Avastgard
Alwaystanding
Qualquer comentário útil a respeito trará influências. A questão é não vermos isso como algo negativo, afinal, não creio que a intenção seja impedir a participação dos demais membros do fórum, que é o que efetivamente ocorre com essa proibição.
Na minha opinião, as análises dos demais membros podem muito bem serem valiosas, assim como mostrar pontos de vistas novos a respeito dos fatos apresentados nas argumentações. Apenas acredito que deveriam haver dois cuidados:
=> A visão dos comentários também deve ser endógena;
=> Os mesmos também devem se restringir aos fatos abordados nos argumentos, ou seja, nada de gente falando "ah, mas ele fez aquilo lá também", e sim "bom, mas como um governante, ele tinha certas prioridades, por isso acredito que seja justo que ele tenha agido de tal maneira". e coisas do genero.
Sua intenção é muito nobre, Oromë. Eu também acho que a manifestação dos outros usuários enriquece o debate. O problema é que acho que não dá para pôr muitas restrições a este tipo de coisa: ou libera geral ou proíbe tudo. Mesmo se vetássemos qualquer tipo de manifestação, sempre haveria um desavisado ou um espertinho querendo comentar alguma coisa.
Sua sugestão de restringir a participação dos usuários com as duas limitações que você listou, na minha opinião, é funcional para as bancas, mas estendê-las ao público não funcionaria. Seria quase impossível exigir que os comentários também fossem endógenos a Arda (até que seria muito legal se fossem, mas tenho certeza que muita gente não vai entender o que isso significa; o cara vê todo mundo comentando e resolve comentar também, pouco se importando se está sendo endógeno ou não). O mesmo se aplica à segunda restrição (de que fatos novos não podem ser levantados pelos espectadores). O povo gosta é de polêmica, e manter os argumentos restritos ao que já foi apresentado pela defesa e pela acusação deixaria o debate incomodamente "comportado".