• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Olá!

O adjetivo alassea significa tanto feliz quanto alegre? Alguém poderia dar uma olhada nesta frase pra mim? Obrigado!

Nai nauvalyë alassea!
Que tu sejas feliz!

Obrigado!

Poderia explicar-me a razão da palavra «sem fim» ficar «úmetta»?
O ú- é um prefixo de negação, então é utilizado geralmente para criar a negação de uma palavra. Contudo, eu não concordo com a tradução. Melhor seria mettalóra, seguindo o exemplo de ómalóra (voiceless, referindo-se às consoantes surdas).

Oi.. eu quero saber como é Lígia em quenya.. se alguem me ajudar vai, ficarei feliz :D
Bem, só avisando, você pediu no lugar errado. Existe um tópico só para pedidos de nomes. Sobre o seu nome, o mais próximo que consigo chegar seria Ómapoica "voz limpa". O seu nome vem de Ligeia, que por sua vez é o nome de uma das sereias da mitologia grega, e significa "de voz clara".

Olá!

O adjetivo alassea significa tanto feliz quanto alegre? Alguém poderia dar uma olhada nesta frase pra mim? Obrigado!

Nai nauvalyë alassea!
Que tu sejas feliz!
O adj. *alassëa é um neologismo muito utilizado, criado a partir do s. alassë "prazer, alegria, felicidade". Até onde eu compreendo a frase está correta.

Tenn' enomentielva!

Tenho algumas perguntas básicas:

1. A filiação é genitiva? (suponho que sim)
Quando se diz que fulano é filho de beutrano tem que usar a palavra Yondo?

Ex.: Fulano, Filho de Beutrano = Fulano, Yondo "Beutranon", ou "Fulano Beutranon"

2. Alguém tem uma característica ou objeto que o diferencia e define. Nesses casos a adjetivação é sempre genitiva?

Ex.: Ricardo da Espada Branca = Ricardo Niquëmancilo[n]?

3. É possível verbalizar substantivos?

Ex.: garfo = garfar, pasto = pastar.

4. Glortone = artesão dourado?

Última edição:
Tenho algumas perguntas básicas:

1. A filiação é genitiva? (suponho que sim)
Quando se diz que fulano é filho de beutrano tem que usar a palavra Yondo?
Não, utiliza-se o sufixo -ion. Ex: Isildur Elendilion.

2. Alguém tem uma característica ou objeto que o diferencia e define. Nesses casos a adjetivação é sempre genitiva?
Depende. No caso de "Elendil, o Fiel" é apenas Elendil Voronda, não **Elendil, i Voronda. No seu exemplo você usa "da espada branca", mas se fosse só Ricardo Ninquemácil "Ricardo Espada-Branca" ficaria ok.

3. É possível verbalizar substantivos?

Ex.: garfo = garfar, pasto = pastar.
Lição 12, p. 210: Substantivos Verbais ou Abstratos.

4. Glortone = artesão dourado?
Se começa com G, não é Quenya. O Quenya não permite o G inicial. De repente *Laureacarmo, considerando-se que *carmo "artesão", mas essa palavra fui eu que cuinhei.

Tenn' enomentielva!

Slicer,

Lição 12, p. 210: Substantivos Verbais ou Abstratos.

Seja mais específico... não esqueça que ainda estou me adaptando ao aprendizado de quenya.

Muito obrigado pela sua ajuda tem sido bem vinda e muito proveitosa.;)

Ah! o site é muito legal... é seu?

O termo corco, antes carco, provém do arcaico KORKA[KARKA], sendo que quáco provávelmente provém de radical distinto [seria QALA?*], sendo o radical que forma a palavra qualme[qalme] "morte". Mas foi senão uma brincadeira com a ligação dos corvos com a morte. Creio eu que o radical KARKA/KORKA nada tenha de aparentado com o KARAK [KRKR], assimilado a "dentes, pontas afiadas". Sendo assim, a escolha por carco/corco ou quáco não me parece ter nenhuma divergência etimológica.

Abraços.

Oii
Será que alguem poderia me dizer como ficaria "Donzela Branca" em quenya?
Eh q eu precisaria usar esse nome, mas não sei como traduzir certinho!
:D

O serio ja procurei meu nome aki no site e ele não ta
mas tipo

Rúben minha mãe dis que significa rubro, então eu tenho ou não um nome elfico, alguem ai da uma força aki?

Salve meus caros amigos.
Respondendo primeiramente a Mariane, Donzela Élfica poderia ser, em quenya, Eldavende, sendo literalmente Donzela-Elfo (elda "elfo" + vende "donzela"). Poderíamos usar o Massánië [lit. doadora de lembas], o título dado a mais nobre Donzela élfica, a qual possuía o direito de dar e tomar coimas (lembas). Quanto a pergunta de Déor, seu nome poderia ser formado apartir de carne "vermelho, rubro", sendo simplesmente Carno (Carnon).

Abraços.

Última edição:
Seja mais específico... não esqueça que ainda estou me adaptando ao aprendizado de quenya.
Tão específico quanto posso ser: Você perguntou sobre substantivos criados a partir de verbos. Enviei-lhe à lição e à página no Curso de Quenya que explica como criar os "substantivos verbais". A explicação lá é boa, mas é longa demais para este fórum.

E você perguntou sobre o "Tolkien e o Élfico"? Sim, é meu site. Aos poucos ele está tomando forma. ;)

Como se diz "ou" em Quenya?
A palavra var significava "ou" no Qenya de 1917, quando Eärendel era o marinheiro e o Rei de Doriath era Tinwelint...

O serio ja procurei meu nome aki no site e ele não ta
mas tipo

Rúben minha mãe dis que significa rubro, então eu tenho ou não um nome elfico, alguem ai da uma força aki?

Rúben vem de Reuben, que significa em hebraico "veja, um filho [homem]!" Na Bíblia era o nome do filho mais velho de Jacó. Talvez um possível *Minyondo "primogênito" (lit. "primeiro filho") sirva ao propósito, seguindo o exemplo de Minyatur "primeiro governante", nome adotado por Elros quando assumiu o trono de Númenor.

O termo corco, antes carco, provém do arcaico KORKA[KARKA], sendo que quáco provávelmente provém de radical distinto [seria QALA?*], sendo o radical que forma a palavra qualme[qalme] "morte". Mas foi senão uma brincadeira com a ligação dos corvos com a morte. Creio eu que o radical KARKA/KORKA nada tenha de aparentado com o KARAK [KRKR], assimilado a "dentes, pontas afiadas". Sendo assim, a escolha por carco/corco ou quáco não me parece ter nenhuma divergência etimológica.

Abraços.

Que bom vê-lo novamente, amigo! :)
Sobre o nome, eu diria que quáco é melhor, por tratar-se de uma palavra não-publicada, tornando-a desta maneira passível de sofrer quantas modificações Tolkien quisesse. Vindo quáco de um documento datado de 30 anos após as Etimologias, o seu uso no Neo-Quenya é mais lógico.

Sim, com certeza pensando em seu uso no neo-quenya, seria mais feliz a escolha.

E é bom vê-lo novamente também nildonya. =]

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back