• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2023

Janeiro-Março
1. D. Pedro II - José Murilo de Carvalho
2. Deus, um Delírio - Richard Dawkins
3. A Biblioteca da Meia-Noite - Matt Haig
4. Rei Lear - William Shakespeare
5. Unfinished Tales of Númenor and Middle-earth - J.R.R. Tolkien
6. Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling

Foi a primeira ou no máximo a segunda vez que reli este, a primeira em inglês, e fazia muito tempo, uns 12 anos no mínimo, então a sensação foi parecida com ler pela primeira vez. Claro, eu me lembrava dos eventos principais, mas não de vários secundários, nem de como se desenrolavam. Não me canso de admirar a habilidade que Rowling tem para introduzir sutilmente os elementos que serão resgatados lá na solução da trama e nos fazem dar um tapa na testa. Incrível como mesmo sendo uma releitura eu não dei bola para as "alunas" assustadas no 7o andar, nem me dei conta de que estava na cara quem poderia ter dado o colar a Katie e envenenado as garrafas de Slughorn, nem de quem era o óbvio Príncipe. São dadas muitas dicas, mas sempre habilmente disfarçadas em descrição de cenário, ou misturadas a outros elementos que realmente não terão importância, ou lançadas quando estamos focados em algum episódio ou diálogo excitante, sem atenção a detalhes que parecem "fillers". E quando a história vai se aproximando do clímax, com o desvendamento de todos os mistérios coincidindo com os desdobramentos finais, é impossível parar de ler. Fui dormir quase às 03:00 ontem - e olha que, repito, não era a minha primeira leitura.
O sucesso de Harry Potter se deve muito à atratividade do universo criado, mas muito também a essa competência narrativa.

Hahaha a minha memória não é muito confiável, mas eu acho que nesse post eu simplifiquei para enfatizar que o sétimo foi o único que eu não reli. Os 5 primeiros eu devo ter lido no mínimo 5x mesmo, cada, mas o 6o não, acredito que no máximo 2x à época.
Relendo hoje, não sei dizer por quê: talvez seja um dos meus preferidos. Acho que porque nessa fase eu já estava mais viciado em SdA.

A propósito, lendo esses posts antigos, que bela teoria a de que Snape não teria realmente matado Dumbledore. Teria "a cara" de Rowling se fosse verdade.

Última edição:
Hahaha a minha memória não é muito confiável, mas eu acho que nesse post eu simplifiquei para enfatizar que o sétimo foi o único que eu não reli. Os 5 primeiros eu devo ter lido no mínimo 5x mesmo, cada, mas o 6o não, acredito que no máximo 2x à época.
Relendo hoje, não sei dizer por quê: talvez seja um dos meus preferidos. Acho que porque nessa fase eu já estava mais viciado em SdA.

Haha, imaginei, citei só pra encher o saco e compartilhar minha boa memória para banalidades aleatórias.

Acho que esse ano devo pegar a série pra reler também, só li nos idos de 2002 (1-4), e os outros conforme foram sendo lançados...

A propósito, lendo esses posts antigos, que bela teoria a de que Snape não teria realmente matado Dumbledore. Teria "a cara" de Rowling se fosse verdade.

Pois é. Até me pergunto se ela não planejou isso em algum momento. Afinal, é no mínimo problemático Snape matar Dumbledore ainda que haja consentimento dele. E a horcrux foi bizarramente mortal para Dumbledore, se qualquer uma das outras fossem daquele jeito, o trio teria sido derrotado. Além disso, Voldemort não perceber que havia uma relíquia acoplada na horcrux também é forçar a barra um pouco - por mais que ele não tivesse interesse no poder da relíquia, não deixa de ser um objeto valioso e histórico, muito mais do que, sei lá, a taça da Helga Hufflepuff. Do jeito que ficou, parece haver muitos elementos desconjuntados na morte do Dumbledore (e no retorno de Harry, aliás).

Off: infelizmente os meus posts pré-2010 são cheios de pretérios-mais-que-perfeitos.

Última edição:
Janeiro
01 - Razão e Sensibilidade - Jane Austen (407 páginas)
02 - O Castelo Animado - Diana Wynne Jones (368 páginas)
03 - A Abadia de Northanger - Jane Austen (270 páginas)
04 - O Castelo no Ar - Diana Wynne Jones (279 páginas)
05 - Mansfield Park - Jane Austen (532 páginas)
06 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen (576 páginas)

Fevereiro
07 - Emma - Jane Austen (536 páginas)
08 - Grandes Esperanças - Charles Dickens (704 páginas)

É, parece que realmente esse ano eu vou mergulhar de cabeça nos clássicos britânicos.

Além disso, Voldemort não perceber que havia uma relíquia acoplada na horcrux também é forçar a barra um pouco - por mais que ele não tivesse interesse no poder da relíquia, não deixa de ser um objeto valioso e histórico, muito mais do que, sei lá, a taça da Helga Hufflepuff.
Mas pelo que fica dito na série, a existência das Relíquias era algo que não era amplamente aceito - o tipo de doidura que o Xenofílio acreditaria. A Skeeter nem menciona isso na biografia do Dumbledore. Só a Varinha era tida como real. E o Voldemort não teria muito contato com o Conto dos Três Irmãos crescendo. Para ter reconhecido, teria que ser um aficionado.

JANEIRO
1 -Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling 734 pp. (releitura)
2 - O Livro dos Contos Perdidos 1 - J.R.R. Tolkien. 329 pp. (releitura)
3 - O Caminho das Adagas - Robert Jordan. 580 pp. (releitura)
4 - O Livro dos Contos Perdidos 2 - J.R.R. Tolkien. 401 pp. (releitura)
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
6 - O Caminho dos Reis - Brandon Sanderson. 1238 pp.
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.
8 - La Belle Sauvage - Phillip Pullman. 398 pp. (releitura)

FEVEREIRO
9 - Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling. 652 pp. (releitura)
10 - A Bússola de Ouro - Phillip Pullman. 365 pp. (releitura)
11 - Santo Guerreiro: Ventos do Norte - Eduardo Spohr. 584 pp.
12 - A Faca Sutil - Phillip Pullman. 300 pp. (releitura)
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp.

É verdade, as relíquias seriam mais "semilendárias" do que históricas. Mas se Dumbledore e Grindewald ambos se põe a buscar as relíquias (nenhum dos dois eram excêntricos como Xenofílio) e se Grindewald inclusive usou-as como seu maior símbolo, elas não deveriam estar tão baixas no radar assim. Ainda acho forçado que um objeto desse passe tipo despercebido não só por Voldermort, mas por antepassados dele... Aliás, o fato de tanto os Potter quanto os Gaunt (antepassados bruxos de Voldemort) meramente serem herdeiros dos irmãos do conto também é uma solução meio preguiçosa. Me lembra umas fanfics em que personagens conhecidos, como Harry e Luna, eram herdeiros de Griffindor, Ravenclaw, etc.

Sem falar de outros elementos forçados das relíquias - por exemplo, as regras envolvendo a Elder Wand. Essas para mim são de longe as mais graves, já que explicam a derrota de Voldermot e explicam parcialmente o retorno de Harry à vida. Se as relíquias fossem só um jeito poético de antever o final da saga, como conjecturei no link, aí sim esses defeitos seriam pontos menores... mas a dissonância entre sua importância e sua má introdução nos livros parece destoar do talento de J.K. de introduzir as soluções de forma natural.

Janeiro
01 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe - J. K. Rowling (471 pag.) (releitura)
02 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling (590 pag.) (releitura)
03 - Minha versão da história (Branca de neve/Rainha) - Daphne Skinner (64 pag.)
04 - A Aldeia Sagrada - Francisco Martins (120 pag.)
05 - O resto é silencio - Érico Verissimo(492 pag.)
06 - Twilight - Stephenie Meyer(434 pag.) (releitura)

Fevereiro
07 - Lua Nova - Stephenie Meyer(401 pag.) (releitura)

É verdade, as relíquias seriam mais "semilendárias" do que históricas. Mas se Dumbledore e Grindewald ambos se põe a buscar as relíquias (nenhum dos dois eram excêntricos como Xenofílio) e se Grindewald inclusive usou-as como seu maior símbolo, elas não deveriam estar tão baixas no radar assim. Ainda acho forçado que um objeto desse passe tipo despercebido não só por Voldermort, mas por antepassados dele... Aliás, o fato de tanto os Potter quanto os Gaunt (antepassados bruxos de Voldemort) meramente serem herdeiros dos irmãos do conto também é uma solução meio preguiçosa. Me lembra umas fanfics em que personagens conhecidos, como Harry e Luna, eram herdeiros de Griffindor, Ravenclaw, etc.

Sem falar de outros elementos forçados das relíquias - por exemplo, as regras envolvendo a Elder Wand. Essas para mim são de longe as mais graves, já que explicam a derrota de Voldermot e explicam parcialmente o retorno de Harry à vida. Se as relíquias fossem só um jeito poético de antever o final da saga, como conjecturei no link, aí sim esses defeitos seriam pontos menores... mas a dissonância entre sua importância e sua má introdução nos livros parece destoar do talento de J.K. de introduzir as soluções de forma natural.
Parem agora mesmo, vocês estão me lembrando por que eu tinha parado de reler HP depois do 7o.

6. Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling

(...)

JANEIRO
(...)
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
(...)

FEVEREIRO
(...)
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp.

Janeiro
02 - Harry Potter e as Relíquias da Morte - J. K. Rowling (590 pag.) (releitura)
(...)

JK rules essa página. Long live the queen. :amem:

JANEIRO

FEVEREIRO
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp. (releitura)
14 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling. 103 pp. (releitura)

01. Coração subterrâneo - Olga Savary.
02. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós - Lori Gottlieb.
03. Como sair com homens quando você odeia homens: O guia de uma garota hétero para namoro em tempos feministas — Blythe Roberson.
04. Deve ter algo errado comigo - Meg Mason.

Sabe livro de detetive, em que você precisa descobrir quem é o assassino? Deve ter algo errado comigo é mais ou menos assim, só que o problema está "na mente" da protagonista, e o que ela precisa descobrir é o que faz com que, desde os dezessete anos, tudo ao seu redor pareça estar uma merda, e ela não consiga lidar bem com nada. Minha sinopse é simplista, o livro é muito mais do que isso. Não consegui parar de ler — a não ser para ir trabalhar, claro — até terminar.​

Meu censo:

1) Vozes do Deserto, de Nélida Piñon (p. 320).
2) O Diabo, de Marina Tsvetáieva (p. 138).
3) O Tribunal da Quinta-feira, de Michel Laub (p. 184)

Já havia adiantado lá no Diário Literário que estava gostando bastante desse livro do Laub, de quem eu nunca tinha lido nada. Mantenho basicamente aquelas impressões e acrescento que gostei também do final. Dei 4 estrelas no Skoob. :)

Janeiro
03 - Minha versão da história (Branca de neve/Rainha) - Daphne Skinner (64 pag.)
04 - A Aldeia Sagrada - Francisco Martins (120 pag.)
06 - Twilight - Stephenie Meyer(434 pag.) (releitura)

Fevereiro
07 - Lua Nova - Stephenie Meyer(401 pag.) (releitura)
08 - A Utopia - Thomas Morus(155 pag.)

JANEIRO
1. A louca de Maigret (Georges Simenon), 160 p.
2. Homem comum (Phillip Roth), 136 p.
3. Milênio (Manuel Vázquez Montalbán), 672 p.

FEVEREIRO
4. A velha senhora (Georges Simenon), 192 p.
5. O senhor do lado esquerdo (Alberto Mussa), 288 p.
6. A metade sombria (Stephen King), 464 p.
7. A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón), 464 p.

Olha só, dois livros com o mesmo número de páginas em sequência. O do Zafón é fantástico, e me fez lembrar várias vezes da experiência de ler O conde de Monte Cristo. Cheguei a pensar que iria gostar dele tanto quanto do do Dumas, mas acho que a resolução acaba sendo perfeita demais. Devo voltar ao autor em breve.

JANEIRO

FEVEREIRO
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp. (releitura)
14 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling. 103 pp. (releitura)
15 - Fogo e Sangue - George R.R. Martin. 593 pp.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back