Beriadar
And I will see it all before
Araglar disse:Fëaruin Alcarintur disse:Bom e velho Tilion, eu estava aqui pensando com meus botões; geralmente, no quenya, terminologias em wë indicam substantivos abstratos; por exemplo, Nolwë = sabedoria.
Muito bem, eu estava passando os olhos num dicionário quenya/português e vi que finwa significa "sagaz"; estaria eu correto ao cogitar que o significado do nome Finwë fosse algo no sentido de "Sagacidade"?
Não responderei sua dúvida , Fëaruin , mas colocarei outra aqui minha : Nolwë , como seria esta palavra pronunciada ? há um "o" curto e um "ë" com trema . Esse trema indica apenas um lembrete à pronúncia do "e" para não ser esquecida , não ? Mas indicaria tb a sílaba tônica ? Seria nOlwe ou nolwE ? e seu nome ? seria fearuIn , fEaruin ou fearUin ? Sei que há explicações no curso , mas não ficaram muito claras para mim ainda
Esta tb é minha dúvida. Entretanto, lembro q a maioria das palavras em quenya é paroxítona!! ... Ñ faço idéia d qual a sílaba tônico quando a desinência final é -wë.
Certamente, paro o nome do nosso nildo Fëaruin, a sílaba tônica ñ está no "E", mas deve estar no U. Estou certo??