• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei] Terceiro Julgamento - Decisão a Serem Tomadas

• Criador do tópico Criador do tópico Indily
  • Data de Criação Data de Criação
Status
Fechado para novas mensagens.
Eu concordo, mas a parte citada deve ter a natureza de um depoimento por si só. Nada de "...e ninguém entre os Eldar tinha idéia de como Ungoliant surgira", e sim "a batalha foi tensa, nossos exércitos estavam encurralados dentro do forte, e não fosse a chegada de Gandalf, teríamos perecido ali mesmo...".

E elas teriam de ser dessa forma por si mesmas, nada de manipularmos o conteúdo do livro para que parecessem testemunhos. Caso contrário, se dará muita margem para abusos.

Tirando isso, citações proibidas.

Ah sim, os exemplos de citações foram inventados, para que idéia ficasse mais clara. :dente:

Entendo isso, mas tem gente que exagera... Mas isso por aquí é normal, e até aceito com normalidade.
Parecem aqueles "Trabalhos Escolares" encontrados na internet ou mesmo aqueles grupinhos feitos no colégio que não sabe muito como fazer a coisa... Ou o pessoal das comunidades Tolkien do Okt. :no:

Entendo isso, mas tem gente que exagera... Mas isso por aquí é normal, e até aceito com normalidade.
Parecem aqueles "Trabalhos Escolares" encontrados na internet ou mesmo aqueles grupinhos feitos no colégio que não sabe muito como fazer a coisa... Ou o pessoal das comunidades Tolkien do Okt. :no:

Isso me lembrou daquele sujeito indignado porque com o sucesso do filme do SdA, tavam querendo lançar até livro. :rofl:

Mas sim, o negócio é deixarmos bem explícito que certas regras são para serem seguidas à risca, sem margem para negociações, e essa seria uma delas. De outro modo, boa parte do trabalho das Bancas é reduzido a simplesmente copiar o que está escrito no livro, ou adaptando na forma de um testemunho, o que seria como manipular evidências.

Será que alguém percebeu a forma como eu usei os textos ou sequer chegaram a ler aquilo lá?? Foi uma baita trabalheira, mas foi legal!!
Sem citar página, parágrafo, Livro. Usamos os textos que todos já tinham lido, que sabiam de onde foram retirados e montamos a argumentação. Criamos o ambiente para o Círculo, citamos os ouvintes e testemunhas, só não mostramos coisas como; "sentado num canto estava alguns Maia de vestidos em azul da cor do mar, dois deles, um castanho da terra, um cinzento feito a prata e um de branco alvo como as pérolas das Praias Imortais...

Mas, enfim, há coisas e modos de se fazer uma boa argumentação sem exagêros ou meras "cópias"!!

Exatamente. Acho que perceberam sim, tanto é que vocês receberam muitos elogios por isso. Foi uma idéia realmente excelente, e tanto que foi por causa dela que estamos discutindo acerca das possibilidades de uso das citações nos próximos julgamentos. :D

Sim, acima de tudo, irá depender do empenho e dedicação dos membros das Bancas em escrever os argumentos de maneira criativa e trabalhada. =]

Essa parte é preciso ser bem estudada, Pessoal. Afinal de contas, isso conta para se " criar um clima " de Julgamento. Ou será que ninguém daquí concorda com isso??

Foi o que eu disse:

8
Desde o começo sempre fui contra as bancas usarem de textos dessa maneira:

Você diz que o Anel é perigoso, muito mais perigoso do que eu imagino. De que maneira?
— De muitas maneiras — respondeu o mago. — Ele é muito mais poderoso do que jamais ousei pensar no início, tão poderoso que no final poderia literalmente dominar qualquer um da raça dos mortais que o possuísse. O Anel o possuiria.

Se todo o processo é para ser endógeno à Arda, isso não deveria ser aceito em nenhhuma das apresentações. Há maneiras diferentes de se interpretar o que está escrito nos livros e usar como se tivesse sido proferido pelo mesmo personagem, mas como se ele estivesse se apresentado como testemunha.

Isso foi levado em consideração quando os jurados analisaram o caso do julgamento???

O que o Juíz tem a dizer sobre??? Esse não é um recurso que foge às regras???

Será que alguém percebeu a forma como eu usei os textos ou sequer chegaram a ler aquilo lá?? Foi uma baita trabalheira, mas foi legal!!
Sem citar página, parágrafo, Livro. Usamos os textos que todos já tinham lido, que sabiam de onde foram retirados e montamos a argumentação. Criamos o ambiente para o Círculo, citamos os ouvintes e testemunhas, só não mostramos coisas como; "sentado num canto estava alguns Maia de vestidos em azul da cor do mar, dois deles, um castanho da terra, um cinzento feito a prata e um de branco alvo como as pérolas das Praias Imortais...

Mas, enfim, há coisas e modos de se fazer uma boa argumentação sem exagêros ou meras "cópias"!!
Apenas me manifestando que a maneira q vc escreveu foi o que fez q o texto ficasse interessante de ler!!! :abraco:

Pessoal me desculpem por este post, mas não estou acompanhando os assuntos aqui desde o começo debatidos e após do post do Oromë no tópico do Julgamento corri pra cá, e acabei por não entender por completo o que está acontecendo.

Alguém se dispõe, por obséquio, a fazer um resumão do que está acontecendo aqui e porque o Julgamento foi paralisado?

Peço desculpas novamente por este post e espero que me entendam. Muito obrigado e desculpem qualquer coisa.

A decisão que haverão de tomar, indeferente de qual seja, deveria ser julgada pelos dados apresentados. Meramente isso e não previamente uma que já houvesse sido manifestada desde o princípio pela "Opinião Pública", como refiro-me aos fora das Bancas, tanto de Acusação, Defesa e dos Julgadores.

Para esse caso, faltou interpretação e entendimento das acusações, que, não por eu participar da Banca de Acusação( e devo deixar isso claro ), mas pelos fatos apresentados que são inegáveis.
Quais são os fatos? Vou citá-los para demonstrar o que digo:

- Isildur dispensar seu exército aos cuidados de algum "general" em época pós-guerra. (Mesmo acabada a guerra contra Sauron, ainda havia o risco de ataques. Não tão coordenados quanto em tempos de confrontos, mas emboscadas poderiam acontecer em qualquer estrada que saisse de Gondor, a qualquer um.)

- Isildur poderia ter mandado seus filhos juntos com o exército, assegurando ao menos a proteção destes, indiferente às emboscadas que não seriam problema visto a quantidade de soldados e imponencia das tropas númenorianas.

- Isuldur poderia ter usado os Palantiri, que não é citado o uso em nenhum lugar por ele nessa época, e vislumbrado os perigos e melhor tempo para sair de seus domínios.

- Mesmo partindo com 200 homens, como é relatado, Isildur jamais deveria, sem a devida "observação", ter saído sem estar preparado para confrontos e com poucos arqueiros ou batedores montados. Seus homens não deveriam ter partido a pé, principalmente em baixo número e carregando a "Familia Real", a "Elendilmir" e principalmente, o Um Anel de Poder, artefato que poucos sabiam que Isildur não havia destruído.

- Isildur, talvez por influência do Um Anel, tenha sido imprudente, mas não usava batedores( não poderia fazê-lo pois seus homens iam a pés ) e se distraiam em cantorias. À noite seus acampamentos não tinham vigias, atitude e procedimentos incomuns para qualquer militar em campo, mesmo não sendo em época de batalhas e mesmo em território amigo, o que não era apesar de ele ser o Rei de Gondor e estar em "território Aliado", este ainda era sondado pelos Orcs!

- Sofrendo o ataque dos Orcs e uma retirada destes, Isildur, por estar com poucos homens e com sua Familia e Pertences, deveria ter se retirado juntamente com seus "Bens", o que não seria vergonhoso, visto a proporção do ataque. Sua retirada não seria percebida tão cedo e quando fosse, já teriam longa vantagem sobre seus perseguidores.

- A "Destruição do Um Anel" deveria de ter acontecido como "Missão de Guerra" e o não cumprimento dessa missão já lhe deveria causar muitos problemas diante dos outros Líderes. Guardar o Um Anel ainda agrava o caso, pois caracteriza um "Desvio de Contigente Bélico" digamos assim, desperdício/sacrifício de vidas e colocar em risco toda a vida restante, que era de sua responsabilidade, assim como daqueles que o acompanhavam.

- Falta ainda "Insubordinação" à observação acima! Sim, pois Elrond e Cirdan eram seus Superiores de Campo. Eram os mais qualificados para a destruição do Um, ao qual Isildur se apossou e intimidou com a promessa de um ataque caso viessem a tentar demovê-lo de sua decisão de "guardar" o artefato como "retribuição por perda" de seu pai, Elendil. Mas e quanto a Gil-Galad e inúmeras vidas perdidas durante o Cerco a Mordor?

Essas são meras observações de um leigo, um aprendiz da Obra. Na verdade, sei quase nada sobre termos tecnicos de Leis, tanto Civís quanto Militares. Mas para muitos no Fórum, essas observações seriam incontestáveis, apesar de seu fanatismo acerca de Isildur.
Entendo que é dever da Banca de Defesa defender Isildur, agora aos Julgadores é negado esse direito. O texto da Acusação foi claro nisso e a Defesa foi expetacular na sua função, não há como negar.

Portanto, gostaria de pedir que não mudem nada nesse momento quanto a prazos ou ao que foi decidido pelos Julgadores. Como o arthurreis, Presidente da Acusação, não se manifestou, não posso fazê-lo e nem pretendo, para não fugir do meu respeito pela coragem que ele teve enquanto outros poderiam tê-lo ao menos se manifestado para ajudá-lo.
De minha parte, dou por encerrado esse Julgamento, com o desejo de que mais critério seja adotado para o próximo.

Abraço a todos e desculpem-me se de alguma forma não fui correto com o que disse!

Guilherme, volte uma página e leia alguns posts do hurin alf e seguintes.
Desculpe a frieza... mas estando por aqui é sempre bom que tente ler os questionamentos e observaçoes dos usuários, uma vez que o resumo feito por qquer um de nós irá, mesmo que sem ter intenção, deixar de citar algo e passar nossa opinião. E aqui o mais importante é cada um de nós ter uma opinião para que nossas decisões sejam sempre discutidas com coerência e bem formadas ao final.

Hurin, mesmo até agora não tendo me manifestado no tópico do julgamento, primeiro por saber que eu seria absurdamente parcial quanto aos posts, segundo por estar descontente com o seguimento, resolvi vir da minha opinião... citações todos fizeram e não erraram completamente, o que pecou foi o excesso de ctrl+ c e ctrl+v da defesa, ao contrário de relatos com as palavras dos envolvidos. Bem como a falta de interesse dos demais em ler as regras pra fazer as coisas certas ao invés de perguntar coisas inúteis.... mas enfim, a preguiça era prevista.

No mais... o que falta é deixar claro e de forma bem simples "QUER USAR DE CITAÇÕES DOS LIVROS? O FAÇA COM SUAS PALAVRAS E NÃO A CÓPIA LITERAL DE PARTES DO TEXTO"

Entretanto, no momento concordo com o que vc disse e que cito abaixo.... mas por hora.
De minha parte, dou por encerrado esse Julgamento, com o desejo de que mais critério seja adotado para o próximo.

Última edição:
Para não comprometer o próprio Projeto do Círculo da Lei, todo o trabalho de todos os envolvidos de dentro do VTBBC, assim como dos que participaram do Julgamento de Isuldur, tanto da Acusação, Defesa e Julgadores, >> Não mudem os prazos e Decisões Já Tomadas! <<

Apesar de nem todas as coisas terem saído a contento, o clima dentro do Julgamento foi bem ordenado, não aconteceram tentativas de "induzir" os Julgadores e os participantes todos se divertiram. (Tá bom, nem todos:roll:)

Mantenham o Trem no trilho a que ele estava "tendendo" a seguir e partamos para o próximo passo e Circulo!!

Sei que é chover no molhado, mas só para complementar o post da Indyli:

REGRAS DO JULGAMENTO

1 - Os argumentos deverão ser feitos sob uma ótica endógena à Arda, ou seja, como se estivessem dentro de um tribunal em Arda, com o réu presente e tudo o mais.

É a PRIMEIRA REGRA!!!! De todos os que participaram ativamente do Julgamento de Isildur, quantos foram os que realmente leram E entenderam o que está escrito lá???

Húrin, existem também muitos argumentos para rebater em favor da defesa, mas isso não vem mais ao caso pois os jurados já proferiram seus votos e falta apenas o juíz dar o seu parecer com relação à inocência ou culpa de Isildur.

Que ele apresente sua decisão e encerre de uma vez esse Julgamento.

Para os próximos Julgamentos:

Decisões e/ou alterações nas Regras serão resolvidas APENAS antes de o julgamento começar. Quaisquer sugestões que venham a aparecer após o início serão anotadas e discutidas POSTERIORMENTE.

Ou esse negócio de mudar as regras sem o consentimento de todos, em uma votação prévia, acaba ou isso aqui vai acabar virando zona.

Concordo plenamente, ALF! Como sempre concordo com as decisões de vocês!!

Quanto à Defesa e seus argumentos, compreendo-os, tanto que não vou bater o pé e choramingar! Tanto que sou contra qualquer mudança no que já estva sendo decidido diante do trabalho deles.
Eles se sairam melhor do que a minha Banca. Pronto e ponto!

Se o Arthur não se manifestar contrário ao que decidiram os Jurados, acabou o Julgamento de Isildur. Entraremos agora na fase de comentários e nos prepararemos para uma nova jornada de trabalhos!

Bom, já dei continuidade ao Julgamento. Estou apenas aguardando a manifestação da Acusação quanto ao recurso, para dar ou não meu veredicto.

Tinha escrito um post detalhando o que havia encontrado de errado ou o que deveria ser melhor analisado em cada uma das argumentações, mas já que isso não fará mais diferença e daremos continuidade igual, deixei quieto.

Partilho da opinião de que deveríamos ter arrumado as coisas, mas como todo esse rebuliço se deve em grande parte por culpa minha, por não ter sido mais firme para com as regras do julgamento, e por não ter tido discernimento o suficiente para vir consultar o VtBBC, quando fiquei confuso quanto ao que fazer quando me deparei com alguns dos problemas. Então, antes de qualquer coisa, peço desculpas pela minha negligência para com o que havia me comprometido a fazer, pois, fosse diferente, essas questões teriam sido debatidas e resolvidas muito antes, principalmente antes de que os pareceres do Juri fossem dados.

Assim sendo, submeto minha vontade à do único membro presente da Acusação, e vamos manter as coisas como estão.

E agora, é trabalhar para que os mesmos deslizes não ocorram nos próximos julgamentos.

Não é preciso se desculpar, Amigo Valar!!:dente:

Sei o quanto é complicado tomar conta de um tópico assim e também continuar atuando em outras frentes. Não se preocupe, tentei dar uma mostra por lá, para ajudá-lo na coisa da organiozação e entendimento. Mas a coisa toda é mesmo complicada, principalmente quando se está envolvido e não se pode avançar o sinal nem ultrapassar a Autoridade.

Me perdoe se causei algum transtorno ou se fui rude em alguma observação. Se o fiz, não foi por vontade de fazê-lo. Busquei sempre ser o mais correto e leal para com todos. Tanto que se perguntado se quero apelar direi que é contra minha vontade, visto tantas coisa que aconteceram.

Fiquei meio puzzo da vida em certas horas, mas ando assim não só com isso, mas com quase tudo que me rodeia ultimamente, mas estou me tratando, como já havia avisado.
Mais uma vez, perdoem-me se de alguma forma fui indelicado e estou à disposição para sanar qualquer desentendido e pronto para ajudá-los no que precisarem de mim!:joinha:

Eu tenho uma sugestão para o próximo Julgamento, se é que posso faze-lo, se não, desconsiderem o. Acho que esse prazo para a banca perdedora decidir e dizer se irá apelar ou não está muito longo. Dois dias já atão de bom tamanho!

(Desculpa achei que tava na ultima pagina e nao vi que novos assuntos tinhan surgido)

1- Concordo

2- Acho que um aumento um pouco menor como a Gra falou é melhor

3- Não entendi.......

4-Concordo no lado da banca da defesa; não tenho um pensamento concreto....

5- Já falaram alguns;

6- Concordo

7-Discordo; isso daria uma vantagem pra defesa desde o inicio.....

8- Acho que seria melhor come se fosse tipo uns 60 dias depois, assim ele seria mais realistico, emocionante, interessante, seria mais endógena (pelo menos pra mim). Eu sei que é para olhar o todo mas se estivessemos naquele tempo o todo seria o que aconteceu.....

_________________________________________________________________________________________________________________

Concordo plenamente com o que ALF falou.... por favor na próxima tentemos fazer com que todos sabem o que que é endógena.....

_________________________________________________________________________________________________________________

Agora o que Gra falou eu concordo

Última edição:
Não é preciso se desculpar, Amigo Valar!!:dente:

Sei o quanto é complicado tomar conta de um tópico assim e também continuar atuando em outras frentes. Não se preocupe, tentei dar uma mostra por lá, para ajudá-lo na coisa da organiozação e entendimento. Mas a coisa toda é mesmo complicada, principalmente quando se está envolvido e não se pode avançar o sinal nem ultrapassar a Autoridade.

Me perdoe se causei algum transtorno ou se fui rude em alguma observação. Se o fiz, não foi por vontade de fazê-lo. Busquei sempre ser o mais correto e leal para com todos. Tanto que se perguntado se quero apelar direi que é contra minha vontade, visto tantas coisa que aconteceram.

Fiquei meio puzzo da vida em certas horas, mas ando assim não só com isso, mas com quase tudo que me rodeia ultimamente, mas estou me tratando, como já havia avisado.
Mais uma vez, perdoem-me se de alguma forma fui indelicado e estou à disposição para sanar qualquer desentendido e pronto para ajudá-los no que precisarem de mim!:joinha:

Quanto aos ânimos acirrados, acontece. Todos estamos sujeitos a esse tipo de problema, ainda mais quando nossa vida fora daqui não colabora muito. E ao menos é um sinal de que você estava realmente envolvido com a Acusação. =]

Ademais, você não ofendeu ninguém, então sem mais transtornos.

Ah sim, e obrigado pela ajuda em tentar manter a ordem lá. :joinha:

Eu tenho uma sugestão para o próximo Julgamento, se é que posso faze-lo, se não, desconsiderem o. Acho que esse prazo para a banca perdedora decidir e dizer se irá apelar ou não está muito longo. Dois dias já atão de bom tamanho!

Claro que você pode dar sugestões. Elas são muito bem-vindas, por sinal. :D

O prazo é para a apresentação do recurso, ou seja, da própria argumentação contestanto os pontos apresentados pela Defesa, e pedindo aos jurados que mudem seus votos, e não do simples pedido. Por isso são três dias. =]

3- Não entendi.......

Isso significa que, caso os jurados sejam unânimes em suas decisões, a banca perdedora não poderá pedir o recurso. Isso dá mais valor ao ultimo voto, mesmo que o réu já tenha sido inocentado ou culpado.

7-Discordo; isso daria uma vantagem pra defesa desde o inicio.....

Exatamente, mas como eu já disse antes, a Acusação já conta com uma vantagem muito maior de qualquer maneira.

Teoricamente, nada impede que, ao indicar um réu, a pessoa já tenha toda uma argumentação preparada de antemão, feita com calma e cuidado.

É um ponto complicado. Mas como eu disse antes, desde que o apenas algum motivo brevemente descrito, para justificar o apontamento, seja apresentado, e que o julgamento não tenha de se prender ao mesmo, tá valendo.

8- Acho que seria melhor come se fosse tipo uns 60 dias depois, assim ele seria mais realistico, emocionante, interessante, seria mais endógena (pelo menos pra mim). Eu sei que é para olhar o todo mas se estivessemos naquele tempo o todo seria o que aconteceu.....

Sim, mas a proposta se encaixa em julgar o réu de acordo com a totalidade das consequencias de seus atos. Uma acusação contra Isildur feita logo após ele sair da Fenda da Perdição teria um peso, uma logo após Frodo acordar em Valfenda teria outro. Entretanto, o fato é que a atitude de Isildur causou uma penca de mortes e sofrimento, e não podemos deixar isso de lado.

Por isso a questão de não se prender ao tempo.

Perdão pelo duplo post, mas havia a necessidade de citar...vou ver se consigo consertar isso com o Editar depois. =]

Edit: não deu, ou sou incompetente. Pelo menos foi por um bom motivo. :mrgreen:

Guilherme, volte uma página e leia alguns posts do hurin alf e seguintes.
Desculpe a frieza... mas estando por aqui é sempre bom que tente ler os questionamentos e observaçoes dos usuários, uma vez que o resumo feito por qquer um de nós irá, mesmo que sem ter intenção, deixar de citar algo e passar nossa opinião. E aqui o mais importante é cada um de nós ter uma opinião para que nossas decisões sejam sempre discutidas com coerência e bem formadas ao final.

Tudo bem Indily, eu entendo, é que li várias páginas atrás e tinha algumas dúvidas, mas elas já estão sanadas.

Acho que o Julgamento de Isildur deve terminar como foi. Apartir do próximo Julgamento deve-se discutir aqui a mudança regras ou prazos antes de qualquer tópico sobre o quarto julgamento ser aberto.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back