• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2023

Bora organizar essa leitura coletiva?
Nunca participei de uma aqui no Forum e nem sei como funciona (sempre evitei esses tópicos pra não pegar spoiler). Como funciona normalmente? É só abrir um tópico e à medida que o povo for lendo, vai comentando?
Vamos, sim! Normalmente funciona com a definição de um cronograma, aí os comentários sobre cada capítulo ou conjunto de capítulos (incluindo, claro, os anteriores) ficam liberados em cada data estabelecida.

Pra ser bem sincero, eu nunca achei muito construtiva a discussão dessa maneira: acho que fica um pouco picotada, e sempre tive dificuldades de traçar impressões sobre as minhas leituras antes de concluí-las. Por isso que...

De repente, a gente podia até trabalhar com a possibilidade de, dando um prazo razoável para todos lerem, agendar uma cerveja-videochamada para troca de impressões sobre o livro. Se houver disponibilidade do pessoal. :cerva:
... achei sensacional essa ideia! Oportunidade até para confraternizarmos de uma forma um pouco mais "real". Tô dentro!

Vamos, sim! Normalmente funciona com a definição de um cronograma, aí os comentários sobre cada capítulo ou conjunto de capítulos (incluindo, claro, os anteriores) ficam liberados em cada data estabelecida.

Pra ser bem sincero, eu nunca achei muito construtiva a discussão dessa maneira: acho que fica um pouco picotada, e sempre tive dificuldades de traçar impressões sobre as minhas leituras antes de concluí-las. Por isso que...

... achei sensacional essa ideia! Oportunidade até para confraternizarmos de uma forma um pouco mais "real". Tô dentro!

Alô, @Béla van Tesma (releitura para você); @Melian ; @Erendis ; @Meneldur ; @Jacques Austerlitz ; @Bartleby ; @Finarfin ; @Bruce Torres ; @Ana Lovejoy ; @abylos ... desculpem as omissões, mas sintam-se marcados independente da ausência de marcações. Animam?

(Enquetizar isso, pra ver se tem adesão, antes de criarmos o tópico).

Eu animo a leitura coletiva e, como vou ter que dar uma pausa nele pra ler outro livro com a minha filha - que é tarefa de escola e tem prazo, posso aguardar um pouco pra terminar. Pra mim é difícil marcar a videochamada pq eu sempre estou até o pescoço de coisas pra fazer, mas posso comentar no tópico sobre a minha leitura, etc.

Eu animo mas não garanto que consigo acompanhar dentro dos prazos marcados etc. Vou ficar dando pitaco no tópico de vocês, contudo. E videochamada não é comigo. Sou tímido. :timido:

Também não curto muito a ideia de videochamada rs

Somando isso ao fato de que não leio livro virtual, não tenho o livro citado e não tenho grana pra comprar agora, vou ficar fora dessa...

Dependendo do livro a ser escolhido, posso participar, mas sem videochamada também.

Acho que com pelo menos 4 já dá um videoclube. Já tem eu, o Mercúcio e a @Melian (se ela entendeu mesmo do que se trata :lol:). Chega mais 1 aí!

Janeiro
01 - Razão e Sensibilidade - Jane Austen (407 páginas)
02 - O Castelo Animado - Diana Wynne Jones (368 páginas)
03 - A Abadia de Northanger - Jane Austen (270 páginas)
04 - O Castelo no Ar - Diana Wynne Jones (279 páginas)
05 - Mansfield Park - Jane Austen (532 páginas)
06 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen (576 páginas)

Fevereiro
07 - Emma - Jane Austen (536 páginas)
08 - Grandes Esperanças - Charles Dickens (704 páginas)

Março
09 - O Deserto dos Tártaros - Dino Buzzati (176 páginas) - Lendo
10 - O Menino que Descobriu o Vento - William Kamkwamba, Bryan Mealer (228 páginas) - Lendo

Última edição:
JANEIRO
1. A louca de Maigret (Georges Simenon), 160 p.
2. Homem comum (Phillip Roth), 136 p.
3. Milênio (Manuel Vázquez Montalbán), 672 p.

FEVEREIRO
4. A velha senhora (Georges Simenon), 192 p.
5. O senhor do lado esquerdo (Alberto Mussa), 288 p.
6. A metade sombria (Stephen King), 464 p.
7. A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón), 464 p.

MARÇO
8. Os demônios (Fiódor Dostoiévski), 704 p.

É um livro enfurecedor e Piotr Stiepánovitch é um dos personagens mais detestáveis que eu já encontrei, mas é uma leitura que certamente vai deixar marcas.

Meu censo:

1) Vozes do Deserto, de Nélida Piñon (p. 320).
2) O Diabo, de Marina Tsvetáieva (p. 138).
3) O Tribunal da Quinta-feira, de Michel Laub (p. 184).
4) À Paz Perpétua, de Immanuel Kant (p. 96).

Leitura obrigatória da faculdade.
A primeira parte do texto é até interessante, pegando aí a introdução, os artigos preliminares (condições negativas) e os artigos definitivos (condições positivas) para a consecução da Paz Perpétua, polemizando com o jusnaturalismo. No Suplemento Primeiro, o Kant transita da filosofia política para uma filosofia da História, que é também interessante. No Suplemento Segundo, ele faz uma espécie de defesa irônica da liberdade de pensamento, da recusa a qualquer censura no debate público. Agora... os apêndices 1 e 2 são uma chatice sem fim. PQP...

JANEIRO

1. O Leilão do Lote 49 - Thomas Pynchon, pp. 179, Companhia das Letras.
2. Os Buddenbrook: Decadência de uma família - Thomas Mann, pp. 709, Companhia das Letras.
3. Seis Passeios pelos Bosques da Ficção - Umberto Eco, pp. 158, Companhia das Letras.

FEVEREIRO

1. In Consciousness We Trust: The Cognitive Neuroscience of Subjective Experience - Hakwan Lau, pp. 228, Oxford University Press.
2. O Sono Eterno - Raymond Chandler, pp. 252, Companhia das Letras.
3. Sentience: The Invention of Consciousness - Nicholas Humphrey, pp. 243, Oxford University Press.

MARÇO
1. Os 120 Dias de Sodoma - Marquês de Sade, pp. 504, Companhia das Letras.

Janeiro
01. História do verdadeiro Simplício (George Sand) 127p.
02. Retratos de Fidelman (Bernard Malamud) 207p.
03. Seminário dos ratos (Lygia Fagundes Telles) 183p.

Fevereiro
04. Matem e devorem! (Jean Teulé) 139p.
05. A grande fuga (Sylvio Pereira) 96p.
06. O relógio Belisário (José J. Veiga) 140p.

Março
07. A resistência (Julián Fuks) 139p.
08. Sobre os ossos dos mortos (Olga Tokarczuk) 253p.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back