Hum, deixe-me pensar, citarei alguns, avalie-os mestre Aracáno:
Ano 2845: Sauron captura Thráin II e o aprisiona em dol Guldur, após tortura Sauron retira-lhe o último Anel dos Anões.
Comete o primeiro erro que levaria a sua derrota, deixa Thráin para que morresse em um poço em Dol Guldur, sem não mais revistá-lo ou interrogá-lo, deixando com Thráin o mapa de Erebor e a chave da entrada secreta.
Sem tais itens a "Busca de Erebor" jamais teria tido êxito.
Ano 3017: Após ser capturado e torturado Gollum é liberto de Mordor, e logo em seguida capturado por Aragorn no dia primeiro de fevereiro do mesmo ano.
Sauron após saber dos nomes "Bolseiro" e "Condado" interpreta que o Anel está com outro da espécie de Sméagol, erroneamente deduz que habitavam próximos aos campos de Lis nas margens do Anduin, erro que o faz perder tempo até encontrar o Condado.
Se torturasse Gollum a respeito do paradeiro do "Bolseiro" talvez os 9 tivessem chegado semanas antes ao Condado, eliminando as chances de fuga de Frodo para Cricôncavo e posteriormente a Bri.
Ano 3018: No dia 20 de junho, Sauron envia Orcs para resgatarem Gollum na Floresta das Trevas no reino de Thranduil, e ao mesmo tempo envia o Rei dos Bruxos de Angmar até Osgiliath.
Gollum é resgatado mas posteriormente foje tanto de Sauron como dos Elfos.
Osgiliath é tomada, Boromir e Faramir lutam contra um Inimigo terrível demais para eles, mas tendo completado o teste para com as forças de Gondor, Sauron recua, a ponte é derrubada, assegurando a "suposta" vitória de Gondor.
As forças que Sauron enviara, apesar de estarem sob o comando do Rei dos Bruxos de Angmar e Líder dos Nazgûl, eram de fato pequenas perto de seu contingente real.
Ano 3019: Na noite do dia 7 de Março no Forte da Trombeta Aragorn mostra-se a Sauron, e revela Andúril, Narsil reforjada.
Sauron teme, pois não está ainda isento de medo, e com isso apressa seu ataque a Minas Tirith, tentando evitar o Retorno do Rei.
Com suas forças reduziadas graças a pressa, perde a Batalha do Pelennor.