Desculpem o post longo, mas está sendo um debate construtivo.
Eu não dispensei o Ciro por esse motivo somente, já expliquei, foi uma série de fatores. A agressão foi só a cereja do bolo. Os motivos você mesmo explicou melhor do que eu teria feito.
Mas eu estava questionando se os motivos procedem.
Meu ponto foi: se os motivos são aqueles receios, originados de um ou outro incidente ou declaração infeliz não ligados diretamente às atividades-chave desempenhadas como governante, o próximo passo é observar se, dentre as ideias que ele alguma vez já propôs ou no desempenho dessas atividades em experiências anteriores, existem exemplos para concluir que os receios são justificados. Eu citei os receios possíveis, mas não consegui encontrar um exemplo que corrobore nenhum deles.
Indicativos práticos de condução antidemocrática, passando por cima das instituições, seria um motivo fortíssimo para eu pedir outros candidatos para empunhar o projeto que ele advoga. Mas nem histórico de mandar a polícia reprimir manifestantes, que é quase uma praxe autoritária dos governadores, eu encontrei. Tampouco controla veículos de rádio ou TV, outra coisa que é quase uma tradição. Controle estatal de mídia, ele já afirmou que não pretende implementar (e nunca fez nada parecido). Nas palestras sempre se posiciona de forma muito pró-Direito e instituições democráticas (e a ampla admiração dos meus grupos de estudo de constitucionalismo vem daí): foi contra o impeachment tanto de Dilma (que ajudou a eleger) quanto de FHC (adversário), sustentando que em ambos os casos não eram uma manobra legítima. Atos de gestão tomados de forma irresponsável, se tivessem ocorrido certamente saberíamos sem grande pesquisa, porque ele foi ministro da Fazenda num período delicado e liderou a transposição do Rio São Francisco contra muita pressão da opinião pública. Resumindo: ele é esquentado, perde a paciência com provocações corriqueiras, frequentemente faz uso de expressões infelizes, tem posturas arrogantes, diria até detestáveis; mas, no trato da coisa pública, que é o que precisamos ficar atentos,
pelo que consegui achar até agora, não parece haver implicações. E provavelmente vem daí o bom desempenho por onde passou: mais bem avaliado prefeito, mais bem avaliado governador e por aí vai.
Sobre os eventos mais recentes,
@Thor foi mais rápido que eu.
O pouco que sobra no post do Thor sem as mentiras é bobagem. Capitão Wagner é adversário político dos Gomes no Ceará e respira dessas difamações, como a montagem da maconha que dá título ao vídeo. As acusações também foram desmentidas pelas próprias fontes, como eu já respondi no tópico de Ciro Gomes, em que o Calib as trouxe. Ói, dá uma canseira...
No mais, o raciocínio dele para dizer que Ciro nem se compara a Bolsonaro (LOOOL) é devido a suas relações com Lula e o PT.
Em primeiro lugar, isso é uma pequenez sem tamanho: atribuir ao PT o monopólio da corrupção e deduzir que todos que já integraram seu governo são corruptos - raciocínio que curiosamente não fazem para políticos que foram aliados de Maluf a vida inteira. O PT tem em seu próprio quadro e em legendas aliadas excelentes representantes, enquanto essa galera inocente olha para figuras piores que os piores do PT e não torce tanto o nariz só porque não são aliadas do PT.
Em segundo lugar, não é verdade essa "amarração" de Ciro ao PT. Se fosse, tornaria as coisas bem mais simples para ele: o PT declararia apoio num instante e fim de papo. Mas Ciro nunca foi filiado ao PT e tem diferenças muito significativas, faz críticas pesadas, de modo que eu acho muito improvável ele ter o apoio do partido no 1º turno. São poucos dentro do PT que o apoiam abertamente: justamente os quadros mais sérios, como Haddad.
Basta ver o motivo da agressão a Arthur: ele perguntou se Ciro ainda tinha ideia de "resgatar" Lula, se esse fosse preso.
Essa foi outra repercussão desnecessária para uma declaração ridiculamente desvirtuada. É só assistir à entrevista, que se passa muito antes sequer da condenação em 1ª instância: Ciro está falando sobre a hipótese de Lula sofrer uma prisão
política, arbitrária, sem obediência ao processo legal. Aí sugere um
sequestro para uma embaixada, que no Direito significa exatamente a mesma coisa que
requerer asilo político, se Lula estivesse prestes a ser vítima disso. Mas, ainda que se questionem os fundamentos da prisão, definitivamente não foi o caso: Lula foi julgado em várias instâncias, interpôs vários recursos e foi preso após todo o trâmite legal. Resultado: Ciro se manifestou no sentido de que a ordem precisava ser respeitada.
Um fato que me chamou atenção sobre a biografia de Ciro: o irmão é ex-governador e pré-candidato ao senado, outro é ex-deputado estadual e prefeito de Sobral, outro irmão é secretário de governo, uma irmã é pré-candidata a deputada estadual, sua ex-mulher já foi senadora e hoje é conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (cargo vitalício), nomeada no governo Cid Gomes.
Pessoalmente, não vejo nada errado em que irmãos estejam engajados na política, desde que os meios de eleição tenham sido legítimos. Empurrar os filhos já acho mais reprovável, embora também não condene exclusivamente por isso.
Essa "oligarquia familiar" está movimentando quantias vultuosas de dinheiro (estimativa de R$ 600 mi) sem licitação sob o pretexto de organizações sociais, entre elas o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar.
Isso são acusações contra a gestão do irmão, né? Mas é bom ficar de olho no andamento das investigações.
Como se não bastasse, ridicularizou toda a classe médica do país comparando os médicos a sal - "Branco, barato e tem em todo lugar” - quando era governador do Ceará
Puxo a sua fala: "Mas o pessoal só fica focado em merda que ele falou anos atrás..." Isso é mais antigo que Bolsonaro falando que o país não tem futuro na democracia e que tinha que começar matando vinte mil, a começar por FHC. Em qualquer caso: não é o que deveria interessar para formar nossa convicção de voto.
Devo confessar que sei de muito pouco do governo Cid, mas é importante observar os desdobramentos.
e que, enquanto em seu último mandato de Deputado Federal, foi um dos mais faltosos da Casa.
Concordo. Averiguei isso, e muitas das faltas foram justificadas por uma paralisia facial que ele teve, mas de todo modo foi uma passagem muito fraca e por isso ele jamais figurará entre as minhas preferências para cargos legislativos. Ele atribui o fracasso às sujeiras do parlamento, mas ainda assim demonstra alguma inabilidade na função.
Pelo menos não ficou mamando: não se envolveu com nenhuma imundície, recusou a aposentadoria de ex-parlamentar (assim como já tinha recusado de ex-prefeito e ex-governador), não tentou reeleição e largou a política por alguns anos, como já tinha feito antes.
Já nos cargos do Executivo, que têm uma natureza absolutamente distinta, ele apresenta muitos números bons.
Dan, eu penso que esses fatos que cavei durante minha pesquisa de prós e contras - que nem foi tão aprofundada assim, se eu tivesse saco cavaria mais - foi um exemplo de ineficiência e inaptidão em gestão pública mais que suficientes. Ele acaba sendo mais do mesmo MESMO, infelizmente.
Francamente não achei, Seiko. Os únicos que você trouxe nesse sentido nem foram no governo dele. Exemplos de ineficiência e inaptidão em gestão pública seriam, por exemplo, dias de déficit, como ministro da Fazenda, prefeito ou governador, ou quaisquer indicativos de que Fortaleza, o Ceará ou a economia nacional saíram piores do que ele encontrou. Na verdade os números foram muito bons em todas essas experiências. Tem uma série de exemplos positivos dessas passagens, se você (ou alguém) tiver interesse eu posso listá-los, mas não faz diferença se a sua rejeição é por motivos que não têm a ver com esses critérios.
Nunca defendi ou procurei justificar a atitude de Bolsonaro por essa ação. Achei igualmente patético e escandaloso, assim como você, esse ato de provocação pura e desnecessária. Como eu já disse várias vezes - e parece não ser suficiente, mas vamos lá - a verborragia descontrolada foi um dos vários motivos que me fizeram descartar Bolsonaro como candidato a priori. Eu acho interessante como você me pedir para avaliar as propostas e não somente os escorregos de Ciro, e eu o fiz.
E, pessoal, entendam de uma vez por todas: meu objetivo aqui não é defender a postura de Bolsonaro não, mas cobrar uma postura de mais imparcialidade e menos emotividade na hora de avaliar o potencial de um candidato. Todo político fala e faz merda, salvo raríssimas exceções. O que muda é o peso que a imprensa dá, o peso que nós damos, e como certos atos reverberam de acordo com a situação.
Eu estar tomando sempre Bolsonaro como ponto de comparação é que você argumentou no sentido de que os escorregões e as falastronices, característicos de ambos, devem ser sopesados em relação aos critérios realmente importantes, mas pareceu mais assertiva em relação a Ciro. Tipo, ainda que tenha analisado outros fatores de ambos, atribuiu o "estopim" em relação a Ciro a um episódio que, na minha opinião, o próprio Bozo já protagonizou muito pior, mas você não pareceu ter descartado completamente o último ainda.
Você fez o mesmo por Bolsonaro, avaliando as propostas além das caneladas? Pergunta sincera e sem deboche, que estendo a todos os que se limitam a odia-lo apenas por puro senso comum.
Não faço ideia das propostas de Bolsonaro. A minha rejeição a que ele assuma a presidência da República é pelos motivos que já trouxe aqui: absoluta falta de preparo e um receio do que ele pode vir a fazer, devido às atitudes e ideias que ele defende abertamente, sendo que não existe nenhuma experiência prévia que eu possa usar para julgar se o receio é ou não justificado. E parece certo que, seja lá quais forem as propostas, o candidato vai ser ele, de modo que eu descarto a hipótese de votar num projeto encabeçado por alguém que nunca sequer tentou realizar algo numa prefeitura, por exemplo, e de repente se predispõe a realizar tanta coisa no âmbito mais complexo de todos.
Ok, vou admitir uma pitada de contradição aqui. Não pude deixar de me furtar a um ricto de antipatia puramente pessoal meu, a forma com que ele trata
seus eleitores que cobram providências que ele deveria tomar enquanto gestor chega a ser pior que Bolsonaro em alguns momentos. Eu penso que dizer um "que morra" a uma filha cuja mãe está morrendo numa fila de hospital e dar-lhe as costas sorrindo é de longe muito pior do que chamar um quilombola de gordo.
Claro que esse ranço pesa. Não quis te acusar de hipócrita, não acho que seja, só quis te provocar a avaliar se o seu repúdio não parte, na verdade, de outras coisas.
É um exercício muito complicado de pragmatismo: pensar quais são os atributos mais importantes do candidato/projeto e comparar as opções disponíveis. Qualquer que seja a escolha, a gente vai acabar tendo que tapar o nariz para algumas coisas. Só torço muito para que no fim das contas as pessoas não tapem o nariz para vida limpa, experiência, demonstração de conhecimento e propostas para os problemas etc.
Sério, fico aliviado quando uma pessoa diz que não vai votar em Ciro porque ela é liberal e ele não atende a vários pontos dessa agenda: um motivo verdadeiro e mais do que relevante para formação pessoal de voto.