Comunismo (coletivismo) era praticado desde a Pré-História antes mesmo de se conceber ideologia:
https://www.lingq.com/pt/lesson/sobre-a-pre-historia-750781
(...) e um outro ponto importante: ainda não existia a noção de propriedade privada. O que o homem produzia, o que um grupo produzia, pertencia ao grupo como um todo.
Então vamos lá. Economia coletora = nomadismo e comunismo primitivo. (...)
E daí? Algo natural numa situação, foi transformado em ideologia em outra, indo contra a própria natureza humana.
Funcionava em grupos minúsculos e pré-históricos. Grupos ligados por laços de sangue, normalmente. Pertenciam à família. Havia o sentimento de posse, sim.
Agora, tente transpor isso a dezenas ou centenas de milhões de pessoas usando o conceito abstrato de justiça social, proletariado...
Os bens não são mais divididos entre os da família e pessoas diretamente ligadas à ela. Os bens do grupo familiar irão para pessoas estranhas de quem os familiares nunca ouviram falar.
Ah... os bens terão de ser tirados a força. Para o comunismo, a família é um mal. A família não deve ter propriedades produtivas, só o estado. Aqui está a ideologia. O estado é tudo, a família (verdadeiro suporte para o indivíduo) é nada. Suprimir um fator biológico extremamente forte (o laço familiar) em prol de uma ideia que não tinha como dar certo.
Deve ser por isso que o Marx foi um chefe de família tão canalha.
Aqui é dito que há várias ideologias ligadas ao sistema capitalista mas não precisa ter uma em particular compartilhado com todos. Ou seja, não nega que haja envolvimento do capitalismo com de ideologias: (...)
E quem nega? Ideologias se envolvem com o capitalismo. A China se envolve com o capitalismo. Aliás, se está se dando bem, é porque se tornou o estado comunista mais capitalista do mundo. Tendo a dizer que é comunista só no nome, visto que 25% dos milionários chineses(!!!) são do partido comunista.
Se capitalismo não for ideologia (como por exemplo anarco-capitalismo, uma ideologia anti-estado extremista do capitalismo), (...)
Você vai achar o que quiser ou o doido que quiser, dizendo ser adepto do
mega/power/extra/plus/pós/pré-rafaelita capitalismo.
(...) comunismo também não seria na prática, mas sistema econômico.
Não, não seria como não é. É um sistema de controle absoluto, não estando focado apenas no processo produtivo. Se estivesse focado apenas no processo produtivo, não poderia ser comunista, pois ele é improdutivo por excelência, particularmente no campo da agricultura.
O que vale é o controle. Quem disputar o controle com o estado comunista, é um inimigo (a já citada família, por exemplo). A vida cotidiana das pessoas tem que ser regulada cerradamente. Meios de comunicação dominados. Ditadura da braba, normalmente sanguinária, com tremendo culto à personalidade de seus líderes.