Vamos lá:
É que Deriel, pra que construir um baita estádio, padrão FIFA e tudo mais, numa cidade onde o maior clube é da série C? Seria mais justo contruiur estádios para times tradicionais, cidades onde o futebol seja um grande atrativo. Floripa tem Figueirense e Avai, por exemplo.
Quanto a abertura, fazer em Brasília é palhaçada. Tem que ser SP e Rio fazendo abertura e final. São as capitais do futebol no Brasil (SP até mais que Rio, ultimamente). Brasília, além de pequena, tem Gama e Brasiliense!
Sobre capacidade, o Brasil tem sim, tranquilo. Só o Rio aguentou um Pan, e São Paulo aguenta todo ano, o grande prêmio do Brasil de F1. Óbvio que são apenas duas, das 12 sedes, mas o Brasil tem dinheiro pra isso, sem dúvida. E outra, a maioria das obras seria de estrutura, que ficaria como patrimônio para as cidades. São Paulo vai ganhar mais um ou duas linhas de metrô, por exemplo. Isso fica, mesmo 15 anos após a Copa ter acabado. O governo federal e estaduais investirão em estrutura, e várias cidades se sairão bem com isso. Não só as sedes, mas outras cidades, pois toda seleção terá uma "base", como toda copa. Cidades que vão ficar de fora dos jogos, podem muito bem ser sedes.
Não sei como serão definidos os jogos das seleções, mas ouvi falar que podem fazer com que, por exemplo, tenha jogos (pelo menos um) da Itália em SP (esse, com certeza eu irei. Nem que venda meu filho); Alemanha em Santa Catarina ou Parana, por causa da afinidade da população local pelas seleções. Tipo, a colônia italiana em SP continua grande, e a Azurra teria uma grande torcida, caso jogasse aqui. A japonesa também. Se isso for verdade, e não só mais um boato, seria muito interessante.
EDIT: Industrial, nem esquenta. Obras super-faturadas existe em qualquer lugar do mundo. O que queimaria nossa imagem, seria violência e desigualdade social.
EDIT2: Não tem nada certo sobre as 17 candidatas. Campo Grande (IMO), não será uma sede.