• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cite um trecho do livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

  • Criador do tópico Criador do tópico Anica
  • Data de Criação Data de Criação
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

"Em minhas meditações, não encontro nada na vida que conte mais que a felicidade que podemos dar aos outros, o bem que podemos fazer. É isto que devemos ensinar aos nossos filhos, a pensar mais nos outros que em si mesmos, pois é dessa maneira que vão encontrar a mais nobre de todas as satisfações."

Tá parecendo um livro de auto-ajuda, mas não é! O livro é Vinho & Guerra de Petie Kladstrup e Don Kladstrup.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Não estou propriamente lendo este livro aqui; só o peguei online para mostrar um exemplo da prosa pífia do André Vianco (livro "Os Sete").
E daí que achei que o exemplo, escolhido a esmo, era divertido e poderia interessar aos colegas:

Tiago tentava visualizar mentalmente o exato momento em que fora assaltado pelo vampiro, extremamente rápido e preciso. Não havia sequer desconfiado. Precisava exterminá-lo naquele momento. Nem que precisasse desfiá-lo a unha, teria de fazê-lo agora, enquanto o maldito se encontrava ferido, debilitado. Mas quando tentou caminhar, uma nova e terrível surpresa. Inverno, condensando o ar, havia produzido uma espessa camada de gelo sobre a lama. Tinha transformado o chão ao redor de Tiago em um bloco de gelo compacto que já o prendia até a altura das canelas. Usou toda sua força, evocando, ainda que pequena, a força vampírica. Qualquer ajuda seria útil. Conseguiu partir o gelo e libertar o pé direito. Guilherme riu largamente, apontando as mãos em direção a Tiago. Assustado, o rapaz viu brotar diante dos olhos cristais e mais cristais de gelo, que voltaram a envolver e aprisionar o pé, mas dessa vez subindo até os joelhos. Não conseguia mais movimentar as pernas. Um desespero crescente tomou conta de sua mente. Pela primeira vez, ao encarar Guilherme, sentiu o medo pulsar no peito. Não era medo de quem teme pela própria vida. Era o medo dos heróis. A certeza crescente de que falharia com sua amada amiga, sua amada mulher. Um medo que lhe dizia que a amada estava sofrendo aprisionada pelos vampiros. Precisava se libertar do gelo, mas a cada segundo, a cada centímetro que o gelo avançava, a possibilidade parecia mais e mais distante. A camada de gelo subiu, formando um bloco sólido ao redor de seu corpo, chegando até o abdome. Os olhos de Tiago encontraram os de seu algoz. Inverno levou uma das mãos à nuca e retirou uma estaca longa de madeira.
—Viste como aprendo rápido, ó brasileiro?

Que é isso?

—Viste como aprendo rápido, ó brasileiro?
—Viste como aprendo rápido, ó brasileiro?
—Viste como aprendo rápido, ó brasileiro?
—Viste como aprendo rápido, ó brasileiro?
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:


Eis um ótimo exemplo das frases ridiculamente curtas do Vianco.
Cada ponto-final é uma pedra no meio do caminho.

Mas tem piores (sim!). Acho que no início do "Bento" tem umas várias frases de uma só palavra.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Os sete em um tuíte: Tiago batalha contra o gelo. Mas o seu verdadeiro inimigo é Guilherme, o risonho.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Achei Os sete extremamente exagerado.
A idéia era legal mas não vingou muito bem durante o livro.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

A natureza da timidez é multifatorial, isto é, sua causa depende de vários fatores, que incluem basicamente o nosso temperamento - herança genética que determina nossa bioquímica cerebral e nossa reatividade diante das coisas - e nossas vivências acumuladas desde a mais tenra idade. Por isso mesmo, a timidez se desenvolve na medida em que amadurecemos e somos desafiados a enfrentar novas circunstâncias. É devido a essa natureza mesclada (genética e vivências) que algumas pessoas passam por fases de timidez e as superam, enquanto outras, em função de grandes decepções ou dificuldades constantes, perdem as esperanças e se retraem de forma intensa para dentro de si.

Mentes Ansiosas, medo e ansiedade além do limite - Ana Beatriz Barbosa Silva
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Em menos de dois anos caiu a ditadura e a Colômbia ficou à mercê de outros regimes melhor vestidos mas não muito mais justos (...)

Nunca mais ouvi falar do náufrago solitário, até que, há uns meses, um jornalista perdido encontrou-o atrás de uma mesa em uma empresa de ônibus. Vi essa foto: aumentou de peso e de idade e nota-se que a vida marcou, mas deixou nele a aura serena do herói que teve a coragem de dinamitar a própria estátua.

Relato de um náufrago, Gabriel García Márquez
 
o sentido de um fim

O casamento é uma refeição comprida e sem graça onde servem o pudim primeiro.

Quando somos jovens, inventamos diferentes futuros para nós mesmos; quando somos velhos, inventamos diferentes passados para os outros.

Remorso, etimologicamente, é o ato de morder de novo: é isso que o sentimento causa em você.

o sentido de um fim - julian barnes
 
Última edição:
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Pensei em como todos os líderes são capazes de perceber o que amedronta seu povo e transformar esse medo em arcos, flechas, mosquetes, granadas e bombas nucleares para usarem como bem entenderem. Poder é isso.

Menino de lugar nenhum - David Mitchell
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

‎- Tempo é dinheiro!

- Depende do tempo: há um tempo em que se troca um mês inteiro por uma moedinha de cinquenta e um outro em que não se troca meia hora por dinheiro nenhum no mundo.

anna kariênina - liev tolstói
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

"O problema do direito natural é o eterno problema daquilo que está por trás do direito positivo. E quem procura uma resposta encontrará - temo - não a verdade absoluta de uma metafísica nem a justiça absoluta de um direito natural. Quem levanta esse véu sem fechar os olhos vê-se fixado pelo olhar esbugalhado da Górgona do poder."
(Hans Kelsen, citado no prefácio de "O problema da justiça")
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

E foi a lembrança de seu pai e a sua missão que jogou Gerard novamente na realidade, para um ensopado insosso e frio, e uma caneca de cerveja choca nas mãos.

Kallisti (Clarisse Alvarenga)
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Qualquer pessoa que conheça até os mínimos pormenores toda a complexidade das condições que a cercam é levada a supor, de modo involuntário, que a complexidade dessas condições e a dificuldade para encontrar uma solução constituem uma peculiaridade pessoal e fortuita, apenas sua, e nem de longe imagina que os outros estejam também cercados pela complexidade de suas próprias condições pessoais.

anna karenina - liev tosltói
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

"O Retorno do Rei", pela quarta vez... mas estou na parte do Cerco de Gondor, é tão deprimente! YY
 
  • Haha
Reactions: JLM
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

"O Retorno do Rei", pela quarta vez... mas estou na parte do Cerco de Gondor, é tão deprimente! YY

acho q vc errou d post, lindoriel, este é o tópico ond vc cita alguma parte do livro q vc tá lendo e achou interessante.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Já terminei a leitura, mas vale a citação (é português de Portugal, mesmo):

Fui depois compreendendo lentamente que tudo está ligado para lá do espaço e do tempo, a vida do escritor prussiano Kleist e a de um prosador suíço que afirma ter sido empregado de uma sociedade anónima de cervejas em Thun, o eco de um tiro de pistola sobre o Wannsee e a vista de uma janela do asilo Herisau, as datas de nascimento e as de óbito, os passeios de Walser e as minhas excursões, a felicidade e a infelicidade, a história da natureza e a da nossa indústria, a da pátria e a do exílio. Walser acompanhava-me em todos os caminhos. Bastava-me suspender o meu trabalho quotidiano para avistar num sítio qualquer, à margem, o vulto fácil de reconhecer do caminheiro solitário que pára um momento a contemplar a paisagem que o rodeia.

O caminhante solitário (W. G. Sebald, pg. 138)
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Conta-se que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, furta-lhe os raios e fica por algum tempo luminosa durante a noite. Pareceu-me haver acontecido o mesmo , com o meu criado. Só o pensar que os olhos de Carlota tinham pousado em seu rosto, nas suas faces, nos botões da sua libré, no seu colete, fez com que Ele se tornasse para mim tão precioso, tão sagrado! Naquele momento, eu não daria o meu criado por 1000 escudos. Eu me sentia tão feliz junto dele! ...

Os Sofrimentos do Jovem Werther - Johann Wolgang Goethe
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Já terminei a leitura, mas vale a citação (é português de Portugal, mesmo):

Fui depois compreendendo lentamente que tudo está ligado para lá do espaço e do tempo, a vida do escritor prussiano Kleist e a de um prosador suíço que afirma ter sido empregado de uma sociedade anónima de cervejas em Thun, o eco de um tiro de pistola sobre o Wannsee e a vista de uma janela do asilo Herisau, as datas de nascimento e as de óbito, os passeios de Walser e as minhas excursões, a felicidade e a infelicidade, a história da natureza e a da nossa indústria, a da pátria e a do exílio. Walser acompanhava-me em todos os caminhos. Bastava-me suspender o meu trabalho quotidiano para avistar num sítio qualquer, à margem, o vulto fácil de reconhecer do caminheiro solitário que pára um momento a contemplar a paisagem que o rodeia.


O caminhante solitário (W. G. Sebald, pg. 138)
Que legal! Escutei uns ecos de Borges nesse trecho e fui verificar se o Sebald tinha lido/sido influenciado por ele ou se eu estou ficando doido e vendo Borges em tudo quanto é canto (como no DeLillo também). E não é que leu e foi influenciado mesmo!

Por falar em Sebald, vi uns três livros dele em um sebo aqui e fiquei com vontade de comprar logo tudo, mas 1) não estavam com desconto; eram novos. 2) são bem grossinhos, né? Não vou ter tempo agora =( Mas a tentação é grande.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Que legal! Escutei uns ecos de Borges nesse trecho e fui verificar se o Sebald tinha lido/sido influenciado por ele ou se eu estou ficando doido e vendo Borges em tudo quanto é canto (como no DeLillo também). E não é que leu e foi influenciado mesmo!

Por falar em Sebald, vi uns três livros dele em um sebo aqui e fiquei com vontade de comprar logo tudo, mas 1) não estavam com desconto; eram novos. 2) são bem grossinhos, né? Não vou ter tempo agora =( Mas a tentação é grande.

Sim, ele gostava de Borges. Não é dos autores que ele mais referencia, e não sei o que ele acha da obra do Borges num geral, mas ele usou "Orbis tertius" como título de um capítulo de Os anéis de saturno. Até onde eu sei, as maiores influências dele foram: Johann Peter Hebel, Gottfried Keller e Robert Walser. Numa entrevista, ele cita também Adalbert Stifter e Thomas Bernhard.

Aquele trecho é bem característico dos pontos altos da prosa dele, mas ele normalmente escreve um pouco mais contido. No ensaio de onde saiu a citação (Le promeneur solitaire) sobre o Walser, ele comenta uma característica da prosa do Walser que eu sempre associei completamente ao Sebald: as frases parecem que vão apagando as anteriores. Eu lembro que quando eu li Os anéis de Saturno, eu fechava o livro depois de um capítulo e não tinha quase nada nítido na cabeça, e levou umas semanas pro livro ir assentando na minha memória.

Os livros não são grossos, não. Têm entre 200 e 300 páginas (Guerra aérea e literatura tem umas 130). Vertigem tem 200 pgs, e é um bom ponto de partida. São 4 peças: uma sobre Stendhal, uma sobre Kafka, e duas (de longe as melhores) autobiográficas do Sebald.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

"versus eu

lá embaixo um samba que não me chama
pois não conhece o meu nome".

Angélica Freitas, "Rilke Shake".

Informei, em algum tópico, que a Angélica Freitas é a minha mais nova obsessão literária. Tô apaixonada por Um útero é do tamanho de um punho, gente. Aí comentei que, agora, queria ler Rilke Shake. Então o Mavz, como nolyon perfeito que é, me mostrou onde encontrar o livro.
 
Re: Cite o livro que você está lendo! [Leia o 1º post]

Para uma pessoa insatisfeita, é difícil não pôr a culpa nos outros, sobretudo em quem estiver mais perto de tudo aquilo que causa a sua insatisfação.

anna kariênina - liev tosltói
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo