@Seiko, discordo de muitas de suas ilações sobre o que eu respondi, mas vou me ater ao tópico ou isso vai ficar muito cansativo. Também não vou mais alimentar essa comparação com Bolsonaro, mas só para concluir: ambos têm esse jeito explosivo, meio arrogante, e (arrisco) são bem intencionados dentro de suas concepções (realmente pretendem fazer aquilo que propagam, em vez de roubar ou instalar um projeto de poder). Mas acaba por aí né? Além das perspectivas opostas que eles têm sobre a maioria dos temas, sendo um progressista e outro conservador, existe um ABISMO de inteligência e experiência entre os dois. É insano comparar. Mas vou deixar os debates e as entrevistas no período eleitoral demonstrarem o que eu diria a mais.
Voltando à parte que interessa - as características que você aponta como pontos-chave:
Idoneidade, lisura, envolvimento em escândalos
Ciro:
- Número de inquéritos que respondeu por corrupção ou mau uso de dinheiro público, após ser deputado estadual, deputado federal, secretário, prefeito, governador, ministro de duas pastas: 0;
- Rejeitou as pensões de ex-prefeito, ex-governador, ex-parlamentar (o que lhe dariam em torno de 80 mil por mês), por considerar imorais;
- Também rejeitou moradia e carro oficial: usava os próprios;
- Patrimônio atual: um apartamento em Fortaleza e dois carros. Nenhum filho ou amigo pessoal ficou rico;
- Vários outros exemplos como o
"presente" de Léo Pinheiro que mandou devolver.
Com tantos anos de experiência no meio do jogo sujo que é política, já tendo tido várias oportunidades de se corromper, vários cargos e candidaturas exposto aos ataques e cascas de banana de adversários políticos, eu me sinto confortável em acreditar que como presidente não vai ser diferente, e que a sua candidatura é de boa fé. Nunca vou sentir o mesmo por um "outsider" que nunca passou por nada disso.
cumprimento de promessas, transparência
Uma das ideias de reforma política que ele defende é a de que as propostas sejam registradas no TSE e vinculem o candidato. Não achei a entrevista em que ele disseca isso, mas tão logo achar posto aqui.
Se você dá pontos para isso e eventualmente se vir tendo que escolher entre Ciro e outro com que também não simpatiza, sugiro que assista às entrevistas com os candidatos de 2002 e também às de agora. Repare nas propostas: muito objetivas, comedidas, e o caminho apontado é normalmente baseado no que ele próprio já aplicou em outra experiência.
Se souber de alguma promessa não cumprida por ele também gostaria de saber. A namorada de um amigo meu está participando da equipe de comunicação dele. Tenho enviado muitas perguntas e críticas que tenho para responderem.
nível de envolvimento em coligações políticas (a merda entre PT/PMDB foi uma excelente escola)
Sabe quem criticou essa coligação à época? Ele sempre foi adversário dessa cúpula do PMDB. Denunciou Temer, Cunha, Padilha, Moreira Franco, e é processado por todos eles. Já garantiu que, se eleito, seu governo vai começar fazendo história porque
vai ser a primeira vez que o PMDB será oposição. Os dois de que aceitou participar como ministro foram justamente os únicos que não usaram essa receita da coalizão: Itamar Franco e o primeiro mandato de Lula.
capacidade de gerenciar crises imediatas (identificar e sanar estados de emergência/calamidade, por exemplo)
Ótimo critério. Sabe por que Lula chamou Ciro para liderar a Transposição do São Francisco? A experiência com Fortaleza, que só não colapsou em seca porque sua gestão construiu um
canal de 120km em 90 dias. Geraldinho podia ter pedido umas dicas.
E se você tiver interesse, eu indicaria as palestras que ele fez em dois dos estados mais críticos atualmente - Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro -, apontando quais são os grandes problemas e os caminhos de cada um para sair da crise. Impressiona o conhecimento que ele tem das especificidades regionais.
---------------------------------------------------------------
Fora as coisas que eu citei, a gestão dele no Ceará foi reconhecidamente boa. Não é à toa que
foi o governador mais popular do país à época. O estado cresceu de forma acelerada no meio da crise,
virando manchete nacional. Ganhou prêmio da UNICEF por combate à mortalidade infantil (mérito que ele próprio divide com Tasso Jereissati).
77 das 100 melhores escolas do Brasil estão no Ceará. Sobral, reduto eleitoral dos Gomes, é
modelo nacional em gestão pelos resultados. Deve ser a única "oligarquia" do planeta que é referência em educação (e que não tem rádio e TV próprios).
Aí vocês brincam que eu sou cirista. Claro que eu sou, velho!
Mas não é por simpatia. É porque desde que comecei a me identificar com suas opiniões já me inteirei de muito material dele, desde 1994, então realmente acumulei um conhecimento sobre a trajetória e os posicionamentos dele muito além das caricaturas. Não tenho nenhum compromisso com ele, apenas o admiro pelas qualidades que acho muito raras em políticos: a coerência que consegue preservar (inclusive se prejudicando muito eleitoralmente por isso) e o conhecimento profundo que tem dos variados temas que deveriam ser obrigação dos candidatos à presidência, mas é uma coisa que não vemos há muito tempo. E a integridade é só um requisito.
E é claro que existe o "ranço". Veja só: o que ele falou sobre recolher em asilo político um ameaçado de prisão política é a coisa mais natural do Direito Internacional. Mesmo eu tendo demonstrado que a declaração foi obviamente nesse sentido, o que se comprova pela atitude que ele tomou após a prisão transcorrer de acordo com os ritos, você ainda acha que eu estou passando panos quentes. Mas eu tenho certeza que se eu não o conhecesse e apoiasse sua candidatura (não tivesse um "ranço positivo"), não teria ido atrás do vídeo para entender: puxaria na memória o que sempre sai na mídia de "Ciro doidão" e decidiria que ele perdeu a sanidade há muito tempo. Idem naquele caso da "testosterona" de Marina, que o jornal postou na manchete uma declaração inversa à que ele realmente deu (e que estava correta no próprio conteúdo da matéria), mas que se eu puxasse de memória a pecha de "Ciro machista", teria acreditado de primeira. E muitas outras.
Mas o melhor exemplo foi o que você trouxe: a cidadã "querendo tratamento". O vídeo só mostra ele fazendo perguntas, aparentemente tentando entender o que ela quer, e ela não pede absolutamente nada, Seiko: a única coisa que ela faz é um protesto contra a copa do mundo. A imagem negativa que você já tem dele fez você enxergar "uma filha cuja mãe está morrendo numa fila de hospital". Veja a partir do 1:30
a versão que o próprio Ciro dá, que é condizente com o que aparece no vídeo.
Se eu gosto da forma como ele debocha dela? Acho detestável. Mas dentro da coerência que eu tenho sustentado: o que eu exijo é competência. É
realização que devolve a dignidade, não simpatia ou demagogia. É exatamente o que aconteceu naquele caso: Ciro assumiu a secretaria de saúde num estado caótico,
prometeu (lembra desse critério?) e em 90 dias
resolveu. É ISSO que a gente tem que cobrar.