• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fëanor, Por que vocês ODEIAM tanto ele?

• Criador do tópico Criador do tópico bechara
  • Data de Criação Data de Criação
As pessoas costumam avaliar Fëanor somente como um cara impulsivo...
Muitos costumam agir por impulso. Fingolfin era impulsivo, Túrin tbm...
E quantos outros né?!

Porém quantos deles incitaram rebeliões nem provocaram maldições?
Nenhum!

Nem muito menos liderar uma chacina, de semelhantes, seus próprios irmãos!
Fëanor colecionava adjetivos negativos.

Eu concordo!! Nao vou nunca negar q o comportamento dele era bizarro, contrário a tudo aquilo que os elfos representavam e eram.
Fëanor foi um egoísta, que não se preocupou com nada a nao ser o próprio umbigo (e as Slimarils). Ele não ligava para sangue, chacina, irmãos.
Mas é exatamente por isso que ele é tão fascinante. Porque o cara era um psicopata maluco (redundância?).

Fingolfin e Túrin foram impulsivos sim mas, era o tipo de impulsão para ser herói, querendo ou não. Fingolfin pensava no bem do seu povo, e Túrin simplesmente nao sabia nada do que acontecia [hahaha coitado].

Agora, Fëanor estava consciente de tudo e, mesmo assim, não estava nem aí! É uma espécie de ironia. O cara é um paradoxo só. Hahahaha sensacional!

Ótimo argumento, Caro Elring. Sumido, hein?!

São dois personagens que estão na minha seleção dos melhores. Ambos com características fortes em seus extremos. Personagens destinados tanto à tragédia, quanto à glória.

Concordo quando o tratam por egoísta, mas esse egoísmo tem uma razão que o próprio Fëanor explica. "...existe coisas que assim como os Valar, eu não posso repetir o feito..."(acho que a frase é essa!) Eis sua resposta para a solução do mau de Morgoth. Sacrificar seu maior feito!
Enfim, o que dizer quando pedem para que você sacrifique seu primeiro filho para o bem de outras pessoas? Digo a você, sendo eu um pai, que daria a minha vida para que meu filho pudesse sobreviver e escapar de qualquer mal, ou dano, ou mesmo qualquer ameaça, e isso sem pensar duas vezes!!

Fëanor teve "culpa" na morte de sua mãe? Não acho! Acho que podemos chamá-lo de uma "aberração" mas não poderia culpá-lo por isso. Por ele ter nascido com o espírito e força de, digamos, 10 elfos ou mais!!
Desde o princípio de sua vida, Fëanor surge para ser diferente e incontido. Uma anomalia dentro de uma raça semi-divína.

Quanto a Turin, também é lamentável seu destino. Mas o que Túrin fez ou deixou que mudou ou foi de grande relevancia para o destino da TM. Qual foi a herança deixada por ele?

Fëanor e Túrin, ambos eram passionais! O elfo poderia ter sido mais "inteligente" e não ter se precipitado e levar seu povo, de quem recebeu apoio mesmo no erro, para uma tragédia tão grande! Não deveria ter se lançado tão loucamente atrás de Morgoth, com a prepotência de conseguir êxito onde seres mais poderosos que ele demoraram eras para conseguir...

São dois personagens que estão na minha seleção dos melhores. Ambos com características fortes em seus extremos. Personagens destinados tanto à tragédia, quanto à glória.

Concordo quando o tratam por egoísta, mas esse egoísmo tem uma razão que o próprio Fëanor explica. "...existe coisas que assim como os Valar, eu não posso repetir o feito..."(acho que a frase é essa!) Eis sua resposta para a solução do mau de Morgoth. Sacrificar seu maior feito!

[...]

Desde o princípio de sua vida, Fëanor surge para ser diferente e incontido. Uma anomalia dentro de uma raça semi-divína.

Quanto a Turin, também é lamentável seu destino. Mas o que Túrin fez ou deixou que mudou ou foi de grande relevancia para o destino da TM. Qual foi a herança deixada por ele?

Fëanor e Túrin, ambos eram passionais! O elfo poderia ter sido mais "inteligente" e não ter se precipitado e levar seu povo, de quem recebeu apoio mesmo no erro, para uma tragédia tão grande! Não deveria ter se lançado tão loucamente atrás de Morgoth, com a prepotência de conseguir êxito onde seres mais poderosos que ele demoraram eras para conseguir...

Ótimo comentário, Mahtan. Bem, acho que vou deixar meu modo passional em off e colocar aqui meus argumentos...

Fëanor era, de fato, o maior dos maiores elfos. (O tipo de pessoa que acaba sendo bom em tudo que se mete a fazer.)

O problema é que, por ser admirado por suas habilidades, Fëanor conseguiu um orgulho e uma prepotência imensos, além de ser o "alvo" das maldades de Morgoth. Isso faz qualquer pessoa "normal" (falando em termos de Fëanor) ficar extremamente passional. E todo mundo sabe onde isso vai parar.

Não odeio Fëanor... Em muitos trechos do Silmarillion até o admiro. Sua coragem, audácia e inteligência são de tirar o chapéu, porém ele não soube domar a si próprio...Se afogou na própria vaidade deixando que o orgulho e o ódio tomassem conta de seu coração...A humildade e o amor naquele espírito ardente não foram suficientemente fortes para impadi-lo de comenter tantas atrocidades. Creio que só por isso ele não derrotou Melkor, o qual chamou de Morgoth.

Eis um dos temas sem fim. Perdoar Fëanor por sua natureza irracional ou não? Mas o fato é que, em uma comunidade onde existe alguém com poder muito superior ao dos outros, sempre haverá a dominação. Não pode existir igualdade enquanto houver pessoas em níveis diferentes. Logo, é irracional pensar que Fëanor algum dia colaboraria com alguém ou seria capaz de querer igualdade para viver no mundinho perfeito dos Valar.

A sina dos poderosos é cair. Olhe Morgoth, olhe Sauron, olhe Saruman... Tolkien nos dá vários exemplos da corrupção causada pelo poder. Simplesmente pelo fato de Fëanor ser um elfo deveria ser diferente?

Fëanor era sim o mais poderoso, mas jamais foi o mais sábio. Essa fraqueza mental foi a brecha para que pensamentos obscuros tomassem sua mente e a envenenasse contra seus irmãos.

Não sou contra Fëanor. Nem tanto a favor. Ele apenas cumpriu o que sua natureza mandava.

Abraços.

Bem não dá pra ficar muito a favor do Fëanor depois de ver as coisas que ele verm a fazer. Eu por exemplo fiquei puto quando abandonaram o povo de Fingolfin lá no gelo.

Mas é como o Aldamar disse, Fëanor era um ser superior, então era previsível que ele iria mais cedo ou mais tarde buscar mais poder ou dominar aqueles que julgasse "inferiores", e Melkor se aproveitou disso e deu no que deu :yep:

Como diria o Cap. Nascimento: Tu é moleque Fëanor, tu é moleque... Mimadinho do papai, traíra dos irmãos, queria traçar a sobrinha Galadriel...

É verdade,que tal se fizessemos um juramento que jamasi pode ser quebrado?Legal não?!?Colocaremos nosso povo em risco e abandonaremos nossos amigos.

Em nenhum momento eu falei sobre juramentos.

E, de acordo com o que é dito no Silmarillion, Fëanor fez o juramento que danou com a própria família por causa da ira de ter sua maior obra roubada e seu amado pai assassinado.

Eu teria feito o mesmo se su estivesse no lugar dele.

Também agiria da mesma forma! Passional do jeito que sou e ainda com o quente tempêro do "Ciúme", imaginem! Esse é o problema de se apegar muito às coisas que outras pessoas percebem o valor que damos à elas!

Sendo o líder e "O Mais Poderoso de Todos os Elfos", Fëanor deveria ter honrado seus títulos e dado ouvidos a Fingolfin, ou ao menos, ter tentado conversar com seu meio-irmão. Acabaria por evitar muitas dores de cabeça e teria um grande aliado. Poderia, quem sabe, ter um destino melhor...

Como eu já disse, ele era o mais poderoso, mas jamais chegou nem perto de ser o mais sábio dos elfos.

Abraços.

Fëanor era um elfo de pavil curto, metido, orgulhoso, arrogante e assissino de seu povo além de traidor e grande malcriado com os Valar que tanto o amava.

Se Fëanor pudesse ele teria matado Melkor e automaticamente declarado senhor de toda a Terra média e ai daquele que falasse alguma coisa com ele...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back