Batida do Verstappen teve força de 51Gs. Pra referência, a do Grosjean foi a 67Gs e a que matou o Jules Bianchi foi de 92Gs. O Rubinho quase morreu em 1994 com 91Gs. Foi sério. Ainda mais que a desaceleração do Max foi de lado.
Minha opinião sobre a batida: foi uma manobra temerária do Hamilton de se posicionar naquele lugar naquela hora daquele jeito. O problema de ultrapassar na Copse é que os carros estão andando a 270km/h. Na hora que eles fazem a curva, o pneu perde aderência mecânica (porque é o que pneus fazem quando tu mexe o volante) e dependem totalmente da pressão da asa dianteira. Carros que estão lado a lado criam vácuo lateral, então nunca jamais o Hamilton ia ter pressão aerodinâmica pra fazer o contorno daquela curva por dentro. 10s ficou de bom tamanho.
"Dick Vigarista" tá nos trending topics do Twitter. Eu acho muito injusto. Se o Hamilton é Dick Vigarista por essa batida, então cancela o Schumacher! Nem vamos falar do Senna e Prost, que bateram um no outro de propósito pra ganhar o campeonato.
Hamilton se recuperou no braço, mas não fez nada mais do que a obrigação. Bottas também. Jogaram o Bottas aos leões fazendo ele entrar no pit tão cedo. Ele deu sorte do Lando ser roubado do que era legitimamente seu pela segunda vez em 7 dias.
Percebi que dá pra medir no termômetro quando a Ferrari vai correr bem. É só ver se a temperatura do asfalto tá maior do que 40ºC. Se tiver escaldante até o fim da temporada, Ferrari leva o 3º lugar no Campeonato de Construtores. Se baixar a temperatura, vai ser 3º lugar pra McLaren.
Apesar dos louros ficar com os pilotos quem realmente merecia são os engenheiros
Eu diria que 70% dos louros são dos engenheiros, especialmente depois que os sensores permitem que o engenheiro entenda o comportamento do carro melhor do que o piloto. Mas literalmente não é qualquer piloto que consegue sequer manter o carro na pista (veja o Vettel e o Mazepin) e muito menos extrair tudo que o carro tem pra dar. Se você for medir em metros (regra de 3 básica), os 0.075s de vantagem na pole de sexta-feira do Hamilton pro Verstappen é o equivalente a uma distância de 5m entre um carro e outro. Essa diferença sai dos braços e dos pés, exige concentração e controle emocional, saber lidar com o fato de quem 1200 empregos dependendo do teu resultado. Esses 30% que eles fazem conta muito.
Fora da Fórmula 1, eu acho que o único cara que poderia bater de frente com o Lewis e com o Verstappen, dada a adaptação necessária, seria o Kevin Estre. Todos os outros pilotos do mundo inteiro que eu tenha no meu radar não chegam no mesmo nível de brilhantismo.
Mas é sempre bom lembrar que o Campeonato de Pilotos dá fama, mas não dá grana diretamente. A grana só vem do Campeonato de Construtores, então acho que os engenheiros estão bem recompensados.