• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor Literatura 2023

JANEIRO
1 -Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling 734 pp. (releitura)
2 - O Livro dos Contos Perdidos 1 - J.R.R. Tolkien. 329 pp. (releitura)
3 - O Caminho das Adagas - Robert Jordan. 580 pp. (releitura)
4 - O Livro dos Contos Perdidos 2 - J.R.R. Tolkien. 401 pp. (releitura)
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
6 - O Caminho dos Reis - Brandon Sanderson. 1238 pp.
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.
8 - La Belle Sauvage - Phillip Pullman. 398 pp. (releitura)

FEVEREIRO
9 - Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling. 652 pp. (releitura)
10 - A Bússola de Ouro - Phillip Pullman. 365 pp. (releitura)
11 - Santo Guerreiro: Ventos do Norte - Eduardo Spohr. 584 pp.
12 - A Faca Sutil - Phillip Pullman. 300 pp. (releitura)
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp. (releitura)
14 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling. 103 pp. (releitura)
15 - Fogo e Sangue - George R.R. Martin. 593 pp.

MARÇO
16 - A Reforma da Natureza / O Minotauro - Monteiro Lobato. 296 pp. (releitura)
17 - A Luneta Âmbar - Phillip Pullman. 524 pp. (releitura)

Janeiro
01. História do verdadeiro Simplício (George Sand) 127p.
02. Retratos de Fidelman (Bernard Malamud) 207p.
03. Seminário dos ratos (Lygia Fagundes Telles) 183p.

Fevereiro
04. Matem e devorem! (Jean Teulé) 139p.
05. A grande fuga (Sylvio Pereira) 96p.
06. O relógio Belisário (José J. Veiga) 140p.

Março
07. A resistência (Julián Fuks) 139p.

JANEIRO
1 -Harry Potter and the Goblet of Fire - J.K. Rowling 734 pp. (releitura)
2 - O Livro dos Contos Perdidos 1 - J.R.R. Tolkien. 329 pp. (releitura)
3 - O Caminho das Adagas - Robert Jordan. 580 pp. (releitura)
4 - O Livro dos Contos Perdidos 2 - J.R.R. Tolkien. 401 pp. (releitura)
5 - Harry Potter and the Order of the Phoenix - J.K. Rowling. 565 pp. (releitura)
6 - O Caminho dos Reis - Brandon Sanderson. 1238 pp.
7 - Violino - Anne Rice. 286 pp.
8 - La Belle Sauvage - Phillip Pullman. 398 pp. (releitura)

FEVEREIRO
9 - Harry Potter and the Half-Blood Prince - J.K. Rowling. 652 pp. (releitura)
10 - A Bússola de Ouro - Phillip Pullman. 365 pp. (releitura)
11 - Santo Guerreiro: Ventos do Norte - Eduardo Spohr. 584 pp.
12 - A Faca Sutil - Phillip Pullman. 300 pp. (releitura)
13 - Harry Potter and the Deathly Hallows - J.K. Rowling. 759 pp. (releitura)
14 - Os Contos de Beedle, o Bardo - J.K. Rowling. 103 pp. (releitura)
15 - Fogo e Sangue - George R.R. Martin. 593 pp.

MARÇO
16 - A Reforma da Natureza / O Minotauro - Monteiro Lobato. 296 pp. (releitura)
17 - A Luneta Âmbar - Phillip Pullman. 524 pp. (releitura)
18 - A Hora das Bruxas - Anne Rice. 989 pp.

01. As Guerras do Mundo Emerso Vol. 3: Um Novo Reino (Licia Troisi) ★★★★☆
02. O Moço Loiro (Joaquim Manuel de Macedo) ★★★★★

01. Coração subterrâneo - Olga Savary.
02. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós - Lori Gottlieb.
03. Como sair com homens quando você odeia homens: O guia de uma garota hétero para namoro em tempos feministas — Blythe Roberson.
04. Deve ter algo errado comigo - Meg Mason.
05. Departamento de especulação - Jenny Offil.

Janeiro
01 - Razão e Sensibilidade - Jane Austen (407 páginas)
02 - O Castelo Animado - Diana Wynne Jones (368 páginas)
03 - A Abadia de Northanger - Jane Austen (270 páginas)
04 - O Castelo no Ar - Diana Wynne Jones (279 páginas)
05 - Mansfield Park - Jane Austen (532 páginas)
06 - Orgulho e Preconceito - Jane Austen (576 páginas)

Fevereiro
07 - Emma - Jane Austen (536 páginas)
08 - Grandes Esperanças - Charles Dickens (704 páginas)
09 - O Deserto dos Tártaros - Dino Buzzati (176 páginas)

Olha @Béla van Tesma mais um clássico, hein? Parece que esse ano eu vou dar orgulho!

@Erendis , quais as suas impressões finais sobre o Grandes Esperanças?
Aproveitando, me conta o que achou desse do Dino Buzzati também? Estive com ele em mãos num sebo por esses dias, mas não comprei.

@Erendis , quais as suas impressões finais sobre o Grandes Esperanças?
Aproveitando, me conta o que achou desse do Dino Buzzati também? Estive com ele em mãos num sebo por esses dias, mas não comprei.
Confesso que o final do Grandes Esperanças me decepcionou um pouco, tive a mesma impressão que tive lendo alguns livros da Jane Austen: que enrola demais no começo e corre demais no final. Não que eu tenha achado o livro ruim, obviamente a história é muito interessante e, por mais que um livro assim possa ter suas partes "chatas", não tem como não gostar da história. É uma história de redenção, de uma pessoa que teve tudo e não deu valor. Como que não vai gostar, né? Mas ficou essa impressão de que ele podia ter enrolado e entregado um pouco mais no final.

Comecei a ler O Deserto dos Tártaros de bobeira anteontem porque achei de graça no Amazon Prime (fica dica pra quem gosta de ler no kindle @Eriadan ) e confesso que ontem a noite quis ficar acordada até um pouco mais tarde pra poder ler mais. Me parece um baita livro e me deixou com aquela sensação de quero saber o que vai acontecer, um mistério no ar. Já devo ter lido 1/3 do livro só de pegada e é um livro curto também, então isso ajuda.

Confesso que o final do Grandes Esperanças me decepcionou um pouco, tive a mesma impressão que tive lendo alguns livros da Jane Austen: que enrola demais no começo e corre demais no final.
Eu fiquei com a impressão que a Jane Austen tinha dificuldade em descrever a felicidade. Quando as coisas davam certo, ela não sabia se alongar na coisa porque não sabia descrever tão bem tudo como quando estavam todos em agonia ou ansiedade...

Confesso que o final do Grandes Esperanças me decepcionou um pouco, tive a mesma impressão que tive lendo alguns livros da Jane Austen: que enrola demais no começo e corre demais no final. Não que eu tenha achado o livro ruim, obviamente a história é muito interessante e, por mais que um livro assim possa ter suas partes "chatas", não tem como não gostar da história. É uma história de redenção, de uma pessoa que teve tudo e não deu valor. Como que não vai gostar, né? Mas ficou essa impressão de que ele podia ter enrolado e entregado um pouco mais no final.

Entendi. Tive essa mesma sensação de "final corrido" com o Ressurreição, do Tolstói. O livro ia muito bem, mas dá muito a sensação de que o autor se cansou da história e quis botar logo um ponto final, resolvendo tudo em algumas dezenas de páginas quando a coisa ainda parecia ter fôlego pra umas 700 páginas a mais. Em relação ao Grandes Esperanças, não me lembro de ter tido essa sensação. Mas já faz uns anos também...

E bom saber que O Deserto dos Tártaros tá disponível no Prime Reading. Vou lá baixar. :joinha:

Então, é que eu adorei o fato dea conclusão ser agridoce: Pip não sai acabado, mas nenhuma das suas "grandes esperanças" acaba se concretizando: nem o amor, nem o dinheiro. Isso me surpreendeu, porque eu sempre imaginei Dickens como um romancista infanto-juvenil, com finais previsíveis. Ah, e gostei de o final deixar uma ligeira ponta no ar, também.

Comecei a ler O Deserto dos Tártaros de bobeira anteontem porque achei de graça no Amazon Prime (fica dica pra quem gosta de ler no kindle @Eriadan ) e confesso que ontem a noite quis ficar acordada até um pouco mais tarde pra poder ler mais. Me parece um baita livro e me deixou com aquela sensação de quero saber o que vai acontecer, um mistério no ar. Já devo ter lido 1/3 do livro só de pegada e é um livro curto também, então isso ajuda.
Nossa, coincidentemente eu baixei esse livro ontem mesmo no Kindle! :lol: Vi que estava no catálogo do Unlimited e peguei.

A propósito, @Clara, as recomendações que aparecem no próprio Kindle, na tela inicial, são infinitamente melhores que as que aparecem na Amazon.

01. El Espíritu de la Liturgia – Joseph Ratzinger, 256 pp.
02. The Bell Jar – Sylvia Plath, 288 pp.
03. A Morte do Pai – Karl Ove Knausgård, 506 pp.
04. Trilogy – Jon Fosse, 160 pp.
05. Ararat – Louise Glück, 72 pp
06. Gesù di Nazaret. Dall'ingresso in Gerusalemme fino alla risurrezione – Bento XVI, 304 pp.
07. A Hora da Estrela – Clarice Lispector, 90 pp.

Opa, em abril tô de férias também, e provavelmente terei terminado os que tô lendo agora, então também topo!

Bora organizar essa leitura coletiva?
Nunca participei de uma aqui no Forum e nem sei como funciona (sempre evitei esses tópicos pra não pegar spoiler). Como funciona normalmente? É só abrir um tópico e à medida que o povo for lendo, vai comentando?
De repente, a gente podia até trabalhar com a possibilidade de, dando um prazo razoável para todos lerem, agendar uma cerveja-videochamada para troca de impressões sobre o livro. Se houver disponibilidade do pessoal. :cerva:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back