• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Bruno Portebrás

• Criador do tópico Criador do tópico Melian
  • Data de Criação Data de Criação

Melian

Período composto por insubordinação.
Quando o leitor abre as Memórias póstumas de Brás Cubas, encontra a dedicatória: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico, como saudosa lembrança, estas memórias póstumas”. Dedicatória sempre mencionada, mas, não necessariamente, sempre discutida. Por que o livro é dedicado ao verme que primeiro roeu as frias carnes do cadáver de Brás Cubas? Uma resposta possível é que ele não poderia dedicar o livro a ninguém porque teve uma vida que não se realizou, como se pode comprovar no capítulo Das negativas, quando o narrador afirma que não teve filhos, ou seja, ele não tinha ninguém, não não construiu laços com ninguém. Ele teve uma vida parasitária, nada mais justo do que dedicar as memórias aos parasitas que roeram suas carnes, ou seja, aos únicos que sobraram-lhe, ou melhor, para quem ele sobrou. Outra resposta possível ao questionamento do porquê da dedicatória ao verme é que se trata de uma crítica a quem escreve sobre si mesmo. Se voltarmos nosso olhar para o capítulo 27 das Memórias, podemos articular melhor essa linha de raciocínio. Nele é dito que o homem é um caniço pensante, porque pode mudar e que "cada estação da vida é uma edição que corrige a anterior [...] que o editor dá de graça aos vermes". A partir do trecho em destaque, podemos inferir que Machado de Assis está dizendo, de uma forma que ninguém entende, que a autobiografia é impossível. Estamos, sempre, corrigindo nossa vida, mas, quando chegamos à edição definitiva, quando morremos, só podemos ofertá-la aos vermes. Ítalo Calvino, em Por que ler os Clássicos, disse que "clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer". Voltamos, sempre, a Machado, porque tanto tempo após sua morte, sua obra continua a ter coisas impactantes e impressionantes a nos dizer. Diante disso, deslocando a função-narrador para a função autor, poder-se-ia dizer que somos uma espécie de vermes que, ao invés de destruírem as palavras machadianas, cumprem a função de degluti-las e, então, devolvem-nas à biblioteca-mundo, para que elas continuem a dizer o que precisam dizer.​

Bruno Portebrás disse:
Segue, mestre.

star wars idgaf GIF by O&O, Inc

1. Shikasta (Doris Lessing)

1745256854423.webp

O livro que abre a pentalogia de ficção científica Canopus in Argos: Arquivos. E de longe o meu favorito entre os cinco (embora eu goste de todos eles). Um dos livros que descobri na estante do meu padrasto. Li pela primeira vez com quinze anos e li umas cinco vezes depois disso, sempre compreendendo um pouco melhor cada vez que lia. É uma história contada do ponto de vista de enviados intergaláticos que vêm para a Terra acompanhar a evolução do planeta e sua derrocada no Século da Destruição (XX). Eu acho absolutamente fabuloso a maneira com que a Doris Lessing escolhe abordar a dinâmica entre as diferentes potências intergaláticas e os eventos da evolução humana. Eu sou um evangelista do livro. Indico pra todo mundo que leia. Já comprei exemplares para dar. E não compreendo como que Shikasta não está no cânone de obras obrigatórias da Ficção Científica.​

2. Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

1745256987795.webp

Eu sou meio básico. E os melhores que eu já li realmente são bem conhecidos. Nesse caso do Machado, eu li já velho burro. Tinha uns 20 anos. E fiquei fascinado com a maneira com que o Machado escreve. Parece meio óbvio, mas a sensação que eu tive foi: nossa, olha o que é possível fazer combinando palavras em português. Que sensação impressionante. Que leitura deliciosa. Como o português é lindo.​

3. Duna (Frank Herbert)

1745257136608.webp

Mencionei em um tópico, menciono aqui. Ele se tornou meu livro favorito, porque foi o livro que me tirou de uma década sem ler qualquer livro. Foi o livro que me trouxe de volta ao prazer insubstituível de sentar, abrir um livro e entrar num mundo qualquer. E foi Duna que me trouxe de volta. E por isso serei eternamente grato. No mais, eu gosto muito como o Frank Herbert escreve e planta suas fintas sobre fintas entre os personagens. Gosto muito do modo que ele usa os pensamentos, por exemplo.​

4. A Sociedade do Anel (J.R.R. Tolkien)

1745257482857.webp

Parece redundante citar Tolkien nesse fórum. Mas em qualquer outro lugar, eu citaria. Então não vou roubar aqui. A verdade é que o primeiro livro da trilogia, pra mim, é o melhor de todos. Li quando tinha 14 para 15 anos, porque vi uma amiga lendo também e ela me contou mais ou menos sobre o que era. Até hoje quando penso em Senhor dos Anéis e principalmente A Sociedade do Anel, me vem uma sensação imediata daquela época. Aquelas árvores retorcidas da capa me levam para um lugar de fantasia 'estranha', diferente, mágica, mas não magia de bola de fogo, uma sensação mágica mesmo. Eu amo A Sociedade do Anel e foi um dos primeiros livros a me jogar em um mundo criado, diferente e enxergar essa possibilidade também.​

5. O fim da morte (Cixin Liu)

1745257671564.webp

Esse é o mais recente que entrou no meu Top 5. Pra equilibrar um pouco com o início da leitura, em que tudo é novo e marcante, com algo que me chocou como se eu fosse uma criança. O Fim da Morte é o fim da trilogia do Problema dos Três Corpos e eu sinto que ele resolve de maneira épica, intrigante e profunda. Volta e meia eu volto a pensar na trama e nas suas resoluções. E gosto muito que o livro não se apoia somente e tão somente na ciência, há muito coração por todo lugar do universo e isso faz muita diferença também. Gosto porque me sinto representado: muita ciência, mas tanto coração também.​

Dessa listinha só desconheço o Shikasta e que o seu relata me deixou curiosa para ler, parece bem interessante.
Nossa acho que sou uma das poucas pessoas que ficou traumatizada com Machado por ter sido introduzida a leitura dele muito cedo, obrigada escola, e não importam o que digam jamais leria esse homem outra vez.

Cleo, que história é esta de função-autor e função-narrador? Foucault, saia deste corpo, que ele não te pertence!​

Deases, li o senhor dos anéis e memorias, os demais parecem bem interessantes (assisti duna(1984)) :)

Boa a lista, parabéns pelas escolhas!!

Desses, só não li Shikasta, mas vou tomar como recomendação e colocar na minha lista. Gosto muito de ficção científica e não o conhecia.

Recentemente eu li o primeiro do Problema dos Três Corpos. Entendo fácil por que está na sua lista, é muito bom!

PS: @Melian, reflexão interessante sobre os vermes. Eu sempre achei que a dedicatória foi feita à eles porque Brás Cubas não achava ninguém digno dela, e como os vermes estavam se alimentando dele, que se considerar o sentido figurativo, talvez por egoísmo, a dedicatória tenha sido à eles.

Última edição:
Baita lista. Eu, na minha simples ignorância, nunca havia ouvido falar de Shikasta, que me parece um baita livro. Gostei muito dos textos de descrição também.

Dessa listinha só desconheço o Shikasta e que o seu relata me deixou curiosa para ler, parece bem interessante.
Nossa acho que sou uma das poucas pessoas que ficou traumatizada com Machado por ter sido introduzida a leitura dele muito cedo, obrigada escola, e não importam o que digam jamais leria esse homem outra vez.

Não caiu Machado no meu vestibular (acho que ele era fácil demais, tanto que passei tranquilo). Então não passei por esse trauma do Machado na escola. Acabei lendo mais velho mesmo. Daí foi só gostosura.

E só vai em Shikasta! A pentalogia toda é sensacional. Aliás, eu deveria ter falado: embora sejam cinco livros, não é uma história contínua. Cada livro é independente entre si, embora façam parte do mesmo 'universo' de histórias. E todos eles são incríveis.

Deases, li o senhor dos anéis e memorias, os demais parecem bem interessantes (assisti duna(1984)) :)

Pelo amor de Ilúvatar, o filme do Duna de 84 é pavoros de ruim. Os novos são muito melhores, se quiser ficar nos filmes. Mas mesmo os novos eu não acho que fazem jus ao livro. O livro é incrível.

Boa a lista, parabéns pelas escolhas!!

Desses, só não li Shikasta, mas vou tomar como recomendação e colocar na minha lista. Gosto muito de ficção científica e não o conhecia.

Recentemente eu li o primeiro do Problema dos Três Corpos. Entendo fácil por que está na sua lista, é muito bom!

Sim, o Cixin Liu tá surfando e não é de graça. Muito intrigante esse livro. Gosto muito. Não vejo a hora de sair as outras temporadas da Tencent.

Pois Shikasta muito raramente aparece mesmo em listas histórias de ficção científica. É uma pena. Eu faço o que posso pra falar e falar e falar sobre.

Não conhecia Shikasta e já me interessei! Duna tbm acho que vou pegar pra ler! Boa lista!

Valeu! Depois me conta o que achou.

Baita lista. Eu, na minha simples ignorância, nunca havia ouvido falar de Shikasta, que me parece um baita livro. Gostei muito dos textos de descrição também.

Valeu! Uma pena Shikasta não ter mais tração mesmo. A Doris acaba sendo muito mais famosa pelo Golden Notebook (justíssimo) e outras obras mais 'elevadas', haha. Ela mesmo, no prefácio de Shikasta, reclama dos críticos tomarem a Ficção Científica como um gênero menor e tal. Então não é de hoje. Vem de longe esse problema com o livro dela. E como ela fez uma carreira muito maior em outros gêneros, ela quase nunca é lembrada na Ficção Científica.

Sempre que vejo as listas, sempre procuro saber de leituras que desconheço totalmente e sou mais um que não tinha ouvido falar do Shikasta.

Eu jamais desconfiaria de que a Doris Lessing tem uma pentalogia de sci-fi no currículo. XD
Pra variar, até já foi traduzida aqui (ao menos em parte) e está fora de catálogo há umas décadas...
Tem que botar pressão na Aleph pra resgatar a obra. Ou a própria Nova Fronteira, que havia editado por aqui no passado.

Caramba, daí só li o livro do Machado. Devendo Lessing e Tolkien.

Sempre fico surpreso com pessoas que não leram Tolkien aqui na Valinor. COMO você chegou aqui? Haha.

Eu jamais desconfiaria de que a Doris Lessing tem uma pentalogia de sci-fi no currículo. XD
Pra variar, até já foi traduzida aqui (ao menos em parte) e está fora de catálogo há umas décadas...
Tem que botar pressão na Aleph pra resgatar a obra. Ou a própria Nova Fronteira, que havia editado por aqui no passado.

Sim, meu livro é da Nova Fronteira e caindo aos pedaços. =/ Dá pra achar em sebos ou comprar usados, acho. Mas sim, deveriam editá-lo novamente. Eu adoraria ter uma edição nova, principalmente com uma capa mais bonitona e etc.

Sempre fico surpreso com pessoas que não leram Tolkien aqui na Valinor. COMO você chegou aqui? Haha.
Por um segundo, achei que você estava falando comigo :rofl: Mas a resposta a essa pergunta, aliás legítima, está aqui. Foi no Grande Êxodo do Meia Palavra. Quando o nosso fórum de literatura fechou, convidaram-nos a migrar para cá. Viemos. Uns ficaram, outros não.

Dessa eu já sabia porque conheci a Lessing primeiro como nome de sci-fi — vai entender. Ainda preciso dar uma chance para ambos os lados dela. (Aliás, esse tipo de coisa lembra o caso de Ballard, Amis, Burgess...)

Boa lista Bruno Petrobras, boa para quem gosta de fantasia adulta.
:hanhan:
Nunca ouvi falar desse Shinkasta. Não sou muito de ler ficção cientifica, sou mais de assistir.

Li todos os outros, se sem comentários, ótimos livros.
O do Cixin Liu, eu só li o Problema dos 3 Corpos, depois de ver a série.
Adorei a abordagem, mas me falaram que esse ultimo livro precisa de uma paciência gigantesca para ler. Não tenho.

Por um segundo, achei que você estava falando comigo :rofl: Mas a resposta a essa pergunta, aliás legítima, está aqui. Foi no Grande Êxodo do Meia Palavra. Quando o nosso fórum de literatura fechou, convidaram-nos a migrar para cá. Viemos. Uns ficaram, outros não.

Ahhh, que legal! Adorei conhecer o lore, hehe.

Dessa eu já sabia porque conheci a Lessing primeiro como nome de sci-fi — vai entender. Ainda preciso dar uma chance para ambos os lados dela. (Aliás, esse tipo de coisa lembra o caso de Ballard, Amis, Burgess...)

Pois então. Agora eu preciso dar uma chance pro lado mais famoso dela também, haha. Nunca li nada dela além dessa pentalogia. Embora adore a Doris, já li muita entrevista, carta. E eu amo a reação dela quando ela venceu o Oscar.

Boa lista Bruno Petrobras, boa para quem gosta de fantasia adulta.
:hanhan:
Nunca ouvi falar desse Shinkasta. Não sou muito de ler ficção cientifica, sou mais de assistir.

Li todos os outros, se sem comentários, ótimos livros.
O do Cixin Liu, eu só li o Problema dos 3 Corpos, depois de ver a série.
Adorei a abordagem, mas me falaram que esse ultimo livro precisa de uma paciência gigantesca para ler. Não tenho.

Acho que todos você precisa ter uma certa paciência, mas o que eu mais tive dificuldade foi o segundo, na verdade. Acho que cheguei no terceiro um pouco mais preparado.

O problema dos três corpos é que, nessa brincadeira aí, nenhum deles é o meu. :hanhan:

Oloko.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.794,79
Termina em:
Back