Schoppen
Usuário
Ultimamente tenho procurado bastante sobre Gandalf, a história dele e tudo mais. Li vários sites, e um deles vi algo sobre "Gandalf and Odin", estava sem tempo e não li. Mas isso me deixou um pouco curioso, e depois de um tempo procurei sobre o Odin, e não mais por Gandalf.
Descobri que Odin era um Deus da mitologia nórdica, onde se passava por um andarilho, com chapéu de abas largas, capa cinza, barba longa, etc. Enfim, vi enorme semelhança com Gandalf.
Mas outros sites, relacionavam Gandalf a Jesus Cristo, pois tinha safricado a si mesmo para salvar o resto da Sociedade, quando voltou, voltou como Gandalf, O BRANCO.
Afinal, Tolkien se baseou apenas no Cristianismo ou no Paganismo? Ou usou sua enorme inteligência e uniu os dois em um só personagem?
Desculpem se já havia um tópico sobre isso, mas eu não achei.
Se acharem respostas para essa questão, postem aqui. Obrigado. ^^
Descobri que Odin era um Deus da mitologia nórdica, onde se passava por um andarilho, com chapéu de abas largas, capa cinza, barba longa, etc. Enfim, vi enorme semelhança com Gandalf.
Mas outros sites, relacionavam Gandalf a Jesus Cristo, pois tinha safricado a si mesmo para salvar o resto da Sociedade, quando voltou, voltou como Gandalf, O BRANCO.
Afinal, Tolkien se baseou apenas no Cristianismo ou no Paganismo? Ou usou sua enorme inteligência e uniu os dois em um só personagem?
Desculpem se já havia um tópico sobre isso, mas eu não achei.
Se acharem respostas para essa questão, postem aqui. Obrigado. ^^