Foi mesmo? É perfeitamente plausível deduzir que o Alckmin vai seguir o mesmo programa. O que tem de estúipido em apontar isso como possibilidade?
Por um acaso, esse é um ponto que eu nunca entendi em relação ao governo PSDB, essa postura em relação à privatizações. É o ponto que mais me desanima em relação a um possível governo deles.
Por que diabos vender empresas que dão lucro, por preços questionáveis? Sei que a resposta pra isso pode/deve estar espalhada em Wiki's e outros sites panfletários por aí, mas nunca tive tempo/interesse de ir à fundo nisso e formar uma opinião exata a respeito.
Gildor... eu até entendo o motivo... apenas não o método.
É inegável q a privatização da Vale trouxe benefícios pro país. O governo não tem dinheiro para investir na empresa como seria necessário. É como as terceirizações. Vc mantém oq é o core business do governo e oq é atividade marginal vc entrega pra outro gerir e com isso vc pode focar seu tempo e esforços noq realmente é o seu principal.
A Vale, antes da privatização tinha 18 mil funcionários próprios. Após a privatização com o tempo houveram as demissões normais e caiu pra 11 mil. Mas aí veio o crescimento da empresa e hoje tem 28 mil funcionários, 10 mil a mais doq inicialmente. E não estou contanto as coligadas(MBR, FCA, etc) q foram compradas pela Vale não... se vc incluir as compras aumenta pra 40 mil funcionários.
Com a compra da Inco ela pode se tornar a 2a maior mineradora do mundo.
Isso só dá pra chegar com investimento privado e o retorno em emprego, desenvolvimento e até mesmo capital pro país é enorme. Vivemos falando das multinacionais que levam nossa grana e olha só, nós estamos espandindo mundo a fora, adiquirindo uma empresa canadense de 18 bilhões de dólares... a receita vai vir pra cá.
Isso mostra q a privatização era necessária e foi benigna, mas não quer dizer q foi bem feita. 3 bilhões de dólares por 50% do controle acionário da empresa e ainda, dando financiamento desses 3 bilhões pro comprador é absurdo.
Possibilita q o cara não pague 1 tostão pela companhia e pague o empréstimo apenas com o lucro.
A Vale dava sim lucro, aproximadamente 150 milhões por ano... 10x menos doq dá hoje(estimativa de 14,7 bilhões de reais pra 2006) e tinha um valor de mercado(ações) de aproximadamente 9 bilhões de reais(60 bi hoje) na época mas tinha, conforme demonstrado, um grande potencial. Ou seja, tudo isso deveria ter sido visto na hora... o governo devia ter valorizado seu produto e isso não fez.
Mas bem... q anulem a privatização da Vale... pelo menos eu viro funcionário público e posso parar de trabalhar de vez.