Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Em resumo, está faltando a prova de literaturavou dar meus 2 centavos sobre o formato já que comentaram na página anterior: eu lembro que a gente usava esse formato para o clube de leitura ainda no meia palavra e era super frustrante não só porque muita gente não seguia o cronograma, mas porque ficava uma coisa meio "hum, gostei disso" e não nascia discussão nenhuma, era só tapinha nas costas do escritor e buenas.
desde então eu tenho pensado bastante no que seria um bom modelo para um clube, ainda mais em um meio de comunicação assíncrona como é o fórum. e a conclusão que cheguei é a coisa mais professorinha que vive dentro de mim, mas...
... o clube precisa de um moderador. por moderador não digo alguém para apagar post e coisas do tipo, é a pessoa para mediar a discussão. ou ainda, criar de fato uma discussão. não precisa ser um moderador do fórum - mas alguém que conheça bem a obra a ser discutida ao ponto de saber quais temas trazer para o debate.
uma coisa parecida com a dúvida do mercúcio fez ao trazer aquela discussão sobre MAS POR QUE ESCREVER O LIVRO lá no tópico do dom casmurro, mas aí lógico, mais do que uma pergunta. e aí é claro que não seria proposto um cronograma, mas um prazo limite para a leitura (eu acho que um livro por mês está mais do que bom) - e quando começasse a discussão, ela seria ampla e mesmo quem já leu o livro em um outro momento poderia participar porque não teria o problema de passar na frente de coisas que só acontecerão em capítulos mais avançados.
não sei se fui clara, mas seria mais ou menos assim: quem sugerir livro para o clube já sugere sabendo que será moderador. digamos que o pirilampo sabido sugere o voo da borboleta rosa e esse livro ganha a enquete. então todo mundo tem um mês para ler, e o pirilampo sabido tem um mês para elaborar questões para trazer para o debate.
quando falei que é a coisa mais professorinha que vive dentro de mim é porque a mediação é uma coisa que exigiria um plano, é claro. e o plano demanda mais tempo que criar o cronograma de leitura, então eu sei que o problema desse formato seria achar alguém disposto a gastar o tempo com algo que no fim é mero entretenimento nosso. mas enfim, fica aí a sugestão.
Em resumo, está faltando a prova de literatura
Aquelas perguntinhas que fazem a gente voltar no livro todo e, quando respondidas em voz alta, a classe podia debater.
Só não sei se a pessoa que indicou ficar como a responsável por isso seria a melhor ideia, porque as vezes quem indicou também nunca leu e pode deixar passar coisas.
E se todos ao lerem, bolassem perguntas com base nas suas reflexões e ai com o conjunto delas, a gente começasse a debater após a leitura?
Lembro que, quando participei do clube do meia, eu fui anotando o que achava dos pedaços que me chamaram mais a atenção e ai fui trazendo isso conforme o cronograma para o topico.
Mais ou menos. Se for, o povo não ta fazendovc compreende que todos lerem e bolar perguntas meio que já seria a proposta desse modelo atual, né?
Concordo.isso é legal, mas o que acontece é que muitas vezes a pessoa traz o que chama a atenção sem qualquer comentário, só o trecho. a questão principal, o que falta no clube mais do que seguir ou não cronograma é o debate.
Perfeito!vou dar meus 2 centavos sobre o formato já que comentaram na página anterior: eu lembro que a gente usava esse formato para o clube de leitura ainda no meia palavra e era super frustrante não só porque muita gente não seguia o cronograma, mas porque ficava uma coisa meio "hum, gostei disso" e não nascia discussão nenhuma, era só tapinha nas costas do escritor e buenas.
desde então eu tenho pensado bastante no que seria um bom modelo para um clube, ainda mais em um meio de comunicação assíncrona como é o fórum. e a conclusão que cheguei é a coisa mais professorinha que vive dentro de mim, mas...
... o clube precisa de um moderador. por moderador não digo alguém para apagar post e coisas do tipo, é a pessoa para mediar a discussão. ou ainda, criar de fato uma discussão. não precisa ser um moderador do fórum - mas alguém que conheça bem a obra a ser discutida ao ponto de saber quais temas trazer para o debate.
uma coisa parecida com a dúvida do mercúcio fez ao trazer aquela discussão sobre MAS POR QUE ESCREVER O LIVRO lá no tópico do dom casmurro, mas aí lógico, mais do que uma pergunta. e aí é claro que não seria proposto um cronograma, mas um prazo limite para a leitura (eu acho que um livro por mês está mais do que bom) - e quando começasse a discussão, ela seria ampla e mesmo quem já leu o livro em um outro momento poderia participar porque não teria o problema de passar na frente de coisas que só acontecerão em capítulos mais avançados.
não sei se fui clara, mas seria mais ou menos assim: quem sugerir livro para o clube já sugere sabendo que será moderador. digamos que o pirilampo sabido sugere o voo da borboleta rosa e esse livro ganha a enquete. então todo mundo tem um mês para ler, e o pirilampo sabido tem um mês para elaborar questões para trazer para o debate.
quando falei que é a coisa mais professorinha que vive dentro de mim é porque a mediação é uma coisa que exigiria um plano, é claro. e o plano demanda mais tempo que criar o cronograma de leitura, então eu sei que o problema desse formato seria achar alguém disposto a gastar o tempo com algo que no fim é mero entretenimento nosso. mas enfim, fica aí a sugestão.
Uma boa também, mas:Quase mandei um haha pelo pirilampo sabido.
A outra opção seria tentar levar o clube para a discussão síncrona mediante Google Meet ou similar. #juranéam
poisMais ou menos. Se for, o povo não ta fazendo
Concordo.
Meu receio com a ideia de centralizar é as vezes não se conseguir formular as perguntas...
Talvez possamos tentar a ideia de um moderador que inicie a discussão com as perguntas, mas deixar em aberto o pessoal trazer algo que não foi colocado pelo moderador(talvez já estivesse implicito na sua ideia, mas quando li a primeira vez não tive essa impressão rs)
Daí tem que ser a @Melian pra conduzir a conversa. Ela meio que tem vocação pra isso néam #professora
Daí tem que ser a @Melian pra conduzir a conversa. Ela meio que tem vocação pra isso néam #professora
ela tem vocação pra mediação literária não quero dar pitaco e aí arrumar trabalho para os outros, mas se eu fosse escolher alguém para mediar debate sobre brás cubas, seria a melian.
Apois se avexe que você nasceu pra isso!
Gente, fico até emocionada por ter sido lembradaindicada ao Oscar (Olá, Margot Robbie! )para mediar um debate literário sobre o meu livro preferido, mas eu sou muito tímida pra essas coisas.
Você é um amigo, mesmo, amigo, mas...Apois se avexe que você nasceu pra isso!
A outra opção seria tentar levar o clube para a discussão síncrona mediante Google Meet ou similar. #juranéam