• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espanha causa choque ao proibir desfile de modelos esqueléticas

Ah, deixa eu dar um soco nele, vai.

No Uncle? Não, ele não fez nada de tão mal assim.

Fato científico. Quer estatísticas? :mrgreen:

Fato científico e mais do que provado. Não vou buscar artigos e nem copiar texto de referência. Já li bastante sobre o assunto. É só procurar em sites de universidades e associações/organizações... Ou se preferir em livros sobre o tema.

Não, eu preferiria mesmo um amplo estudo com um grupo de pessoas superalimentadas por longo período. Para comparar, um grupo de controle de genótipo idêntico (o que é improvável) e tratamento semelhante em tudo, exceto na alimentação.

Aí sim poderíamos testar a hipótese. Mas são tantos fatores (e dinheiro) envolvidos... Na dúvida me guio pela Natureza: onde há abundância de alimentos, os animais prosperam e se reproduzem, onde há escassez, fenecem.

Bem, enquanto esquelético é apenas adjetivo para caracterizar alguém muito magro, baleia é um substantivo pejorativo para denominar alguém muito gordo.

Não vou entrar de novo nos méritos do que é alguém muito magro de jeito nenhum :mrgreen:

Esquelético é pejorativo sim!!! Quer dizer que alguém se parece com um esqueleto. Esqueleto lá é bonito?! Olha, que coisinha mais linda, toda esquelética! Putz!

E comer demais faz mal a saúde sim... Principalmente quando o que se come não é saudável. Já viu alguém engordar comendo alface? Eu não!

Todo mundo critica os fumantes por que fazem algo que é prejudicial à saúde. E, incrivelmente, ninguém critica uma pessoa gorda, sendo que colesterol alto (o que faz mal), altos índices de gordura e essas coisas também fazem mal à saúde.

Alguém que eu esqueci o nick disse:
Aí sim poderíamos testar a hipótese. Mas são tantos fatores (e dinheiro) envolvidos... Na dúvida me guio pela Natureza: onde há abundância de alimentos, os animais prosperam e se reproduzem, onde há escassez, fenecem.

Não tem uma história de que na China houve uma grande escassez de alimentos e então, para sobreviver, se alimentaram de gafanhotos, escorpiões e essas coisas?
É, pode-se ver que hoje quase ninguém vive na China mais por causa da escassez. Hehehe.

Última edição:
A diferença é que uma pessoa pode sim parecer bastante um esqueleto de tão magra.

Já uma baleia, só se além de gorda tiver a pele oleosa e uma cauda com nadadeiras. :mrgreen:

Gasp. Não me dei ao trabalho de ler tudo, mas...

1) A pessoa pode ser gorda mesmo SEM abusar de comida. Há vários fatores que contribuem para isso, logo nem sempre está nas mãos delas " fazer uma dieta e exercícios físicos e emagrecer". ISSO é papo de mídia.

2) Os magros podem continuar magros com uma super dieta: esses são os magros autênticos. Com ou sem costelas. Já os que precisam se alimentar de água e alface o dia inteiro para se manter magros...

3) Antigamente a comida era pouca no mundo: o bonito (e rico) era ser gordo. Atualmente a comida é farta: o bonito (e rico) é ser magro. Eis a crueldade sociológica.

4) O mundo da moda conduz SIM os padrões estéticos. Não me venham com essa de "vitrine" ou " cabide" !! . Claro que ninguém jamais vai sair com aquilo nas ruas ( embora...:roll: ). Mas o estereótipo é gritante!

5) A coisa é tão alarmante que o antigo e famigerado tamanho 42 ( que eu usava há poucos anos) virou 44 ( sem eu ter aumentado um grama no peso). Ou seja: o que as LOJAS ( e não os estilistas) chamam de tamanho G é prá deixar uma mulher normal* complexada... elas simplesmente não cabem dentro deles!!

* sim, normal dentro dos nossos padrões. As muito gordas ou muito magras são excessões, pelo menos " naturais".

6) E os homens de passarela: pq ninguém fala nada ( nem exige nada) dessas medidas absurdas? a vitrine é só feminina? homem não serve de cabide? :hanhan:

A diferença é que uma pessoa pode sim parecer bastante um esqueleto de tão magra.

Já uma baleia, só se além de gorda tiver a pele oleosa e uma cauda com nadadeiras. :mrgreen:

Mas até ai, atualmente o Michael Jackson parece um chimpanzé, mas não é por isso que iremos chamá-lo disso. (afinal, coitado do bichinho. brincadeira. :mrgreen: )

1) A pessoa pode ser gorda mesmo SEM abusar de comida. Há vários fatores que contribuem para isso, logo nem sempre está nas mãos delas " fazer uma dieta e exercícios físicos e emagrecer". ISSO é papo de mídia.
Não é papo da mídia. Dieta balanceada combinada de exercícios físicos regulares funcionam sim. O que pode ocorrer é que se o metabolismo for baixo e/ou a ingestão de energia for maior do que a quantidade gasta a pessoa não emagrecerá. Mas isso não anula dizer que a dieta balanceada combinada de exercícios físicos regulares funcionam.

3) Antigamente a comida era pouca no mundo: o bonito (e rico) era ser gordo. Atualmente a comida é farta: o bonito (e rico) é ser magro. Eis a crueldade sociológica.
Meio que não tem ligação uma com a outra. Pois, antigamente era cool ser gordo porque significava que você tinha dinheiro para comprar comida.
Hoje em dia se, como estão dizendo, o cool é ser magro, não significa que você tem dinheiro para ser magro, afinal não precisa de $ para ser magro. E ser pobre nunca será exemplo no mundo capitalista.
Outra, é complicado dizer que atualmente a comida é farta, sendo que mais de 10% do mundo são pessoas que passam fome.

4) O mundo da moda conduz SIM os padrões estéticos. Não me venham com essa de "vitrine" ou " cabide" !! . Claro que ninguém jamais vai sair com aquilo nas ruas ( embora...:roll: ). Mas o estereótipo é gritante!
Esse não vou entrar na discussão de novo! :lol:

5) A coisa é tão alarmante que o antigo e famigerado tamanho 42 ( que eu usava há poucos anos) virou 44 ( sem eu ter aumentado um grama no peso). Ou seja: o que as LOJAS ( e não os estilistas) chamam de tamanho G é prá deixar uma mulher normal* complexada... elas simplesmente não cabem dentro deles!!

Bom, não sabia que o tamanho 42 era famigerado :roll: Para homem, talvez.
Um dia desses fui em um loja de roupas com uma amiga que tem o quadril largo (sem exageros) e tá com peso um pouco acima. Ela comprou calça tamanho 40 e blusas M.

6) E os homens de passarela: pq ninguém fala nada ( nem exige nada) dessas medidas absurdas? a vitrine é só feminina? homem não serve de cabide?
Prefiro falar de mulher. :lol: Mas pode dar uma boa discussão. :think:

Pacht disse:
Esquelético é pejorativo sim!!! Quer dizer que alguém se parece com um esqueleto. Esqueleto lá é bonito?! Olha, que coisinha mais linda, toda esquelética! Putz!

O dicionário considera "baleia" pejorativo e esquelético não. E ser esquelético não é bonito mesmo, então... "Obeso" poderia descrever alguém gordo demais e só pq adjetivo não é pejorativo não quer dizer que esteja descrevendo algo bonito.

De resto, concordo com o Knol :joinha:

Knolex disse:

Já uma baleia, só se além de gorda tiver a pele oleosa e uma cauda com nadadeiras.

Muitos termos que antigamente eram aceitáveis, eram termos médicos inclusive, foram virando xingamento com o tempo. A língua muda com o tempo. Eu não considero esquelético xingamento. É o máximo que eu posso dizer aqui.

E bem, tem pessoas com problemas de saúde que não perdem peso com dieta e exercício só. Por exemplo quem tem hipotireoidismo. Mas no geral existe tramento para essas doenças. Por outro lado, não dá pra olhar pra alguém gordo e pensar que a pessoa só não emagrece pq não quer. Do mesmo jeito que não dá pra olhar para um "magro de ruim" e dizer que ele não engorda pq não quer. É simplificar demais, cada caso é um caso.

A discussão sobre homem de passarela começou com o post da prímula que continha o tal texto lá que discute a influencia dos homosexuais no padrão. É um bom ponto de partida pra discussão...

Se alguém me chamar de esquelética eu vou me sentir ofendida.

E vocês não sabem o problema que é pra comprar roupa 36 nessas lojas tipo C&A, Renner, Riachuelo... quase impossível.

Se alguém me chamar de esquelética eu vou me sentir ofendida.
Você pode se sentir ofendida até porque de fato não parece um esqueleto, como você mesma disse....

Agora, pessoas assim....

attachment.php

attachment.php

.....não podem ser chamadas de esqueléticas por que, se elas realmente se parecem com esqueletos? Ah lá, quase dá pra fazer aula de anatomia com elas.

De resto, achei o post da Lasgalen interessante....não sabia dessa coisa do número 42. Aliás, as pessoas tratarem ele como um número "famigerado" já mostra como as coisas andam atualmente... :lol:

Anexos

• 1154445024.webp
    1154445024.webp
    47,4 KB · Visualizações: 2.425
  • 1163790582.webp
    1163790582.webp
    80,6 KB · Visualizações: 1.433
Que as modelos devam se parecer com os manequins de um estilista, vá lá. Agora, ficar parcendo um cadáver de aula de anatomia já é demais.

6) E os homens de passarela: pq ninguém fala nada ( nem exige nada) dessas medidas absurdas? a vitrine é só feminina? homem não serve de cabide? :hanhan:

existe sim
eles tem que ter o tamanho do bumbum não sei o valor
e tem uma medida de torax em centimetros tbm e não pode passar
e altura minima 1,85

Você pode se sentir ofendida até porque de fato não parece um esqueleto, como você mesma disse....

Agora, pessoas assim....

attachment.php

attachment.php

.....não podem ser chamadas de esqueléticas por que, se elas realmente se parecem com esqueletos? Ah lá, quase dá pra fazer aula de anatomia com elas.

eh mas na moda não trabalham pessoas assim
a maioria de modelso em passarela assim são montagens feitas na internet bem famosinhas por sinal
e o assunto do texto eh: modelos esqueléticas

Vamulá:
1) Patch, vc não explicou nada do que eu perguntei, né? Pq aqueles seus argumentos ficaram confusos e vazios, mas blz, no problem.

2) Fallen, vc tá sendo simplista demais. O ser humano é uma excessão na natureza. Essa sua comparação com o mundo animal e nós, não cabe, IMO.
Primeiro que os animais comem alimentos naturais que acompanharam o processo evolutivo natural. Um animal qq pode ter seu organismo preparado pra comer capim por exemplo, pq assim a evolução natural da sua espécie o fez. Comer muito ou pouco capim não tem problema. Já o homem não, houve uma evolução tecnológica e intelectual que tirou o homem do seu ambiente e hábitos naturais para o que temos hoje. Fora que o homem não mais come só pra saciar a fome, mas como mero prazer.
-Alimentação: Alimentos industrializados e refinados. Ao invés de comer um pedaço de carne e umas frutas, o homem toma leite de vaca, come pão com nutella e um pedaço de bolo. Depois ao invés de chupar uma laranja (q o bagaço faz TODA a diferença na digestão e absorção do açúcar) ele toma 2 copos de suco.
-Exercícios: A porra do "homem-das-cavernas" caçava o dia inteiro e ia pro mato pegar frutas (por exemplo) e agora vc fica sentado no escritório o dia inteiro e depois chega em casa pra comer arroz parborizado e frango frito.

Até pro cara da roça e da cidade faz diferença. Meu pai contava que o avô dele comia porco todo dia, com todas aquelas partes gordurosas e tal. Só que a graaande diferença era que meu bizavô trabalhava carregando aquelas toras de madeira maciça que se faz linha de trem.

3) Sobre o termo "magreza", eu acho que NÃO é comparável a "baleia" não, mas eu entendo que é sim um termo ofensivo, e acho sim que é pejorativo, só que muito menos a "baleia". Por exemplo, comparável seria se fosse "tripa seca".
-"Ô fulaninha, come direito que vc tá parecendo uma tripa seca."

Aí sim.

Última edição:
eh mas na moda não trabalham pessoas assim
a maioria de modelso em passarela assim são montagens feitas na internet bem famosinhas por sinal
e o assunto do texto eh: modelos esqueléticas
Eu estava só ilustrando o que é uma pessoa esquelética para a Patch, já que ela acha um absurdo chamar uma pessoa por estes termos.

Essas foram fotos que eu arrumei em um daqueles sites de anoréxicas. Mas nestes mesmos sites, dá pra arrumar algumas fotos de modelos, como essa:

attachment.php

....que eu nem achei tão magra assim, já vi piores em fotos por aí, e não eram montagens.

Essa aí, olhando assim por alto, não ultrapassou o limite de magreza que eu considero saudável (ok, ela tem a bacia ossuda e braços fininhos, mas olhando assim parece mais com alguém que seja plausível ser "magra de ruim". Posso estar enganado, mas parece). Mas só em ver uma imagem dessas em um site de anoréxicas mostra como a influência da "magreza-bela" nos meios de comunicação chega à cabeça das pessoas (e nem especifico as mulheres das passarelas, podem por as atrizes magrelas e as mulheres magras em geral que aparecem como modelo de comportamento ideal, também).

E tem a Kate Moss que eu coloquei algumas páginas atrás (mas coloco outra foto abaixo), essa sim já tá em um nível que fica até com o rosto esquisito de tão ossudo. E aquela tal de Twiggy.

attachment.php

attachment.php

Aliás, "twig" significa "graveto".

Anexos

• 905291_l.webp
    905291_l.webp
    9,4 KB · Visualizações: 1.110
  • swingin%20twiggy.webp
    swingin%20twiggy.webp
    21,5 KB · Visualizações: 968
  • v0pmsb87(1).webp
    v0pmsb87(1).webp
    9,2 KB · Visualizações: 978
Acho que o Uncle tem vocação prá coveiro... vai gostar de um osso. :lol:

Deixa eu explicar melhor o lance da numeração: antigamente, uma mulher que vestia manequim 42 era uma mulher normal - sadia - curvilínea.
Mas as confecções foram diminuindo tanto suas modelagens, que hoje essa mesma mulher já está vestindo 44 e tamanho G. Ou seja: é o culto do manequim 36 ( isso prá mim é manequim de criança.:roll: ).

E tem mais uma coisa: eu estou falando de mulher, e não de meninas. Acontece que dificilmente uma mulher vai vestir 36 e ser uma pessoa saudável. Por isso a moda vem requisitando garotas cada vez mais jovens - crianças mesmo, de 13, 14 anos. Porque elas se encaixam mais facilmente nessas medidas absurdas...

O lance dos homens: pode até ser que a moda faça algumas exigências. Mas eu vejo homens de todos os tipos e tamanhos nas passarelas: desde os magricelas até os fortões. Logo, com eles a ditadura é bem mais amena, né... :roll:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back