• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas

Sim, mas tb não me referia às modelos.
A culpa maior tb não recai em cima das agencias de modelos e dos estilistas q esse padrão seja adotado.
Os estilistas pedem modelos magras pq eles consideram q assim deve ser para trabalhar nesse ramo das passarelas, e as agencias selecionam tais garotas.

Distribuir culpa é uma questão muito complicada mesmo. Talvez antes de apontar o dedo para os culpados, fosse legal discutir porque os padrões são como são e a quem isso favorece.

Sem a midia, eu acredito q o padrão continuaria sendo unicamente as atrizes de cinema e tudo mais.
Se os desfiles ficassem restrito apenas a quem assistisse eles ao vivo no local, ninguem provavelmente nem saberia q elas existem.

A gente tem duas questões aqui. A influência direta e indireta do mundo da moda no padrão. A influência direta existe, por mais que nem todos os desfiles sejam publicos e televisionados para o público em geral. Existem TOPs famosas que influenciam a maniera de pensar das mulheres. O post do Rafa (Merry) está bastante ilustrativo nesse aspecto :mrgreen:

Mas existe também um influência indireta, que ele também citou no post. As atrizes e cantoras também são bastante magras, embora menos do que as modelos. Eu acredito que o padrão para essas outras mulheres tenha relação com o padrão para modelos. Daí é mais uma influência, só que de forma mais velada.

Isso aqui é mais complicado.
Já q existem mtas garotas q são raquiticas mas não são doentes.
Aí fica complicado vc controlar e saber quem é doente ou não. Ainda mais num ramo q trabalha com tantas pessoas.

Agora. Se a agencia sabia q ela era doente, vomitava sangue e tudo mais. Aí sim.

Isso é um ponto muito importante! Diagnosticar esse tipo de coisa não é fácil. O Tratamento é ainda mais complicado também. Uma pessoa que sofre de um transtorno alimentar, no geral, esconde essa doença o máximo que pode. Mesmo quando a familia ou a agência descobre e confronta a moça com o problema, há uma grande chance dela continuar negando que ele exista. O tratamento passa primeiro pela aceitação do fato de que se está doente e isso é complicadíssimo no caso de transtornos mentais em geral. Isso leva à próxima consideração que eu gostaria de fazer, já citando o post do Curuna.

Muito diferente da forma com que esse assunto vem sendo tratado pela mídia, no orkut, no início desse tópico, que é o que realmente me incomoda, se não fui muito claro.

Você foi claro sim. Meu post pode ter ficado com um tom meio pesado, que eu estava tentando evitar. Não é intenção aqui atacar as pessoas e sim expor opiniões :yep:

Não se deve realmente ignorar a dor alheia, independente de quais sejam suas causas e de quantas pessoas sofram, eu me equivoquei passando a idéia contrária. É muito fútil uma pessoa se deprimir por não ter um corpo que considere perfeito, mas isso lhe causa sofrimentos e doenças, então deve-se dar uma atenção sim.

Eu compreendo perfeitamente o que vc disse aí. Mas vc não considera que esse tipo de dor deva ser ignorado, o que é ótimo já que muita gente acha que é fútil e ponto. Se eu viesse postar aqui uns 5 ou 6 anos atrás eu diria absurdices horríveis nesse tópico. Os anos de facul de medicina e um pouco mais de experiência de vida me fizeram respeitar muito a dor alheia.

Não é pq algo não incomoda a gente que não vai incomodar outra pessoa.E se é fútil para mim, não quer dizer que seja para ela. E no caso de uma doença, a pessoa não tem controle sobre isso. E no caso de "doenças mentais" é ainda pior. As pessoas tem vergonha do problema que tem, relutam em admitir que ele existe, não aceitam ajuda e os prejuízos desse tipo de conduta são enormes. Muita gente ainda considera psiquiatra e psicólogo coisa pra gente doida. E no meio de todos esses conceitos errôneos muita gente fica sofrendo sem ajuda nenhuma e ainda sofrendo preconceito para piorar.

Vamos imaginar uma escola hipotética. Supondo que ela tenha 4 turmas de cada série, cada uma com 50 alunos. Vamos supor que desses 50 alunos, 25 são mulheres. Isso daria 600 alunas entre a sexta série e o terceiro ano.

Como acontece com frequencia, não temos estatísticas nacionais confiáveis, mas vamos assumir que a incidência de anorexia seja 1% Isso equivaleria a 6 alunas anorexicas nesse colégio. Se a incidência de bulimia for de 1,5 %, teríamos 9 alunas com a doença. Isso num colégio só, dos não muito grandes.

Quantas pessoas você conhece que sofrem ou já sofreram com anorexia e bulimia? Mesmo com as estatísticas da Mari, eu continuo sem conhecer ninguém. Isso porque sou classe média, imagino no povão se eles já ouviram falar dessas doenças...

Eu não conheço nenhuma também. Atualmente eu convivo pouco com pessoas dos 12 aos 18 anos, mas essas estatísticas me fizeram pensar na minha época de colégio. Eu com certeza já devo ter conhecido alguém com uma dessas doenças sem nem saber disso. Como eu disse, o diagnóstico desse tipo de coisa e a consciência da pessoa de estar doentes são coisas muito complicadas.

Mas o problema deve ser mais prevalente em países desenvolvidos, isso é fato.

Mas aí eu já acho que o problema é a educação, dos pais principalmente e depois das escolas. Culpar qualquer outra coisa, ao meu ver, é perda de tempo. A indústria da moda não vai e nem deve (na minha opinião) mudar. E a mídia vai continuar vendendo o que o povo, mal educado, quer.

Educação é um problema enorme. A formação de valores e carater hoje é um desastre, para não dizer coisa pior. E na classe alta o problema é alarmante. Eu fico besta sempre que vejo reportagens sobre isso. Para citar um exemplo, tem um shopping aqui em BH que fica na parte mais rica da cidade e é frequentado pelos adolescentes da região (que é cheia de colégios particulares tradicionais). Todo dia a polícia tem que ir lá por fim em brigas desses adolescentes. já pegaram uma garota andando lá com .38 do pai. Ir no cinema e tentar ouvir o filme geralmente é impossível.

A culpa disso é dos pais sim. E das escolas. Mas tirar toda a culpa da mídia não dá, também. Adolescentes ainda estão formando caráter. Já está difícil exigir que os adultos tenha discernimento sobre o que a mídia empurra para eles, imagina pessoas que ainda estão nuam fase de desenvolvimento da personalidade.

Nessa idade é normal ter ídolos e modelos, então há de se ter cuidado ao tipo de conteúdo ao qual os adolescêntes são expostos. Afinal filme tem censura e a própria industria da propaganda também tem suas regulamentações. Afinal proibiram propaganda de cerveja com bichinhos cutes por incentivar o consumo de álcool entre crianças e jovens. O consumo de padrões de beleza é bem mais complexo de regular.

Eu não entendo muito disso, mas já ouvi falar que mulheres e adolescentes são mega tendências de marketing. esse é um mercado que cresce muito. Meninas cada vez mais novas querem comprar roupas de adultos, maquiagem, ir no salão, etc. Mesmo os adolescentes que tem a sorte de terem pais presentes e que dão uma boa educação, dialogam e tal ainda estão expostos as coisas que veem na TV, no cinema e as influências dos amigos.

Do mesmo jeito que nos preocupamos que essas influências possam levar ao consumo de drogas ou alcool, devemos nos preocupar sim com o tanto que isso pode afetar a imagem corporal, os padrões de beleza.

Numa sociedade responsável, a "mídia" devia se responsabilizar por suas influências sim e tentar divulgar coisas que levem ao bem-estar da população. Mas isso seria desejável e não obrigatório. Mas quando estamos falando de adolescentes, ou seja, pessoas que ainda não tem capacidade para lidar completamente com todo tipo de conteúdo aos quais são expostas, daí a coisa complica muito.

Última edição:
Eu queria entender porque as modelos femininas tem que ser cabides ambulantes e os homens não. E porque roupas que são feitas pra "gerar tendências" de outras roupas que as pessoas usarão têm que ficar boas somente em modelos magérrimas.

Porqueasmulherestemquesermagraseoshomensnão.
Pq não. Não entendo pq isso seria importante.
Talvez realmente tenha algo a ver com q o texto diz, talvez não.

O fato é q eles consideram (por alguma razão q eu precisaria, talvez, estar estudando moda pra saber) q os/as modelos devem ter esse perfil.
Não consigo entender o pq de eles terem q modificar isso por um fator q é externo à essa industria. Q é a exposição da midia.

Eu nã estou colocando os estilistas como caras malvados que pensam "hahahaha, eu adoro mulheres magras e vou forçar todas as mulheres do mundo a serem magras tb, bwauiaahuauh, como eu sou mau!", só estou ligando uma coisa à outra. Não estou procurando um "culpado", quando muito, estou procurando apontar responsáveis pela "febre" de magreza dos últimos anos.
Sim, entendo.
Mas no fundo no fundo. Dá pra dizer tb q todo mundo é responsável por tudo.

E, como disse a Angelique, não é questão de culto à magreza q escolhem modelos com tal manequim. Mas uma questão, ao menos teoricamente, mais técnica no ramo da moda.

Eu pessoalmente acho que se a menina é magra demais (que nem a kate moss ali em cima), ela pode nem estar doente, mas já fugiu do que você espera que seja o corpo "normal" de uma pessoa. Não precisa estar apresentando sintomas de anorexia.

Eu entendo que existem magras saudáveis e eu conheci várias nos meus tempos de produtora, mas quando a mulher começa a andar com as costelas de fora parecendo a noiva-cadáver aí já é um problema maior.
Mas mesmo assim é complicado. Como a Nenar já disse.
Com tantas garotas q são magérrimas e vivem bem, não dá pra ser mandrake e conseguir detectar as q não vivem.
A responsabilidade fica apenas nos casos em q, de alguma forma, se consegue identificar. Mas mesmo nisso a Angelique disse q as agencias indicam ajuda psiquiatra e médica. A partir daqui é questão da própria pessoa ter a iniciativa com algum apoio familiar e/ou de amigos (um papel q a agencia já não conseguiria mais exercer).

Continuo sem ver nada que rebata a opinião do texto.
Eu achei q houve uma generalização pq ele não cita nada concreto.
Ele apenas afirma q todos esses setores são controlados por pessoas gays mas sem mostrar números, pesquisas, nem nada do tipo.
Se ele falasse algo do tipo: "como disse a empresa de pesquisa 'fulano de tal', 85% das pessoas q trabalham nisso são de pessoas assumidamente homossexuais", etc.
Senão fica mto jogado no ar.

Outra coisa interessante que a Primula falou depois é a necessidade das modelos terem caras de menininhas mais novas. Por que. Pelos "instintos pedófilos" existentes nos homens? Enfim. Assunto pra outro post.
Isso é uma coisa q existe e sempre existiu.
Não faz mto tempo atrás q nossos bisavôs eram arranjados com nossas bisavós de 12/13 anos. E aos 18 ela já tinha 3 ou 4 filhos.
Mas aí é outro assunto para outro tópico.

Distribuir culpa é uma questão muito complicada mesmo. Talvez antes de apontar o dedo para os culpados, fosse legal discutir porque os padrões são como são e a quem isso favorece.
Os padrões (q na verdade são vários padrões tb) são esses mesmos.
Só não acho q se resolve isso obrigando q se mude o padrão de modelo da industria de moda.

A gente tem duas questões aqui. A influência direta e indireta do mundo da moda no padrão. A influência direta existe, por mais que nem todos os desfiles sejam publicos e televisionados para o público em geral. Existem TOPs famosas que influenciam a maniera de pensar das mulheres. O post do Rafa (Merry) está bastante ilustrativo nesse aspecto :mrgreen:

Mas existe também um influência indireta, que ele também citou no post. As atrizes e cantoras também são bastante magras, embora menos do que as modelos. Eu acredito que o padrão para essas outras mulheres tenha relação com o padrão para modelos. Daí é mais uma influência, só que de forma mais velada.
Eu concordo q a influencia existe. De todas as formas possíveis.
Temos só q passar a vender algo mais saudavel.

Última edição:
Pq não. Não entendo pq isso seria importante.
Talvez realmente tenha algo a ver com q o texto diz, talvez não.

O fato é q eles consideram (por alguma razão q eu precisaria, talvez, estar estudando moda pra saber) q os/as modelos devem ter esse perfil.
Não consigo entender o pq de eles terem q modificar isso por um fator q é externo à essa industria. Q é a exposição da midia.
Eu não consigo ver alguma razão maior do que as citadas no texto. Mulheres-barbies e homens sarados. Aliás, eu lembro de ter lido em algum lugar que as proporções da Barbie eram "maiores" que a da maior parte das modelos...

Essa coisa de "cabides ambulantes" por exemplo. Sou só eu que acha isso meio desrespeitoso com as mulheres? Tratá-las como "cabides"?

Sim, entendo.
Mas no fundo no fundo. Dá pra dizer tb q todo mundo é responsável por tudo.

E, como disse a Angelique, não é questão de culto à magreza q escolhem modelos com tal manequim. Mas uma questão, ao menos teoricamente, mais técnica no ramo da moda.
Dá sim. É o que eu quis dizer, eu não quero apontar culpados, e sim procurar os motivos dessa tendência atual. E tentar buscar soluções para isso.

Que técnica, o lance dos "cabides"?

Com tantas garotas q são magérrimas e vivem bem, não dá pra ser mandrake e conseguir detectar as q não vivem.
A responsabilidade fica apenas nos casos em q, de alguma forma, se consegue identificar. Mas mesmo nisso a Angelique disse q as agencias indicam ajuda psiquiatra e médica. A partir daqui é questão da própria pessoa ter a iniciativa com algum apoio familiar e/ou de amigos (um papel q a agencia já não conseguiria mais exercer).
Sim, concordo plenamente que as agências têm limites de atuação nesse caso. Enfim, quando eu comecei a postar nesse tópico, nem estava a fim de discutir tanto a "anorexia", que é o ápice do problema, e sim o lado mais "leve" dele, que é a influência do padrão de beleza atual na cabeça das mulheres. Causas e consequências.

Eu achei q houve uma generalização pq ele não cita nada concreto.
Ele apenas afirma q todos esses setores são controlados por pessoas gays mas sem mostrar números, pesquisas, nem nada do tipo.
Se ele falasse algo do tipo: "como disse a empresa de pesquisa 'fulano de tal', 85% das pessoas q trabalham nisso são de pessoas assumidamente homossexuais", etc.
Senão fica mto jogado no ar.
Isso já foi beeeeeeem melhor. :cerva:

Concordo que foram opiniões pessoais do cara. A própria Primula disse no post que não concordava com o texto por inteiro. Eu acho que é uma opinião interessante, até porque já vinha comentando algo parecido com amigos há algum tempo. Do fato desse ser um padrão de beleza que não é exatamente o que os homens buscam, e do fato das mulheres estarem mais preocupadas em agradar a si mesmas que aos homens, apesar de acharem que ser magrelas atrai homens (até que atrai, mas eu diria que a maior parte dele prefere mulheres mais "cheinhas").

Aliás, aqui no Brasil esse é um problema maior ainda. Porque mulher tem que ser magra (pra agradar às outras) e tem que ter bundão e peitão (pra agradar à marmanjada). E são coisas meio incompatíveis, sem cirurgia plástica, ao menos. Ou sem photoshop. :-P

Daí eu até imagino que magrinhas como a Angelique deve ser sofram um bocado com isso também, por ter que se ater a um padrão surreal, visto somente em heroínas de comics books.

De resto, permitam-me citar alguns textos que andei lendo a respeito na internet hoje:

Blog que traz o caminho para a "felicidade"

Blog com uma gordinha contando a luta diária contra a balança (não que eu ache que ela estava bem com os 113 kilos dela antes, é tão prejudicial quanto ter 30, a questão é a forma como ela escreve, que mostra como emagrecer é praticamente um "sonho")

Neste blog a moça faz uma análise interessante a respeito da história e do surgimento dese padrão de magreza:
TUDO COMEÇOU nos anos 60, quando o mundo vivenciou um movimento de hiper-valorização da juventude. em termos de moda, os jovens passaram a buscar novos códigos próprios para se vestir. eles tentavam basear esses códigos em suas experiências originais, renegando a influência dos pais e da sociedade. um episódio ilustrativo aconteceu quando a então já estabelecida e consagrada estilista coco chanel viu-se derrotada ao querer ensinar a elegância ao ídolo da juventude, brigitte bardot, sem lhe cobrar nada. "isso é para velhos", respondeu ela, e continuou a vestir-se de forma pouco convencional. a elegância era, assim, a última aspiração das jovens, pois era exatamente o que as mães tinham ensinado a elas nos anos 50. além disso, dava-lhes uma aparência muito mais velha.

aqui você pode tomar como exemplo os hippies, com aquelas sandálias horrorosas, aqueles cabelos péssimos e aquelas roupas de tecidos naturais: a antítese da elegância e da boa higiene. os diferentes grupos de jovens buscaram diferentes parâmetros para se vestir, de acordo com seus ideais e necessidades. os hippies queriam conforto, os hip's queriam irreverência, os rebeldes queriam chocar e assim por diante. a elegância foi deixada de lado, ao mesmo tempo em que a moda de rua se desenvolvia a todo vapor. o estabelecimento do streetwear foi um evento tão marcante na moda que por pouco a alta costura não conseguiu sobreviver a ele - e, mesmo assim, só sobreviveu porque conseguiu se adaptar, absorvendo muitos de seus elementos, como a mini saia.

este era o ponto em que eu precisava chegar pra concluir o texto: A MINI SAIA. até hoje não há um consenso sobre quem teria sido o inventor da mini saia: se a estilista inglesa mary quant ou se o estilista vanguardista francês andré courrèges. no entanto, foi nas mãos de mary quant que a mini saia se tornou uma grande coisa. as modelos da estilista eram manequins de aparência infantil que dançavam músicas pop e combinavam perfeitamente com o ar de frescura e inocência das mini-saias e mini-vestidos de sua grife - que, por sua vez, iam de perfeito encontro com o espírito jovem e livre da época. essas modelos eram verdadeiras lolitas que desfilavam uns olhos enormes e umas pernas muito longas e muito magras. a encarnação desse ideal de beleza era TWIGGY (nome que quer dizer "ramo fininho"), a primeira grande modelo internacional com padrões genuinamente anoréxicos, uma inglesinha de 16 anos que pesava cerca de 45 quilos. ela foi a primeira grande de uma série de "pequenas inglesas", que viriam a conquistar o mundo da moda a partir de então.

...

o padrão-anorexia estabeleceu-se para selar o maior dos paradigmas do universo fashion: a artificialidade. considerando que em meados dos anos 60 os principais estilistas buscavam inspiração na conquista espacial, compondo looks confeccionados em materiais alternativos e pouco práticos, como plástico e metal, essas modelos de visual andrógino e biologicamente inadequado não poderiam ter surgido num momento mais conveniente.

(para ilustrar, tem aquele filme cult chatinho do antonioni, "blow up", inspirado no fotógrafo david bailey e nas "pequenas inglesas" jean shrimpton e penelope tree, de 1966. pra quem não viu, é a história de um fotógrafo de moda que, por acaso, é testemunha de um crime e que, quando tenta saber mais sobre o sucedido, cai no vazio moral da londres dos anos 60, onde ninguém aparentemente se interessa pela realidade.. intessante ressaltar que um dos pontos mais criticados do filme é justamente a artificialidade do figurino, futurista e ultra-over, mas os materiais documentais dos clubes de londres daquela época confirmam que a realidade era tanto quanto ou até mais absurda que o cenário retratado no filme.)
(não que eu concorde com tudo o que ela diz também, mas é interessante)

E pra deixar bem claro o que me preocupa nesse padrão, seguem as reportagens:

A Nicole Ritchie :blah:

Glória Maria fica dez dias sem comer

Reportagem da Veja a respeito da criação do "Manequin 00":

OS TAMANHOS ENCOLHERAM:
Agora existe até o manequim 00 nos
Estados Unidos. Parece não haver limite
para satisfazer tanto a vaidade natural como
a tendência anoréxica das consumidoras

A indústria de vestuário americana diminuiu ainda mais a numeração de suas roupas. Agora, além (ou melhor, aquém) do tamanho 0, há o manequim 00. Baixar a numeração como os fabricantes vêm fazendo atende a uma necessidade psicológica e outra concreta. A psicológica é dar a todas – atenção, todas – as mulheres a impressão de que elas são mais magras do que mostra o espelho. Porque, se não dá para perder os quilos extras, que pelo menos a etiqueta traga um algarismo menorzinho, um vanity sizing, para afagar a vaidade. A concreta: embora a população americana esteja mais gorda do que nunca, e metade dela seja feminina, não esqueçamos, há um grupo muito comprador que não mede esforços para afinar de verdade a silhueta até o limite da irresponsabilidade. A indústria, portanto, tem de acompanhá-lo. Ele é composto de mulheres que perseguem a magreza anoréxica de celebridades como a patricinha Nicole Richie, a ex-melhor amiga de Paris Hilton, Victoria Beckham, a digníssima do jogador David Beckham, e a atriz Kate Bosworth, de Superman – O Retorno. Para esses espécimes pele-e-osso, os estilistas têm de criar peças ainda menores. Por exemplo, para vestir Victoria, que hoje pesa 44 quilos para 1,70 metro, a marca de jeans inglesa David Bitton confeccionou um modelo especial que equivaleria a um "000" (e, do jeito que a coisa vai, não é improvável que o "triplo nada" passe a existir, caso essas mulheres consigam sobreviver a si próprias).

"A numeração da roupa compõe a auto-estima feminina", diz Emerson Otsuka, professor de modelagem da Universidade Anhembi Morumbi. "Quanto menor ela for, melhor a mulher se sente consigo mesma." Esse aspecto é tão presente que, depois que os produtores do seriado americano Desperate Housewives descobriram que a atriz Eva Longoria vestia o tamanho 00 (graças principalmente à genética privilegiada, e não a dietas malucas), eles escreveram um episódio em que sua personagem Gabrielle ficava dois dias sem comer para caber no mesmo número. É a ficção imitando a realidade – que se vai tornando mais pesada (com a intenção, sim, do trocadilho), à medida (agora sem a intenção) que a exposição social aumenta. "As mulheres se orgulham de passar fome. Em Hollywood, ninguém declara a medida, a menos que ela seja 0", diz o estilista Michael Kors, o preferido de Catherine Zeta-Jones e Jennifer Lopez – beldades que, a julgar pelos padrões anoréxicos, provavelmente são consideradas popozudas.

Como pouquíssimas podem exibir um padrão natural Eva Longoria, caber num 00 custa, em geral, a abstinência doentia de gordura, massas e doces. Além, é claro, do dinheiro com as bolinhas que ajudam a deixar as mulheres não só magras, como atarantadas. Essa obsessão pela magreza preocupa os médicos. As ossadas mais conhecidas como Victoria Beckham e Nicole Richie viraram ídolos de comunidades na internet que pregam que a anorexia e a bulimia não são distúrbios alimentares, mas "um estilo de vida". "Nicole é meu ídolo. Eu faria qualquer coisa para parecer com ela", lê-se numa das mensagens. "Os ossos saltando de seu colo são lindos", escreveu uma admiradora de Victoria.

Não há nada de glamouroso nos quadris angulosos de Nicole Richie ou nas coxas miúdas de Victoria Beckham. Ambas possuem índice de massa corporal (IMC) abaixo de 18, quando o peso saudável pressupõe IMC entre 18,5 e 25. Uma das características de anoréxicos e bulímicos é negar a doença. Nicole, que admite a perda de peso dramática, recusa-se a falar em problema. Alguém deveria dizer a ela que, com isso, não faz mal apenas a si mesma, mas também a uma legião de meninas que nela se inspiram. Para evitar esse tipo de mau exemplo, os organizadores da semana de moda de Madri baniram das passarelas as modelos excessivamente magras. Manequim 00 é quase sempre conseqüência de um modelo 00 de comportamento.

files.php

files.php

É isso que me preocupa, sabe? Essa coisa de associar magreza à felicidade, de gente passar dias sem comer pra ficar bonita, de empresas criarem um manequim que equivale a uma espécie de "nada duplo" para poder suprir as necessidades do mercado. As modelos são vítimas desse padrão tanto quanto as outras pessoas.

De resto, uma reportagem com uma modelo portuguesa reclamando da mesma coisa que a Angelique:
http://bluetisthelifeofwaters.blogspot.com/2006/09/medida-certa-as-meninas-sonham-parecer.html

Assim, eu acho que definir coisas pelo IMC é realmente complicado. E esse negócio de tirar as modelos do desfile porque o IMC dela é tal me lembra algo parecido com as cotas para estudantes.

Ainda assim, eu preferia que as agências e os estilistas não estimulassem este tipo de comportamento, ainda que indiretamente, selecionando modelos magras como a Kate Moss. Aliás, podiam não dar prêmios para a Kate Moss, pra variar.

Não acho que deviam abolir as modelos magrinhas, isso seria até preconceituoso, de fato. Mas que usem magrinhas e as mais cheinhas também, oras. Se for bonita, tá valendo. E evitem fazer ensaios ou desfiles com pessoas de costelas aparecendo, de preferência....é só isso.

Última edição:

Eu queria entender melhor esse lado técnico. Tudo bem, existem desfiles que não mostram roupas para serem usadas na rua, só tendências. Mas existem também desfiles de roupas que você vai achar igual para comprar na loja depois. As marcas nacionais, pelo menos, fazem desfiles assim. E nesse tipo de caso o tal "cabide ambulante" não faz sentido, já que essas roupas são feitas para serem usadas por pessoas com um corpo na média, "normais".

A responsabilidade fica apenas nos casos em q, de alguma forma, se consegue identificar.

Eu não sei bem qual seria a melhor solução nesse caso, viu. Acho que na dúvida, melhor encaminhar a garota para uma avaliação médica do que deixar passar. Acho que no mínimo, não faria muito mal "engordar" um pouco o padrão, de forma que ele ainda fosse magro mas não magérrimo.

Os padrões (q na verdade são vários padrões tb) são esses mesmos.
Só não acho q se resolve isso obrigando q se mude o padrão de modelo da industria de moda.

Esses mesmo quais? A diversidade das mulheres humanas é bem grande :cerva: Modelo, padrão, chame como quiser, precisa ser bonita, já que é padrão de beleza. Mas dá pra ser bonita sendo alta, baixa, loira, morena, oriental, ocidental, seca, violão.... Pq só o tipo "alta-seca" é o "certo"? Pelo menos acho que a gente escapa disso um pouco aqui no Brasil com a preferência pela "mulher-violão" (gostosa).

E há de se separar o que os homens querem, o que as mulheres querem e o que os estilistas querem, pq são coisas diferentes. Em termos de padrão masculino, acho que as muito magras devem sofrer também. Já conheci algumas que tentavam engordar pois achavam que não tinham corpo suficiente pra "rechear" uma roupa e chamar atenção dos rapazes.

Eu concordo q a influencia existe. De todas as formas possíveis.
Temos só q passar a vender algo mais saudavel.

E mulheres muito magras são esse "mais saudável"? Caso negativo, temos que vender algo diferente do que anda sendo vendido. Mesmo que no mundo da moda as coisas continuem iguais.

Mas eu só aproveitei pra responder isso aí. O que me trouxe aqui hoje de novo foi uma pesquisinha rápida no google. Descobri que algumas meninas chamam a anorexia de "ana" e a bulimia de "mia" e as que dizem que isso em vez de ser doença é um estilo de vida se intitulam "pro-ana" e "pro-mia". Segue os links para dois blogs desse tipo:

http://pricygirl.blog.terra.com.br/

http://proana-4ever.blogspot.com/

Isso sim me assustou. As estatísticas que eu colei no outro post eu já esperava aquele resultado quando comecei a procurar. Mas essa quantidade de blogs foi maior que o esperado. O resultado de uma pesquisa "pro-ana" no google dá isso aqui:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=pro-ana&meta=

E pra finalizar, uma carta que alguém escreveu feito se fosse a "ana" (anorexia) para convencer as meninas a aderir a esse estilo:

Carta da Ana
Querida Leitora,
Permita me apresentar.Meu nome, ou como sou chamada, pelos também chamados 'doutores'é Anorexia. Anorexia Nervosa e meu nome completo, mas você pode me chamar de Ana. Felizmente nos podemos nos tornar grandes parceiras. No decorrer do tempo, eu vou investir muito tempo em você, e eu espero o mesmo de você.
No passado você ouviu seus professores e seus pais falarem sobre você.Diziam que você era tão madura, inteligente, e que você tem tanto potencial. E eu pergunto, aonde tudo isso foi parar? Absolutamente em lugar algum!Você não e perfeita, você não tenta o bastante! Você perde muito tempo pensando e falando com amigos!Logo, esses atos não serão mais permitidos.
Seus amigos não te entendem.Eles não são verdadeiros. No passado, quando inseguramente você perguntou a eles:- Estou gorda?- E eles te disseram:- Não, claro que não!-você sabia que eles estavam mentindo!Apenas eu digo a verdade! E sem falar nos seus pais!Você sabe que eles te amam e se importam com você, mas uma parte é porque eles são pais, e são obrigados a isso.Eu vou te contar um segredo agora: Bem no fundo, eles estão desapontados com você. A filha deles, que tinha tanto potencial, se transformou em uma gorda, lerda, e sem merecimento de nada! Mas eu vou mudar isso.
Eu espero muito de você.Você não tem permissão para comer muito.Eu vou começar devagar: Diminuindo a gordura, lendo tabelas de nutrição, cortando doces e frituras, etc. Por um tempo os exercícios serão simples: Corridas, talvez exercícios localizados.Nada muito serio.Talvez você perca alguns quilos, tire um pouco de gordura deste seu estomago gordo! Mas não irá demorar muito até eu te dizer que não está bom o suficiente.
Eu vou te fazer diminuir calorias consumidas e vou aumentar a carga de seus exercícios.Eu vou te forçar até o limite! Eu preciso fazer isso, pois você não pode me derrotar! Eu estarei começando a me colocar dentro de você. Logo, eu já vou estar lá. Eu vou estar lá quando você acordar de manha, e correr para a balança. Os números começam ser amigos e inimigos ao mesmo tempo, e você, em pensamento reza para que eles sejam menores do que ontem à noite. Você olha no espelho com enjôo. Você fica enjoada quando vê tanta banha nesse seu estomago, e sorri quando começam a aparecer seus ossos. E eu estou lá quando você pensa nos planos do dia: 400cal e 2h de exercícios. Sou eu quem esta fazendo esses planos, pois agora meus pensamentos e seus pensamentos estão juntos como um só.
Eu te sigo durante o dia. Na escola, quando sua mente sente vontade, eu te dou alguma coisa para pensar! Recontar as calorias consumidas do dia. Elas são muitas.Eu vou encher sua cabeça com pensamentos sobre comida, peso e calorias. Pois agora, eu realmente estou dentro de você.Eu sou sua cabeça, seu coração e sua alma.A dor da fome, que você finge não sentir, é eu dentro de você!
Logo, eu não vou estar te dizendo o que fazer com comida, mas o que fazer o tempo todo!Sorria, se apresente bem. Diminua esse estomago gordo, Droga!
Deus, você é uma vaca gorda!!! Quando as horas das refeições chegarem, eu vou te dizer o que fazer. Quando eu fizer um prato de alface, será como uma refeição de rei! Empurre a comida envolta! Faça uma cara de cheia...Como se você já tivesse comido! Nenhum pedacinho de nada...Se você comer, todo o controle será quebrado...E você quer isso?
Ser de novo aquela vaca gorda que você era? Eu te forço a ver uma revista de modelos. Aquele corpo perfeito, magro, dentes brancos, essas modelos perfeitas te encaram pela pagina da revista! E eu te faço perceber que você nunca será uma delas. Você sempre será gorda, e nunca vai ser tão bonita quanto elas! Quando você olhar no espelho, eu vou distorcer sua imagem, e te mostrar uma lutadora de sumo mas na verdade existe apenas uma criança com fome.Mas você não pode saber da verdade, pois se você souber, você pode começar a comer de novo e nossa relação pode vir a cair, e me destruir!
Às vezes você vai ser rebelde.Felizmente não com muita freqüência. Você vai ar força aqueles últimos pensamentos, e talvez entrar naquela cozinha escura! A porta vai se abrir devagar, você vai abrindo a porta do armário e colocando sua mão naquele pacote de biscoitos, e você vai simplesmente engoli-los, sem sentir gosto nenhum na verdade, você faz isso pelo simples falo que você esta indo contra mim. Você procura por outra caixa de biscoitos, e outra e outra. Seu estomago está cheio de massa e gordura, mas você não vai parar ainda.E o tempo todo eu vou estar gritando para que você pare, sua vaca gorda! Você realmente não tem controle, você vai engordar!
Quando isso acabar, você vai vir desesperada para mim de novo, e me pedindo conselhos porque você não quer ficar gorda! Você quebrou uma regra, e comeu, e agora você me quer de volta. Eu vou te forçar a ir ao banheiro, ajoelhada e olhando para a privada! Seus dedos vão para dentro da sua garganta, e com uma boa quantidade de dor, a comida vai toda sair. Você vai repetir isso varias vezes, ate que você cuspa sangue a água, e saiba que toda aquela comida se foi! E quando você se levantar, você vai sentir tontura.Não desmaie! Fique em pe agora mesmo!Sua vaca gorda!Você merece sentir dor!
Talvez a escolha de te fazer ficar cheia de culpa vai ser diferente. Talvez eu escolha te fazer se encher de laxantes, e você vão ficar sentada na privada ate altas horas da manha sentindo seu estomago se revirar.Ou talvez eu faça você se machucar, bater sua cabeça contra a parede, ate você ganhar uma dor de cabeça insuportável! Cortar também e bem útil.Eu quero ver sangue, quero ver ele cair sobre seu braço, e naquele segundo, você vai perceber que merece qualquer tipo de dor que eu te dou! Você vai ficar deprimida, obcecada, com dor, se machucando e ninguém vai notar? Quem se importa?!?!?Você merece!
Ah, isso e muito duro? Você não quer que isso aconteça com você?Eu sou injusta?Eu faço coisas que apenas vão te ajudar!Eu vou fazer que seja possível parar de pensar em emoções que te causam stress. Pensamentos de raiva, tristeza, desespero e solidão podem ser anulados, pois eu vou tirar eles de você, e encher sua cabeça com contas metabólicas de calorias. Vou te tirar a vontade de sair com pessoas de sua idade,e tentar agradar todos eles. Pois agora eu sou sua única amiga, eu sou a única que você precisa agradar!
Mas nos não podemos contar a ninguém. Se você decidir o contrario, e contar como eu te faço viver, todo o inferno vai voltar! Ninguém pode descobrir, ninguém pode quebrar esta concha que eu tenho construído com você!Eu criei você, magra, perfeita, minha criança lutadora!Você e minha, e só minha! Sem mim, você e nada! Então, não me contrarie. Quando outras pessoas comentarem, ignore os! Esqueça deles, esqueça todos querem me fazer ir embora. Eu sou seu melhor apoio, e pretendo continuar assim.
Com sinceridade.
Ana

Última edição:
Essa coisa de "cabides ambulantes" por exemplo. Sou só eu que acha isso meio desrespeitoso com as mulheres? Tratá-las como "cabides"?
realmente não é respeitoso, e por isso eh trabalho e naum hobbie vc é paga para ser tratada como cabide :)

Não acho que deviam abolir as modelos magrinhas, isso seria até preconceituoso, de fato. Mas que usem magrinhas e as mais cheinhas também, oras. Se for bonita, tá valendo.
Se for bonita ai que não está valendo, a intenção não é ser tão bonita, é ter um corpo que não marque nada a roupa e andar bem. se for bonita ela pode pesar o quanto quiser e fazer é propaganda de maquiagem, televisão, revistas de beleza, qualquer coisa, menos desfiles....

E evitem fazer ensaios ou desfiles com pessoas de costelas aparecendo, de preferência....é só isso.
preconceito é phoda...

realmente não é respeitoso, e por isso eh trabalho e naum hobbie vc é paga para ser tratada como cabide :)
Se você é feliz sendo paga para ser um objeto, beleza...

Eu acho um absurdo, mas se quem se sujeita a isso acha bonito, realmente não tem nada que eu possa fazer. É cair no papo dos esilistas mesmo.

Eu acho que não aceitaria emprego nenhum que me pagassem para que eu fosse tratado de forma desrespeitosa. Mas então ok. :joinha:

preconceito é phoda...
Pare de enxergar as coisas por essa óptica.

Você está filtrando tudo o que é dito aqui que você não concorda como "preconceituoso" ou como coisa de "pessoas que não tem a capacidade de te entender". Aham.

Talvez não tenha visto a parte do meu post onde eu digo que imagino que você também deve sofrer uma certa pressão desse padrão. Não pra ser magra, mas pra ser peituda, bunduda, enfim, coisas valorizadas no Brasil.

E eu realmente não acho saudável que as pessoas andem em um corpo como o da Victoria Beckham, Nicole Richie ou da Kate Moss. Tipo, elas não só não tem um pingo de gordura no corpo como já consumiram boa parte dos músculos. E pagam para pessoas parecidas com essas fazerem sessões de fotos e aparecerem em capas de revistas. Esse é o problema pra mim.

Eu conheço muitas meninas que são "magras naturais" (já namorei uma inclusive), dessas que são magrinhas sem esforço, e que provavelmente teriam o IMC baixo...nenhuma é daquele jeito.

Aliás, a prova que esse negócio de IMC não é uma base muito confiável sou eu, que tenho um IMC abaixo do considerado normal e tenho até barriguinha. Meus braços são finos e compensam. Enfim....

Se você é feliz sendo paga para ser um objeto, beleza...

Eu acho um absurdo, mas se quem se sujeita a isso acha bonito, realmente não tem nada que eu possa fazer. É cair no papo dos esilistas mesmo.

Eu acho que não aceitaria emprego nenhum que me pagassem para que eu fosse tratado de forma desrespeitosa. Mas então ok. :joinha:

ngm acha bonito é trabalho
todo mundo ta nisso para trabalhar, ganhar a vida, e soh, ngm acha bonito
soh quem ta por fora acha bonito =P
vc ta falando muito pelo lado que a TV encara as coisas, não da forma que é

Pare de enxergar as coisas por essa óptica.

Você está filtrando tudo o que é dito aqui que você não concorda como "preconceituoso" ou como coisa de "pessoas que não tem a capacidade de te entender". Aham.

Se eu falar "parem de colocar na revistas pessoas com cara de bahiano" vc iria gostar? Iria no minimo me chamar de preconceituosa.
Eu não gosto desse tpw de regeição a pessoas que tem costelas a mostra.

Última edição:
Mas eu só aproveitei pra responder isso aí. O que me trouxe aqui hoje de novo foi uma pesquisinha rápida no google. Descobri que algumas meninas chamam a anorexia de "ana" e a bulimia de "mia" e as que dizem que isso em vez de ser doença é um estilo de vida se intitulam "pro-ana" e "pro-mia". Segue os links para dois blogs desse tipo:

http://pricygirl.blog.terra.com.br/

http://proana-4ever.blogspot.com/
28: Porque gordos são pontos de referência :rofl:

E essa "Carta da Ana", é muito engraçada, caralho.
A pessoa que escreveu só pode ser masoquista :lol:

"Fique em pé agora mesmo! Sua vaca gorda! Você merece sentir dor!"
Acho que umas boas sessões de masoquismo acalmariam ela.

ngm acha bonito é trabalho
todo mundo ta nisso para trabalhar, ganhar a vida, e soh, ngm acha bonito
soh quem ta por fora acha bonito =P
vc ta falando muito pelo lado que a TV encara as coisas, não da forma que é
Quando eu disse "achar bonito", não estava sendo literal. Tava só me referindo ao fato das modelos se sujeitarem a tal coisa e acharem normal.

Se eu falar "parem de colocar na revistas pessoas com cara de bahiano" vc iria gostar? Iria no minimo me chamar de preconceituosa.
Eu não gosto desse tpw de regeição a pessoas que tem costelas a mostra.
"Rejeição".

Mas uma coisa é completamente diferente da outra. Me diga o que é cara de "bahiano" (na verdade, se escreve sem o H), e qual o problema dela aparecer em revistas.

Eu te digo o que são costelas aparecendo e qual o problema delas em capas de revistas, como algo glamouroso.

E esse tipo de "regeição" com quem tem costelas à mostra é completamente justificável. E não tenho nada contra magras ou magros a priori. Eu já disse, uma coisa é ser magrinha, outra coisa é ser a Victoria Beckham ou a Nicole Richie. Aquilo não é saudável, sério. Na verdade, é tão saudável quanto uma tia de 1,60 acima de 90 kilos. Pode nem estar obesa ainda, mas já não é algo saudável.

O que eu queria era que não mostrassem essas mulheres como ícones de beleza na mídia em geral. Que não dessem prêmios pra elas. E tal. É bem simples, nada do tipo "acabem com as magras no desfile".

Acho que a questão é MUITO mais complicada do que se fala.

Se a tendência atual da moda é que "ser magro é ser bonito"? Whatever. Segue a moda QUEM QUER.

Agora, querer generalizar que todas as pessoas com IMC abaixo do 18 são doentes/precisam de tratamento é demais.

Já pensaram em pessoas que naturalmente são magras? Conheço gente que come, come, come e nada de engordar. Que culpa estas tem se são bonitas e acabam sendo contratadas por agências? Aí estas pessoas "magras por natureza" são "misturadas" com as verdadeiramente anoréxicas, e então amassam bem esse bolo de pessoas e tratam todas como uma "coisa só".

A situação já está ficando alarmante: chegaram aos meus olhos casos de pessoas magras que fora xingadas, agredidas e humilhadas por.. serem magras! O que é isso? Já não chega nós (meu caso, o oposto, gordo) sermos discriminados e chacotados por termos algo "a mais", e vem outros querendo tratar magros como Hitler tratava judeus, exatamente por eles terem algo "a menos"?

Sinceramente: chegar e dizer que quem tem ossos à mostra é doente e deve se tratar (talvez não com essas palavras, mas com esse sentido) é preconceito, e dos brabos. Por isso essa "luta" contra as magras deve ser MUITO bem fundada, para que pessoas naturalmente magras (e saudáveis, mesmo assim) não acabem confundidas com pessoas doentes.

Agora, querer generalizar que todas as pessoas com IMC abaixo do 18 são doentes/precisam de tratamento é demais.

Já pensaram em pessoas que naturalmente são magras? Conheço gente que come, come, come e nada de engordar. Que culpa estas tem se são bonitas e acabam sendo contratadas por agências? Aí estas pessoas "magras por natureza" são "misturadas" com as verdadeiramente anoréxicas, e então amassam bem esse bolo de pessoas e tratam todas como uma "coisa só".

A situação já está ficando alarmante: chegaram aos meus olhos casos de pessoas magras que fora xingadas, agredidas e humilhadas por.. serem magras! O que é isso? Já não chega nós (meu caso, o oposto, gordo) sermos discriminados e chacotados por termos algo "a mais", e vem outros querendo tratar magros como Hitler tratava judeus, exatamente por eles terem algo "a menos"?

:gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira:

De resto, uma reportagem com uma modelo portuguesa reclamando da mesma coisa que a Angelique:
http://bluetisthelifeofwaters.blogspot.com/2006/09/medida-certa-as-meninas-sonham-parecer.html

Assim, eu acho que definir coisas pelo IMC é realmente complicado. E esse negócio de tirar as modelos do desfile porque o IMC dela é tal me lembra algo parecido com as cotas para estudantes.

Ainda assim, eu preferia que as agências e os estilistas não estimulassem este tipo de comportamento, ainda que indiretamente, selecionando modelos magras como a Kate Moss. Aliás, podiam não dar prêmios para a Kate Moss, pra variar.

Não acho que deviam abolir as modelos magrinhas, isso seria até preconceituoso, de fato. Mas que usem magrinhas e as mais cheinhas também, oras. Se for bonita, tá valendo. E evitem fazer ensaios ou desfiles com pessoas de costelas aparecendo, de preferência....é só isso.

Talvez não tenha visto a parte do meu post onde eu digo que imagino que você também deve sofrer uma certa pressão desse padrão. Não pra ser magra, mas pra ser peituda, bunduda, enfim, coisas valorizadas no Brasil.

Eu conheço muitas meninas que são "magras naturais" (já namorei uma inclusive), dessas que são magrinhas sem esforço, e que provavelmente teriam o IMC baixo...nenhuma é daquele jeito.

Aliás, a prova que esse negócio de IMC não é uma base muito confiável sou eu, que tenho um IMC abaixo do considerado normal e tenho até barriguinha. Meus braços são finos e compensam. Enfim....

:zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz:

Sinceramente: chegar e dizer que quem tem ossos à mostra é doente e deve se tratar (talvez não com essas palavras, mas com esse sentido) é preconceito, e dos brabos. Por isso essa "luta" contra as magras deve ser MUITO bem fundada, para que pessoas naturalmente magras (e saudáveis, mesmo assim) não acabem confundidas com pessoas doentes.

:gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira: :gira:

Eu te digo o que são costelas aparecendo e qual o problema delas em capas de revistas, como algo glamouroso.

E esse tipo de "regeição" com quem tem costelas à mostra é completamente justificável. E não tenho nada contra magras ou magros a priori. Eu já disse, uma coisa é ser magrinha, outra coisa é ser a Victoria Beckham ou a Nicole Richie. Aquilo não é saudável, sério. Na verdade, é tão saudável quanto uma tia de 1,60 acima de 90 kilos. Pode nem estar obesa ainda, mas já não é algo saudável.

O que eu queria era que não mostrassem essas mulheres como ícones de beleza na mídia em geral. Que não dessem prêmios pra elas. E tal. É bem simples, nada do tipo "acabem com as magras no desfile".

:zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz: :zzz:

Enfim, eu não quis dizer "se tratar" (é engraçado como estão interpretando o que eu digo aqui), quis dizer simplesmente não usar pessoas magras em excesso como as que citei como ícones de beleza. Os resultados não são bons para a sociedade em geral.

E aí surge a coisa da "felicidade mágica" que é ter alguns quilos a menos, as "anas", etc.

Se a tendência atual da moda é que "ser magro é ser bonito"? Whatever. Segue a moda QUEM QUER.
.
Não. A "moda" existe pra ser seguidas por todos. Existe quem se recusa, mas ainda esses acabam se adquando, mesmo que indiretamente e incoscientemente, a algumas coisas. Até porque todo mundo quer agradar ao grupo a que pertence. A forma de agradar vai variar de acordo com o grupo que você "escolhe". E em praticamente todos ser "magra" é ser bonita, para as mulheres.

Eu poderia escrever um post enorme sobre como a mídia influência as pessoas a fazerem e pensarem coisas mesmo que indiretamente, mas sinceramente, não vale a pena. Até porque a Nénar fez um post excelente a respeito, e ficou perdidinho na segunda página, coitado.

Aliás a discussão nesse tópico começou a deixou de ser racional há algum tempo.

Não é bem assim. Eu já disse umas 20 vezes nesse tópico que a moda e a mídia influenciam crianças e adolescentes que não tem maturidade suficiente para saber o que querem ainda.

E segundo a Angelique, as modelos que precisam ser mais magras não podem ser bonitas pq chamam atenção para si e não para a roupa. Mas a ideia que é vendida por aí não é bem essa e tem modelos famosas que são consideradas lindíssimas pelo publico em geral.

ninguém disse isso hora nenhuma. Pessoas desnutridas e com anorxia precisam de tratamento. infelizmente não dá pra saber se alguém é anorexico ou se está desnutrido só de olhar. Por isso os médicos formulam protocolos de diagnóstico e o mais difundido atualmente é usar o IMC com indicador preliminiar e a partir daí fazer os testes adequados. Se as pessoas se incomodam com isso, reclamem com a Organização Mundial de Saúde.

(é engraçado como estão interpretando o que eu digo aqui)

Não está dando mais para aguentar. Eu já me repeti demais nesse tópico e preciso deixar cada ponto claro em 3 posts diferentes para que as pessoas entendam o que estou falando. Fora que toda vez que vc discorda de algo é pq não está compreendendo.

E parece que o único interesse aqui é atacar as opiniões contrárias. muitos assuntos importantes e interessantes morreram ao longo do tópico pq todo mundo está se repetindo há umas 2 páginas.

Pessoas, entendam uma coisinha: meu post é referencial à notícia, e não à posts de vocês, se acalmem! Foi só eu chegar que começaram a tacar pedregulhos, :zzz: e :gira: !

E outra: com o tom que vocês estão dando às respostas do pessoal, parece que só vocês dois estão certo, que só vocês dois tem a razão! Se acalmem, poxa!

E bem, eu dei meu pitaco e vi o jeito que ele foi recebido.. Não vou mais me pronunciar com receio do que possa vir a acontecer daqui pra frente.

Vou escrever um texto curto, não vou tirar informações de sites da internet (principalmente de fontes que expressam opinião própria, como blogs). Também não vou citar o post de ninguém, como também não vou colocar smiles que menospreze algum outro usuário (mesmo que não tenha sido a intenção, foi o que pareceu).

Muito do que vou dizer, é o que já foi dito nesse tópico, e provavelmente serei citado com informações que também já foi dito, por isso o tópico já está saturado.

Então vamos lá...

Vou começar pelo "padrão de beleza".

Eu, particularmente, gosto de garotas magras. Ou seja, alguém pode achar feio um osso aparecendo, da mesma forma que outra pode achar uma barriga saliente feio. É gosto, não se discute.

Sobre desfiles/moda/etc

É complicado sim, como é o Falassion disse.
Da mesma forma que se eu pedisse para me explicarem algo sobre Física aqui em um post. Para isso que existe faculdades de moda, não? Ou seja, simples não é. É uma arte.

Sobre modelos/peso/anorexia/etc

Também estou sentindo as dores da Angelique. Afinal, saio com ela e já a vi sofrendo preconceito. As modelos são magras? Sim, e? A maioria delas é magra por causa do próprio metabolismo. Eu, até meus 18 anos, era um palito. Comia feito um louco e não engordava (eu sei que sou ruim :/). Acontece a mesma coisa com a maioria.
Infelizmente existem essas doenças (anorexia, bulimia, etc), mas são casos raríssimos, e a mídia, adorando assuntos polêmicos, faz uma tempestade em copo d'água (sim, é isso), lançando capas de porcarias de Veja/Época e afins e criando matérias que eu e muitos críticos discordamos totalmente.
Como já disse que prefiro as magrinhas, eu acho que as roupas ficam melhores nas magras.
Resumindo, não acho que esse mundo da moda deve mudar por causa do gosto de alguns (será mesmo que a maioria prefere modelos menos magras? Será que os estilistas são tão burros que não perceberiam que se mudassem ganhariam mais dinheiro? Acho que não...).

Sobre a influência da moda (ou seria realmente da mídia)

Como já foi dito, tenho que ressaltar. A moda não influencia a população. Quem influencia é a mídia. Agora dizer que "minha filhinha vai querer ser magra porque a modelinho bonitinha é magra e faz sucesso e aparece na TV" é a mesma coisa que dizer "meu filho vai querer virar assassino porque viu o Chuck Norris enchendo o cara de porrada na TV, e ele é fodão". Ou seja, é influenciado pela mídia, e se mudar o padrão continuará tendo problemas (se o padrão fosse popozudas, as magrinhas por natureza fariam o que para engordar? Se enpantufariam de fast-food? bah)

Finalizando... Vivemos em um mundo capitalista, onde a mídia nunca deixará de exibir que influenciará as pessoas, cabe a elas aceitá-las ou não. Caso a pessoa seja uma criança ou alguém fraco que não consegue ter uma opinião própria, cabe aos pais e/ou responsáveis tomar a decisão, e não a mídia.

Bom, chega. Curto e grosso, sem smiles chatos e provocativos, bem melhor.

Rafa, assim como eu, o Falassion chegou comentando o assunto, e não os posts. Você mesmo disse que não queria que esse tópico se transformasse num "lado A X lado B", mas tá colaborando pra isso. :P

Outra coisa: pessoal, eu tenho certeza que, assim como a Angelique não tem preconceito com baianos, o Rafa (Merry) não tem com as magras, por tudo o que ele escreveu. Coisas estão sendo mal interpretadas aqui, o assunto tá delicado, vamos ler e escrever as opiniões com atenção pra não corrermos o risco de interpretações equivocadas...

Minha opinião já foi dada e não tenho mais o que contribuir aqui, mas só pra reforçar: ao meu ver, a solução também não seria impedir que se dessem prêmios às magras ou que elas aparecessem em capas de revistas. Qualquer um que se destaque em sua profissão, seja ela lícita, é claro, merece ser valorizado e recompensado. Existem sim mulheres magras e lindas e saudáveis (é questão de gosto, eu acho a Victoria Beckham lindíssima e ninguém pode me provar o contrário) que não poderiam deixar de ser reverenciadas em revistas só por causa da preocupação com a influência que podem vir a causar na população. Também entendo que se devia fazer o mesmo com as gordas bonitas, o que, não ocorrendo, não é culpa das magras e não tira esse direito delas (e dos que as admiram).
E também entendo que nenhuma profissão, ainda mais lícita, deve ser menosprezada. Não se pode julgar ninguém. Gostos, problemas, formas de se encarar as coisas, é tudo muito particular. Cada um tem sua vida e faz o que julga melhor pra si.

Última edição:
Quanto aos smiles:

Me desculpem, mas eu não aguentei mais me repetir pela enésima vez nesse tópico. Na verdade, Eu achei que tinha deixado claro que não sou anti-magras, não acho que as modelos são culpadas pelas mortes por anorexia e não quero proibir que pessoas magras sejam felizes ou qualquer coisa parecida.

Mas eu vinha aqui, falava isso, aí vinha alguém embaixo e me dava citava indiretamente (aliás, na boa, sejam diretos, se não gostaram do que eu disse, digam "meriadoc, você é um pulha, etc", fica melhor do que esse joguinho de indiretas).

Eu estava tentando discutir a coisa utilizando fatos e abordando teorias acerca de outros fatos, sem atacar ninguém diretamente, mas o que eu notei é que a coisa ficou meio pessoal aqui. De repente eu virei o "preconceituoso", e quem é que veio reclamar? O saitor e o namorado da Angelique, além do Curunir que é amigo dela, como se eu estivesse realmente a atacando e ela precisasse ser defendida ou algo do tipo. O único que me rebateu aqui "numa boa", de forma racional e não emocional até agora foi o Fusa, que provavelmente veio ao tópico discutir algo...

Então, se os smiles ofenderam os senhores, eu me desculpo, mas o caso é que eu estou cansado. Como a Nénar disse, trocentas coisas interessantíssimas ficaram pra trás em diversos posts desse tópico (não só nos meus e nos dela), e as pessoas ignoram pra continuar vindo com esse papo de "vocês não podem fazer isso, é nazismo com as magras, as modelos não têm culpa de serem magras, o imc não é um bom método de avaliação, bla bla bla"...é o mesmo argumento há 4 páginas.

Falassion, eu estava calmo até ter que me repetir pela quinquagésima vez. Se você pretende dar pitacos em um tópico, eu sugiro que o leia por inteiro antes de falar algo que já foi dito. Não precisa fazer esse drama de "nhá, minha opinião não é bem vinda aqui...". E não, eu não estou agindo como se somente eu estivesse certo, o problema é que você falou do IMC que eu tinha acabado de dizer que era um método ruim. Aliás, esse tópico me fez mudar de idéia sobre várias coisas (inclusive sobre o IMC), o que mostra que eu não estou 100% certo sobre nada. Nunca pretendi adotar essa postura, inclusive.

Uncle:

Se você não gosta de citações, eu não cito o seu post. Só acho díficil estabelecer uma discussão se você não pode sequer confrontar a sua opinião com a de outra pessoa.

Quanto aos sites, só serviram para ilustrar o meu ponto de vista a respeito da "felicidade" que a magreza traz nos dias de hoje. Eu não pretendia provar nada com eles. Inclusive, um deles era de uma modelo com o ponto de vista da Angelique. Eram coisas ilustrativas. Pra enriquecer o tópico. Nada mais.

Quanto ao padrão de beleza: "padrão" não é uma questão de gosto. Só se você considerar "padrões pessoais". O "padrão" ao qual eu, a Primula e a Nénar nos referimos é esse que faz com que praticamente todas as mulheres que existem hoje em dia estejam querendo emagrecer. Me diga, quantas mulheres você conhece que não estão querendo perder "2 ou 3 quilos"? E quantas dessas não se acham horrorosas por estarem "gordinhas", sendo que na verdade são tão bonitas quanto uma menina magra, só que um pouco mais cheinhas? Esse é o padrão.

Dizer que moda é "arte" é uma coisa bastante questionável (até porque o próprio conceito de "arte" é questionável), mas eu não vou entrar nesse âmbito. E o que difere a moda da física é que alguém lá resolveu dizer que as modelos têm que ser "cabides" e todo mundo achou que fazia sentido. É algo arbitrário, enquanto na física as coisas precisam ser provadas por A + B. Se eles me provassem que roupas devem ser vestidas por cabides e não por pessoas, aí quem sabe.

Eu também sou magro. Meu IMC ficou abaixo do normal pra homens durante muito tempo (atualmente ele está no limite). Comentei isso em outro post, pra variar. E eu como pra dédeu. Faço academia, coisa e tal. Enfim.
Quanto à questão dos estilistas preferirem mulheres magras: já disse e vou repetir, uma coisa é uma mulher magra, outra coisa é a Kate Moss. Gente, será que só eu aqui não acho aquilo saudável? Aquilo é tão saudável quanto uma pessoa acima do peso. Não é alguém "doente", nem que "precisa se tratar", mas não é alguém que devia estar em capas de revista vendendo uma imagem glamourosa, entende? No momento que elas começam a ser associadas com glamour e beleza, deixam de ser simples "modelos de passarela" para se tornarem "modelos de comportamento".
E sinceramente, ninguém fica daquele jeito se comer direito. Repito mais uma vez: conheço vááááárias meninas magras "de ruim". Nenhuma delas fica com o corpo da Kate Moss.

Ah, e sendo bem direto: eu vi uma foto da Angelque contigo no seu flog. Ela é magra sim, mas exatamente do jeito que eu estou falando, e não do jeito que a Kate Moss e a Nicole Richie são. É bem diferente. Imagino que, ainda assim, ela realmente sofra preconceitos e escute reclamações, pelo fato do nosso país ter um padrão de beleza no qual as mulheres além de serem magras, tem que ter bundão, peitão, etc. Comentei isso em outro post, mas ninguém prestou atenção. Talvez porque se prestassem, eu deixaria de ter a imagem do malvado-preconceituoso-que-odeia-magras.

Quanto à influência da moda: a moda foi CRIADA para influenciar a população. Quando você faz um desfile que quer mostrar tendências que serão utilizadas pelas fábricas de roupa no verão ou no inverno, o que é isso? Com a própria Angelique disse, não é hobbie, não é um passatempo pros estilistas, é algo com um sentido, que é justamente influenciar a indústria.

E a influência que eu me refiro nem é que diz qual cor é a "cor do verão", e sim essa que acontece no incosciente das pessoas. Que faz as mulheres acharem lindo ter o osso da clavícula saltado. Que faz uma mulher que quer emagrecer falar do processo como "a estrada de tijolos amarelos". Que faz as pessoas receberem trocentos SPAMS de "meagreça dormindo" no orkut. Não estou dizendo que as pessoas querem ser modelos (apesar de boa parte da crianças e adolescentes quererem e MUITO), e sim das pessoas passarem a associar magreza a felicidade e à beleza, sendo que como você mesmo disse, isso varia de acordo com o gosto de cada um.

E a mídia não influência só as pessoas de "cabeça fraca". Hoje em dia um bando de gente gosta de dizer que não segue a moda, que isso é "coisa de babaca", etc, quando na verdade ele só está seguindo outro tipo de moda (a dos anti-moda). A mídia conseque enfiar coisas na cabeça das pessoas que a gente nem se toca. Por exemplo. Cerveja virou sinônimo de festa e festa virou sinônimo de cerveja. Festa sem cerveja é festa ruim (a não ser para nós, nerds, talvez). Porque? Por causa de todas as propagandas que associam uma coisa com a outra. Os jovens podem nem gostar das propagandas em si, mas os valores que elas disseminam estão incutidos no inconsciente deles, e quando a coisa vai parar no inconsciente, fica bem díficil de sair. E quando começam a associar magreza com glamour e beleza, mesmo as pessoas que "não gostam" de moda vão querer ser magras no momento em que passa a surgir esse "padrão". Aquela coisa das mulheres querendo emagrecer sendo que, na maioria, os homens não ligam pra isso. Simplesmente isso passa a ser algo belo, desejável no inconsciente delas. Elas nem notam.

E você sabe muito bem que crianças e adolescentes recebem muito mais influência da mídia e dos amigos que dos pais. Ou você acha que os pais incentivam a criançada a gostar de Xuxa ou de "Rebeldes"?

Mas agora quem tá se sentindo acuado nesse tópico sou eu. Estava tentando criar uma discussão nbaseada em argumentos racionais, mas enquanto as pessoas levarem a discussão pro lado emocional, ela não existe. Agora que virei o "preconceituoso-hitler que odeia magras" e o "malvado dos smiles provocativos", melhor ficar na minha, porque nada que eu disser aqui será visto como algo razoável. Tem mais posts meus do que eu gostaria nesse tópico, e acho que já deixei claro o que penso do assunto. Na verdade, eu queria ver outras pessoas com o ponto de vista parecido com o meu nesse tópico agora, que não fosse a Nénar. Alguma "gordinha", dizendo o que ela acha disso tudo (sem desrespeitar ninguém), pra variar.

Pra terminar, só posso dizer que eu gostava bastante da antiga assinatura do Deriel.

Edit: Sim Artur, você está discutindo numa boa por aqui, apesar de eu discordar completamente de 90% das coisas que você diz (inclusive desse último post), tava dando pra manter uma discussão saudável contigo também. Fico feliz que tenha notado como as palavras estão sendo mal interpretadas aqui. Abraços, meu velho.

Última edição:
sim meriadoc, isso eu compreendi, a parte do seu tópico que eu estou tentando te falar deis de o inicio é o fato de que:

a mídia influi SIM na vida das pessoas e na cabeça das adolescentes
mas a MODA nem aparece, você conhece a mídia e não a moda
As pessoas se baseiam em ícones como victoria beckham (que não é modelo), angelina jolie (atriz), kate moss eh um caso isolado já que ela é magra pq cheira cocaína e todo mundo sabe, além de ela ser super baixinha, entre outros ícones da MÍDIA e não da MODA.
Nenhuma garota sonha ser Gemma Ward que é uma LENDA um ícone do mundo da moda, a melhor e maior modelo no mundo no momento, sonham ser Victoria Beckham que tem um peitão siliconado, bumbum malhado, e lipo na barriga.
Ou vc conhece alguma garota que quer parecer com ela:
043mu18yx9jc.jpg

Nenhuma garota se baseia no que ve em um desfile, elas nunca nem vão em desfiles, elas se baseiam no que vem na TV e nas propagandas de produtos para emagrecer, novelas e programas de celebridades.
A mídia pode sim e deve mudar mas não a moda.

Não tenho nada contra gordinhas, elas podem se tornar grandes atrizes, cantoras, mas não modelos e o padrão não deve mudar..

E fato meramente informativo: Como o fato da moda usar mulheres magras, não tem nada haver com a boneca Barbie, ela surgiu depois imitando uma modelo por sinal, tudo começou com o Balet, simples assim, a leveza para carregar uma roupa sem ter pneuzinho aparecendo sobre a calça.

E fato meramente informativo 2:fotos enganam muito, por sinal eu tenho medidas menores que as da Kate Moss, sou mais magra que ela e não é ser "fora do normal"

Ok, vamos começar de novo. E eu não quero dizer vamos começar a repetir tudo de novo e brigar em vez de debater. Alguém disse aí que o tópico está saturado e está mesmo. Então vamos tentar voltar para o debate e largar um pouco o lado emocional quieto.

"Uncle disse:
Vou escrever um texto curto, não vou tirar informações de sites da internet (principalmente de fontes que expressam opinião própria, como blogs). Também não vou citar o post de ninguém, como também não vou colocar smiles que menospreze algum outro usuário (mesmo que não tenha sido a intenção, foi o que pareceu).

Eu vou continuar quotando por achar que as coisas ficam mais organizadas assim. Quanto a retirar informações da internet, eu acho que é complicado. Ao mesmo tempo que existe informação boa na net, existe um monte enorme de lixo. Mas eu não me arrependo de nada que eu coloquei aqui. Eu não sei as estatísticas de prevalência de anorexia e bulimia na população, preciso de buscar essa informação em algum lugar. E procurei colocar informação do site da Fiocruz e da Escola Paulista de Medicina justamente por achar que são fontes confiáveis.

Eu acho essas informações necessárias justamente por mostrarem que essas doenças são mais comuns do que a grande maioria das pessoas pensa. E que elas são graves e levam pessoas à morte. Isso quer dizer que as modelos magras devem ser banidas? Claro que não.

Mas nesse ponto eu gostaria que as pessoas que estão falando tão apaixonadamente contra o preconceito contra magras dessem atenção aos outros preconceitos que existem. Todos são uma m*rda. Muita gente pensa que anorexia é uma doença de meninhas fúteis e isso não é verdade. Essas pessoas sofrem preconceito também, tanto pela doença que tem quanto pela causa da doença. E o pior de tudo é que essas causas não são nem bem compreendidas. Suspeitam até de um componente genético, além dos fatores sociais e ambientais.

Mas pouca gente conhece na pele esse outro preconceito. Só quem é anorexica/bulímica ou tem uma filha, uma namorada, uma amiga sabe como é. Justamente por isso eu acho que as coisas que essas meninas escrevem merecem ser mostradas, por isso coloquei o link dos blogs. Enquanto as estatísticas são coisas científicas, os blogs são simplesmente informação adicional, conto que as pessoas que lerem o post saibam interpretar como tal.

Sobre o resto das discussões, eu vou me abster de comentar mais agora. :mrgreen: Vou voltar aqui com imenso prazer para continuar esse debate se as coisas se estruturarem nesse tópico e forem discutidas racionamente e com educação por todo mundo (eu inclusa). Não quero nem ter que ser grossa com ninguém e nem que sejam grossos comigo. E eu acho que ninguém aqui tem essa intenção, as coisas simplesmente sairam do limite. Quem sabe, talvez exista a possibilidade das coisas voltarem para os eixos agora. Tem coisa interessante sobre mídia e influências nos posts do Uncle e da Angelique para comentar (que não são exatamente novidades no tópico, mas ainda assim valem a pena), mas fica pra próxima, quem sabe :)

E só para reforçar isso de novo: não é pq alguém não concorda com algo que esse alguém não entendeu o que está sendo dito. Não é pq alguém não concorda com algo que você disse que esse alguém tem alguma coisa pessoal contra você, te despreza, te odeia ou tem preconceitos. Isso vale pra todo mundo, não é um indireta.

Pra finalizar, algo mais leve:

E fato meramente informativo: Como o fato da moda usar mulheres magras, não tem nada haver com a boneca Barbie, ela surgiu depois imitando uma modelo por sinal, tudo começou com o Balet, simples assim, a leveza para carregar uma roupa sem ter pneuzinho aparecendo sobre a calça.

Eu discordo dssa comparação com Barbies feitas no texto que a Prímula colocou mas ainda não deu "tempo" de comentar isso. Barbie surgiu faz tempo e elas têm se adaptado até hoje, seguindo as mudanças da sociedade. E que eu saiba, pelo menos o nome dela foi "emprestado" da filha da pessoa que invetou a boneca. Barbies são bonecas e não pessoas reais, mas se for para compará-las com algum padrão, eu diria que elas se assemelham mais ao padrão norte-americano de beleza.

Já que você gosta Merry, então vou citado:

De repente eu virei o "preconceituoso", e quem é que veio reclamar? O saitor e o namorado da Angelique, além do Curunir que é amigo dela, como se eu estivesse realmente a atacando e ela precisasse ser defendida ou algo do tipo. O único que me rebateu aqui "numa boa", de forma racional e não emocional até agora foi o Fusa, que provavelmente veio ao tópico discutir algo...
Bom, e até agora quem venho defender seus argumentos (vice-versa) foi sua namorada, correto? Pode até parecer que estamos sendo imparcial, mas não é por isso que estou defendendo, da mesma forma que acredito que a Nenar e o Curu e o Falassion também não, só estamos expressando as nossas opiniões.

Então, se os smiles ofenderam os senhores, eu me desculpo, mas o caso é que eu estou cansado. Como a Nénar disse, trocentas coisas interessantíssimas ficaram pra trás em diversos posts desse tópico (não só nos meus e nos dela), e as pessoas ignoram pra continuar vindo com esse papo de "vocês não podem fazer isso, é nazismo com as magras, as modelos não têm culpa de serem magras, o imc não é um bom método de avaliação, bla bla bla"...é o mesmo argumento há 4 páginas.
Do mesmo modo que nós usamos o mesmo argumento há páginas, você usa. Existem falhas? Sim, em ambos os lados. Mas, na visão geral, cada um segue a sua linha de pensamento.

Se você não gosta de citações, eu não cito o seu post. Só acho díficil estabelecer uma discussão se você não pode sequer confrontar a sua opinião com a de outra pessoa.
Ok, estou citando :) Mas é melhor fazer um post dando sua opinião sobre o assunto do tópico e sobre os posts de uma maneira geral, do que fazer citações que muitas vezes pode geral desconforto para quem fez o post original. Principalmente se houver smiles girando, dando ok, rebolando, dançando a dancinha da garrafa... essas coisas.

Quanto ao padrão de beleza: "padrão" não é uma questão de gosto. Só se você considerar "padrões pessoais". O "padrão" ao qual eu, a Primula e a Nénar nos referimos é esse que faz com que praticamente todas as mulheres que existem hoje em dia estejam querendo emagrecer. Me diga, quantas mulheres você conhece que não estão querendo perder "2 ou 3 quilos"? E quantas dessas não se acham horrorosas por estarem "gordinhas", sendo que na verdade são tão bonitas quanto uma menina magra, só que um pouco mais cheinhas? Esse é o padrão.

Bom, eu não vejo nada de mal nisso. Se o mundo se adaptasse ao padrão "magro" (magro e saudável) talvez o número de mortes por doenças cardíacas/diabetes e outras doenças causadas pelo excesso de peso diminuisse. Mas não é isso que temos, muito pelo contrário, há cada vez mais obesos no mundo. Talvez o marketing do Ronald Mc Donalds esteja sendo maior do que o da Kate Moss...

Dizer que moda é "arte" é uma coisa bastante questionável (até porque o próprio conceito de "arte" é questionável), mas eu não vou entrar nesse âmbito. E o que difere a moda da física é que alguém lá resolveu dizer que as modelos têm que ser "cabides" e todo mundo achou que fazia sentido. É algo arbitrário, enquanto na física as coisas precisam ser provadas por A + B. Se eles me provassem que roupas devem ser vestidas por cabides e não por pessoas, aí quem sabe.

Realmente arte é questionável e realmente fui infeliz em comparar com física, afinal, arte se difere muito de exatas. Mas, por isso mesmo, é complicado e muito polêmico. A pessoa que resolveu dizer que as modelos têm que ser "cabides" com certeza teve um motivo para fazer isso. Essa sutileza do Bailet que a Angelique disse é interessante. Como eu não estudei Moda, não posso discutí-lo, apenas opiná-lo. É similar eu não saber nada de cinema e querer discutir sobre 2001: Uma odesséia no espaço. Vou dizer que o filme não tem pé e nem cabeça.

Enfim.
Quanto à questão dos estilistas preferirem mulheres magras: já disse e vou repetir, uma coisa é uma mulher magra, outra coisa é a Kate Moss. Gente, será que só eu aqui não acho aquilo saudável? Aquilo é tão saudável quanto uma pessoa acima do peso. Não é alguém "doente", nem que "precisa se tratar", mas não é alguém que devia estar em capas de revista vendendo uma imagem glamourosa, entende? No momento que elas começam a ser associadas com glamour e beleza, deixam de ser simples "modelos de passarela" para se tornarem "modelos de comportamento".
E sinceramente, ninguém fica daquele jeito se comer direito. Repito mais uma vez: conheço vááááárias meninas magras "de ruim". Nenhuma delas fica com o corpo da Kate Moss.
Não sei o que falam tanto da Kate Moss. Eu a vejo como uma drogada (dependente química das fortes :mrgreen:) que, por ter um nome conhecido entre a grande massa, consegue ainda uma grana para sustentar seu vício. Nada mais do que isso. E eu acho ela bonita e rosto e corpo. Para você ver como gosto é complicado (mas saudável ela não é, devido as drogas).

E a influência que eu me refiro nem é que diz qual cor é a "cor do verão", e sim essa que acontece no incosciente das pessoas. Que faz as mulheres acharem lindo ter o osso da clavícula saltado. Que faz uma mulher que quer emagrecer falar do processo como "a estrada de tijolos amarelos". Que faz as pessoas receberem trocentos SPAMS de "meagreça dormindo" no orkut. Não estou dizendo que as pessoas querem ser modelos (apesar de boa parte da crianças e adolescentes quererem e MUITO), e sim das pessoas passarem a associar magreza a felicidade e à beleza, sendo que como você mesmo disse, isso varia de acordo com o gosto de cada um.
Não acho que as mulheres querem ser magras para terer o osso da clavícula saltado, como diz. Acho que querem ser magras para não ter barriga, estria, celulite, etc. E como já disse não vejo problema em associar a felicidade à magreza/beleza/carisma/etc. Cada um sabe o limite de si próprio (a não ser, é claro, se houverem doenças psicológicas, como a anorexia), e no fim o importante é a auto-estima. Se a pessoa se acha melhor magra (sendo porque ela viu uma modelo na revista, porque ela quer usar manequim, wherever).

E a mídia não influência só as pessoas de "cabeça fraca". Hoje em dia um bando de gente gosta de dizer que não segue a moda, que isso é "coisa de babaca", etc, quando na verdade ele só está seguindo outro tipo de moda (a dos anti-moda). A mídia conseque enfiar coisas na cabeça das pessoas que a gente nem se toca. Por exemplo. Cerveja virou sinônimo de festa e festa virou sinônimo de cerveja. Festa sem cerveja é festa ruim (a não ser para nós, nerds, talvez). Porque? Por causa de todas as propagandas que associam uma coisa com a outra. Os jovens podem nem gostar das propagandas em si, mas os valores que elas disseminam estão incutidos no inconsciente deles, e quando a coisa vai parar no inconsciente, fica bem díficil de sair. E quando começam a associar magreza com glamour e beleza, mesmo as pessoas que "não gostam" de moda vão querer ser magras no momento em que passa a surgir esse "padrão". Aquela coisa das mulheres querendo emagrecer sendo que, na maioria, os homens não ligam pra isso. Simplesmente isso passa a ser algo belo, desejável no inconsciente delas. Elas nem notam.
Ainda continuo achando que quem não quer ser influenciado, não é.

E você sabe muito bem que crianças e adolescentes recebem muito mais influência da mídia e dos amigos que dos pais. Ou você acha que os pais incentivam a criançada a gostar de Xuxa ou de "Rebeldes"?
Claro que não. A questão não é dos responsáveis incentivar ou não incentivar, e sim controlar o que seus dependentes devem ou não fazer. E há meios de fazer.

Mas agora quem tá se sentindo acuado nesse tópico sou eu. Estava tentando criar uma discussão nbaseada em argumentos racionais, mas enquanto as pessoas levarem a discussão pro lado emocional, ela não existe. Agora que virei o "preconceituoso-hitler que odeia magras" e o "malvado dos smiles provocativos", melhor ficar na minha, porque nada que eu disser aqui será visto como algo razoável. Tem mais posts meus do que eu gostaria nesse tópico, e acho que já deixei claro o que penso do assunto. Na verdade, eu queria ver outras pessoas com o ponto de vista parecido com o meu nesse tópico agora, que não fosse a Nénar. Alguma "gordinha", dizendo o que ela acha disso tudo (sem desrespeitar ninguém), pra variar.
Merry, não te acusei de preconceituoso! Relaxa e dá um upa aqui! :mrgreen:
Mas os smiles foram malvados, vai? :p
Também estou tentando discutir numa boa, não estou levando para o lado emocional.
Gostaria também de outras opiniões contrária a minha, que não seja sua e da Nénar!

E não vou corrigir meus erros de português porque estou com preguiça...

E só para reforçar isso de novo: não é pq alguém não concorda com algo que esse alguém não entendeu o que está sendo dito. Não é pq alguém não concorda com algo que você disse que esse alguém tem alguma coisa pessoal contra você, te despreza, te odeia ou tem preconceitos. Isso vale pra todo mundo, não é um indireta.

É uma direta...
by the way..
Quando eu falo que vocês não entendem não é o meu ponto de vista e sim o meio.

Vocês estão falando de moda só pelo pouquinho que vcs vem na TV e em revistas e não tem o menor conhecimento prático. Não estou falando para contrariar vcs, estou falando baseada em experiências praticas e não em textos do google, deu para compreender o que eu quis dizer?

É o mesmo que eu começar a falar de física e tomar uma opinião sobre um assunto importante só pelo conhecimento que eu tive na escola.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back