Meriadoc- O Magnífico
Usuário
Isso é bizarro.O que mais me preocupa nisso tudo é ver, como cansei de ler no orkut em tópicos sobre a morte da modelo, pessoas dizendo absurdos do tipo "bem feito", "morreu porque quis, não tenho pena", "tinha comida, não comeu porque não quis", "que se lixem essas esqueléticas", entre outros. Acho que esses casos, além da ignorância sobre a doença, demonstra o preconceito e rancor que existe do povo que se acha "esclarecido", gente que se orgulha de não seguir modas, com relação às modelos num geral e aos tais padrões impostos pela mídia.
Assim como era onda odiar políticos, ricos, gente bem sucedida, os EUA, o capitalismo, parece que mais uma vem surgindo, odiar as modelos. E arrumaram mais um motivo forte motivo agora: incentivam a anorexia!
Se essas pessoas são as esclarecidas, um viva aos ignorantes!
E eu não queria que esse tópico virasse essa coisa orkutística do "time que defende as modelos" versus o "time que odeia as modelos"...
A idéia é discutir justamente a indústria que cria esse padrão, mas estão dando pouco importância aos posts que falam a respeito disso aqui. Como o excelente post da Nénar ali em cima com a propaganda da Dove, ou o post da Primula com aquele texto associando o "padrão da moda" à cultura gay. Estão preferindo se ater a essa discussãozinha sem sentido de "modelos são legais ou não", sendo que ninguem disse hora nenhuma que detesta modelos ou coisa do tipo aqui.
Vejamos então. Eu não sei porque, esqueci de comentar isso nos meus outros posts. Eu trabalhei durante 6 meses na maior produtora de vídeos de Salvador. E nesses 6 meses, gravamos uma penca de comerciais, nos quais eu tive contato com dezenas de modelos, homens e mulheres. E (ainda que essas modelos não fossem de "passarela", e fossem mais aquele esquema "modelo fotográfico", estavam lá por terem um sorriso bonito, uma carinha bonitinha, por aparecem bem no vídeo, etc) a maior parte delas era magrinha mesmo. Somente uma ou outra tinha corpo. Não cheguei a conversar muito com elas (até porque se tivesse feito isso a Nénar provavelmente me mataria agora ), mas eram todas pessoas simpáticas, que se aproveitavam do fato de terem nascido bonitas pra ganhar um dinheirinho, nada de mais.
O que eu quero dizer é que eu não tenho motivo nenhum pra detestar modelos ou coisa do tipo, até porque acabei conhecendo várias nesses meses. E não teria mesmo que não conhecesse. Quem fica com essa posturazinha de "modelos são todas burras e esqueléticas" é gente que escreve merdas no orkut, principalmente em comunidades onde eles SABEM que as pessoas irão concordar com eles.
Agora, voltando ao ponto da indústria: nesses 6 meses, eu dirigi alguns testes de elenco. Em alguns deles, eu tinha que testar crianças. E aí sabe como é, criança fica envergonhada quando entra no estúdio, vê aquela salona vazia com a câmera, coisa e tal (a não ser quando já está acostumada). Na maior parte das vezes, era só falar alguma coisa do tipo "ô gatinha, agora você vai desfilar pra gente, tá?" que elas se animavam (principalmente as meninas, mas funcionava com os garotos também).
Então é isso. Concordo em parte com o que o Fusa diz sobre a mídia. A maior parte da culpa é dela, que mostra os desfiles e ainda faz questão de mostrar como uma coisa glamourosa (principalmente quando aquela repórter da globo em Londres resolve cobrir algum desfile, nossa). Daí você vê até onde essa influência chega, ao ponto de uma criança de 5 anos ficar toda pomposa porque o tio pediu pra ela desfilar pra câmera.
Mas não acho que não dá pra tirar a responsabilidade dos estilistas e das agências não. Os estilistas mais famosos viram celebridades, quase "deuses", como os armanis e yves saint laurents da vida...
A mídia hoje em dia transforma tudo em coisas "públicas", e o fato da Sasha ir sozinha ao shopping se torna uma notícia bombastíca. Não dá pra ignorar isso e dizer "ah, é tudo culpa da mídia"....o que é mostrado é rapidamente absorvido pelas pessoas. O povo gosta de ver gente famosa, a prova aparece nesses quadros do faustão onde famosos dançam e dão audiência. E o povo vai ter essas pessoas como modelo de comportamento e beleza, independente do que a mídia disser.
Quando você diz:
O problema é quando se mancar. A gente tem essa imagem do glamour e da beleza que é ser uma modelo, as crianças querem ser modelos desde os 5 anos de idade, então fica realmente complicado arrumar o tal simancol...O mercado da moda exige algumas coisas, se vc tem q se matar (literalmente) pra alcançá-las vc é quem tem q ter o simancol de perceber q não é pra ti.
Não dá pra bancar de babá pra todo mundo.
Mas vamos ao que você disse. Eu sei que sou um péssimo joador de futebol, e apesar de adorar o esporte, não me atento a jogar. Então vamos extender isso às mulheres que não quererm ser modelos: elas vão, ainda assim, querer ser magras. É aí que a comparação com o futebol deixa de fazer sentido...homens sobrevivem sem ser jogadores de futebol e se contentam em assistir aos jogos, jogar no pc, coisa e tal...mas mulheres estão sempre querendo emagrecer, emagrecer, emagrecer. E algumas delas realmente não precisam.
O que devia estar sendo discutido aqui é o padrão de beleza, os malefícios dele e tal. Quem é magra naturalmente, beleza, tudo bem. Mas quem não é se sente muito mal, e a mídia está sempre associando felicidade a "quilos a menos", como a Nénar disse no post dela. Ou às roupas que não são feitas para o biotipo da mulher brasileira (segundo a Nénar, é comum calça ficar apertada no quadril, coisa do tipo....o que custa fazer calças pra mulheres com bunda?)
De resto, eu realmente gostaria de ver mais pessoas lendo e discutindo o post da Nénar na página anterior e o post da Primula na primeira página, com aquele texto interessante.