• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 É OFICIAL - A Copa de 2014 é nossa!

• Criador do tópico Criador do tópico Knolex
  • Data de Criação Data de Criação
O Centro-oeste não seria problema mesmo.
Mesmo porque daria para fazer 1 grupo sediado na região conjuntamente com Brasília.

Problema seriam só os famosos elefantes brancos.
Construir um estádio no centro-oeste com grande capacidade de público vai poder ser bem aproveitado depois?
Ouvi que há projeto de Cuiabá em ter 1 clube na primeirona do Brasileirão até antes da Copa 2014.
Só espero que não seja usando dinheiro público para levar esse clube.

Bem, em questão de suporte haverá um aumento de cinco mil na capacidade atual, ou seja vai de 40 mil para 45 mil. Quanto a ser aproveitado depois, Cuiabá não conta com times que são expoentes no futebol, apesar disso, todo jogo que lá tem conta com a participação dos torcedores o que já é mais do que percebo em Brasília.

Axoo q akiii o futebol num eh tãoo massa qnto la foraaa...aki no Brasil eh so pra começar..o q todos kerem eh ficarem famosos e tentar jogar pra outros países, e ganhar mais Dim Dim...:joy::hihihi:

Eu acho que se é pra ser no centro-oeste que seja em Goiania que é o único lugar que tem time de alguma tradição e cujo estádio será bem utilizado depois. O problema de Goiania é que Brasilia fica do lado e tem mais força política

De todos os estádios do Brasil, o único que pelas condições atuais seria o Mineirão que além de estar numa posição estratégica longe dos tumultos dos grandes trânsitos existe um estacionamento para 4.000 carros, e isso sem as reformas necessárias.

Se for pelo projeto, a Fonte Nova vai ficar MASSA! E Salvador é uma cidade turística, duvido que fique de fora - assim como não tenho dúvidas de que vai ter um representante perto da Amazônia (AM, PA...) e outro perto do Pantanal (MT, MS...). RJ, SP e RS já são mais do que óbvios...

De todos os estádios do Brasil, o único que pelas condições atuais seria o Mineirão que além de estar numa posição estratégica longe dos tumultos dos grandes trânsitos existe um estacionamento para 4.000 carros, e isso sem as reformas necessárias.

O estacionamento do Serra comporta 10.000 veiculos, inclusive no projeto de reforma dele pra copa consta que irão diminuir pra 6.000 vagas para aproveitar melhor o espaço e criar um prédio em anexo para imprensa e outras funções, ligando-se ao estadio por um tunel suspenso.

A proximidade de Goiânia e Brasília pra mim só ajuda uma vez que facilita o deslocamento entre possíveis sedes, de avião são 20 minutos de voo apenas. O Ricardo Teixeira afirmou que a decisão sera tecnica e desmentiu o ministro dos esportes sobre necessariamente ter uma cidade da "amazonia" e outra do "pantanal". Sendo assim Goiás ganha disparado no Centro-Oeste (excluindo DF que é neutro) tendo o maior estádio, a maior cidade, a maior tradição do futebol com 1 clube na primeira divisão e 2 na segunda, etc. Ter 12 sedes já é uma decisão bastante política, escolher as mais preparadas entre as candidatas é a atitude mais responsável.

O Interior de SP tem muito mais estrutura pra sediar uma copa do que Mato Grosso.

Como cidadão campineiro isso me deixa muito chateado que as candidaturas de cidades só podem ser as que tem status de capitais e não grandes cidades.
Campinas por exemplo tem muito mais tradição futebolistica que várias capitais, tem um bom aeroporto proximo, bons shoppings, grandes supermercados e acesso rodoviário a grandes rodovias que conduzem a varias cidades turisticas proximas e tem até uma linha de trem que liga a S. Paulo que se fosse reativada com trens mais modernos seria mais uma opção muito boa e barata de transporte.
É duro ver cidades no meio do nada como Rio Branco onde só tem árvore e seringueiros e até mesmo Manaus que é maior mas não tem nenhum time pelo menos na Série B. Fazer estádio novo lá é fazer elefante branco.

É fácil entender a lógica: é uma copa no Brasil, não apenas uma Copa em São Paulo. Uma Copa, assim como uma Olimpíada, pode e deve ser usada como uma vitrine do país, ampliando e espalhando investimentos. Não é uma questão de tradição nem apenas um evento esportivo, é uma oportunidade de negócios e desenvolvimento.

Se fossemos do tamanho de uma Alemanha ou de uma Inglaterra seria muito mais simples resolver, mas somos um pouco maiores. Acho que dá pra espalhar pelo Brasil a primeira fase sim. Oitavas em diante vai naturalmente concentrar onde há melhores estádios e mais infra-estrutura.

Mas, é complicado. Campinas realmente poderia ser uma sede. Ponte e Guarani, fora a riqueza da cidade....Quais os times de Manaus, Rio Branco, Cuiaba ou Campo Grande? E quem já foi pra Campinas, Ribeirão Preto, ou até mesmo Jundiaí, sabe que seria bem fácil fazer jogos ali. Até a cidade de Santos, seria uma boa. Mas não serão escolhidas, pois ficam ao lado de São Paulo e não são capitais.

Por outro lado, também tem essa que o Deriel disse: A copa é no Brasil, e não só aqui em SP (embora eu ache que São Paulo consiga sediar uma copa). Só sou contra fazer em lugares onde o estádio será esquecido, como as capitais que eu citei acima. Se fizer em Goias, Recife, Salvador, etc... beleza.

Aliás, quais as 12 cidades que vocês acreditam ser as sedes?

Eu aposto em:

1-Rio de Janeiro (Final)
2-São Paulo (Abertura)
3-Belo Horizonte
4-Porto Alegre
5-Salvador
6-Curitiba
7-Florianopolis
8-Recife
9-Goiania
10-Fortaleza
11-Belém
12-Natal.

Mas, eu prefiria:

12-Campinas/Ribeirão Preto ou Jundiaí.

Neithan você esqueceu Brasília, que é tão certa quanto São Paulo e Rio. Estão se movimentando nos bastidores para levar a abertura da copa pra lá...

Aff²

Tirar a abertura do Morumbi seria quase tão injusto quanto tirar a final do Maracanã!

E Floripa tem mais tradição no futebol que Brasilia, poxa! Como odeio políticos...A CBF não poderia decidir isso sem politicagem, e sim com bom senso?

Mas não tem absolutamente nada a ver com tradição no futebol, isso que é preciso entender. Na primeira fase eles vão expandir o máximo possível pelo Brasil os jogos, e por isso mesmo que não vai ter três sedes no sul (espera-se). Brasília é capital do país, nada mais normal que ela ser sede também.

Já a decisão de quem sedia abertura, encerramento e oraio que o parte, aí sim é puramente político. Seja lá onde for oestádio estará lotado e não será pelo povão que gosta de futebol (não teremos grana para comprar o ingresso). Veremos a maioria dos jogos - inclusive a final - pela TV, exceto por poucos sortudos, então que diferença faz o local de abertura ou encerramento? =]

Podem me chamar de pessimista, mas não acho que o Brasil tenha suporte para aglomerar tamanho evento.
Até que vai ter um jogo aqui perto de casa (perto que eu falo são 500 km, em Campo Grande), e aqui em Presidente Prudente, estão cogitando a idéia de ter algum jogo, mas não boto fé não.:think:

As cidades-candidatas já foram oficializadas e são apenas 17. Se alguma ainda está querendo sediar, está falando de má fé, pois já venceu o prazo para a entrega do caderno de encargos da FIFA. Então não, não teremos jogos em Presidente Prudente.

Quanto a ter capacidade pra realizar esse evento, olha, temos sim. Falavam do Pan e no final das contas deu tudo mais ou menos certo (deixando as discussões sobre super-faturamento de lado).

As cidades-candidatas já foram oficializadas e são apenas 17. Se alguma ainda está querendo sediar, está falando de má fé, pois já venceu o prazo para a entrega do caderno de encargos da FIFA. Então não, não teremos jogos em Presidente Prudente.
Confesso que não sabia...então vai ter sim em Campo Grande..?

Quanto a ter capacidade pra realizar esse evento, olha, temos sim. Falavam do Pan e no final das contas deu tudo mais ou menos certo (deixando as discussões sobre super-faturamento de lado).
São essas coisas que estragam a imagem do Brasil lá fora, não se consegue construir um prédio, sem super fatura-lo.

Vamos lá:

É que Deriel, pra que construir um baita estádio, padrão FIFA e tudo mais, numa cidade onde o maior clube é da série C? Seria mais justo contruiur estádios para times tradicionais, cidades onde o futebol seja um grande atrativo. Floripa tem Figueirense e Avai, por exemplo.

Quanto a abertura, fazer em Brasília é palhaçada. Tem que ser SP e Rio fazendo abertura e final. São as capitais do futebol no Brasil (SP até mais que Rio, ultimamente). Brasília, além de pequena, tem Gama e Brasiliense!

Sobre capacidade, o Brasil tem sim, tranquilo. Só o Rio aguentou um Pan, e São Paulo aguenta todo ano, o grande prêmio do Brasil de F1. Óbvio que são apenas duas, das 12 sedes, mas o Brasil tem dinheiro pra isso, sem dúvida. E outra, a maioria das obras seria de estrutura, que ficaria como patrimônio para as cidades. São Paulo vai ganhar mais um ou duas linhas de metrô, por exemplo. Isso fica, mesmo 15 anos após a Copa ter acabado. O governo federal e estaduais investirão em estrutura, e várias cidades se sairão bem com isso. Não só as sedes, mas outras cidades, pois toda seleção terá uma "base", como toda copa. Cidades que vão ficar de fora dos jogos, podem muito bem ser sedes.

Não sei como serão definidos os jogos das seleções, mas ouvi falar que podem fazer com que, por exemplo, tenha jogos (pelo menos um) da Itália em SP (esse, com certeza eu irei. Nem que venda meu filho); Alemanha em Santa Catarina ou Parana, por causa da afinidade da população local pelas seleções. Tipo, a colônia italiana em SP continua grande, e a Azurra teria uma grande torcida, caso jogasse aqui. A japonesa também. Se isso for verdade, e não só mais um boato, seria muito interessante.

EDIT: Industrial, nem esquenta. Obras super-faturadas existe em qualquer lugar do mundo. O que queimaria nossa imagem, seria violência e desigualdade social.
EDIT2: Não tem nada certo sobre as 17 candidatas. Campo Grande (IMO), não será uma sede.

Confesso que não sabia...então vai ter sim em Campo Grande..?

Não ainda - Campo Grande é uma das 17 candidatas oficiais a 12 vagas

Vamos lá:

É que Deriel, pra que construir um baita estádio, padrão FIFA e tudo mais, numa cidade onde o maior clube é da série C? Seria mais justo contruiur estádios para times tradicionais, cidades onde o futebol seja um grande atrativo. Floripa tem Figueirense e Avai, por exemplo.

Não são apenas obras em estádios. São obra de infra-estrutura que a cidade receberá, em grande parte bancadas pela União, que são o atrativo principal.

Além do que estádios não são apenas de futebol, são as tais arenas multi-uso com capacidade de receber eventos de atletismo e outros mais. Havendo espaço, eventos acontecem. Ser escolhida sede da Copa só dá benefícios pra cidade.

E, de novo - não é uma escolha esportiva. Não interessa tradição no futebol.

Além do que estádios não são apenas de futebol, são as tais arenas multi-uso com capacidade de receber eventos de atletismo e outros mais. Havendo espaço, eventos acontecem. Ser escolhida sede da Copa só dá benefícios pra cidade.

E, de novo - não é uma escolha esportiva. Não interessa tradição no futebol.

É justamente sob este prisma que enxergo as escolhas das cidades-sede, e justamente por isso que torço para que Cuiabá esteja entre uma das cidades escolhidas. Pois assim a cidade contará com melhorias que caso contrário só ocorreriam em décadas ou mesmo não ocorreriam.

É como bem disse o Deriel, a Copa (o evento) nada mais é do que a vitrine em que mostramos nosso Brasil. Nada mais justo que mostremos a maior diversidade possível de belezas naturais, costumes, culturas, etc...

Eu acho que tinham que aprovar Rio Branco. Juntava Argentina, Austrália, Sri Lanka e Togo e mandava pra lá. Quem não morresse de Málaria ou Ganhasse o grupo (o que ocorresse primeiro) podia voltar pra civilização :g:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back