• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

• Criador do tópico Criador do tópico Tilion
  • Data de Criação Data de Criação
Creio que possas usar o prefixo [an-] como em ancalima ("excessivamente brilhante"), nos é dito que este é o prefixo intensivo, significando "excessivamente".

Só precisas ter cuidado, pois o prefixo não é universal, isto é, ele precisa ser adaptado em alguns casos. Atenção ao fato dele só ser usado em adjetivos.

Mas no caso, um sentimento nem sempre será um adjetivo.
No uso do superlativo, como disse Istimo, acrescesse an- ao adjetivo, e no caso, quando ele diz não ser universal, segue o exemplo: saila (sábio), assaila (o mais sábio, ou alguém excessivamente sábio), mas é fácil e logo acostuma-se a essas mudanças de forma.
A questão é que o realce de determinadas partículas terá de ser feito, muitas vezes, de formas neologísticas.

Abraços.

Última edição:
Creio que possas usar o prefixo [an-] como em ancalima ("excessivamente brilhante"), nos é dito que este é o prefixo intensivo, significando "excessivamente".

Mas no caso, um sentimento nem sempre será um adjetivo.

Entendi. Mas ainda fica a questão de sentimentos e ações (verbos).

No caso de sentimento é possível usar o verbo "sentir" [Ex.: Sinto-me muito (excessivamente) feliz], concordam? Mas não encontrei, ainda, o correspondente de "sentir" em quenya...

Fica aberta também a questão das ações. Como dizer, por exemplo, "gostar muito", "amar muito", "chorar muito”...? "Alegrar-se muito", pode ser substituído por "sentir-se muito alegre", mas não dá para fazer isso com todos.

Terás de ser feito, muitas vezes, de formas neologistícas.

Onde posso estudar essas variações? E principalmente, como vou validar um neologismo????

Valeu.

Todos vocês (Slicer, Istimo e Aracáno) são extremamente solícitos e pacientes!!!! Valeu mesmo.

Estamos aqui para isso.
Com relação ao "sentir", creio que possas fazer, por exemplo:

sinto-me muito feliz - estou muito feliz -> nánye anvalin (an- e valin)

Os significados parecem semelhantes. Existe, por exemplo, verbos como "feel fear, or horror" - sentir medo, pavor - no caso #ruc-, visto apenas na primeira pessoa do aoristo, rucin. Posso não estar com a mente fresca, mas não me recordo do verbo "sentir" em quenya.
Quanto aos neologismos, pode tentar buscar dentre as palavras públicadas por Tolkien, a possibilidade, dentro da questão do radical da palavra, futuras variações, uma forma que pareça menos "absurda", se baseando em conceitos da língua. Seria melhor o uso de termos já existentes, que no caso são muitos, mas na falta deles, pode-se usar da lógica da língua, claro, sem estrapolar.

Abaços.

Como nosso Aracáno falou, o verbo sentir não é encontrado em quenya, ao menos não neste sentido. Temos o verbo para sentir algo, mas este é meramente um indicador de toque;
"Eu sinto um livro" tornando-se [Paltëan parma].

Quanto a dar mais ênfase ao assunto, creio que possas usar o advérbio [olë]; de forma que, "Eu estou muito feliz" poderia ser [Nan/Nányë olë alassëa/valin]. Mas, talvez, deveríamos usar [acca], para denotar algo "excessivo".

Última edição:
Sim, parece-me também interessante o uso da partícula independente, acca. Sendo que seria acca ("k") adv. "too" (= excessively, as in "too big") (PE13:108). Assim como disse meu amigo Istimo, algo "excessivo".
Podendo formar, assim como citado acima, tanto com o uso de acca quanto de olë*.

Abraços.

ps: Na questão do olë (much), mesmo sendo much o adj. muito, não seria ele mais restrito para uso de "contagem", de uma grande quantidade? Pode ser que esteja engando, e sirva bem aos dois, mas fiquei a pensar nisso...

Sim, parece-me também interessante o uso da partícula independente, acca. Sendo que seria acca ("k") adv. "too" (= excessively, as in "too big") (PE13:108). Assim como disse meu amigo Istimo, algo "excessivo".
Podendo formar, assim como citado acima, tanto com o uso de acca quanto de olë*.

Abraços.

ps: Na questão do olë (much), mesmo sendo much o adj. muito, não seria ele mais restrito para uso de "contagem", de uma grande quantidade? Pode ser que esteja engando, e sirva bem aos dois, mas fiquei a pensar nisso...

Não sei se o entendi, mas o [olë] é "much" como adv, pois como adj. (em inglês, "much"), o quenya tem outra palavra, não me recordo qual; estou sem meu dicionário aqui.

Contudo, concordo com o Aracáno, eu usaria a [acca].

Como ficaria então a frase: "Meu coração se alegra muito em revê-la". Estou tentanto mais ainda não consegui terminá-la....

Parafraseando e sem muito estudo, poderia indicar como opção:
Enceninyes anta acca alassë órenyan.

Tradução palavra por palavra:
En-ceni-nye-s anta acca alassë óre-nya-n.
Re-vê-eu-a dá excessiva alegria coração-meu-para.

Mas, sou tão iniciante como você.
Então, vamos esperar.

Última edição:
Mudando de assunto (por isso um novo post), vou compra uma prancha nova e estou pensando em adorná-la com o quenya.

Vou tentar construir algumas frases e vou, certamente, precisar de orientação e ajuda.

Primeiro, escolhi o nome da prancha:

"Cavalo das ondas"

Avaliem: "Rocco Falmaron Erundurwa"

"Erundur" é sugestão de Slicer (valeu por isso) para meu username, vou trocá-lo assim que completar o prazo de seis meses. Tem uma sonoridade melhor.

Por falar nisso, o Slicer não tem aparecido muito aqui ultimamente.

Segundo, quero escrever uma frase de referência bíblica, talvez eu coloque outras também, mas por enquanto eu só pensei em:

Santo de Deus, O cavaleiro do cavalo branco está vestido com um manto de sangue e em sua perna (não encontrei a palavra "coxa") está escrito rei dos reis e Senhor dos senhores".

Traduzi:

“Erunairë, i roquen ninquerocco ná colla collamëaro ar telkolda ná tecina Aran Aranion ar Héru heruion”.

Última edição:
Estive com um forte resfriado que me detonou por uma semana inteira. :( Mas agora já estou melhor.

Uma correção: Erundurwa: o possessivo adicionado a um substantivo que termina em R reverte para o antigo -wâ.

Tenn' enomentielva!

Eu tinha percebido...quando editei o post vc já tinha respondido :yep:

Não esqueça que estreei minha participação aqui com esse erro... :oops:

Veja o resto da edição, conto com seu julgamento.

Valeu.

PS.: Bem vindo de volta!!

Última edição:
Bom, a idéia surgiu baseada no fato que sou um leigo em matéria da linguagem Quenya criada por Tolkien, mas eu sou mestre de RPG e adoraria utilizar pelo menos algumas expressões cotidianas em personagems elfos.
Então a idéia é a seguinte:
Postem aqui as saudações, agradecimentos, expressões comums, xingamentos, e qualquer outra coisa que seja muito costumeira.
Que tal começarmos com:
OLÁ
BOM DIA
BOA TARDE
BOA NOITE
MUITO OBRIGADO
BEM-VINDO
ADEUS
ATÉ LOGO
DESCULPE
TCHAU (se é que existe diferença de tchau e adeus em élfico)

E assim por diante. Só peço que colaborem, pois acredito que não sou o único novato em matéria de Quenya, e acredito que muitos outros novatos adorariam aprender também.
Desde já, meus mais sinceros agradecimentos.

OLÁ
BOM DIA
BOA TARDE
BOA NOITE
MUITO OBRIGADO
BEM-VINDO
ADEUS
ATÉ LOGO
DESCULPE
TCHAU (se é que existe diferença de tchau e adeus em élfico)
Aiya!
Mára aurë!
(para tarde = à acima)
Mára lómë!
Hantalë!
Mai omentaina! (lit. "bom te ver!")
Namárië
Tenn' rato! (rato é muito antigo e não vem dos escritos lingüísticos)
Á avatyaran! (lit. "perdoe-me!")
Mára mesta (da mesma fonte de rato)

Tenn' enomentielva! (Até nosso reencontro!)

Algumas palavras em Quenya

Estou procurando essas palavras em Quenya, algumas encontrei, outras nao...
Se alguem souber e puder ajudar, agradeço...

sempre - ullumë, oialë
nunca - (???)
tudo - ilya
nada - (???)
amor - mel, -ser / helin
ódio - tevië, tevin, tevë​

sempre ullumë, oialë

nunca ???

tudo ilya

nada ???

amor mel, -ser / helin

ódio tevië, tevin, tevë

Se alguem souber o SEMPRE e o NUNCA avisem por favor?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back