Diario literario,
Não sei se este é o tópico certo para pedir indicação de livros.
Mas, vejam bem, eu acabei de sair de uma sessão de terapia e tô um pouco desesperada.
Eu ando me cercando de coisas deprê. Sério. Esses dias eu falei, como se não fosse nada demais, para uma amiga que se for música ou filme e não for deprê, não me interessa. Tenho achado sem graça a não ser que venha com altas doses de niilismo ou apocalipse.
Estou pedindo para os amigos me estimularem aqui e ali a me cercar de coisas mais alegres e esperançosas.
Eu literalmente tô lendo 2 livros físicos de holocausto atualmente (diario de Anne Frank e man's search for reason). São os meus livros de cabeceira neste momento.
Meu audiobook do momento é how fascism works.
Toda minha pesquisa acadêmica é sobre desastre climático.
Até na música eu ando ouvindo música mais deprê.
Acho que eu preciso sair dessa, mas não adianta me recomendar algo "alegre" mais meh que eu não vou chegar nem na metade.
Então vocês conhecem algum BOM livro que seja mais esperançoso?
Grata
(obs já estou em tratamento para depressão e ansiedade, inclusive com remédios, agora o que eu busco é mais a parte de me cercar de coisas mais upbeat mesmo)
Mais tarde se eu pensar num livro específico eu volto aqui, mas já de cara vou te dizer pra evitar consumir tanta coisa pesada de uma vez. Se você é alcoólatra e o álcool tá detonando seu fígado, não é uma boa ideia tomar uns goles sempre que tem a chance. Falando da minha própria experiência, se eu não estou bem, assistir ou ler coisas deprimentes só piora tudo. Não precisa interromper a leitura do livro do dr. Frankl e o Diário de Anne Frank (bons livros, by the way), mas escolha algo mais leve da próxima vez ou intercale livros mais pesados com outros mais tranquilos.
Você pode ler livros de mistério que não envolvam coisas pesadas ("cozy mysteries"), crônicas, poesia, biografias, fantasia, etc. Estou pensando mais em gêneros do que em autores específicos. O mesmo vale pra TV. Cuidado com o que você assiste. Notícias também. Eu tenho evitado coisas deprimentes propositalmente, leio só as manchetes e isso
apenas uma vez por dia, não tenho redes sociais (e até o fórum estou lendo pouco), não tenho paciência pros "dramas" da internet, onde toda discórdia vira briga e todo acontecimento vira controvérsia. Não tenho recomendações de séries porque estou sem Netflix, mas aposto que eles continuam tendo conteúdo leve no catálogo. Sinceramente, hoje em dia muito seriado e filme quer ser cínico e pessimista e acho isso uma droga, não entendo porque as pessoas gostam disso.
Ouça música instrumental suave, jazz (Bill Evans, John Coltrane, Lester Young), música clássica (Ravel, Chopin), especificamente composições que exaltam a beleza da vida, não o grotesco.
Evitar/cortar relacionamentos tóxicos. Cultivar relacionamentos com pessoas que você gosta e que te fazem bem. Uma boa refeição ouvindo música. Rever um filme favorito tomando sorvete. Passar tempo na natureza, um jardim talvez. Cheirar as flores. Respirar fundo o ar da manhã. Prestar atenção na voz de cada passarinho. Olhar o formato das nuvens deitada no chão. Olhar, ouvir, sentir o cheiro da chuva. Sentir o sol no rosto de olhos fechados. Cantar, falar sozinha em voz alta. Meditar de manhã cedo. Caminhar, correr, nadar, dançar. Brincar com um animal de estimação. Pintar arte abstrata. Conversar, gostar de pessoas. Chorar quando precisar. Pensar mais no agora (sempre).
Ainda estamos falando de livros? Anyway, leia gibis também.