesse dizer que tudo foi dito pela boca da protagonista, que era meio maluca das ideias (ela é a louca da Astrologia, @Melian rs ), e não necessariamente reflita a ideia da autora, etc.

Mas é isso aí. Eu gostei do livro, achei os personagens gente boa, a narradora é divertida, está bem traduzido, uma prosa elegante (embora eu desconfie seriamente que seja tradução indireta do inglês). Aconselho a ler no inverno, com o aquecimento a óleo em casa e tomando um cafezinho quente. Haha.

JANEIRO
1 -Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling 734 pp. (releitura)
2 - O Livro dos Contos Perdidos 1 - J.R.R. Tolkien. 329 pp. (releitura)
3 - O Caminho das Adagas - Robert Jordan. 580 pp. (releitura)
4 - O Livro dos Contos Perdidos 2 - J.R.R. Tolkien. 401 pp. (releitura)
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
6 - O Caminho dos Reis - Brandon Sanderson. 1238 pp.
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.
8 - La Belle Sauvage - Phillip Pullman. 398 pp. (releitura)

FEVEREIRO
9 - Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling. 652 pp. (releitura)
10 - A Bússola de Ouro - Phillip Pullman. 365 pp. (releitura)
11 - Santo Guerreiro: Ventos do Norte - Eduardo Spohr. 584 pp.
12 - A Faca Sutil - Phillip Pullman. 300 pp. (releitura)
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp. (releitura)
14 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling. 103 pp. (releitura)
15 - Fogo e Sangue - George R.R. Martin. 593 pp.

MARÇO
16 - A Reforma da Natureza / O Minotauro - Monteiro Lobato. 296 pp. (releitura)
17 - A Luneta Âmbar - Phillip Pullman. 524 pp. (releitura)
18 - A Hora das Bruxas - Anne Rice. 989 pp.
19 - A Biblioteca Invisível - Genevieve Cogman. 367 pp.

Mas não pude deixar de pensar que o livro é só um grande panfletão, nada discreto, contra a caça e o consumo de animais à medida que a narrativa ia avançando.

Happy Big Brother GIF by MOODMAN

Embora alguém pudesse dizer que tudo foi dito pela boca da protagonista, que era meio maluca das ideias (ela é a louca da Astrologia, @Melian rs )
Vamos ao que interessa: ela fala bem do povo de aquário? (Não aguento mais ser caluniada. Misericórdia! Só falam trem ruim de aquarianos e, depois, o povo não sabe o porquê de o povo de aquário não acreditar em astrologia).​

1. Roube Como um Artista: 10 dicas sobre criatividade - Austin Kleon - 160p
  2. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig - 308p
  3. O Príncipe Cruel - Holly Black - 374p

Janeiro
01. História do verdadeiro Simplício (George Sand) 127p.
02. Retratos de Fidelman (Bernard Malamud) 207p.
03. Seminário dos ratos (Lygia Fagundes Telles) 183p.

Fevereiro
04. Matem e devorem! (Jean Teulé) 139p.
05. A grande fuga (Sylvio Pereira) 96p.
06. O relógio Belisário (José J. Veiga) 140p.

Março
07. A resistência (Julián Fuks) 139p.
08. Sobre os ossos dos mortos (Olga Tokarczuk) 253p.
09. O cheiro do ralo (Lourenço Mutarelli) 180p.
10. O pavilhão dourado (Yukio Mishima) 280p.

01. Contemplação; e O foguista - Franz Kafka
02. Ubu rei - Alfred Jarry
03. Um médico rural - Franz Kafka
04. Esperando Godot - Samuel Beckett
05. Carta ao pai - Franz Kafka
06. A hora dos ruminantes - J. J. Veiga

Livros de não ficção
01. Marx, Zola e a prosa realista - Salete de Almeida Cara

Ensaios avulsos
01. Narrar ou descrever? Contribuição para uma discussão sobre o naturalismo e o formalismo - Lukács
02. O século sério - Franco Moretti
03. O surrealismo: o último instantâneo da inteligência europeia - Walter Benjamin

Contos avulsos
01. A história de uma hora - Kate Chopin
02. Uma meia de seda - Kate Chopin
03. O jogo da carona - Milan Kundera

Última edição:
O que achou? Não sabia da existência de edição brasileira desse livro...
Foi traduzido pelo Sérgio Paulo Rouanet e está no Magia e técnica, arte e política.

Tem muitas coisas que gosto no ensaio. Vou falar de uma: me interessa a visão de W. Benjamin do surrealismo como uma forma de fazer uma revolução (de dentro, como ele diz, uma implosão) no fazer literário e com isso mudar o papel do intelectual. Gosto da leitura dele de iluminação profana suscitada pelas imagens surrealistas, como força que revela o que está encoberto por uma ideologia - se for pensar, por exemplo, na literatura realista burguesa, que vinha se fazendo ali no final do XIX - e de ver nisso um campo possível de ação.

01. Coração subterrâneo - Olga Savary.
02. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós - Lori Gottlieb.
03. Como sair com homens quando você odeia homens: O guia de uma garota hétero para namoro em tempos feministas — Blythe Roberson.
04. Deve ter algo errado comigo - Meg Mason.
05. Departamento de especulação - Jenny Offil.
06. Daisy Jones and The Six: Uma história de amor e música - Taylor Jenkins Reid.

Janeiro
01 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling (471 pag.) (releitura)
02 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling (590 pag.) (releitura)
03 - Minha versão da história (Branca de neve/Rainha) - Daphne Skinner (64 pag.)
04 - A Aldeia Sagrada - Francisco Martins (120 pag.)
05 - O resto é silencio - Érico Verissimo(492 pag.)
06 - Twilight - Stephenie Meyer(434 pag.) (releitura)

Fevereiro
05 - O resto é silencio - Érico Verissimo(492 pag.)
07 - Lua Nova - Stephenie Meyer(401 pag.) (releitura)
08 - A Utopia - Thomas Morus(155 pag.)

Março
07 - Lua Nova - Stephenie Meyer(401 pag.) (releitura)

08 - A Utopia - Thomas Morus(155 pag.)
09 - Um lugar ao Sol - Érico Verissimo(502 pag.)

1. Roube Como um Artista: 10 dicas sobre criatividade - Austin Kleon - 160p
  2. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig - 308p
  3. O Príncipe Cruel - Holly Black - 374p
  4. Ferreiro do Bosque Maior - J. R. R. Tolkien - 96

JANEIRO
1. A louca de Maigret (Georges Simenon), 160 p.
2. Homem comum (Phillip Roth), 136 p.
3. Milênio (Manuel Vázquez Montalbán), 672 p.

FEVEREIRO
4. A velha senhora (Georges Simenon), 192 p.
5. O senhor do lado esquerdo (Alberto Mussa), 288 p.
6. A metade sombria (Stephen King), 464 p.
7. A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón), 464 p.

MARÇO
8. Os demônios (Fiódor Dostoiévski), 704 p.
9. O príncipe da névoa (Carlos Ruiz Zafón), 184 p.
10. Cai a noite em Hollywood (Michael Connelly), 328 p.

Decidi conhecer a obra do Zafón do início, e esse primeiro livro ainda é fraquinho. O do Connelly é ótimo, como sempre, tanto como romance policial tanto como crônica social americana. Primeiro livro que leio com a pandemia e a invasão ao Capitólio como panos de fundo. Pena que nenhuma editora dê atenção suficiente à obra dele: a Companhia/Suma parou de publicar há anos, apareceu um livro dele na Tag e agora aparece em uma nova editora (Trama), pulando oito livros.

Olá, Jacques.
Dos livros acima, só li Homem Comum, de Phillip Roth, de quem tenho cerca de uns dez livros, quase todos muito bons, o que o levou a ter o reconhecimento de um dos grandes escritores norte-americanos modernos. Pena que a poucos anos atrás nos tenha deixado. Como sugestão de outros escritores, indico o franco-argelino Albert Camus com ótimas obras, como O Estrangeiro e A Morte Feliz, entre outras, e a francesa Simone de Beauvoir, com sua narrativa sempre envolvente, na qual normalmente retrata, muito bem, como pano de fundo de seus dramas, aspectos políticos vigentes na Europa, principalmente na França, no período pós-Segunda Guerra Mundial. Dela, a destacar Os Mandarins.

Janeiro-Março
1. D. Pedro II - José Murilo de Carvalho
2. Deus, um Delírio - Richard Dawkins
3. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig
4. Rei Lear - William Shakespeare
5. Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth - J.R.R. Tolkien
6. Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling
7. As Vinhas da Ira - John Steinbeck

Eu que no início não dava nada por este livro, acabei me encantando! História super bem contada, extremamente realista (o que não surpreende, já que baseada em trabalho jornalístico no escritor), e uma crítica social magnífica. Quis ser professor de Direito Agrário para passar para meus alunos; não sendo, vou no mínimo obrigar uma tia minha, a quem há algumas semanas tive dificuldade para explicar a função social da propriedade, a lê-lo. Fiquei apaixonado pelos personagens de Tom e da Mãe, mas todos são muito bem construídos e convincentes. O final me deixou um pouco frustrado, esperava uma conclusão... mas não podia ter sido mais forte.

Sem sombra de dúvidas o livro que eu mais gostei dentre os clássicos norte-americanos.

Última edição:
Livros lidos em 2023:
1. O Estrangeiro, de Albert Camus;
2. Cartola - Semente De Amor Sei Que Sou, Desde Nascença, de Arley Pereira.

Livro em andamento:
3. O Fiasco, de Imre Kertész

Janeiro-Março
1. D. Pedro II - José Murilo de Carvalho
2. Deus, um Delírio - Richard Dawkins
3. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig
4. Rei Lear - William Shakespeare
5. Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth - J.R.R. Tolkien
6. Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling
7. As Vinhas da Ira - John Steinbeck

Eu que no início não dava nada por este livro, acabei me encantando! História super bem contada, extremamente realista (o que não surpreende, já que baseada em trabalho jornalístico no escritor), e uma crítica social magnífica. Quis ser professor de Direito Agrário para passar para meus alunos; não sendo, vou no mínimo obrigar uma tia minha, a quem há algumas semanas tive dificuldade para explicar a função social da propriedade, a lê-lo. Fiquei apaixonado pelos personagens de Tom e da Mãe, mas todos são muito bem construídos e convincentes. O final me deixou um pouco frustrado, esperava uma conclusão... mas não podia ter sido mais forte.

Sem sombra de dúvidas o livro que eu mais gostei dentre os clássicos norte-americanos.

Merda, @Eriadan .
Eu tô aqui num dilemão pra espremer livros que quero ler nas apertadas férias de 18 dias que vou tirar em abril e você faz um comentário que joga mais um candidato ali pra aumentar essa crise. :no:

Deu vontade de ler. :dente:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back