• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diário Literário

Diário,
Essa menina Rowling é danada, viu? Já tem uns 2 anos que eu adquiri o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo - um físico, outro digital -, e vinha em grande fase, mantendo um ritmo constante e bem balanceado em todas as leituras, até nas que não estavam tão empolgantes... mas como botar dois livros para competirem por sua atenção, quando um deles é Harry Potter? Eu tinha acabado de começar, no Kindle, o Mahabharata, o grande épico da mitologia/religião indiana (uma versão compactada, bastante fluida e agradável), mas eis que resolvi também retomar a releitura da saga HP de onde tinha parado, no 5º livro... Já fazem 2 dias que eu não pego no Kindle, e Harry já está no trem para Hogwarts. Ô mulherzinha habilidosa, essa assassina de transexuais!

Decepcionada com o início do livro Humankind do Bregman. Ele conta coisas ruins causadas por bias e diz que são coisas boas. Pohan, normalcy bias não é um sinal de uma certa nobreza inerente da espécie humana. Não bastasse isso ele ainda fala que quando deu o 11 de setembro as pessoas desceram as escadas organizadamente e que em desastres pessoas não costumam morrer pisoteadas.

Well. Guess what. E tem muitos outros exemplos.

E ainda tem a bizarrissima afirmação de que não tinha competição por sobrevivência nos campos de concentração, quando o próprio dr Frankl descreve essa competição detalhadamente, cruamente , ele que sobreviveu ao campo de concentração e é provavelmente a pessoa mais qualificada em todos os sentidos a falar sobre os aspectos psicológicos dessa experiência traumática - com ênfase na frase "nos, os sobreviventes, sabemos que os melhores entre nós não sobreviveram" (ou algo nessas linhas). Daí vem o Bregman pintar um arco-íris a la "a vida é bela" no mundo cor de rosa dele. Talvez eu esteja julgando demais, rápido demais, mas perdi a paciência.

Não adianta fazer um livro para animar as pessoas sobre como a humanidade acaba surpreendendo positivamente em momentos de crise se os argumentos são um wishful thinking, cherry picking e má interpretação de dados.

Na real, esse início do livro me deixou revoltada, com raiva até. Eu procurei esse livro buscando algo para me animar. Mas eu não consigo mais me animar com o que eu sei que é um monte de abobrinha. Dupla decepção: será que ainda tem esperança, se os tais argumentos para esperança requerem, sei lá, ignorância? Se eu não tivesse estudado esses assuntos eu talvez tivesse caído no blá-blá-blá do Bregman. Isso me desanima mil vezes mais.

Fiquei p*ta. Agora além de não ter sido racionalmente convencida de que a humanidade é inerentemente boa e capaz de surpreender positivamente em momentos de crise, estou ainda mais convencida de que é inerentemente burra e capaz de fazer de conta que tá tudo bem e entrar em negação em momentos de crise.

Passei pro Enlightenment Now, do Pinker. Espero que tenha bases mais sólidas. Talvez eu ainda dê outra chance para o Humankind, mas não garanto.

Última edição:
É ótimo que você esteja indignada com isso. Você está indignada porque você se importa. Porque você é uma pessoa decente. Se você fosse inerentemente má você não estaria ligando pra nada disso. Você vê pessoas fazendo coisas más e conclui que a humanidade é escrota. Mas quando você vê pessoas fazendo coisas boas você não conclui que a humanidade é boa! Por quê?

Tanto o bem quanto o mal existem no mundo e na humanidade; qualquer pessoa que puxar apenas para um lado e disser que é a totalidade da experiência humana está tendo uma visão completamente irrealista da vida.

Nunca ouvi falar do livro que você mencionou, mas se logo no começo não gostou do livro ou do autor, sempre se pode deixar de lado e ler outra coisa.

Última edição:
Diario literario,

Eu havia lido howl's moving castle pela primeira vez em 2010 e agora acabei de terminar de ler de novo.

Que delicinha de livro. Entendi bem melhor desta vez. E de quebra meu ebook já tem as duas continuações.

Acho que Howl e Sophie estão no meu pantheon de casais preferidos, junto com Celine e Jessie (trilogia before), e com Beatrice e benedict (Shakespeare, muito barulho por nada).

Diario literario,

Eu havia lido howl's moving castle pela primeira vez em 2010 e agora acabei de terminar de ler de novo.

Que delicinha de livro. Entendi bem melhor desta vez. E de quebra meu ebook já tem as duas continuações.
Comprei o box de presente de natal com segundas intenções.

Diário,
Sabe o que eu acho mais legal de biografias de músicos?
Você sempre consegue pegar bastante dicas musicais deles. Quem influenciou, os músicos que conviveram com eles, é sempre garantia de muitas indicações de música pra ouvir, se for alguém que você já gosta das músicas, a probabilidade de achar coisas que você vai gostar muito mais duplica.

Diario, estava já quase acabando o segundo livro da trilogia do Howl (sim, li rápido demais, quando a coisa pega ritmo só vai...) acabei dando uma de ansiosa / economizadora de tempo e dei uma lida dinâmica no que acontece até o final, tive o boom de dopamina do final, e agora voltei para ler direito esse pedaço que passei reto.

Tenho feito isso com básicamente todas as series que eu tenho visto, mas com as séries eu não volto nunca mais para ver os pedaços que passei. Com livro eu volto e leio 😅

É um misto de mecanismo de uma pessoa ansiosa + de uma pessoa sem tempo. Mas para as séries em 90% dos casos eu fico aliviada de ter só visto o primeiro episódio, um resumo e o último episódio. Ainda bem que não perdi tantas horas da minha vida vendo the man in the high castle, entre outras.

Mas bem eu vim aqui comentar um diálogo do final de Castle in the sky, segundo livro da trilogia Howl e que tem um spoiler que estraga um dos plot twists do livro, então estejam avisados:

Screenshot_20220217-001836_Kindle.jpg

Eis o livrinho divertidinho abordando a discussão da banalidade do mal da Hannah Arendt com maestria, de um jeito leve e que todo mundo entende. Que livrinho divertido, heartwarming e esperto. Muito amor.

Que livrinho divertido, heartwarming e esperto. Muito amor.

Obs. Aguardem que eu fiz uma verdadeira enxurrada de fanart do Howl e da Sophie, e suspeito que mais virão. Mas ainda não scaneei.

Que coisa esquisita de se fazer...
Mas cada um lê livros do seu jeito.
Quem sou eu pra julgar a maluquice alheia?
🤷‍♂️😅

Não costumo fazer isso, só faço isso quando estou num pico de ansiedade e sem tempo para ler o livro devidamente.

As séries seguem a mesma lógica, a diferença é que quase sempre eu considero "good riddance" ao ver como acaba e me dou conta que economizei umas horas de vida.

Quando eu fico full ansiosa, é bem possível que eu não consiga me concentrar pra mais nada até terminar a história, por isso que apelo para essa maluquice. É uma forma de conseguir ser um ser humano funcional

É, parece que a minha empolgação literária morreu de novo, estou patinando no livro da Janis. Na semana que fiquei mais tempo em casa por causa do Rodrigo com covid, eu acabei começando a assistir muitas séries e isso já está me atrapalhando as leituras de novo. Mas vou tentar manter o foco ainda mais um tempo.

Algum de vocês costuma comprar livro importado? Sabem indicar um site bacana pra isso, de preferência com frete grátis? Algum que vocês já tenham testado e/ou sabem que é confiável? Já comprei pelo depositorybooks, que tinha o baita atrativo do frete grátis, mas eles não estão mais enviando livros pro Brasil.

Usava o bookdepository também. Uma pena. às vezes demorava bastante, mas no fim sempre chegava. Creio que foi essa demora excessiva que fez com que parassem de enviar para o Brasil. Muita gente pedia reembolso porque estourava em muito o prazo de entrega. Aí bem depois, quando já tinha até esquecido do livro, ele chegava.

Tem o AbeBooks. Pra livros acadêmicos era bem bom, achava umas edições indianas que eram muito mais baratas que as inglesas e americanas que normalmente se acha por aqui. Não sei se pra literatura também acha alternativas boas. Mas faz muitos anos que não acesso, não sei dizer se estão entregando pro Brasil e se ainda está em conta.

Tem o AbeBooks. Pra livros acadêmicos era bem bom, achava umas edições indianas que eram muito mais baratas que as inglesas e americanas que normalmente se acha por aqui. Não sei se pra literatura também acha alternativas boas. Mas faz muitos anos que não acesso, não sei dizer se estão entregando pro Brasil e se ainda está em conta.
Comprei pela primeira vez nesse site ano passado - o livro extraviou; pedi reembolso. Parece que sumiu mesmo o livro, até agora não chegou.

Na vez que comprei no bookdepository demorou mas chegou... pena que não enviam mais, deve ser por causa da pandemia também, sei lá...

livro importado eu costumo comprar na amazon mesmo. a maioria é adquirida e enviada mesmo pelo site, então o preço (apesar de alto, por conta do dolar) não passa do valor esperado. E às vezes tem umas promo boas de leve 3 pague 2 importados. Fico sempre esperando por elas hehe

livro importado eu costumo comprar na amazon mesmo. a maioria é adquirida e enviada mesmo pelo site, então o preço (apesar de alto, por conta do dolar) não passa do valor esperado. E às vezes tem umas promo boas de leve 3 pague 2 importados. Fico sempre esperando por elas hehe

Os livros que eu estou querendo, da Agustina Bessa-Luís, estão na casa dos 500 reais na Amazon. Não dá... :no:
Comprando direto da Editora Relógio D'Água, o preço cai pra uns 140 reais, mais ou menos, considerando o câmbio de hoje. Até aqui foi a melhor opção que encontrei. Melhor que em todas as livrarias que simulei até agora.

A Travessa que tinha começado a vender alguns livros dela aqui largou mão. Ficou tudo indisponível... :no:

Os livros que eu estou querendo, da Agustina Bessa-Luís, estão na casa dos 500 reais na Amazon. Não dá... :no:
Comprando direto da Editora Relógio D'Água, o preço cai pra uns 140 reais, mais ou menos, considerando o câmbio de hoje. Até aqui foi a melhor opção que encontrei. Melhor que em todas as livrarias que simulei até agora.

A Travessa que tinha começado a vender alguns livros dela aqui largou mão. Ficou tudo indisponível... :no:
ahhh sim... livros portugueses são caros mesmo, pq a amazon não os costuma vender (nem sei se podem, sei lá...), são vendedores outros, aí acaba saindo caro mesmo pelo frete e importação, e eles metem a mão no preço dos livros mesmos...

Viu a Martins Fontes?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back