• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Falar mal do Ciro não é exclusividade de petista. Fica a dica.
Tampouco falar mal de Lula/PT é exclusividade de bolsonarista. E é aí que está o erro fatal, quando empurram para o campo bolsonarista Ciro ou quem quer que engrosse o tom contra Lula/PT, ou estigmatizando como fascista todo mundo que vota ou pensa em votar em Bolsonaro.

Esse reducionismo de "quem está com o meu candidato" x "quem não está" está nos fazendo criar os juízos de valor mais toscos. Todo mundo parou de olhar para o que interessa, que é o programa, o projeto, a história. Um exemplo é ver como Tebet virou simpática aos olhos de quem é Lula porque acirrou em críticas a Bolsonaro, mesmo que praticamente toda a sua trajetória e votos capitais sejam de caráter extremamente conservador. Será que vocês sabem mesmo em que estão votando, ou estão resumindo a eleição, ainda no 1º turno, numa derrota do adversário, correndo o risco de dar carta branca para Lula e fazer parecido com os bolsominions, passando pano para tudo porque "pior era o Lula Bozo", e contra ele tudo se justifica?

Daí, @Mercúcio, que eu não dou muita importância para o tom dos ataques de Ciro contra quem quer que seja o adversário, ou seja lá qual for a estratégia que ele utilize para angariar simpatizantes, desde que a base programática se mantenha. É isso que define (ou deveria definir) a inclinação de uma candidatura. O projeto que Ciro defende é rigorosamente o mesmo desde 2018, quando ele acenava mais para o lado progressista, a 2022, quando ele acena mais para os anti-Lulistas. A direção em que ele aponta pode provocar alterações, e é exatamente a isso que se deve ficar atento. Se ele acenasse para valores bolsonaristas, toda a base social do projeto, que você conhece, se tornaria esquizofrênica; mas se estivesse fazendo isso, ele relaxaria em críticas a Bolsonaro, e isso nunca aconteceu. Ele não está acenando para pessoas que compram esses valores, mas que estão com Bolsonaro por rejeição a Lula - e há motivos muito justos para isso. É importantíssimo que paremos de colocar todos esses 33% dentro do mesmo balaio.

Não precisa me pregar quem é o Ciro. Sou ex eleitor dele. Quando eu ainda nem votava eu fiquei enchendo o saco dos meus pais pra votar nele. Já ouvi ele explicar o projeto de cabo a rabo uma centena de vez. Já fui ver palestra pessoalmente mais de uma vez. Era um cara que eu tinha respeito pelas ideias. Além disso, nunca votei no PT em primeiro turno. E nada disso me impediu de sentir nojo da campanha dele. Ele flerta com fascismo e faz uma falsa equivalência entre os lados. E só ta piorando no discurso.

Sério que o governo Bolsonaro é equivalente a um governo do PT? Só pode estar de brincadeira.

O que não falta é cirista falando que não vai votar no segundo turno. Quem não vota contra o fascismo contribui com ele, não importa se você seja pessoalmente fascista ou não. O fascismo não ganha força só com o apoio dos fascistas, mas com a omissão ou conivência dos "não fascistas" que não conseguem ver um palmo além da sua vontade. O fascismo não se tolera, não se conversa. O fascismo é pra ser varrido de volta pro bueiro.

Essa não é uma eleição sobre projeto, é uma eleição contra o fascismo.

O que não falta é cirista falando que não vai votar no segundo turno. Quem não vota contra o fascismo contribui com ele, não importa se você seja pessoalmente fascista ou não. O fascismo não ganha força só com o apoio dos fascistas, mas com a omissão ou conivência dos "não fascistas" que não conseguem ver um palmo além da sua vontade. O fascismo não se tolera, não se conversa. O fascismo é pra ser varrido de volta pro bueiro.

Essa não é uma eleição sobre projeto, é uma eleição contra o fascismo.
Você realmente acha que vivemos num governo Fascista? Achei que era meme. É, a narrativa do PT colou forte mesmo, é sim exatamente igual o discurso bolsonarista falando com medo do comunismo, impressionante. E veja, para quem tem problema de interpretação: Eu não estou dizendo que Lula e Bolsonaro são iguais. Mas que as narrativas de petistas e bolsonaristas são equivalentes. Ambos pregam esse apocalipse ao fim das eleições. Um tem que ganhar para que o comunismo não volte ao Brasil, e o outro tem que ganhar para derrotar o fascismo. E sempre com esse discurso emocionado e apelativo (vide acima) com frases de feito como "ser varrido de volta pro bueiro", como se os eleitores fossem paladinos da justiça lutando contra o mal. "Não me sento a mesa com nazistas" e outras besteiras que só demonstram imaturidade política e social. Esse maniqueísmo só interessa a PT e Bolsonaro, e estraga completamente o debate de ideias e propostas, fica só esse tom personalista e messiânico dos candidatos como se fossem a única soluçaõ contra o Mal Supremo. Como se estivéssemos de fato na Terra-Média escolhendo entre Sauron e Manwë, mas não é isso. É vida real, é política real, e nada é preto no branco como vocês gostam de pintar. Assim como quase metade da população acha que Bolsonaro é lúcifer, a outra metade vê Lula como Satanás. Imagina a supresa de geral em descobrirem que são apenas dois políticos querendo o poder?

E outra, o bolsonarismo não vai acabar ao fim das eleições de 2022. Ainda que Bolsonaro pai seja preso, ele tem filhos, aliados, seguidores, a polarização não vai embora com a vitória do Lula - pelo contrário, só vai continuar a mesma merda que é desde 2014 pelo menos, com o ódio pelo rival alimentando todo o debate político. Vamos ver um Lula já envelhecido e claramente longe dos seus grandes dias, desgastado e com alta rejeição desde o seu primeiro dia de governo, enfrentando um congresso provavelmente dominado pelo centrão e direita, e terá de fazer um governo cheio de cargos entregue a partidos do centro para manter a base de apoio, algo que sempre favoreceu a narrativa bolsonarista de lutarem contra a "políticagem" (mesmo eles próprios fazendo o mesmo). Aí já dá pra ver em 2026 o mesmoooo discurdo messiânico de petistas "Olha a gente tem que manter Lula (ou seu suceessor) porque senão o Bolsonarismo volta e não podemos deixar a cadela do Fascismo se assanhar" E bolsonaristas com a mesmaaaa narrativa de "tirar o Brasil da garra da gangue petista". E o Brasil? Ah o Brasil a gente vê depois, o importante é derrotar o inimigo malvadão.

Enquanto isso vamos lá, dar um voto útil em um cara que nem plano de governo vai apresentar antes das Eleições. Pelo bem do país, sempre.

Vamos ver um Lula já envelhecido e claramente longe dos seus grandes dias, desgastado e com alta rejeição desde o seu primeiro dia de governo
Exato, a pior coisa é os simpatizantes e fanáticos por ele acharem que ao assumirem em 2023 será exatamente igual a 2003.

Em sendo eleito, será um governo extremamente rifado de cargos e de rabo preso como nenhum outro mandato petista teve e lembrando sempre que não foi o Alckmin que estava quietinho no canto dele que saiu com um pires na mão implorando pra ser vice e sim o inverso.

Você realmente acha que vivemos num governo Fascista? Achei que era meme. É, a narrativa do PT colou forte mesmo, é sim exatamente igual o discurso bolsonarista falando com medo do comunismo, impressionante. E veja, para quem tem problema de interpretação: Eu não estou dizendo que Lula e Bolsonaro são iguais. Mas que as narrativas de petistas e bolsonaristas são equivalentes. Ambos pregam esse apocalipse ao fim das eleições. Um tem que ganhar para que o comunismo não volte ao Brasil, e o outro tem que ganhar para derrotar o fascismo. E sempre com esse discurso emocionado e apelativo (vide acima) com frases de feito como "ser varrido de volta pro bueiro", como se os eleitores fossem paladinos da justiça lutando contra o mal. "Não me sento a mesa com nazistas" e outras besteiras que só demonstram imaturidade política e social. Esse maniqueísmo só interessa a PT e Bolsonaro, e estraga completamente o debate de ideias e propostas, fica só esse tom personalista e messiânico dos candidatos como se fossem a única soluçaõ contra o Mal Supremo. Como se estivéssemos de fato na Terra-Média escolhendo entre Sauron e Manwë, mas não é isso. É vida real, é política real, e nada é preto no branco como vocês gostam de pintar. Assim como quase metade da população acha que Bolsonaro é lúcifer, a outra metade vê Lula como Satanás. Imagina a supresa de geral em descobrirem que são apenas dois políticos querendo o poder?

E outra, o bolsonarismo não vai acabar ao fim das eleições de 2022. Ainda que Bolsonaro pai seja preso, ele tem filhos, aliados, seguidores, a polarização não vai embora com a vitória do Lula - pelo contrário, só vai continuar a mesma merda que é desde 2014 pelo menos, com o ódio pelo rival alimentando todo o debate político. Vamos ver um Lula já envelhecido e claramente longe dos seus grandes dias, desgastado e com alta rejeição desde o seu primeiro dia de governo, enfrentando um congresso provavelmente dominado pelo centrão e direita, e terá de fazer um governo cheio de cargos entregue a partidos do centro para manter a base de apoio, algo que sempre favoreceu a narrativa bolsonarista de lutarem contra a "políticagem" (mesmo eles próprios fazendo o mesmo). Aí já dá pra ver em 2026 o mesmoooo discurdo messiânico de petistas "Olha a gente tem que manter Lula (ou seu suceessor) porque senão o Bolsonarismo volta e não podemos deixar a cadela do Fascismo se assanhar" E bolsonaristas com a mesmaaaa narrativa de "tirar o Brasil da garra da gangue petista". E o Brasil? Ah o Brasil a gente vê depois, o importante é derrotar o inimigo malvadão.

Enquanto isso vamos lá, dar um voto útil em um cara que nem plano de governo vai apresentar antes das Eleições. Pelo bem do país, sempre.
Vota no Bolsonaro ou não vota, ué. Eu vou de Ciro contra o Bolsobosta se ele for ao segundo turno.

Quanto ao Alckmin o Ciro bem que tentou pegar, mas o Lula comeu primeiro.

Última edição:
Não acho que Ciro seja nazista (o Omykron deve achar, mas duvido).
historicamente não tem como nem ter duvidas.
mas que o Ciro sempre flertou com autoritarismo, inclusive sendo conhecido por ser rude, não é de hoje.
mas ai você ve isso:

Ai vem conversa com Monark,
Ai vem isso
“Quem está financiando essas agendas [identitárias] no Brasil é a Open Society, do George Soros. O Psol é financiado pelo George Soros”
que é um tremendo dog whistle, e baseado em nada
e ai finaliza com o fascismo de esquerda

só existe um recorte onde você pode dizer que fascismo está a esquerda de onde vc esta.

esse é o Ciro de 2022: patético num ótimo dia.

É, banalizou muito o termo, não é de hoje. Alckimin mesmo sempre foi chamado e fascista né? Mas quem falava isso não era Ciro, era Lula e Dilma.

Ciro:

Also Ciro:

O @Neithan disse em um dos seus posts que não votaria no Lula no segundo turno por causa do Alckmin. E se o Alckmin tivesse fechado com o Ciro, Neithan? Ou o Rodrigo Maia? Ou o ACM Neto? Ou o Datena?, para citar alguns dos exemplos de figuras que não são de esquerda e foram cortejadas pelo Ciro. Mas não fecharam. É fácil arrotar pureza se você é incapaz de negociar apoios políticos. Como diz um camarada, os ciristas têm o defeito de achar que o mundo deve mudar para se adequar ao Ciro e não o contrário.

Em 2018, eu votei no Ciro engolindo a contradição de assumir como vice da chapa que eu então defendia a Katia Abreu, a quem tantas vezes critiquei. Política de gente grande envolve, às vezes, engolir sapos. Aliás, já que o assunto é PDT, o Brizola sabia disso. Pegue aí as críticas públicas do Brizola ao Lula antes de 1998. E no entanto, em 1998, estava lá o Brizola, como vice na chapa do Lula.
____

@Eriadan , eu respeito o seu critério. Em 2018, o meu critério era o mesmo.
Em 2022, entendo, com todo o respeito, que este não é o melhor critério. Em 2026 talvez esse possa voltar a ser o meu critério também. E então, quem sabe?, talvez estaremos fazendo campanha novamente para o mesmo candidato. A ver...

Não só Ciro se aproxima do discurso do Bolsonaro como cirista se aproxima do discurso de bolsonarista que acha que tudo que se diz contra seu candidato de estimação é petismo.

Se o Bolsonaro não é fascista então eu não sei o que é.

Faz o checklist aí e diz o que falta:

Link do vídeo

Eu entendo que os ciristas fiquem frustradíssimos com o rumo da coisa toda, daí só resta ranger os dentes e praguejar, mesmo. O melhor candidato, o único com um projeto, o único que conhece o Brasil do Oiapoque ao Chuí, o único que "estudou em Harvard" (risos), que sabe conversar até sobre astrofísica (risos), etc. etc. ficando atrás de dois candidatos que não são íntimos dos livros nem disseram a que vêm, que não apresentaram nada de projeto... Deve ser muito frustrante, mas não deixa de levantar uma questão: Por que será que o Ciro perde até pra quem não tem propostas? Por que o Ciro está minguando ainda mais em pesquisas recentes, quando já não tinha muitos votos? A campanha dele está sendo um fiasco e um fracasso. O PT não deve ter dito um ai contra o Ciro na propaganda eleitoral, nem acho que o Bolsonaro disse. Então, mesmo sem ser bombardeado pela concorrência, ele segue minguando... Não adianta nada só dizer que é o mais preparado e que tem o melhor projeto; está faltando um algo a mais aí nessa campanha pra cativar. Sempre faltou. Talvez ele seja irremediavelmente repulsivo para a maioria dos eleitores. Isso lá é ele quem tem de se olhar no espelho e fazer uma autocrítica sincera. Mas é mais fácil culpar o povão, que "não sabe votar", ou coisa que o valha; ou culpar os outros por estarem "roubando" seus votos, talvez? De repente, se ele continuar tentando disputas presidenciais, uma hora ganha. Lula não caiu de paraquedas ganhando de primeira também. Mas continuou tentando sempre para o mesmo cargo até vencer. Ciro foi bem mais errático nesse sentido, preferindo disputar outros cargos ao longo dos anos, e errático inclusive na troca de partidos. Ciro não tem atrás de si um partido que encampe seu projeto e com o qual se identifique pra valer. Passa a ideia de que é um projeto pessoal e que vai morrer com ele. Eu não vejo ninguém no PDT fazendo coro ao discurso dele. E a impressão que passa é essa mesmo: ele levaria o projeto para qualquer partido aonde fosse e continuaria tentando vendê-lo do mesmo jeito. E nenhum projeto sai do papel assim. Só resta fazer meme, relaxar e gozar.

Última edição:
Pois é, também entendo a frustração e acho que a polarização entre dois populismos não pinta um quadro muito bom sobre a maturidade da nossa democracia.

Dito isso, como a diferença entre os dois populistas é equivalente à diferença entre comer carne queimada ou esterco radioativo: Lula lá, brilha uma estrela!

Eu acho essa narrativa anti-Soros (com forte odor de antissemitismo) e conspiracionismos bobos a gota d'água e a prova de que o Ciro se perdeu mesmo. Pode manter o projeto que for, se não ganhar a eleição com uma estratégia funcional de campanha, não adianta nada. Vai se tornar mais e mais repulsivo e não vejo ele se apresentando como uma opção no futuro, da forma como vem se comportando. É um Ciro muito diferente do de 2002, que realmente aparecia como uma opção real.

Mas eu não consigo não rir vendo essa sinalização patética de virtude como algo sério, desculpe. 'Luta contra o fascismo!' Pelo amor do Eterno, vocês são patéticos. Parece jingle ou story de candidato remelento de DCE ou militante de alguma pauta irrelevante importada de universidade americana. É uma miopia tão grande na análise, uma falta de critério tão absurda que consegue piorar o cacoete marxista clássico de ver fascista debaixo da cama.

Eu nem vou perguntar se vocês realmente acreditam que o Bolsonaro tem alguma chance de dar um golpe ou se esse governo Lula, para além das 'necessárias' alianças políticas, vai conseguir resolver pelo menos o problema da inflação. Pode ser que eu me surpreenda com um 'sim' que insulta não só a minha inteligência, como a de vocês.

Aliás, falando de 'necessárias' alianças políticas, o PT é conhecido por elas. A pergunta é: necessárias para quem? E por quê? Mas não né, o importante é ganhar e mais importante ainda é se blindar da futura responsabilidade pelos problemas que essa vitória podem trazer. Eu sigo votando no Lula mesmo, mas essa narrativa não cola, sabe, é rançoso, é velho e leio essa ladainha por aqui desde 2009. Simplesmente cansa.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back